PplWare Mobile

Impacto Ambiental: pagamentos em dinheiro equivalem a 8 km de carro?

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Antonio says:

    Quando implementarem as CBDC (central bank digital currency), já não há impacto ambiental.
    Não se gasta energia.
    Enfim, a agenda a ser enfiada “goela abaixo”.

  2. Rodrigo says:

    A lavagem cerebral continua para o povo aceitar que se acabe com o dinheiro físico.

    Eles querem só digital e que eles controlem para terem o controlo completo da vida dos seus cidadãos.

    Olhem o que aconteceu no Canadá aos motoristas o governo chegou ao ponto de congelar as contas no banco de quem fazia greve, se as pessoas não tivessem dinheiro físico nem comer podiam nem se deslocar.

    • PoPeY says:

      Eu acredito que vai haver sem uma ideia e uma contra ideia. No dia que terminarem como dinheiro físico acredito que irão aparecer alternativas anonimas.

      Mesmo hoje e longe de qualquer estratégia ou propósito nesse sentido. Se me bloquearem as conta bancarias tenho ainda algum dinheiro espalhado pela internet. Seja em casa de apostas, banca, paypal, revolut etc…

      Eu acredito que o dinheiro físico tenha tendência a desaparecer, ou que no mínimo (mal comparado) se torne uma espécie de Vinil.

    • PAULO SILVA says:

      Além disso temos outro problema, que quando pagamos eletronicamente existe uma comissão (por ex. MB de 1% a 2%), ou seja, só enriquece mais os bancos e sistema financeiro, que funciona eletrónico e também gasta energia. Cada vez que pagamos o sistema financeiro ganha. Já com o dinheiro eles não ganham.

  3. Rui says:

    Qual foi a pegada ecológica desse estudo e deste post? Equivale a quantos km? E já agora qual o carro? é a mesma coisa ser feita num carro a pilhas ou num carro a gasóleo?

  4. PN says:

    Por outro lado, o dinheiro físico é reutilizável, o mesmo não se pode dizer da energia utilizada nos pagamentos digitais. Que arranjem outra desculpa para controlarem a vida das pessoas.

    • O realista says:

      Lavagem de dinheiro so e possivel com dinheiro fisico, isso chega?

      • poisclaro says:

        Onde foi buscar essa ideia? Não consegues lavar dinheiro com crypto? Queres q te explique?

        • Rocas says:

          Sim, explica.
          Mas explica exactamente, não fiques por meias-palavras.
          Obrigado

        • 36.71Hz says:

          Sim explica-nos sff…
          E se vais falar de blenders podes parar por aí… Para além de cada vez serem mais raros, só tens o efeito contrário, que as exchanges/autoridades ficam logo em cima de ti…

          Caso não acompanhes, maior parte dos hackers/exploiters de hoje em dia, acaba por devolver o dinheiro roubado em troca de uma compensação, porque simplesmente é mais fácil assim do que teres milhões em uma wallet e não conseguires usar, para além de seres procurado como é obvio…

          Crypto deixa rasto digital, dinheiro fisico não…
          Estamos em 2023 quase 2024 malta, vamos por favor deixar-nos de coisas e em vez de criticarem e virem com teorias da caroxinha, opah informem-se, aprendam por vocês o que realmente são as coisas e não sejam mais um tipico tuga, que a unica coisa que vai pesquisar é se o joão felix está doente ou não para apostarem no placard…

          • Rastosdigitais says:

            De que vale esse rasto digital se consegues abrir wallets sem processo de KYC? Ou seja: inventas um nome, agarras um smartphone e usas um cartão 4G pre pago de 10€ q depois deitas fora. De que vale esse rasto digital q vai dar a uma pessoa falsa / inexistente ou impossível de chegar a ela? Já agora.. como pensam q é paga grande parte da droga na Europa?

          • 36.71Hz says:

            @Rastosdigitais Como assim pessoa falsa???? Tu podes criar as wallets que quiseres mas o dinheiro teve origem e destino certo? Essa conta de destino de alguém têm que ser, mesmo que cries empresas fantasma, dá sempre para descobrir…

      • PN says:

        Há mais dinheiro digital e não é por isso que deixou de haver lavagem de dinheiro. O argumento inicial mantém-se.

  5. ETH says:

    Claro, a empurrar a sua moeda digital, que também não tem impacto ambiental nenhum… Até quando comprarem um chupa eles vão saber.
    Admirem-se da direita “radical” começarem a chegar ao poder,Control, control!

  6. Anung says:

    O combate ás alterações climáticas está a mudar muita coisa, mas nenhuma é o clima!
    Haverá melhor bode espiatório?

  7. Joaquim Sobreiro says:

    Aqui há gente desperta!

  8. Pedro SIlva says:

    Afinal descobrem todos os dias que TUDO gasta energia e nao só o Bitcoin.

  9. Duck says:

    É mesmo a agenda globalista a ser enfiada pela goela abaixo…

  10. berlaitada says:

    Não ter dinheiro equivale a 8km a pé. lol

  11. Luís Fonseca says:

    É altamente improvável o dinheiro fisico desapareça (pelo menos no médio prazo).
    Se assim fosse, como é que os politicos praticariam corrupção? É muito mais dificil com criptomoedas…

  12. 0º0 says:

    Falsa proteção em troca de liberdade.

  13. Redin says:

    Documentário sobre o livro que expoe toda a corrupção dos bancos centrais.
    https://youtu.be/dk3AVceraTI?si=TfICYcyhV0L33d4c

  14. andre says:

    Desculpa – o ambiente
    Real Motivo – o controlo da população

    o bitcoin resolve isto.

  15. Jota says:

    Isto é a sério? Quantos kms equivalem os kwH gastos numa transação bancária?

  16. Tiago says:

    Um colega de trabalho disse-me que um dos objetivos até 2030 era acabar com o dinheiro, implementando uma moeda digital de modo a controlar o cidadão, os seus gastos. Estou a ver que ele tem razão. O povo europeu é mesmo manso, nada faz contra esta elite que quer impor uma ditadura.

  17. malabarista coxo says:

    – o dinheiro físico serve para pagamentos debaixo da mesa por muitos motivos (fuga de impostos, máfias, pagamentos ilícitos a políticos, etc.), daí não haver interesse nenhum em acabar com ele.

    – o dinheiro físico pode ser roubado, transferido, etc. mas é sempre uma proteção caso haja um grupo Hacker de topo. O dinheiro digital é muito mais sensível a este nível, por muito e boas proteções que existam.

    Físico vs. Digital vão ter sempre vantagens e desvantagens, no entanto ambos têm o seu lugar no nosso mundo imperfeito. Dizer que a solução X é universal e perfeita não existe. O único ideal seria acabar com as moedas diferentes e haver uma universal, mas também o controlo “do dinheiro e inflação” apertaria imenso e muitos países não querem.

  18. Victor von Frankenstein says:

    Fuga ao fisco o maior inimigo deste país mas tem muita gente a matar o país dinheiro só em espécie viva a Bananapublica

  19. To Canelas says:

    Não percebi onde o BCE quer chegar com isto. Se os pagamentos em numerário, segundo esta “noticia” equivale a cerca de “0,01% do impacto ambiental total dos consumos anuais de um europeu”, onde é que 0.01% faz alguma diferença ? Expliquem-me como reduzir 0.01% da pegada ecológica de um europeu vai contribuir em alguma coisa para baixar o “aquecimento global/impacto ambiental/whatever”.
    Gostava de ver um estudo tb do BCE em quanto é que as transações eletrónicas contribuem para o mesmo. Aposto que é mais, vou ficar á espera mas sentado, para não produzir muito CO2.

  20. Odius says:

    LOL!!! O ESTUDO MAIS ESTÚPIDO DE SEMPRE. LOL!!

  21. Gonçalo says:

    Continuem a comprar carros eletricos…….até são giros e tudo!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.