Auscultadores Sony explodem e provocam ferimento devido a má utilização
Os dispositivos têm regras que devem ser cumpridas. Um exemplo do perigo da falta de comprimento destas normas aconteceu a uma utilizadora de Wuhan, na China. Ao ligar os seus auscultadores, uns Sony WI-1000XM2, à corrente elétrica para os carregar, usou o adaptador errado. Como resultado, os Sony explodiram e provocaram queimaduras com alguma gravidade.
Com a multiplicidade de carregadores que existem e portas similares para fins diferentes, este enganos poderão ocorrer com mais frequência. Cabe às marcas uniformizar as portas e tomadas evitando casos como este.
Não é incomum ouvir histórias de baterias de smartphones e portáteis que explodem. Contudo, grande parte das vezes trata-se de incúria dos utilizadores. A forma como se usa a tecnologia carece de cumprir as normas e regras definidas pelo fabricante.
Nunca podemos esquecer que uma bateria é um possível componente explosivo se for mal manipulado ou tiver defeito de fabrico.
Auscultadores Sony explodem por erro de utilização
A história chega-nos de Wuhan, China, e tem como protagonista uns auscultadores Sony WI-1000XM2 que depois de ligados num adaptador errado explodem e causam ferimentos numa criança. Segundo informações, uma mulher terá usado o adaptador de som para o entretenimento no avião e ligou-o por engano à alimentação AC.
Com a explosão do hardware, devido à sobrecarga de energia recebida, os auscultadores, que custaram 2.300 yuans (cerca de 300 euros), provocaram queimaduras na mão do seu filho que segurava os auscultadores.
Quando a proprietária dos auscultadores chegou a casa naquela noite, queria carregar os Sony. Contudo, em vez de usar um carregador, o seu filho usou o adaptador que é utilizado nos aviões para aproveitar o sistema de entretenimento durante o voo.
Então, no momento em que a criança os liga à corrente com este adaptador, os auscultadores explodem queimando com alguma gravidade a mão direita da criança.
A Sony adverte para perigo no mau uso dos acessórios
O adaptador para utilizar nos aviões permite que o utilizador aproveite o som do sistema de entretenimento durante o voo. A Sony incluiu um aviso no seu site alertando o seguinte:
ATENÇÃO!
O adaptador de bordo não se destina a carregar o seu dispositivo. Ligar o adaptador de bordo a uma tomada de alimentação AC para carregar os auscultadores causará danos graves ao dispositivo.
Quando a mulher apresentou uma reclamação na loja onde os comprou, foi-lhe dito que não havia forma de ter garantia tendo em conta "que o acidente foi causado pelo funcionamento impróprio do dispositivo". Contudo, a mulher não ficou convencida e quer que lhe sejam pagas as devidas custas causadas pelo acidente.
Logo após esta notícia ter sido veiculada pelos meios de comunicação locais, surgiram relatos sobre a incidência semelhante. Muitos fizeram o mesmo erro e causaram danos nos equipamentos.
Este artigo tem mais de um ano
Isto acontece com qualquer produto. A marca e modelo não são relevantes.
Qual é a pessoa sã que decide ligar a entrada de áudio dos headphones a uma tomada elétrica? Ainda por cima com eles nos ouvidos?
Quem referiu que eles estavam nos ouvidos??
E para pessoas menos experientes é natural confundir as fichas. Se reparares nas imagens acima, são bastante parecidas às fichas de tomada eletrica!
Oi???
😀
Procura por fichas chinesas e repara que não têm nada a ver. Geralmente são 3 pinos e nem são redondos. Neste caso foi puro descuido/preguiça de procurar o carregador certo
Então ele deve ter muito cuidado para não enfiar um carregador no nariz de um porco, que também é muito parecido com uma tomada eléctrica.
Eu sei que parece parvo, mas mas como referi, pessoas menos experientes ou com pouco cuidado ou com pouca massa cinzenta na cabeça, poderão confundir aquela ligação tipo 3,5 mm *dupla* dos headphones com a ligação da tomada elétrica sem terra. Vejam a última imagem do artigo e compreendem o que falo.
Também acontece tudo em Wuhan.
Deviam estar a testar um novo vírus e distraíram-se…
Estou neste momento a utilizar os Headphones WH-1000XM3 e também tenho os WF-1000XM3,carrego com um Cabo USB-C da Huawei e utilizo um carregador de 40€ da Anker , nunca tive problemas, regra geral, os produtos da Sony são de qualidade e duram bastante tempo. A moral da História é utilizar os cabos adequados e sempre que possível, os carregadores da marca, no caso dos auriculares bluetooth, a Sony inclui apenas inclui um cabo USB-C.
O problema não foi utilizar um carregador defeituoso ou inadequado, foi ter utilizado, em vez de um carregador, um adaptador de jack para saída de áudio de avião.
No mínimo a criatura é muito distraída.
Exatamente.
a marca ao preço que cobra, também podia ter adicionado um circuito de proteção para evitar estes problemas. O cliente até pode se ter engando ao pegar no carregador