Bose acusada de usar os auscultadores para espiar utilizadores
Umas das empresa mais reputadas no segmento áudio, a Bose, está a ser processada por supostamente monitorizar a música, podcasts e outro restante áudio que os utilizadores dos seus auscultadores ouvem.
Segundo uma queixa chegada a um tribunal federal de Chicago, Estados Unidos, a empresa recolhe essa informação e vende-a.
As acusações foram incluídas numa queixa que foi recentemente apresentada num tribunal federal em Chicago. Consta do processo um pedido de indemnização de milhões de dólares por danos causados aos utilizadores Bose.
Na acusação refere que a Bose usou a aplicação para Android e iOS, a Bose Connect, para espiar os utilizadores. Esta é a ferramenta que os clientes usam para emparelhar os auscultadores com os seus dispositivos para gerir atualizações de software e muito mais. A Bose obriga os utilizadores a instalar esta app especificamente para tirar proveito das capacidades dos auscultadores solicitando informações às pessoas aquando no login. São solicitadas informações como o seu endereço de e-mail, nome e número de série dos auscultadores.
O indivíduo que assina a queixa é Kyle Zak, que acusa Bose de desconsiderar completamente a privacidade dos seus utilizadores. Os advogados que representam Zak referiram à Reuters que as pessoas ao colocarem os auscultadores na cabeça têm a ideia que o que estão a ouvir é confidencial, mas podem estar a partilhar algo que não querem nem sabem.
Se um utilizador ouve rezas muçulmanas, é muito provável que seja muçulmano.
Referiu Kyle Zak
Pesada acusação contra a Bose
A ação alega que a empresa envia todas as informações multimédia que passam pela app instalada no smartphone para serviço como Segment.io. Este é um serviço que recolhe dados de clientes e os envia "para qualquer lugar". Basicamente, diz-se que a Bose usa os dados do cliente para ganhar dinheiro vendendo-os para pesquisas de mercado.
A ação quer agora uma indemnizarão de milhões de dólares sustentada em danos provocados pela Bose através dos seus auscultadores e colunas, dispositivos como o QuietControl 30, SoundLink Color II, SoundSport Pulse Wireless, entre outros. Os autores da ação estão igualmente a tentar parar a recolha destes dados levada a cabo pela aplicação, recorrendo às leis que tutelam este tipo de produtos assim como recorrendo às leis do estado do Illinois contra espionagem e fraude do consumidor.
A empresa ainda não emitiu um comentário oficial sobre a questão.
Este artigo tem mais de um ano
Quem havia de dizer… Está tudo podre…!
Que vergonha! Até para utilizar auscultadores é preciso registar-se? Que vergonha!
É uma vergonha, mas não é preciso a aplicação para utilizar. Ela é precisa para ajustar as definições dos auscultadores, o que obviamente quase todos os utilizadores quererão fazer.
ah querem iphones sem jack.
Achas que é preciso dar dados para usar qualquer auscultador bluetooth?
Então não leu o famoso “EULA”? está lá escarrapachadinho tudo o que a Bose faz ao meterem os fones nos ouvidos…
Errado. O problema disto e a razão de esta acção estar a ser feita é porque no EULA e na Declaração da Privacidade da Bose, nada disto vem escrito, em como a Bose está a vender dados do utilizador, etc etc.
Segundo o site The Register a política de privacidade da aplicação menciona a recolha e envio de dados para terceiros, o que dificulta bastante alguns dos argumentos da acusação.
mas há alguém que lê, no caso de uns auscultadores(?)
É verdade que pouca gente lê, mas infelizmente em muitos casos isso não serve de desculpa num tribunal, a pessoa terá muita dificuldade em contornar essa questão.
Que admiração !!!
As noticias e estudos RECENTES, indicam que mais de 80% das Apps , ligam para casa e ESPIAM os clientes \ users, sem estes saberem. Alias, sem saberem ponto e virgula, pois os registos de dados de consumo de rede Internet, e o consumo de bateria…inusitado, deveria ALERTAR, as pessoas.
Que fazer para o evitar, deveria sim ser o tema deste artigo e de outros !!!
será que um ouitra APP para bloquear o envio de dados
Chama-se a isso encher o dispositivo de lixo desnecessário.
Tenho os auscultadores e não preciso da Bose Connect para os usar…
Também não é um drama. Há coisas bem piores que usar o registo de email para bases de dados
Não percebeu o problema em causa.
O problema em causa refere a recolha de informação de forma não autorizada e consentida pelos utilizadores. Até aqui, nada de novo porque já muitos o fazem. O problema é o seu uso abusivo para fins lucrativos com a venda não autorizada da informação recolhida. Absolutamente inaceitável a confirmar-se. No entanto não há nenhuma fonte credível que comprove que efetivamente existiu a alegada venda da informação recolhida por isso mantenho as minhas reservas em relação à noticia.
Isto é estúpido, eu já liguei uns quiet confort 35 no meu telefone e para isso apenas liguei o bluetooth. A App é completamente escusada. (mt bons headphones por sinal)
cada vez é mais assim, e cada vez será mais, tudo ou quase tudo que é negocio digital, as empresas tentam adquirir o maximo de informacao possivel, desde gostos, a habitos, escolhas… Se por uma lado essa informacao pode (e deve!) ser usada para melhorar os seus equipamentos e servidos, por outro pode ser maliciosamente usado para “direcionar” as opcoes de cada um de nós, obter informacoes privadas ou ganhar com a venda da nossa informacao.
a solucao é passar a ir as lojas fazer compras fisicas e passar a ouvir musica dos giradiscos! XD
Ridiculo, não podemos deixar que exponham a nossa privacidade……….agora se me dão liçensa vou ao facebook dizer que acabei de ir ao WC…
Bose connect ? Mas que é o idiota que usa uma app para ligar uns phones a um equipamento mobile ?? No minimo riduculo, se um tipo é burro ao ponto de o fazer é bem feita que o espiem, burro do caneco 🙂