PplWare Mobile

Aviões vão ter Internet da NOS no espaço aéreo português


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Carlos Morais says:

    Uih, vai ser muito rápida. Vão navegar todos a 1 Mbps.

  2. Artur Gordinho says:

    Se não tenho boa net NOS cá em baixo imagino lá em cima…

  3. Filipe F. says:

    Ou seja vamos continuar sem net nos avioes…
    Dado que a NOS em cobertura terrestre é a pior, e cobertura 4G é anedótica. Infelizmente o dinheiro fala mais alto que a qualidade, e por causa de dinheiro vai ser a pior operadora móvel no que toca a cobertura e velocidades a servir o espaço aereo.

  4. Kekes says:

    Mas isto não serve para nada. Nao são as companhias que pedem aos passageiros para desligar as antenas de radio nos aviões que senão eles perdem o controlo do avião?

    • MCosta says:

      Ao aterrar e levantar. Durante o vôo, podes usar o wifi (a rede móvel não).

    • Ricardo says:

      Acho que isso vai alterar…que senão… a European Aviation Network não escolhia ninguém…

    • Rui Pereira says:

      Hoje em dia grande parte dos aviões têm protecções contra interferências electromagnéticas.
      Em muitos dos aviões é apenas um formalismo para que os clientes não se habituem e utilizem nos restantes.
      Em companhias top (Quantas, Fly Emirates, etc.), já é possível comprar pacotes de wi-fi e usar os telemóveis para aceder a redes wi-fi nos aviões.

      Agora o que gostaria de saber é se temos acesso aos dados móveis com o nosso plano de dados terreste, mas duvido muito, uma vez que apenas uma companhia em portugal tem acesso.

      • Miguel says:

        So para informação a TAP tambem já tem desde á varios anos.
        Sendo que ja utilizei e funciona, embora seja caro e lento.
        É interessante eu estar a falar com alguem na net em locais onde os pilotos não conseguem falar com ninguem pois não têm cobertura rádio…..

    • Filipe F. says:

      Isso é um mito. O unico senão de usar o telemóvel durante o descolar e aterrar, é que poderá causar aqueles ruidos como ouves às vezes nos radios de quando estás em chamada que faz uma interferencia, e isso pode acontecer nas comunicações dos pilotos com o pessoal da Torre de Controlo. É só por este motivo. Não afeta qualquer sistema de controlo do voo, apenas incomoda ou pode incomodar as comunicações de voz. No entanto isto hoje em dia já nem acontece e decidiram manter a medida por uma questão de o passageiro não se distrarir muito nesses 2 momentos (descolar e aterrar) pois em caso de emergencia convem o passageiro estar alerta e pronto para ouvir indicações.

  5. Hugo Gomes says:

    Pronto nos a dar rebuçados pelo Natal a malta. Veremos ja quem vai na esparre-la

  6. Lisbon Lover says:

    Se a net nos aviões for tão boa como o serviço que eu tenho, com sorte abrem o e-mail só na chegada ao destino… Isto se não fizerem mais nada na rede.

  7. André says:

    Lá vão os aviões começar a cair…
    (eu sei que não são controlados pela internet, era só uma brincadeirinha relativa ao péssimo serviço desta “operadora”)

  8. Zee says:

    Espero que as aeronaves não tenham funcionalidades importantes dependentes da rede fornecida pela NOS. Se assim for, começo a procurar alternativas aos aviões…

  9. João Santos says:

    tipico portugues a criticar com tudo que operadora escolheriam meo, vodafone, nowo se forem ver mesmo a sério é tudo igual

    • Joao ptt says:

      A Vodafone funciona bem onde tem sinal e costumam cumprir com o prometido. .. e são os que parecem ter mais cuidado com a qualidade do material instalado e na forma de o instalar. A NOS já deveria ter sido encerrada há décadas, e teria sido se isto não fosse a “república das bananas” onde se faz o que quer e se safa na maior parte das vezes.
      Mas tem que ter sinal, coisa que tal como os outros também é problemático em muitos locais! Mas enfim, cobrir o céu deve ser mais fácil digo eu, já que não existem objectos a bloquear o sinal, o problema do relevo, reflexos de sinal e sobreposição de sinais são menos críticos, etc.
      Por outro lado poderia sempre brincar que com a Vodafone os coitados dos passageiros não iriam ter muito tráfego para poder usufruir da Internet :p

  10. DRº Casemiro Serapilha says:

    A internet 4G da NOS em terra é mais que degradante, a pior de todas as operadoras e basta dar uma vista de olhos na APP da Deco Proteste, agora imaginem em pleno voo.

    4G na zona norte do país a 100kbps, equivalente a uma rede RDIS de há 15 ou 20 anos atrás.

    Mais vale ver um filme naqueles televisores para que o tempo passe mais rápido.
    Um abraço a todos….. 😉

    • Joao ptt says:

      Infelizmente a TV Cabo, ZON, NOS nasceu torta e torta continua! Eles já deveria ter substituído a sua infra-estrutura de cabo coaxial a 100% pela fibra-óptica em todo o lado.
      E nas torres de 4G também já deveriam ter optado por mudar tudo por material realmente de qualidade máxima, bem montado e claro boas ligações de fibra-óptica, micro-ondas e recurso satélite se as outras duas falharem (para garantir o mínimo).

      • Charlie says:

        Estao neste momento a modernizar toda a rede, 2G, 3G e LTE(4G)

        • Joao ptt says:

          Já tinha lido isso, mas modernizar não quer dizer nada na NOS, porque eles também meteram o 3G e o 4G mais recentemente e não é por isso que ficou melhor… e também me lembro de andarem a chamar fibra a serviço por cabo coaxial… vamos lá ver se é desta que a empresa abre os cordões à bolsa e arranjaram alguém competente para redesenhar a rede e com bons equipamentos e alguém para fiscalizar como deve ser a implementação toda de forma a que fique a funcionar como deve ser para TODOS os clientes actuais e futuros… mas não estou com esperança, porque aquilo só piorou com os anos… ao mesmo tempo que tinham todas as certificações e mais algumas e por aí em diante que podem ser muito importantes lá para eles mas que para o cliente final significava o mau serviço de sempre… e de tal forma mau que mudei-me para o serviço de Fibra da MEO há 3 anos ou coisa que o valha e só tive problemas umas 6 vezes e a maior parte delas porque andei a mexer no router (que diga-se é uma porcaria… tive que meter outro router wireless para ter rede sem fios como deve ser).

  11. marciano says:

    Agora não se esqueçam de cobrar valores tipo a TAP, alguns têm net, mas o que pagas é mais barato ir a pé.

  12. Ze says:

    O ser humana já nem pode estar 1 hora sem facekook…

  13. Rodrigo says:

    Sempre que damos um passo para a frente de seguida damos 2 para trás. Boa sorte com a velocidades a 1mb da nos lá em cima. Em vez de pensarem em fornecer algo de qualidade continua-se neste país a aprovar as propostas mais baratas, e com menos qualidade.

  14. Pedro Cunha says:

    A Norwegian já tem internet a bordo pelo menos desde 2015 e até nem funciona muito mal e é gratuita.

  15. addictedOne says:

    Assumindo que a internet seria transmitida por wifi, ou seja por um AP consequentemente ligado à energia do avião… Isto torna virtualmente possivel um curto circuito remoto na rede electrica a que está ligado o AP :O
    Just saying…

  16. Joao says:

    A Nos não consegue garantir 4g em zonas balneares como mira (nem 3g) como vai garantir nos aviões??? Ehehehe

  17. MikeB says:

    Portanto a NOS não consegue disponibilizar rede móvel de forma aceitável incluindo nos grandes centros urbanos deste país aos seus clientes e a sua bandeira actual é “ei! Conseguimos disponibilizar tráfego de dados a 10k pés! ” ?!?! Vão-se lixar NOS – com “F” maiúsculo!

  18. adolfo noites says:

    wtf?? abixo dos 1000m usam satélite e acima até aos 12000 é que usam rede móvel??

    • Charlie says:

      As antenas em terra que emitem para o céu só asseguram a cobertura a partir de uma certa altura (1000m), caso contrário seriam necessárias muito mais antenas. O mais certo mesmo é que abaixo dessa altura nao exista net, uma vez que já se estará no processo de aterragem/descolagem.

  19. Charlie says:

    Apagaram o meu comentario, nao sei porque. A NOS vai instalar novos emissores e novas antenas viradas para o céu. Emitem em frequencias diferentes das frequencias terrestres. O sinal nos avioes será distribuido por wifi. Ninguém vai apanhar o sinal directamente no telemovel.

  20. Charlie says:

    Este sistema foi desenvolvido e esta a ser instalado pela Nokia.

  21. RVO says:

    Já tive experiência em alguns voos e posso dizer que é rápida a Internet, ao contrario do alfa CP que a rede WiFi serve para bloquear o acesso e assim ficarmos isolados da NET a desfrutar a viagem e a vista.
    Vamos de comboio para aproveitar o tempo a trabalhar mas as condições de Wi-Fi são miseráveis.
    Nos ares pela Europa, norte de África e Ásia e navegar sem limites, no caso da Emirates por apenas $1 USD!

  22. Celso Costa says:

    Bem na grande Lisboa já tenho 4g+ em rede nos pode ser que comecem a alargar ao resto do país…

  23. avratrugras says:

    Srs da PlpWare, por favor mais cuidado nas vossas noticias
    A NOS apenas vai dar partilha das suas torres, as antenas são obviamente diferentes e terão 5 localizações diferentes em pt.
    O operador é a DTAG em toda a rede EAN.
    Existem eng portugueses, em Portugal a trabalhar para que este projecto seja uma realidade
    https://www.youtube.com/watch?v=j7jq8vkYyrU

    • Pedro Pinto says:

      Obrigado pelo video. Quanto ao resto não vejo onde a notícia esteja errada. Obviamente que será uma partilha de torres e claro que estarão em localizações diferentes.

      • Charlie says:

        Não é isso o que diz a noticia. Diz que a NOS é que ira dar o serviço de Internet. Ora isso não é verdade. Todo o sinal será encaminhado para a DTAG que terá o seu próprio gateway. A NOS apenas irá disponibilizar os sites e a torres. O equipamento, as antenas e a transmissão será completamente diferente da rede terrestre.
        A NOS não terá que adaptar nenhuma antena. Serão instaladas novas antenas e novo equipamento da Nokia.

  24. Charlie says:

    Para quem quer perceber os detalhes.. da solucao.
    https://www.youtube.com/watch?v=SjDhqRlUlhg

  25. Miguel Gomes says:

    Kakakaka. Bem que nunca vão ter rede.

  26. Alguém says:

    A concorrer com margens quase no vermelho não admira.
    Se a atual infra-estrutura terrestre é o que é (bastante má) vai ser de rir…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.