Células solares geram energia a partir da chuva
Pode parecer um contra-senso, porque chuva faz lembrar nuvens que tapam o sol, e sem sol as foto células, supostamente, não produzem energia. Mas uma nova tecnologia vem revolucionar esta concepção de painéis solares e fazer com que a chuva que cai nas placas possa gerar energia eléctrica.
Estes novos painéis irão produzir energia quer com a luz do sol, quer com a chuva num dia de tempestade.
Estas novas células solares estão a ser desenvolvidas por investigadores em Qingdao, na China. Ao contrário de muitas células solares, este dispositivo tem uma particularidade: é fabricado apenas com uma única folha de grafeno na sua superfície. A parte inteligente é que a água da chuva não é pura. Esta contém compostos como o amónio, cálcio e sódio, que se tornam em iões quando estão numa solução.
Quando esta água se deposita na superfície da camada de grafeno, cria aquilo a que os investigadores chamam de ‘pseudocondensador’ — pontos de carga desequilibrada onde os electrões são enviados de um lado para o outro. A carga em desequilíbrio é basicamente apenas uma diferença de potencial, o que significa que os investigadores podem utilizar o processo para capturar energia.
Infelizmente, ainda não será possível revestir cada célula solar com grafeno e não é só por uma questão de despesa. A célula solar criada pela equipa é apenas 6,5% eficiente em condições solares ideais, o que deixa muito a desejar quando comparada com as melhores células solares, que são cerca de 20% mais eficientes. Enquanto isso, ainda são apenas uns meros microvolts gerados pelos condensadores dos pingos de chuva.
Claro que a ideia é óptima e ainda há muita margem de progressão. O facto de se poder combinar estas duas vertentes de produção eléctrica abre o leque para um futuro mais promissor no que toca à performance da captura deste tipo de energia. Agora o trabalho tem de ser melhorado e provavelmente a base estará lançada para um produto de alta performance a ser lançado dentro de alguns anos.
Este artigo tem mais de um ano
Ainda pensei que o artigo nos ia levar para o conhecido sistema piezoeléctrico onde o impacto das gotas da chuva contra uma superfície sensível aos choques mecânicos, produzissem electricidade.
Este processo já está a ser utilizado em circuitos pedestres.
Também pensei o mesmo.
ya!
electrólise
+1
Conclusão. Já se produz energia eléctrica a partir de quase tudo. Do vento, do sol, do calor do planeta, das ondas do mar, do cair da chuva, das próprias gotas de água. No entanto, cada vez está mais cara. Faz sentido? Não deveria ser o contrário?
Como diria o Dias da Cunha… “É o sistema!!! “
O problema é o dinheiro que se gasta na produção e manutenção dos diversos aparelhos de produção de energia.
E claro que o facto de cada um conseguir produzir a sua própria energia não convém muito à EDP e afins. Por isso é que a instalação de painéis fotovoltaicos fica o preço que fica…
é mais relacionado com lobbys do que com preços de produção ou manutenção…