ChatGPT nacional? Luís Montenegro anunciou um modelo de linguagem de IA em português
Com a Inteligência Artificial (IA) a ser o grande foco desta Web Summit 2024, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou um large language model (LLM) em português.
Durante a abertura da edição deste ano da Web Summit, na segunda-feira, em Lisboa, o primeiro-ministro anunciou o lançamento de um LLM - em português, grande modelo de linguagem.
No primeiro trimestre do próximo ano, Portugal dará aquilo que Luís Montenegro descreveu como "um passo crítico" para o ensino, administração pública ou empresas.
Depois de uma introdução em inglês, o primeiro-ministro deu a novidade em português:
Estou a falar português para vos poder dizer aqui e agora, em primeira mão, que no primeiro trimestre de 2025 vamos lançar um LLM português - Large Language Model.
A ideia passará por inovar em português, "preservando o nosso idioma e utilizando a nossa cultura ao serviço da inovação".
Numa nota posterior, ao jornal Público, o executivo de Luís Montenegro revelou que a ideia é, também, reduzir os "sérios riscos" da "dependência de LLM estrangeiros".
Neste "passo crítico", Portugal vai desenvolver-se a vários níveis:
- Primeiro, "dando a cada aluno um tutor educativo de IA adaptado aos nossos currículos para o ajudar a compreender o mundo".
- Depois, "dando a cada cidadão o acesso aos serviços da administração pública de forma mais simples, mais direta e personalizada para responder às suas necessidades".
- Por último, dando "a cada empresa a oportunidade de projetar os seus serviços numa era de IA também em português".
No mesmo discurso, Luís Montenegro assegurou que o Governo está empenhado em "aproveitar este triângulo virtuoso entre a ciência, o capital, o capital humano e o capital financeiro e o empreendedorismo" através de políticas públicas como a descida dos impostos ou a "guerra à burocracia".
Queremos atrair e reter o talento, o talento mais jovem. Estamos a desenvolver políticas de estímulo à investigação científica e à inovação e a traduzir esse investimento em desenvolvimento económico e empresarial.
De entre os vários desafios que mencionou, o primeiro-ministro destacou a transição climática e energética, a criação de oportunidades no ensino para todos e, na saúde, a colocação da "tecnologia e IA ao serviço dos cuidados médicos de qualidade".
Conforme avançado pela imprensa, posteriormente, o LLM português será desenvolvido por um consórcio colaborativo de centros de investigação ligados a universidades de Lisboa (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Nova e Instituto Superior Técnico, da Universidade de Lisboa), em articulação com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia e o Centro para a IA Responsável.
Ele te mais com que se preocupar atualmente,antes de vir com invenções opcionais
Isto devia ser feito a nivel europeu e juntar esforços para haver uma IA europeia sem depender de empresas americanas.
Mas o chatgpt não é portugues? Não me digam que ja o venderam aos americanos…que raio de pais. ChatgPT era a maior bandeira da inovacao tecnológica portuguesa
GPT significa : generative pre-trained transformer
As siglas GPT, ou PT talvez daí a sua dúvida, nada têm a ver com Portugal.
É ChatGPT, Chat do Governo Português
Metam o chatgpt a governar e mandem os políticas embora!
isso é que era uma boa ideia mas o chatgpt é demasiado woke , bom bom era o grok
“Luís Montenegro revelou que a ideia é, também, reduzir os “sérios riscos” da “dependência de LLM estrangeiros”, exato, da mesma forma que o têm feito com a industria e agricultura…
Óbvio.
Pagam à OPENAI ou à META e mascaram uma qualquer versão tuga para enganar o people.
Vais ser chamado de ChaTUGA!
Prioridades… A segurança depois se tiver tempo vê-se…
Ele deveria avançar primeiro num sistema operativo de excelência, pois esse é o primeiro passo.
Portugal no momento, não teem nenhum sistema operativo, e olhem que ha muitos países de 3 mundo que teem!!
Portugal presisa mais do que nunca de um sistema Operativo em Portugês, um so de excelencia, e temos capacidade de o fazer.
Se as nossas universidades coordenarem o projecto, será um sistema operativo com uma capacidade de servir centenas de milhões de utilizadores de lingua Portuguesa.
Esta iniciativa é boa, mas abrange pouco, ela deve continuar, um SO é mesmo prioritário e há 20 anos atrás, já vinha tarde.