Apple Watch detetou queda grave num ciclista e avisou o socorro e a família
São muitos os casos que dão conta da utilidade do Apple Watch em momentos complicados de saúde. Mais que ter um relógio, para lá das notificações e das funcionalidades de entretenimento, o smartwatch pode ser um salva-vidas presente no nosso pulso. A Apple equipou-o, desde a série 4, com ECG e Deteção de quedas. Este último recurso poderá ter salvo a vida de um praticante de BTT.
Gabe Burdett partilhou a experiência da sua família numa publicação no Facebook, esta sexta-feira.
Apple Watch poderá ter salvo mais uma vida
São muitos os testemunhos de pessoas que atribuem ao Apple Watch a capacidade de lhes ter salvo a vida. Seja a detetar anomalias no ritmo cardíaco, seja a avisar de quedas inesperadas, a verdade é que este gadget é único. De tal forma que na sexta-feira passada, a história de Burdett tornou-se viral no Facebook.
Gabe e o seu pai Bob tinham planos para pedalar juntos no fim de semana passado. Contudo, o pai de Gabe sofreu uma queda grave enquanto andava de bicicleta antes da chegada do seu filho.
Após a queda, o sistema do Apple Watch enviou automaticamente uma mensagem de texto (via iPhone) para a pessoa registada na app Watch como contacto de emergência. Posteriormente, quer a pessoa identificada na app, quer o serviço de emergência receberam a localização do local do acidente.
No domingo passado, enquanto tentava encontrar-me com o meu pai para um passeio de BTT no Riverside State Park (MTB na RSP), recebi um texto do Apple Watch do meu pai avisando-me que "detetou uma Queda Grave" com um mapa para a sua localização. Não estava longe do nosso ponto de encontro. Fomos diretos para lá - mas ele tinha saído dali enquanto chegamos. Recebo outra atualização do relógio a dizer que a sua localização mudou com um mapa de localização do Hospital. O meu pai caiu de bicicleta no fundo do Doomsday, bateu com a cabeça e ficou inconsciente, voltando a si nalgum momento durante a viagem de ambulância.
O Socorro, segundo o relato, chegou primeiro que o filho de acidentado, mostrando a eficácia do sistema da Apple.
Utilize a deteção de queda com o Apple Watch Series 4 e Series 5
Se tem um Apple Watch Series 4 ou Series 5, deve ativar este recurso. A Apple não ativou automaticamente o recurso a pessoas com menos de 65 anos, mas o utilizador poderá ativar nas definições. Além disso, mantenha os dados da Ficha médica atualizados e identifique quem quer que o sistema contacte em caso de emergência.
Como funciona
Se o Apple Watch Series 4 ou Series 5 detetar uma queda grave enquanto estiver a utilizar o relógio, alerta-o ao vibrar, toca um alarme e apresenta um aviso. Pode optar por contactar os serviços de emergência ou fechar o aviso ao premir a Digital Crown, tocar em Fechar no canto superior esquerdo ou tocar em "Estou bem".
Se o Apple Watch detetar que está em movimento, irá esperar que responda ao alerta e não entrará automaticamente em contacto com os serviços de emergência. Se o relógio detetar que está inerte há cerca de um minuto, irá efetuar a chamada automaticamente.
Quando a chamada terminar, o relógio envia uma mensagem aos seus contactos de emergência com a sua localização. Desta forma, estes saberão que o relógio detetou uma queda grave e que entrou em contacto com os serviços de emergência. O relógio obtém os contactos de emergência a partir da sua Ficha médica.
Assim, torna-se muito importante preencher estes dados da Ficha média.
Ativar ou desativar a deteção de queda
- Abra a app Apple Watch no iPhone e, em seguida, toque no separador O meu relógio.
- Toque em SOS emergência.
- Ative ou desative a Deteção de queda.
Se introduziu a idade quando configurou o Apple Watch ou na app Saúde e se a idade for igual ou superior a 65, esta funcionalidade é ativada automaticamente.
Apesar de ser um recurso apurado, a Apple adverte que o Apple Watch não consegue detetar todas as quedas. Contudo, quanto mais ativo for, mais facilmente poderá ativar a deteção de queda devido a atividades que possam parecer quedas.
Este artigo tem mais de um ano
É cada notícia mais encomendada…! A apple está mesmo em desespero!
Ó chatice ó aborrecimento de não ter um smartwatch da maçã trincada. Dores pélvicas assolam os dias tristes sem um gadgetzito para mostrar que tem jota louco, nem mesmo um xines cópia da genesis. Pobre jota pobre jota que se junta a maçã num coro silêncio a estender a mais por um punhado de dólares. No cartaz dizia e ainda diz “ a apple está mesmo em desespero!” a vossa moeda pela almas.
Samsung é muuuito a frente desta brincadeira e bateria dura 3 dias e custa o metade…
E por acaso deteta quando cais e da te logo a opção para ligares ao 112? Ou é apenas mais a frente porque tu nao sabes juntar dinheiro para um Apple watch?
Só “juntar dinheiro” parece muito forçado, só o fazes para comprar Apple?
Só que o Apple Watch tem funcionalidades melhores, isso ninguém pode negar, existem inúmeros relatos nos EUA de pessoas que já foram salvas por esse relógio
por mentalidades destas que o pais esta assim…falar sem se informar primeiro..
Neste caso, até nem acho que tenhas razão…
Isto é a demonstração de aplicação prática da funcionalidade disponível no Apple Watch e tem a vantagem de nos fazer perceber melhor a importância que a mesma tem.
Eu já sabia desta funcionalidade, mas, apesar de ter achado importante, não achei tanto como ao ver a sua aplicação na realidade.
Portanto, a notícia é muito útil.
Além disso, pratico BTT em trilhos muito técnicos, com descidas íngremes e por vezes fazem-se descidas a mais de 50km/h, entre árvores, pedras, galhos e troncos caídos. Evito ir sozinho (quando vou sozinho nunca arrisco grandes velocidades) porque sei que se cair, será grave e provavelmente perderei a consciência… Agora imagina: no meio do nada, com acesso dificílimo, em que para lá chegares a pé demoras mais de uma hora…cair e ficar inconsciente, provavelmente com ferimentos graves (hemorragia interna, por exemplo…)…Esta funcionalidade salva-te a vida.
Sem Apple Watch é para ficar lá caído mais de 24horas…
Aquele momento em que vens aos comentários e mesmo antes de chegar já sabes que um dos primeiros comentarios vai ser alguém azeado porque é Apple.
Se fosse outra marca, certamente que nao terias feito este comentário.
Eu conheço um caso de uma vizinha que passou mal e desmaiou, o Apple Watch detectou e enviou uma mensagem de emprego para o filho dela, não é questão de desespero é questão doque o relógio pode fazer.
querias era ter um…
Não sou fã da Apple, mas tenho q valorizar que as funcionalidades descritas podem ser uma melhoria para a qualidade da vida de uma pessoa, fiquei curioso se os restantes fabricantes têm funcionalidades semelhantes.
Epah, descupe lá quem não sei porquê, odeia a Apple, cada um tem o que quer.
O Apple Watch sempre esteve, pelo menos no que toca á parte da saude, á frente dos outros, seja no software ou seja nos sensores. A coisa funciona, e bem.
Se ajuda a prevenir ataques cardiacos ou numa queda, avisa os serviços de emergencia e contactos, só vejo vantagens.
Custa dinheiro, muito, custa, mas não é só para ser bonito e fazer figura.
Um excelente exemplo da tecnologia a funcionar em prol da humanidade 🙂
Seja de que marca for….
Se o serviço funcionar cá, e para quem tiver um, que o configure devidamente!
Este serviço funciona em Portugal? Em caso afirmativo, em que consiste o contacto com os serviços de emergencia?
Toda a Info:
https://support.apple.com/pt-pt/HT208944
Estes relógios funcionam com Android?
Não. Estes dispositivos, embora tenham já um grande grau de autonomia, porque já têm loja de apps própria, porque já atualizam sem recurso ao iPhone, precisam do iPhone para emparelhar e ter várias funcionalidades agregadas à app Watch, existente no iOS.
Por razões que não vêem ao caso, conheço pessoas de idade que vivem sozinhas. São autónomas exceto em caso de quedas.
Uma impresiona-me bastante. A casa tem R/C e 1.º andar e, como não sobe escadas, usa uma cadeira-elevador, mas o risco de cair é grande.
Já tive um familiar que ficou horas caído sem se poder levantar até aparecer alguém.
Convém que que não se riam mas a história é verdadeira: num casal, ambos bastante surdos, que usavam aparelho auditivo, à noite, quando os dois tinham tirado os aparelhos auditivos: a mulher tinha sido operada e estava de cama; o marido veio ao R/C, caiu e não se conseguia levantar; chamavam um pelo outro e não se conseguiam ouvir; foi assim que a filha os encontrou na manhã seguinte quando foi lá a casa.
Não é a primeira vez que leio notícias como a do post:sobre deteção de quedas pelo Apple Watch. Num caso, o Apple Watch, usado por uma mulher com uma doença neurodegenerativa comunicou ao marido uma queda. O marido contactou um vizinho que abriu a porta e encontrou a mulher caída. As quedas são um assunto frequente e importante a partir de certa idade (cair ao andar de bicicleta, enfim, nem por isso, o normal é que quem cai se levante).
Por isso, em vez de comentários patetas do tipo: “É cada notícia mais encomendada…! A apple está mesmo em desespero!” pensem duas vezes.
… Por razões que não vêm (de vir) ao caso – e não “vêem ao caso. Vêem é de ver (com “dois olhos” os “ee”, que com o acordo ortográfico perderam o ^)
esse reloge tá a ficar perigose… e se tou a esgalhar o pessegueiro e o watch liga para a minha mãe ? forget about it.
Por sorte ainda tinha bateria!!
Não têm mais nada que escrever. Saudades da sensura. Se ainda o relógio tivesse avisado o ciclista que iria ter um acidente…. isto já seria notícia.
Se fosse Samsung ou Xiaomi ao cair rebentava todo e nunca mais dava. Mais uma vez, Apple a demonstrar quem manda
então se o relógio cair ao chão e um gajo não der conta, passado um bocado tem o inem à porta, não?…
se o gajo deixa cair uma coisa tão cara sem dar por ela, tbm não deve saber ativar esse aviso de queda
Se o relogio nao detectar que está no pulso, nao irá fazer isso como é óbvio.
Detectar se está a ser usado ou nao é uma funcionalidade básica da maioria dos smartwatches hoje em dia.
Tendo o apple watch 4 justifica-se o o series 5? Ou basicamente é so pelo always on?
Isso só depende de ti.. eu comprei os série 4 ontem em bom preço..Prk acho k não vale a pena o 5
Realmente, o que há de mais interessante nesta noticia são os comentários.
É fantástico ver que não conseguem ler uma informação importante sem terem que descarregar o que têm.
Gostaria de poder oferecer aos meus familiares mais idosos esta ferramenta de ajuda nas suas vidas. Pouco me importa se é da marca A, S ou X… ou outra qualquer. O importante é o que a “ferramenta” pode fazer por elas, pelas pessoas. Felizmente que há tecnologia disponível e inteligência para a colocar ao nosso dispor. Isso si, tem que ser apreciado.