Quantcast
PplWare Mobile

Bitcoin: Sabia que uma transação pode consumir 100kWh de energia?

PUB

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. paulo says:

    e quanto consome o sistema bancario actual ATM escritorios ar condicionados entra outras coisas so para manter um sistema que nao funciona e centralizado ! o bitcoin é uma gota nesse aceano!

    • iDroid says:

      O que têm a ver os escritórios e os ar condicionados com a moeda?

      • sdfsdf says:

        O bitcoin é um sistema de dinheiro que não precisa de pessoas, só computadores. Não precisa de infraestrutura, não precisa de pessoas a atender telefonemas, etc. O aguento do paulo é que se trocares absolutamente todo o dinheiro normal por bitcoin, acabas por poupar dinheiro

        • wq says:

          aconselho a estudar como é que a economia actual funciona!
          O dinheiro que guardamos nos bancos não fica parado, ele alimenta a economia ao sustentar os empréstimos feitos pelos bancos! Sem empréstimos não há investimentos, e sem investimentos não há crescimento e desenvolvimento de pequenas e médias empresas!
          Com bitcoins parados nos “bolsos”, criados a partir do nada sem qualquer ligação a um bem produtivo, e sem dinheiro nos bancos, iremos inevitavelmente ajudar a destruir o tecido económico… tudo por uma loucura e por ganância.

          • OºO says:

            E o dinheiro que está a ser impresso neste momento tem ligação a que bem produtivo?

          • Octavius says:

            Wq uma pergunta só , tem 90 anos? O mundo que conhece hoje em dia foi devido a evolução. O blockchain e o DeFi e o futuro do dinheiro , isso traduzir para uma pessoa de 90anos e o seguinte , tu és o banco do teu próprio dinheiro sem pagares mensalidades aos bancos atuais para ter o teu Próprio dinheiro na respetivas instituições. Sim e tem razão em alimentar uma economia chamada BES , TAP e Sócrates .
            Te desafio se tens argumentos concretos A expor aqui . Obrigado e abraço e espero os teus argumentos.

          • wq says:

            Octavius, tecnologia blockchain não implica criação de moedas tipo bitcoins! Tecnologia blockchain pode ser aplicada das mais variadas formas, sem envolver qualquer criação duma moeda!
            O que tu não pareces entender é como estas cryptomoedas são elas próprias instrumentos para os seus criadores ganharem dinheiro normal com base em nada! O principal interesse nelas não é para promover as transações comerciais, é para ganhar dinheiro como objecto que outros querem comprar!

          • wq says:

            OºO, o dinheiro que existe no caso europeu está invariavelmente ligado à dimensão da actividade económica e aos ratios estabelecidos pelo banco central, por isso sim, está ligado a bens produtivos.

          • PML says:

            WQ, acho que há muitas pessoas aqui que percebem de block chain, mas nada mesmo de economia.
            Por exemplo, Portugal agora devido à pandemia precisa de muito dinheiro para compensar as perdas na economia devido à pandemia. O sistema blockchain não permitiria isso. Outro exemplo: quer comprar uma casa a precisa de um empréstimo. Vai por gráficas a trabalhar para a pagar? Tem um ordenado avençado com a sua entidade trabalhadora de x moedas por mês. Num mês pode comprar uma automóvel no outro um saco de batatas com essas moedas. Isso interessa? As moedas virtuais têm mérito para alguns tipos de situações de transferir dinheiro entre pessoas e países sem pagar taxas, mas não servem para tudo.

          • Pedro V says:

            Ai os depósitos é que sustentam os empréstimos? Quem não percebe peva de moeda fiduciária é o sr.

          • wq says:

            Pedro V, sim, depósitos sustentam empréstimos! Parece que precisas de rever coisas!
            Os bancos são só obrigados a manter uma percentagem dos depósitos em caixa, o resto pode ser usado para ser emprestado e ganharem dinheiro com juros de empréstimos, por exemplo!

          • paulo says:

            pois por isso aparece dinheiro a mais do que existe gerando inflacao para o mundo rodar ! so devia circular o que foi produzido com lastro com valor valor! dai o mundo estar como esta!

        • paulo says:

          obrigado por explicares!

      • wq says:

        ele criou uma falsa equivalência, ele acha que os bancos não fazem nada com o dinheiro, e que a economia é apenas ter dinheiro ou criar dinheiro do nada

        • Octavius says:

          Pois não fazem nada , posso estar enganado, mas a única coisa que fazem e endividar cada vez mais o Zé Povinho e se é escravo de um sistema corrupto. Achas admissível pagar uma taxa de entre 10€ – 20€ por manutenção da conta hoje em dia? Se o meu amigo está disposto a pagar isso e sustentar palhaços com o gajo do BES etc.. força. Digo já , que eu não estou para isso. O Blockchain e DeFi em conjunto vai rebentar com tudo meu amigo. Por favor faça um printscreen do meu comentário porque de aqui alguns anos vai lhe servir de consolo. No Blockchain podes fazer de tudo, praticamente, muito mais seguro, cada um pode desenvolver Apps ,muito mais rápido para os banco e instituições etc… Se precisares de mais explicações sobre Blockchain avisa . Abraço.

          • wq says:

            Palhaços e corruptos devem ser tratados como tal, mas haver uns corruptos não torna todos os bancos corruptos, nem apaga o facto de a economia necessitar de dinheiro para investimentos e tal vem dos bancos que emprestam o dinheiro que está parado das poupanças de muitas pessoas!
            Se o dinheiro estivesse parado debaixo dum colchão, ou num disco rígido em casa não haveria forma para muitas pessoas e empresas fazerem investimentos, por falta de acesso a crédito!
            Se precisares de explicações sobre economia, desenrasca-te!

        • Pedro V says:

          Modern money mechanics. Sugiro a leitura.

      • Fugazi says:

        É só rir com esses nocoiners aziados! Escravos a defenderem o sistema que os explora ao tutano. Não tenho pena de quem se pode informar e não o faz. E ainda defende um sistema de escravatura moderna. Dinheiro fiduciário monopolista que apenas tem valor pela força do poder coercivo do estado e de futuro trabalho de escravos assalariados. Que comam poeira!

        • wq says:

          enfim… há pessoas que não entendem que o valor de algo não depende daquilo que o próprio quer pelo algo, acham que conseguem ganhar “dinheiro” sem fazer nada! Se queres lutar contra a escravatura e o sistema capitalista entre na política, faz luta sindical, luta pelos direitos e liberdades, ou cria um movimento anarquista, mas não venhas vender banha da cobra criada para que alguns que estão no sistema capitalista ganhem dinheiro “fiduciário” com especulação!

          • oiiiii says:

            “acham que conseguem ganhar “dinheiro” sem fazer nada!”
            Podes aprofundar essa afirmação?

          • wq says:

            acho que é muito fácil de entender! A dita mineração de bitcoins não requer qualquer contributo de trabalho por parte duma pessoa!

          • Fugazi says:

            O valor de algo é aquilo que AS PESSOAS estão dispostas a dar. No caso do bitcoin existe pessoas dispostas a dar 60 mil dólares. Não gosta? Temos pena. O que devia estar a perguntar a si próprio é porquê. Se todos nós usássemos dinheiro não fiduciário, mas sim dinheiro verdadeiro (ouro ou bitcoin), as nossas poupanças estavam quase sempre a crescer porque não é possível imprimir ouro ou bitcoin ao contrário do fiduciário. O estado e os bancos centrais imprimem dinheiro ao desbarato e roubam assim o “dinheiro” aos cidadãos pois o valor do mesmo vai pela sanita abaixo. É um sistema exploratório e de escravatura moderno!

          • wq says:

            Fugazi, pensa lá um bocadinho… o bitcoin apenas valoriza porque há malucos a querer comprar numa onda de especulação, não é porque haja um valor intrínseco ao bem em si, ao contrário do ouro que tem um valor intrínseco por ser uma matéria prima preciosa que pode ser usada das mais variadas formas. Os bitcoins vão sofrer o mesmo destino das tulipas do século XVII, com um grande crash quando as pessoas finalmente acordarem para a falta de ligação do seu valor à realidade.
            Acreditar que as poupanças de todas as pessoas iriam crescer só por serem em bitcoins é coisa mais parva que já ouvi! Uma coisa não cresce só porque existe!!!!!! Algo só pode crescer se poder ser associado a um processo que crie valor acrescentado… ou será que achas que a especulação é eterna?
            No hipotético cenário de todo o dinheiro ser substituído por bitcoins, o valor dos bitcoins teria forçosamente caído a pique, já que deixaria de sofrer da especulação baseada no excesso de procura alimentada por loucuras… não haveria o fenómeno que valoriza os bitcoins e como tal não haveria crescimento de poupanças. O que tu vês não passa de uma bolha como tantas outras que ocorreram na história, e que acabaram mal para muita gente!

          • Pedro V says:

            Quando os Estados emitem obrigações para obterem crédito, não é isso criar dinheiro a partir do nada?
            Há n vídeos na internet a explicar a mecânica moderna do dinheiro.
            Há mais de 10 anos, o movimento zeitgeist mostrou ao cidadão comum essa e outras ilusões em que todo um modelo social está assente. Recordo: por dia, morrem cerca de 8500 crianças de fome no mundo. 8500! É por não termos capacidade de produzir alimentos, certo?

          • wq says:

            Pedro V, fazes ideia o que são obrigações?
            A emissão de obrigações leva a que o Estado tenha que pagar de volta esse valor no futuro e com juros, a quem tem as obrigações! Não se cria qualquer dinheiro, está a pedir dinheiro emprestado ao público em geral, em vez de ir directamente a um banco arranjar um empréstimo!
            Há muita ignorância por estas bandas!

          • Pedro V says:

            Pensa que está a falar com quem para me chamar ignorante?
            Por acaso nem me posso queixar do sistema em que vivemos. Ganho bem. Contudo, não é por o meu umbigo estar satisfeito que deixo de levantar a cabeça e ver o mundo em que vivo.
            Essa forma de estar muito própria de quem vive em Portugal, de arremetar os comentários com sublimes ofensas, só mesmo aí.

          • wq says:

            Não te chamei ignorante, falei em ignorância sobre o assunto, como se pode constatar por não saber o que são e como funcionam as obrigações!

          • paulo says:

            nao es dono da razao!

          • Fugazi says:

            wq, primeiro que tudo não existe valor intrínseco. O valor é aquilo que as pessoas estão dispostas a dar. Se não houver pessoas, não existe valor. Segundo, o bitcoin tem fases de bolha como qualquer tecnologia disruptiva. Mas tem um crescimento médio de 200% ao ano desde a incepção. Porque será? Terceiro: o VALOR das poupanças de uma sociedade que use um dinheiro “duro” como o ouro ou o bitcoin cresce porque em média existe criação de riqueza todos os anos graças ao engenho e trabalho humano e em contrapartida a quantidade de dinheiro na equação é fixa. Mais riqueza a ser medida em unidades que não crescem fazem crescer o valor das poupanças. Ora, o problema é que desde 1971, o dinheiro é 100% fiduciário e imprimido a bel-prazer pelos bancos centrais, diluindo o poder de compra unitário da moeda. Só do ano passado até agora, o chamado M3 (medida do stock de dinheiro da reserva federal americana) aumentou quase 30%! Isto é roubar o valor do suor de milhões de seres humanos através da diluição do poder de compra do dinheiro fiduciário. A ironia mais negra disto tudo é haver explorados como você a defenderem ativamente este regime exploratório. Uma coisa é certa, tenho zero pena de pessoas como você. Tenho sim daqueles que não fazem a mínima ideia do que se passa.

          • wq says:

            Fugazi, qualquer coisa que pode ser usada como matéria prima ou usada num processo produtivo, tem um valor intrínseco! Criar bitcoins do nada não tem qualquer valor intrínseco.
            Fases de bolha não têm nada a ver com ser “disruptivo” tem a ver com especulação, alimentada por noções irrealistas de valor – basta olhar para todas as bolhas! Processos disruptivos como a revolução industrial, a criação de computadores, etc, não criaram uma bolha nos preços.
            Claramente não fazes ideia o que é crescimento de riqueza e como isso afecta uma moeda! Uma moeda tem um valor nominal (1 bitcoin será sempre 1 bitcoin), e esse valor não se altera por aumentar a riqueza… Não é por teres bitcoins em casa que te vão aparecer magicamente mais bitcoins!
            A única coisa que se poderia alterar é o câmbio para outra moeda, mas no hipotético cenário de só haver bitcoin não há câmbio, nem as pessoas comprariam bitcoins!! No momento actual o que tu vês é o valor do bitcoin a valorizar-se em moeda oficial, não no seu valor nominal. Como tal uma economia assente em bitcoins não veria qualquer crescimento em poupanças.
            Poupanças em dinheiro só crescem se alguém fizer algum negócio produtivo com o dinheiro!

          • Fugazi says:

            Ufa que isto está difícil de entender. Vamos lá ver se vai lá de outra forma. Não é o número de bitcoin ou de barras de ouro que aumentam numa sociedade com dinheiro “duro”. É o PODER DE COMPRA que cada unidade tem. A riqueza aumenta como tem sido sempre desde há milénios. Mais comida, mais máquinas, mais coisas. Se a quantidade de dinheiro for sempre a mesma, cada unidade equivale a mais comida, mais máquinas, mais coisas. Por isso, sendo adotado o ouro ou o bitcoin, cada unidade do mesmo ganha poder de compra há medida que o tempo passa. Não é preciso ser um génio para perceber isto! Chiça!!

          • wq says:

            Fugazi, mas por que é que inventas!
            Para o poder de compra subir ou aumentas o dinheiro que tens ou desces os preços, e preços é coisa que de certeza não descem só porque há crescimento da economia, pois preços são afectados pela relação oferta-procura, pelos juros de crédito, pelos custos fixos, etc! Vamos pôr a coisa desta maneira, para os preços descerem de ano para ano os salários médios também iriam inevitavelmente descer!!
            Segundo ponto! Aprende um pouco de história… quando a moeda estava ligada ao standard de ouro, o dinheiro também era impresso, tinha um valor nominal, o dinheiro não valorizava só por existir, também havia crises de inflação e bancarrota, etc! A moeda tinha também muitas vezes que ser aumentada para acompanhar os ciclos de crescimento e inflação, crescimento da população, etc!
            Vocês parece que vivem na lua, sem noção das coisas!!!!!! Parece que tiveram uma lavagem cerebral… Falam mal do dinheiro oficial mas nem entendem que só se ganha dinheiro com bitcoins porque os bitcoins não são o dinheiro, e porque há dinheiro oficial para alimentar a loucura especulativa!

          • Fugazi says:

            Não vale a pena. É bater contra uma parede. Não estou a falar de standard de ouro. Estou a falar de ouro, OURO. Sabe o que é? Aquele METAL?! Moedas de ouro que não podem ser imprimidas!! Capiche?! Como o bitcoin que não pode ser imprimido!! Está difícil de entender!! O argumento de “a quantidade de dinheiro tem de aumentar” dá jeito a quem controla o dinheiro e quer roubar o poder de compra à restante população que usa o dinheiro. Já vi que não vale a pena. Resta-me desejar que seja um pobre feliz no futuro que ai vem com os seus queridos euros.

          • wq says:

            Fugazi, moeda de ouro não pode ser imprimida, tens razão, não é imprimida é cunhada! E foi sempre cunhada pelas autoridades com um valor nominal e um selo, e nas quantidades que determinavam, assim como as moedas em prata, havendo recunhagens de quando em quando, com mudanças na moeda, e quando já não havia ouro e prata que chegue para ter moeda suficiente a circular (o crescimento é “fo_ido”) passou-se a usar outros metais, e depois passou-se a usar papel também… e porquê, porque é preciso mais moeda para fazer todas as trocas comerciais duma sociedade em crescimento demográfico e com cada vez comércio, em vez de se andar a trocar géneros uns pelos outros! Depois disto tudo, só mais tarde é que a moeda deixou de haver ligação ao standard de ouro (ao qual por acaso fizeste referência com a tua data de 1971).

          • Fugazi says:

            wq, a fraude para com o povo está precisamente em diluir o ouro e prata com outros metais numa primeira fase e depois imprimir dinheiro fiat sem nenhum padrão de base. E não, não é preciso mais quantidade de dinheiro. O dinheiro é divisível sabe? Se num dado momento, uma onça de ouro compra uma mota por exemplo, mais tarde, meia onça pode comprar uma mota. Se usássemos ouro desde há séculos, uma onça de ouro do meu bisavô que dava para comprar uma carroça, daria para comprar uma mota por exemplo. Se eu deixar 2000 euros ao meu bisneto, vai dar para ele comprar um par de meias. E em relação à divisibilidade, o bitcoin é divisível em 100 milhões de satoshis. Uma das várias vantagens em relação ao ouro. Portanto, este argumento que apresenta é de vendedor de banha de cobra para enganar a plebe. Mas o risível é que você é plebe! E defende este sistema que o explora a si e à sua presente e futura família. É muito triste ver a maior fraude da humanidade a ser defendida pelos próprios explorados.

          • wq says:

            Fugazi, mas que fraude! Não há fraude nenhuma! Houve sempre crescimento na quantidade de moeda, mesmo no tempo que só era ouro e prata, e não foi por divisão, foi por cunhagem!
            Oh santa!
            O que acabaste de descrever é deflação, a mesma coisa passar a valer menos… Mas porque obra e graça é que um vendedor iria te vender uma mota por metade do dinheiro??? Não vai! Não vai querer receber menos dinheiro, tal como tu não vais querer receber menos dinheiro pelo teu trabalho!
            Quanto ao ouro do teu avô para uma carroça, ele tanto poderia vir a comprar uma mota como uma bicicleta. O ouro desse exemplo é um bem transacionável e não moeda, que tanto se pode valorizar como desvalorizar em dinheiro com o tempo… Se fosse a moeda, o seu valor seria o valor facial, exactamente por ser a moeda – ouro não vale mais que o ouro, lógica básica! Basta olhar para o histórico do preço do ouro em diversos países nos séc. XVIII e XIX, como exemplo, ele manteve-se basicamente constante, na altura em que a moeda esteve ligada ao standard.

            O ridículo no meio desta discussão toda é alguém achar que uma coisa etérea, que sonha substituir a moeda, seria comparável ao ouro cujo valor intrínseco vem de ser matéria prima preciosa.

        • Fugazi says:

          Este é o meu último comentário. Desisto porque já vi que não entende. O aumento que havia e que existe em ouro é de cerca de 2% que é a quantidade em média que é minerado. Se o PIB de um pais aumentar em média mais de 2% e o mesmo pais usar ouro como moeda, então cada unidade de ouro fica com um poder de compra cada vez maior. Por isso, a mesma quantidade que compra 1 kg de pão numa altura, pode passar a comprar 2 kg de pão mais tarde. O utilizador do dinheiro nesse caso ganha com o aumento da riqueza da sociedade porque o aumento da quantidade de unidades de dinheiro é mais ou menos fixa. Veja se entende, não é você nem ninguém que decide por decreto o que é dinheiro!! Isso acabou!! Há séculos atrás o ouro era usado como dinheiro!! Hoje em dia o bitcoin é usado como dinheiro!! Ponto!! Até já se pode comprar um carro da Tesla com bitcoin. Pela primeira vez em séculos, os estados perderam o monopólio do dinheiro. É impossível acabar com o bitcoin. É um protocolo descentralizado com dezenas de milhares de nós. Teriam de acabar com a Internet. Lá porque você ou o estado diga que não é dinheiro, não significa que não seja dinheiro. Muitas pessoas usam como dinheiro e acabou, ninguém pode fazer nada contra isso. Não gosta? Temos pena.

          • Pedro V says:

            Este cidadão está ligado à area de que estamos a falar.
            Eu nunca vi um rei ser contra a monarquia. É normal esta atitude e argumentação.

          • wq says:

            MAs será possível que vocês não entendem que se o ouro for moeda, ouro não pode valer mais do que a moeda, pois isso implica ouro valer mais que o ouro!!!? Mas vocês não aprenderam lógica na escola?
            O pão não vai passar a valer menos do que o que valia antes em moeda só porque há mais riqueza, o custo do pão depende do custo da matéria prima, dos salários e da energia…. Os salários não baixam, e o custo da matéria prima e energia não desce sem que haja uma mudança no seus processos que permitam aumentar a produção sem aumentar os custos! Economia básica!
            VAIS SER TU A QUERER RECEBER MENOS DINHEIRO PELO MESMO TRABALHO??????

          • Fugazi says:

            Se eu receber uma quantidade menor de dinheiro mas essa quantidade menor der para comprar MAIS COISAS devido ao aumento do poder de compra deste mesmo dinheiro, SIM NÃO ME VOU IMPORTAR SE RECEBER MENOS QUANTIDADE. Não me interessa a quantidade de dinheiro!! É a qualidade!! O que me permite comprar!! Se eu receber 1 bitcoin por ano agora que dá para comprar um carro X e daqui a 2 anos receber meio bitcoin que dá para comprar o mesmo carro X, pelo mesmo trabalho, NÃO ME IMPORTO. SE DÁ PARA COMPRAR A MESMA QUANTIDADE QUAL O PROBLEMA?!

      • Octavius says:

        Miguel por favor vê o site do http://www.elrond.com e podes ver as comparações em termos do consumo de energia, velocidade das transações e feed também . Na minha opinião,atenção que isso não e um incentivo de investimento em está criptomoeda, mas este projeto consegui até agora aproveitar as lacunas e falhas das outras criptomoedas.

    • Raposão do Ártico says:

      Proporcionalmente é menor, pois o mundo inteiro usa a moeda convencional, obviamente consome mais que o bitcoin.

      Porém, se considerar por transação, a proporção dos gastos é muito maior.

      Quase ninguém usa criptomoedas realmente como pagamento e sim como especulação.

      • Octavius says:

        Quase ninguém ??? Tás muito enganado meu amigo. Como disse num comentário mais abaixo a Tesla aceita pagamentos com BTC . Amazon.US , eBay.Us , agência de viagens Travala , uma agência de cruzeiros da Noruega aceita pagamentos com eGLD , lojas na baixa do Porto aceita pagamentos com BTC etc…. precisa de mais argumentos . E digo-te maise a mesma especulação que está hoje em dia na bolsa , por exemplo Forex.

    • RM says:

      Números s.f.f. ou repetes o mesmo que todos os outros que vêm com essa argumentação !?
      Cada vez que se fala no consumo do bitcoin e outras criptomoedas, os apologistas do bitcoin vêm aqui sempre com essa argumentação!
      Se o sistema bancário “consome’ então vocês podem fazer o mesmo! Pelos vistos é só hipócrisia!

  2. paulo says:

    tambem podiam por o artigo do estudo que o BTC consome 80% de energia verde!

  3. PeterOak says:

    E o papel das notas é feito de quê? O metal das moedas vem de onde?
    Andem lá, pensar um bocadinho fora da caixa não gasta eletricidade nenhuma.

  4. Redin says:

    Antes do artigo que vou aqui colocar podem começar por ver esta imagem que terá de ser interpretada no seu texto.
    https://miro.medium.com/max/700/1*wFy4VrmIN5uLTyqYQ37mmw.jpeg

    • Miguel says:

      Nem mais, e com futuros algoritmos de consenso como PoS, ainda irá cair mais drasticamente.

      • Octavius says:

        Miguel como está mais que enganado . O sistema PoS e utilizado na maioria das criptomoedas que trazes algum valor ao Blockchain. E muito mais fiável e rentável para quem investe numa criptomoeda que trabalha com PoW. Mas como não sou muito intendido na matéria, acho eu, como se costuma dizer , vamos indo e vamos vendo.

    • iDroid says:

      Para a rede de mais segura tem que gastar mais energia? Essa justificação pode ser verdadeira, mas não ajuda à sustentabilidade do planeta…

      • RM says:

        Eles querem lá saber da sustentabilidade do planeta. Eles querem é criar dinheiro em troca de nada! De nada também não é porque consome muita energia.

  5. iDroid says:

    •Para a rede ser mais segura

  6. Miguel says:

    Este artigo dá a entender que cada transação que uma pessoa faz, aumenta o consumo de energia de toda a rede e o mesmo está longe de ser verdade. Uma transação consome o mesmo que 1000 transações, o consumo de energia parte apenas da competição entre miners para encontrar uma possivel chave do próximo bloco de de transações. É verdade que o numero de transações está limitada a 1Megabyte por +/- 10 minutos, mas tenha esta bloco 1 transação ou 1000 transações o consumo de energia não muda, a unica coisa que muda é que os miners escolhem sempre as transações com fees mais elevadas no caso de o numero de transações a serem processadas exceder 1 megabyte e daí uma transação atualmente custar quase 20€.
    Se por algum motivo não existessem transações por ser processadas, o consumo de energia seria o mesmo, e nesse caso qual seria a noticia? “Bitcoin consome energia infinita por transação, e quebra leis da matemática!!”

    • Octavius says:

      Tudo e verdade aquilo que foi dito. Mas pq ninguém fala de um projeto onde os consumos de energia (impacto ambiental )e os fees que se pagam sao mínimos ?

      • Octavius says:

        Desculpa Miguel o comentário era para o artigo e não para o teu comentário. Agora para ti , só te digo uma coisa, não falas de coisa que não percebes nada. Por favor analisa o white paper da cryptomoeda Elrond (eGLD) www. elrond.com e depois falamos.

        • Miguel says:

          Eu acho que não leste o que escrevi, eu falo APENAS da bitcoin que é o que o artigo se refere, tu mandas-me um whitepaper do Elrond(Por acaso não conhecia e achei interessante) que usa uma variante de PoS?!
          É que por acaso, já fiz uns estudos sobre PoW. Mas se algo do que disse está errado, só estou de ouvidos.

          • Octavius says:

            Miguel e PoS . E como já comentei acho que este projeto consegui tapar/remediar as falhas todas que as outras criptomoedas tem em este momento,isso não quer dizer que amanhã não vai aparecer outro projeto/criptomoeda e tapa as falas do projeto que falei a pouco . Mas o que é certo e que até agora eles tem lançado bastantes projetos inovadores até agora em termos de cripto e por cima vão lançar dia 19/04 o token para cambio. Mas como eu disse isso não e um conselho financeiro/investimento.

    • paulo says:

      a pplware deve ter alguma coisa do genero! quantos mais comentarios os artigos teem mais valor para o seu criador! dai eles gostarem de agitar com estes titulos e discussoes!

  7. andre matos says:

    nunca vi ninguem a falar da eletricidade da extração do outro ou do petróleo

    https://cryptonews.com/exclusives/a-closer-look-at-the-environmental-impact-of-bitcoin-mining-9869.htm

    • wq says:

      talvez porque os bens físicos fazem parte duma cadeia transformadora para produtos que as pessoas necessitam… bitcoins não trazem nenhum contributo para algo que as pessoas necessitam…
      Bitcoins são equivalentes a imprimir dinheiro de monopólio mas com mais sofisticação tecnológica… infelizmente há quem seja enganado a achar que se deveria poder comprar coisas com dinheiro do monopólio…

      • oiiiii says:

        e porque não?? se eu quiser vender uma casa por dinheiro do monopólio e alguém aceitar pagar com isso qual é o problema?? eu fico satisfeito porque fico com o dinheiro do monopólio que queria e o comprador fica satisfeito porque fica com a casa. Lá por o dinheiro do monopólio não ter valor para ti não quer dizer que não tenha para outras pessoas.
        Usando um exemplo diferente, os programas de TVI, SIC etc que são spams de liguem para o 760696969 para mim são programas que não teem valor e que não trazem conteúdo nenhum, no entanto para milhares de pessoas é o oposto, gostam, veem , acham que teem conteúdo interessante e ainda fazem a chamada para se habilitarem a ganhar os prémios…
        Lá por os programas não serem bons para mim não quer dizer que não o sejam para outros

        • wq says:

          têm todo o direito de fazer a troca que bem entenderem, se pagarem os impostos devidos com dinheiro reconhecido pela sociedade. O problema nesse cenário é que nada disso tem qualquer garantia de valor intrínseco baseado em produção económica, é antes baseado em especulação e “imprimido” quase que a belo prazer

      • Octavius says:

        Então sou uma das pessoas que estou enganada que já pagou as suas férias com cryptomoeda. E também posso afirmar que a pessoas a poder comprar carros Tesla com BTC e fazer compras com eGLD na Amazon.us , eBay, etc…

      • Redin says:

        “bitcoins não trazem nenhum contributo para algo que as pessoas necessitam…”
        …há pois não. E que tal direitos humanos? Não é algo que as pessoas necessitam?
        https://reason.com/video/2021/02/05/bitcoin-is-protecting-human-rights-around-the-world/

  8. Gonçalo F says:

    Sabia mas obrigado pela informação na mesma 🙂

  9. Joao says:

    Não havia qualquer coisa sobre uma nova versão da blockchain que diminuia o processamento necessario para as transações ? Então e a energia gasta nos datacenters que sustentam a www, era interessante comparar com a energia gasta na mineração.

  10. Samuel MG says:

    Resumindo os que mineram btc devem ser ricos ou loucos!! Quem no seu perfeito juízo vai gastar eletricidade no valor de 100 a 200 euros só a minerar BTC sabendo que de um dia para o outro podem desvalorizar muito!!

  11. lince ibérico says:

    Então as criptomoedas foram criadas para fugir à mordaça/escravatura do sistema económico e depois a avaliação das mesmas é fazer comparação com a moeda, o papel, o pilim, o guito? Onde está a diferença?
    No dia a dia, na prática, quem paga ou recebe com criptomoedas? Quem receberia DogData e pagaria com Tezos? Qualquer um pode criar uma criptomoeda, no final, é uma anarquia não é?
    Posto isto, a minha lâmpada fundiu-se.

    • Octavius says:

      Meu amigo posso dizer que sim estou a fazer tudo por tudo para sustentar palhaços que durante a vida toda roubou 3,5 M milhões de euros e está em prisão domiciliária com todas as mordomias possíveis e imaginárias que eu ou tu vamos imaginar alguma vez. E sim posso dizer que sou um dos que está a ganhar com o investimento que fiz na moeda em cima mencionada , e para ficares mais descansado vou ganhar mais ainda . Posso lhe dizer que de aqui 5 anos vou ter aquilo que eu quero. E e possível fazer pagamentos com BTC,ETH e eGLD. E uma questão de se informar, querer e ter tomates de aderir a nova wave de tecnologia e revolução económica.

      • Octavius says:

        NÃO sustentar

      • Luis says:

        Então diz lá se já acumulaste o suficiente para pagar o que investiste.
        É que no inicio da moeda quem investiu viu a valorização pagar isso mas agora o investimento é maior e o valor não tem escalado assim tanto. Às vezes este ciclo faz lembrar os esquemas em pirâmide por causa que a fama atraiu mais investidores e valorizou o investimentos dos que primeiro chegaram

  12. Luis says:

    É cada visionário exorbitante por aqui. Bitcoins dependem da especulação e dum sistema bolsista que está viciado. Quando algo vira moda valoriza na bolsa mas quando falha vai logo a baixo.
    Mais, bitcoin como não tem como ser controlado e contabilizado um dia que fores burlado/roubado como vais provar a perda. Tem muitos pontos negativo e é uma moeda que depende inteiramente da tecnologia, mas e se um dia a maquina falha? Bye bye american dream.
    Eu não entro em cryptomoedas pois a sua viabilidade é alimentada pelas agências intermediarias que gerem a tua carteira e é tudo bonito agora mas quando a bolha rebentar uns já a converteram para uma moeda fisica e outros ficam a ver navios.
    E isto para não falar o desperdício de energia que isto gera. Dou dois anos até este conceito der o pifo

    • Octavius says:

      Luis acho que estás prestes a ser um visionário, tipo Nostradamus e acho que devias a trabalhar no Wall street ou Coinbase pelo menos. BTC não e controlado?? Luis ,Luis não falas de não percebes nada . Pode não ser controlado aqui em Portugal, mas la fora, a países que tens que pagar imposto sobre o que ganhas nas transações com cryptomoeda.

    • Octavius says:

      Meu amigo e como na bolsa . Ouviste falar de wales??? Eu vou te explicar , se tiveres a sorte de investires desde do início numa moeda que o preço de lançamento e de 0,00006€ e vais comprar 1.000.000 de moedas (és uma wales- baleia)e depois de algum tempo vais querer vender metade do que compraste vais influenciar o preço do mercado . E depois voltas a comprar no preço mais baixo que está.

  13. Octavius says:

    Ah e sobre a carteira das tuas moedas, para já sendo ainda limitada só para 3 criptomoedas, BTC, ETH, BNB és tu propio que vais gerir as tuas moedas, mais ninguém . E vou te dar uma dica,se quiseres, utiliza este regencial Number e vais descobrir o que e ser o propio banco do teu dinheiro.Hey! Managing your crypto would be so much easier if you had Maiar. Get a $10 cashback reward when you buy eGold ($EGLD) with my referral link: https://get.maiar.com/referral/glo615kuqh

  14. adbu says:

    já há mais de 5 anos que vejo pessoal a falar que no futuro a bitcoin vai substituir a moeda, mas na realidade se quero ir ao supermercado ou ao restaurante tenho que pagar com dinheiro.

  15. TrincaEspinhas says:

    Na proxima semana vou lançar a Trincas, aproveitam o preço de lançamento que a Trincas vai subir em flecha. Prevejo que em dois meses o seu valor seja multiplicado por 100, já estou a evangelizar uns cabeças ocas para investirem.

    • Octavius says:

      Posso ser uma das cabeças ocas que estás a referir . O que vais trazer de novo para a Blockchain e o sistema DeFi para além que já está implementado ou vai ser nós próximos meses? Aguardo os teus comentários . Abraço.

  16. Octavius says:

    Miguel e PoS . E como já comentei acho que este projeto consegui tapar/remediar as falhas todas que as outras criptomoedas tem em este momento,isso não quer dizer que amanhã não vai aparecer outro projeto/criptomoeda e tapa as falas do projeto que falei a pouco . Mas o que é certo e que até agora eles tem lançado bastantes projetos inovadores até agora em termos de cripto e por cima vão lançar dia 19/04 o token para cambio. Mas como eu disse isso não e um conselho financeiro/investimento.

  17. Octavius says:

    Miguel e PoS . E como já comentei acho que este projeto consegui tapar/remediar as falhas todas que as outras criptomoedas tem em este momento,isso não quer dizer que amanhã não vai aparecer outro projeto/criptomoeda e tapa as falas do projeto que falei a pouco . Mas o que é certo e que até agora eles tem lançado bastantes projetos inovadores até agora em termos de cripto e por cima vão lançar dia 19/04 o token para cambio. Mas como eu disse isso não e um conselho financeiro/investimento.

  18. Octavius says:

    E para tirar as dúvidas envio a imagem
    com a comparação. httpss://drive.google.com/file/d/15WjsUdCMXRhfhp4KcWwqaZ1a8xodPocb/view?usp=drivesdk

  19. cf says:

    Esses cálculos são absurdos e é lamentável que um site tecnológico como o pplware não saiba fazer contas e se limite a copiar artigos da imprensa internacional feitos por pessoas que nada sabem sobre bitcoin.

    Desafio aqui o pplware a apresentar um estudo como deve ser, para começar pelas minhas contas não deve ultrapassar os 36kWh a nível on-chain, mas depois ainda falta calcular as transações off-chain como por exemplo Lightning Network, Liquid Network e sidechains, para chegar-mos a um valor minimamente rigoroso teríamos que contactar administradores dos principais players off-chain e certamente o valor seria muito mais reduzido, porque o nº de transações off-chain deve ser superior ao on-chain, afinal o bitcoin está a escalar nesse sentido.

    Portanto Srs. jornalistas, que tal fazer alguma pesquisa em vez de apenas “copy+paste” e informar com rigor?

    Estou disponível via email para explicar como calcular e ajudar a fazer uma pesquisa rigorosa, caso pretendam tem o meu contacto.

  20. José Fonseca Amadeu says:

    Mais grave que o consumo energetico são os 10 minutos para a trasacção, por isso o DLC Blockchain não passa se um conceito morto à partida enquanto moeda de pagamento ou de transacção.
    É preciso por os olhos em DLCs como Ethereum e IOTA se realmente acreditam na treta das cryptos como moeda de futuro.

  21. falcaobranco says:

    Nem Portugal aparece na lista… tal é o preço que a EDP pratica… por isso meter a minerar bitcoins em portugal é uma tarefa dificil… eheheheheh

  22. Luis Pedro says:

    A quem gaste mais potencia no secador de cabelo, entretanto continua feio/a sem que contribua para a sociadade

  23. Mauro C says:

    A bolha de ar cada vez mais perto de estourar. Espero estar enganado, mais ainda vai haver mais uma fatura para o Zé pagar.

  24. Redin says:

    Pessoal, olha aqui a verdadeira bolha.
    Vocês não querem acreditar e são livres de o fazer.
    https://eco.sapo.pt/2021/04/14/impressora-do-banco-de-portugal-produziu-recorde-de-500-milhoes-de-notas/

  25. Redin says:

    Deixo aqui um vídeo explicativo por um dos maiores profissionais de economia e que a partir dos 7 minutos e 14 segundos (onde começa este link) dá resposta as vossas maiores preocupações.
    https://youtu.be/OGNV0ufoD0M?t=434

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.