Certificado COVID: Atenção aos 14 dias após vacinação completa
Desde o passado dia 1 de julho que o sistema de certificados COVID está a funcionar em Portugal. O Certificado Digital COVID da UE é um documento digital que constitui prova de que uma pessoa foi vacinada contra a COVID-19, ou recebeu um resultado negativo num teste, ou recuperou da COVID-19.
No que diz respeito ao certificado relativo à vacina, o mesmo só começa a ser válido após 14 dias.
Dada a evolução da pandemia de COVID-19 em Portugal, passou a ser exigido o Certificado Digital Covid da UE (vacinação completa, recuperação ou teste) ou um teste negativo no acesso a qualquer hotel ou alojamento turístico em todo o território continental. A medida aplica-se a todos os concelhos, independentemente do seu nível de risco.
No entanto, mesmo quem já tem um certificado relativo a uma dose da vacina ou vacinação completa com menos de 14 dias terá de apresentar teste negativo.
Em conformidade com o disposto no Decreto-Lei nº 54-A/2021, de 25 de junho, só são admitidos os certificados de vacinação que atestem o esquema vacinal completo do respetivo titular, há pelo menos 14 dias, com uma vacina contra a COVID -19 com autorização de introdução no mercado nos termos do Regulamento (CE) n.º 726/2004.
Valide o seu certificado com a app Passe COVID
Para verificar se o seu certificado já se encontra válido, pode usar a app Passe COVID. A app Passe Covid é a aplicação móvel oficial portuguesa para validação do Certificado Digital COVID da União Europeia.
A aplicação pode ser utilizada para validar certificados emitidos por todos os Estados-Membros da União Europeia, na Islândia, no Liechtenstein, na Noruega e na Suíça.
4 tipo de testes para entrada em hotéis a alojamento
Para a entrada em Hotéis e alojamentos turísticos são aceites 4 tipos de testes:
- teste PCR (feito em laboratório), realizado nas 72 horas anteriores à sua apresentação
- teste de antigénio com relatório laboratorial, realizado nas 48 horas anteriores à sua apresentação
- teste rápido de antigénio (autoteste), realizado nas 24 horas anteriores à sua apresentação, devendo ser feito na presença de um/a profissional de saúde ou da área farmacêutica que certifique a sua realização e o seu resultado
- teste rápido de antigénio (autoteste), realizado no momento, à porta do estabelecimento, com a verificação dos responsáveis por estes espaços.
Relativamente ao Acesso a cafés e restaurantes é necessário:
- exigência de certificado digital covid ou teste negativo no acesso a restaurantes para serviço de refeições no interior (4 pessoas por mesa, 6 em esplanada), às sextas-feiras a partir das 19h e aos fins de semana e feriados durante todo o dia
- o funcionamento destes estabelecimentos está permitido até às 22h30
- limitação de circulação na via pública a partir das 23h.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Não me parece
“ Acesso a hotéis e alojamentos turísticos
Dada a evolução da pandemia de COVID-19 em Portugal, passa a ser exigido o Certificado Digital Covid da UE (vacinação completa, recuperação ou teste) ou um teste negativo no acesso a qualquer hotel ou alojamento turístico em todo o território continental. A medida aplica-se a todos os concelhos, independentemente do seu nível de risco.”
Eles dizem OU
Sim, ou!
Então ou temos o Certificado Digital OU temos de apresentar um teste negativo! Deduzo que seja apenas preciso um ou outro… certo?
“No entanto, mesmo quem já tem um certificado relativo a uma dose da vacina ou vacinação completa com menos de 14 dias terá de apresentar teste negativo.”
Que confusão!
Sim. Há 3 tipos de certificados, basta que apresentes um deles. No entanto, o que chama a atenção o artigo é para o facto das pessoas vacinadas (com esquema vacinal completo), só terem o certificado operacional após os 14 dias da última toma.
O que o artigo refere é que se não tiverem passado 15 dias (efectivamente) depois da toma da segunda dose (primeira caso seja a Janssen) é exigido um teste, pois a vacina ainda não atingiu a sua capacidade de reduzir os danos provocados pelo vírus.
Bom era puder ter uma linha para o caso de não dar para tirar o certificado mesmo estando tudo em ordem. ♂️
Conheço várias pessoas que já foram a restaurantes com certificados com menos de 14 dias, uma delas obteve o certificado da segunda dose no próprio dia e ninguém nos restaurantes quis saber disso dos “14 dias”.
Duvido que queriam.
Isso é ate começarem as multas com inspeções.
Conhecem alguma app para armazenar o certificado digital sem ser em PDF?
Para Android só encontrei a “Green Pass” (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.green_pass), mas tem publicidade e não permite definir PIN/dados biométricos para o acesso ao certificado.
A APP do SNS gera o certificado por exemplo
A APP do SNS limita-se a descarregar o PDF com o certificado
estou neste momento a desenvolver uma App para isso, poder carregar em pdf e em jpeg para quem tirou printscreen ao certificado. É isso que procuras?
estou à procura duma App que faça o que está aqui:
https://github.com/eu-digital-green-certificates/dgca-wallet-app-android
(não consigo que funcione corretamente, pede-me um TAN que não sei o que é)
mas disponível na play store (não vou pedir a pessoas idosas para fazerem side loading no Android) e tb para iOS (o repositório tb tem uma prova de conceito para iOS)
Bom, depois daquilo que aqui li só poderei perguntar. Conhecem alguma APP que coloque as pessoas a usarem o próprio cérebro como deve de ser ? 🙂 😉
Ao que parece será um sucesso estrondoso. 🙂
Não te consigo ajudar mas não desistas.
Olha que isso vendia que nem pipocas numa sala de cinema. Mesmo que cobrasses 500 euros e uma subscrição de 1000 euros mensais, terias centenas de milhões de clientes. Provavelmente dezenas de milhares de milhões, usando as redes sociais como exemplo.