Aviões vão ter Internet da NOS no espaço aéreo português
A European Aviation Network escolheu a operadora NOS para passar a disponibilizar internet aos aviões que cruzem o espaço aéreo português. A escolha foi anunciada na semana passada e para que tal seja possível é necessário proceder a algumas alterações ao nível da infra-estrutura, especialmente ao nível da orientação das antenas para que o sinal chega a mais de 10 mil metros de altitude.
A European Aviation Network é um consórcio europeu que é liderado pela britânica Inmarsat e pela alemã Deutsche Telekom. Para levar sinal 4G até às aeronaves que cruzam o espaço aéreo portugues, este consórcio escolheu, em Portugal, a operadora NOS. Nesse sentido, a operadora terá de proceder à alterações em algumas antenas no sentido de direcionar o sinal e garantir uma largura de banda total na ordem dos 50 Gbps.
Sabe-se ainda que este será um sistema híbrido uma vez que existirá uma cobertura por satélite combinada com uma rede de 300 estações terrestres espalhadas pela União Europeia, Suíça e Noruega.
Não se sabe ainda quantas antenas é que a NOS terá de adaptar para responder aos requisitos deste projeto. Já na vizinha Espanha, a alteração envolve 32 antenas.
Acima dos mil metros de altitude, o sistema funciona com o sinal LTE – 4G – das antenas terrestres "que apontam para cima (ao contrário de uma rede convencional móvel em que as antenas apontam para o lado)", especifica a NOS em declarações ao Jornal de Negocios. Este sinal "pode chegar tipicamente até às altitudes de cruzeiro dos voos comerciais", que podem ir até aos 12 mil metros. Abaixo dos mil metros, "a cobertura pode ser assegurada através do satélite".
O satélite de banda S da Inmarsat que vai transmitir os dados para as aeronaves chegou ao espaço em junho do ano passado, tendo sido transportado pelo foguetão Ariane 5 - saber mais aqui.
Segundo as informações, a Internet poderá estar disponível já primeiro semestre de 2018 em alguns voos dentro da Europa.
Este artigo tem mais de um ano
Uih, vai ser muito rápida. Vão navegar todos a 1 Mbps.
Isso durante o dia… A noite “sobe” para os estonteantes 150kbps 😀
ahaha
Era exactamente o que estava a pensar!
E isto se conseguirem que a net funcione de todo, pois poderão estar tão sobrecarregados que nem se conseguem ligar ahaha
Enfim, a NOS deve ter feito o melhor preço… e como a NET não é mesmo para funcionar, mas para fingir que funciona para meterem mais uma cruzinha nas funcionalidades que supostamente têm… para isso realmente a NOS serve perfeitamente. Se fosse para funcionar mesmo teriam colocado Vodafone.
se calhar é melhor não ter, certo?
Conseguir navegar a 1 Mbps no ar já será muito bom !!
Nem na terra chego a 1Mbps com a NOS 4G, imagina no ar
Se não tenho boa net NOS cá em baixo imagino lá em cima…
Ou seja vamos continuar sem net nos avioes…
Dado que a NOS em cobertura terrestre é a pior, e cobertura 4G é anedótica. Infelizmente o dinheiro fala mais alto que a qualidade, e por causa de dinheiro vai ser a pior operadora móvel no que toca a cobertura e velocidades a servir o espaço aereo.
Mas isto não serve para nada. Nao são as companhias que pedem aos passageiros para desligar as antenas de radio nos aviões que senão eles perdem o controlo do avião?
Ao aterrar e levantar. Durante o vôo, podes usar o wifi (a rede móvel não).
Acho que isso vai alterar…que senão… a European Aviation Network não escolhia ninguém…
Hoje em dia grande parte dos aviões têm protecções contra interferências electromagnéticas.
Em muitos dos aviões é apenas um formalismo para que os clientes não se habituem e utilizem nos restantes.
Em companhias top (Quantas, Fly Emirates, etc.), já é possível comprar pacotes de wi-fi e usar os telemóveis para aceder a redes wi-fi nos aviões.
Agora o que gostaria de saber é se temos acesso aos dados móveis com o nosso plano de dados terreste, mas duvido muito, uma vez que apenas uma companhia em portugal tem acesso.
So para informação a TAP tambem já tem desde á varios anos.
Sendo que ja utilizei e funciona, embora seja caro e lento.
É interessante eu estar a falar com alguem na net em locais onde os pilotos não conseguem falar com ninguem pois não têm cobertura rádio…..
O que a TAP tem é via satélite, ligação lenta (com latência enorme) e pouca largura de banda.
Isso é um mito. O unico senão de usar o telemóvel durante o descolar e aterrar, é que poderá causar aqueles ruidos como ouves às vezes nos radios de quando estás em chamada que faz uma interferencia, e isso pode acontecer nas comunicações dos pilotos com o pessoal da Torre de Controlo. É só por este motivo. Não afeta qualquer sistema de controlo do voo, apenas incomoda ou pode incomodar as comunicações de voz. No entanto isto hoje em dia já nem acontece e decidiram manter a medida por uma questão de o passageiro não se distrarir muito nesses 2 momentos (descolar e aterrar) pois em caso de emergencia convem o passageiro estar alerta e pronto para ouvir indicações.
Pronto nos a dar rebuçados pelo Natal a malta. Veremos ja quem vai na esparre-la
Se a net nos aviões for tão boa como o serviço que eu tenho, com sorte abrem o e-mail só na chegada ao destino… Isto se não fizerem mais nada na rede.
eheh
Lá vão os aviões começar a cair…
(eu sei que não são controlados pela internet, era só uma brincadeirinha relativa ao péssimo serviço desta “operadora”)
eheh gostei “operadora”… deveria ser “sugadora”
Espero que as aeronaves não tenham funcionalidades importantes dependentes da rede fornecida pela NOS. Se assim for, começo a procurar alternativas aos aviões…
tipico portugues a criticar com tudo que operadora escolheriam meo, vodafone, nowo se forem ver mesmo a sério é tudo igual
A Vodafone funciona bem onde tem sinal e costumam cumprir com o prometido. .. e são os que parecem ter mais cuidado com a qualidade do material instalado e na forma de o instalar. A NOS já deveria ter sido encerrada há décadas, e teria sido se isto não fosse a “república das bananas” onde se faz o que quer e se safa na maior parte das vezes.
Mas tem que ter sinal, coisa que tal como os outros também é problemático em muitos locais! Mas enfim, cobrir o céu deve ser mais fácil digo eu, já que não existem objectos a bloquear o sinal, o problema do relevo, reflexos de sinal e sobreposição de sinais são menos críticos, etc.
Por outro lado poderia sempre brincar que com a Vodafone os coitados dos passageiros não iriam ter muito tráfego para poder usufruir da Internet :p
A internet 4G da NOS em terra é mais que degradante, a pior de todas as operadoras e basta dar uma vista de olhos na APP da Deco Proteste, agora imaginem em pleno voo.
4G na zona norte do país a 100kbps, equivalente a uma rede RDIS de há 15 ou 20 anos atrás.
Mais vale ver um filme naqueles televisores para que o tempo passe mais rápido.
Um abraço a todos….. 😉
Infelizmente a TV Cabo, ZON, NOS nasceu torta e torta continua! Eles já deveria ter substituído a sua infra-estrutura de cabo coaxial a 100% pela fibra-óptica em todo o lado.
E nas torres de 4G também já deveriam ter optado por mudar tudo por material realmente de qualidade máxima, bem montado e claro boas ligações de fibra-óptica, micro-ondas e recurso satélite se as outras duas falharem (para garantir o mínimo).
Estao neste momento a modernizar toda a rede, 2G, 3G e LTE(4G)
Já tinha lido isso, mas modernizar não quer dizer nada na NOS, porque eles também meteram o 3G e o 4G mais recentemente e não é por isso que ficou melhor… e também me lembro de andarem a chamar fibra a serviço por cabo coaxial… vamos lá ver se é desta que a empresa abre os cordões à bolsa e arranjaram alguém competente para redesenhar a rede e com bons equipamentos e alguém para fiscalizar como deve ser a implementação toda de forma a que fique a funcionar como deve ser para TODOS os clientes actuais e futuros… mas não estou com esperança, porque aquilo só piorou com os anos… ao mesmo tempo que tinham todas as certificações e mais algumas e por aí em diante que podem ser muito importantes lá para eles mas que para o cliente final significava o mau serviço de sempre… e de tal forma mau que mudei-me para o serviço de Fibra da MEO há 3 anos ou coisa que o valha e só tive problemas umas 6 vezes e a maior parte delas porque andei a mexer no router (que diga-se é uma porcaria… tive que meter outro router wireless para ter rede sem fios como deve ser).
Agora não se esqueçam de cobrar valores tipo a TAP, alguns têm net, mas o que pagas é mais barato ir a pé.
O ser humana já nem pode estar 1 hora sem facekook…
há pessoas que o trabalho depende de estarem online…
Não diga a ninguém que existem tele-trabalhadores… há décadas!
Sempre que damos um passo para a frente de seguida damos 2 para trás. Boa sorte com a velocidades a 1mb da nos lá em cima. Em vez de pensarem em fornecer algo de qualidade continua-se neste país a aprovar as propostas mais baratas, e com menos qualidade.
A Norwegian já tem internet a bordo pelo menos desde 2015 e até nem funciona muito mal e é gratuita.
É via satelite com uma latência enorme. A grande diferença desta ligação é a velocidade e a latência que será muito menor.
Assumindo que a internet seria transmitida por wifi, ou seja por um AP consequentemente ligado à energia do avião… Isto torna virtualmente possivel um curto circuito remoto na rede electrica a que está ligado o AP :O
Just saying…
A Nos não consegue garantir 4g em zonas balneares como mira (nem 3g) como vai garantir nos aviões??? Ehehehe
Apontar antenas para cima não é difícil, o problema é aquele equipamento que utilizam e em especial a rede rasca miserável que não está dimensionada para os clientes e oferta que pretendem disponibilizar aos mesmos.
Esta é uma rede independente paralela. Não terá nada a haver com a rede terrestre.
É bom que seja, se não vai ser uma porcaria.
Portanto a NOS não consegue disponibilizar rede móvel de forma aceitável incluindo nos grandes centros urbanos deste país aos seus clientes e a sua bandeira actual é “ei! Conseguimos disponibilizar tráfego de dados a 10k pés! ” ?!?! Vão-se lixar NOS – com “F” maiúsculo!
wtf?? abixo dos 1000m usam satélite e acima até aos 12000 é que usam rede móvel??
As antenas em terra que emitem para o céu só asseguram a cobertura a partir de uma certa altura (1000m), caso contrário seriam necessárias muito mais antenas. O mais certo mesmo é que abaixo dessa altura nao exista net, uma vez que já se estará no processo de aterragem/descolagem.
Apagaram o meu comentario, nao sei porque. A NOS vai instalar novos emissores e novas antenas viradas para o céu. Emitem em frequencias diferentes das frequencias terrestres. O sinal nos avioes será distribuido por wifi. Ninguém vai apanhar o sinal directamente no telemovel.
Apagaram nada, ve lá bem antes de falares 😉 está publicado.
O Anterior comentário não aparece. Explicava que o tamanho das células, etc.
Vejo pelo menos 13 comentários teus.
Este sistema foi desenvolvido e esta a ser instalado pela Nokia.
Já tive experiência em alguns voos e posso dizer que é rápida a Internet, ao contrario do alfa CP que a rede WiFi serve para bloquear o acesso e assim ficarmos isolados da NET a desfrutar a viagem e a vista.
Vamos de comboio para aproveitar o tempo a trabalhar mas as condições de Wi-Fi são miseráveis.
Nos ares pela Europa, norte de África e Ásia e navegar sem limites, no caso da Emirates por apenas $1 USD!
Bem na grande Lisboa já tenho 4g+ em rede nos pode ser que comecem a alargar ao resto do país…
A rede esta toda a ser renovada, 2g, 3g e 4g (LTE). Até ao final do próximo ano deverá estar concluída.
Srs da PlpWare, por favor mais cuidado nas vossas noticias
A NOS apenas vai dar partilha das suas torres, as antenas são obviamente diferentes e terão 5 localizações diferentes em pt.
O operador é a DTAG em toda a rede EAN.
Existem eng portugueses, em Portugal a trabalhar para que este projecto seja uma realidade
https://www.youtube.com/watch?v=j7jq8vkYyrU
Obrigado pelo video. Quanto ao resto não vejo onde a notícia esteja errada. Obviamente que será uma partilha de torres e claro que estarão em localizações diferentes.
Não é isso o que diz a noticia. Diz que a NOS é que ira dar o serviço de Internet. Ora isso não é verdade. Todo o sinal será encaminhado para a DTAG que terá o seu próprio gateway. A NOS apenas irá disponibilizar os sites e a torres. O equipamento, as antenas e a transmissão será completamente diferente da rede terrestre.
A NOS não terá que adaptar nenhuma antena. Serão instaladas novas antenas e novo equipamento da Nokia.
Para quem quer perceber os detalhes.. da solucao.
https://www.youtube.com/watch?v=SjDhqRlUlhg
Kakakaka. Bem que nunca vão ter rede.
A concorrer com margens quase no vermelho não admira.
Se a atual infra-estrutura terrestre é o que é (bastante má) vai ser de rir…