PplWare Mobile

Última hora: Bruxelas deixa cair proposta de fim de roaming na UE

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Maria Inês Coelho


  1. Francisco Reis says:

    As grandes empresas de comunicações iam perder lucros? Deixe-me rir. Ainda ninguém percebeu que são as grandes empresas que estão a mandar no mundo…

    • João Rodrigues says:

      Não vejo razões para se rir! O que não foi aprovado foi a politica de utilização responsável que era prejudicial para o consumidor. O roaming vai acabar em 2017, isso é um dado adquirido.

      Portanto, a notícia de hoje é uma boa notícia para todos os consumidores europeus!

  2. Micose says:

    Era bom demais para ser verdade.

  3. Serato says:

    Temos de ter pena das “coitadinhas” das operadoras que ganham milhões mensalmente à conta de cobrarem zeros e uns…..
    Na volta são os servidores que ficam cansados….

    • Sera says:

      Sim, porque um servidor não deve ter manutenção, fora a restante infraestrutura…

      • Pascacio says:

        Um servidor tanto tem manutenção com um utilizador como com 1000!

        • Daniel says:

          Cada alteração à lei (portabilidade, retenção de dados, etc.) acarreta desenvolvimentos e potenciais novos desafios e problemas às equipas de operações e suporte, isso tem custos. A esses desenvolvimentos há necessidade de um ambiente de desenvolvimento e/ou qualidade (sempre preferível existir dois separados, mas já conheci casos que nem um têm), o que acresce os custos de manutenção e operação desses também. Para não falar de desenvolvimento de novas funcionalidades ou entregas correctivas, com o dito ambiente de staging/qualidade para validação.
          Tendencialmente o custo compensa pois consegue (em teoria) uma maior eficiência nos processos que montam ou nos já existentes (revenue assurance, operação, etc), no entanto não deixa de ser um custo avultado.

          No entanto sim, as operadoras têm lucros, é crime?

  4. FPereira says:

    Estes governantes da UE não têm mesmo vergonha na cara, onde já se viu criar regras para beneficiar as pessoas. É preciso a chegar ao ponto das empresas se imporem perante tais mal feitores. (irónico)
    Como os estados têm cada vez menos presença no mercado é fácil para as empresas tomarem as decisões políticas. De dia para dia os políticos não passam de marionetas nas mãos dos mercados.

  5. obs says:

    Última hora: Bruxelas irá reformular proposta de fim de roaming na UE

  6. MLopes says:

    pplware, o que o @Vitor Jesus disse é totalmente verdade e não há justificação que consiga demonstrar o contrário, pelo menos para quem saiba um mínimo de portugês.
    ao fim de tantas horas desde o comentário que referi é triste que nada tenha sido mudado e que o comentário não tenha sequer merecido uma resposta por parte do autor do artigo, como tantas vezes acontece

  7. rjtrigo says:

    Vivo no UK eu a minha rede é a Three Mobile, isto é o caminho que todas as operadoras vão seguir:

    http://www.three.co.uk/Discover/Phones/Feel_At_Home

    • Daniel says:

      A 3 tem um limite de 2 meses por ano… é inferior aos 3 meses que estavam na proposta anterior.

      “If you roam exclusively in a Feel At Home destination for any 2 complete months in a rolling 12 month period, we may suspend international roaming on your account, which means you’ll no longer be able to use your device or allowances abroad. We’d let you know if this were likely to happen first. If you spend a full month abroad but some of that time is spent in a destination that isn’t included in Feel At Home, this restriction won’t apply.”

      http://support.three.co.uk/SRVS/CGI-BIN/WEBISAPI.DLL?Command=New,Kb=Mobile,Ts=Mobile,T=Article,varset_cat=roaming,varset_subcat=4157,Case=Ext(EM38751)

      • rjtrigo says:

        Normalmente as pessoas só tem 1 mês de ferias por ano, 2 meses de roaming gratis é muito bom.

        • Daniel says:

          E? Posso dizer que entre o ano de 2015 e este ano se contar 2 meses (entre férias, épocas festivas e hiato entre projectos) corridos tendo eu estado em Portugal é muito, pois a maior parte do restante tempo estive fora em projectos.
          Possivelmente quem vai de férias será quem menos usa roaming (não é não usar, é dar menos uso), já quem passa grande parte do tempo fora não tem outro remédio pois uma coisa é passar uma semana ou duas fora, outra é ter de estar contactável para qualquer eventualidade com a família, ligar de vez em quando por algo mais premente que não possa esperar por uma chamada de skype no hotel ou no apartamento, ou mesmo porque o tempo no projecto não é tão longo que justifique comprar um cartão de uma operadora local mas as chamadas, essas, têm de ser feitas na mesma.

          Mas isto digo eu fazendo uso da minha experiência pessoal, eu raramente uso o roaming quando de férias fora no entanto em trabalho não prescindo dele. Outras pessoas terão possivelmente outra experiência.

          No entanto as limitações que colocavam no diploma anterior nunca serviriam para mim, se continuar a passar tanto tempo fora.

  8. VC says:

    A mentalidade humana é o exemplo triste da vida atual. Quando pensarmos nas pessoas como um todo e não como raças/povos, quando aproveitarmos a tecnologia para melhorar as condições no planeta e não ter como prioridade o dinheiro, a evolução será muito maior em todos os aspetos tendo em conta a tecnologia já existente… mas isso… isso já é pedir muito, para um ser imperfeito como é o ser humano!

  9. Ismael Guimarães says:

    Sou a favor de uma taxa fixa por dia, ou seja, para pessoas que têm que fazer negócios no estrangeiro e precisam da mobilidade de uma ligação de smartphone, essas pessoas pagariam uma taxa diária a ser designada como taxa de ativação de roaming. Depois todas as chamadas realizadas durante esse dia teria o custo de uma chamada interna para um equipamento de outra rede móvel.

  10. Asdrubal says:

    O que interessa o fim do roaming, quando a UE está à beira de acabar e vão ser reestabelecidas as fronteiras, e com governações de extrema-direita, vai ser difícil entrar noutros países?

  11. Diogo says:

    Eu não sei quem é pior!

    Se o pplware por ter um título enganador se os leitores por passarem diretamente do título para a caixa de comentários.

  12. MLopes says:

    vários dias depois chego aqui e vejo que um comentário que criticava educadamente, e muito bem!, o título por nada ter a ver com o assunto do texto, e não tem!, e um comentário meu reforçando o mesmo foram apagados…
    shame on u pplware e em particular shem on u @Maria Inês Coelho…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.