Apple terá investido 2,7 mil milhões de dólares em ecrãs OLED LG

O que é um ecrã OLED?

Em termos simplistas, um OLED significa diodo orgânico que emite luz (organic light-emitting diode). Esta tecnologia é atualmente uma das mais avançadas no que toca a ecrãs utilizados em Tvs, computadores, smartphones, etc. O OLED é diferente do LCD, Plasma ou LED e destaca-se dos seus “concorrentes” por consumir menos energia, ser mais leve, fina, oferece ângulos de visão maiores com melhor brilho e contraste, além de reproduzir cores mais naturais.


Destaques PPLWARE

42 Respostas

  1. Belmiro says:

    Até os microLED terem a qualidade de imagem e fiabilidade dos produtos actuais ainda vamos ter que esperar 2019-2020 pelo menos. Até lá a Apple, LG, Samsung, Sony, etc tem que se ficar pelos LCD e OLED.

    • Vítor M. says:

      Provavelmente e por esse motivo a Apple ainda terá de investir alguns anos em OLED. Mas… ainda há quem “aposte” que este ano o iPhone 8 vem com Retina… será?

      • Bruno says:

        Quem é que aposta que o iPhone 8 não vem com ecrã OLED?

        • Vítor M. says:

          Li há umas semanas uns “fazedores de opinião” a interrogar-se se a Apple iria mesmo avançar para ecrã OLED. Uns diziam que era certo, mas havia quem dissesse que não havia razão para tal, mais ainda havendo estes entraves que se fala a do Touch ID.

          Então a questão que colocavam era: qual a razão que levará a Apple agora a avançar para essa tecnologia quando já evoluiu significativamente varias funcionalidades na sua marca Retina e em vários dispositivos até amadureceu mesmo outras tecnologias associadas e com garantia de óptimo funcionamento (referiram o 3D Touch, Touch ID, tecnologia ProMotion, etc….) se poderiam fazer evoluir os seus estás IPS.

          Bom, havia mais detalha que não me lembro, mas a questão era dentro dessas ideias.

          • Bruno says:

            Continuas sem dizer quem é que aposta!
            O que dizes parecem mais divagações de pessoas que preferem ignorar as informações que têm saído cá para fora sobre o ecrã que será usado, do que alguma informação privilegiada sobre componentes do iPhone 8.
            Não seria por usar um ecrã IPS que resolveria a questão do TouchID. 3D Touch não está incorporado no próprio ecrã IPS, é outra tecnologia, que pode ser integrada com outros tipos de ecrã. Tecnologia ProMotion é dos iPads, não dos iPhones. Os argumentos acabam por ser um pouco ocos, acabam na prática a defender que a Apple nunca vai mudar dos ecrãs IPS.

          • Vítor M. says:

            Queres saber quem estava a falar? Não tenho qualquer interesse em estar a publicitar quem foi, e provavelmente são divagações desses youtubers sim, não o estou a afirmar que tenham informações privilegiadas, na conversa deles foi somente para reforçar alguns pontos “históricos”, como fazem sempre quando o assunto são produtos Apple e divagaram (alguns até de uma forma mais acesa) sobre o que a Apple poderia fazer com a evolução dos ecrãs IPS.

            Mas gostei de ler o que disseste… tu que és sempre um contra os rumores dizes o seguinte “divagações de pessoas que preferem ignorar as informações que têm saído cá para fora sobre o ecrã que será usado”… muito bem, mas a Apple disse oficialmente qual é esse ecrã?

            É que de umas vezes dás uma no cravo e outras na ferradura 😉 sobre o que é dito ou não pela Apple. Mas ok…

            Quanto ao resto, bom, pode ser que sim, eu acredito que este poderá ser o momento de evoluir para os ecrãs OLED mas pelo que dizes a Apple então só o fará nos iPhones…. hmmm será? É que provavelmente fará o mesmo nos iPads, digo eu 😉 Esse teu argumento que a “Tecnologia ProMotion é dos iPads, não dos iPhones” é um pouco “oco” sim, porque a empresa sempre desenvolveu os Retina em paralelo. Mas se tu o dizes 😉

          • Bruno says:

            @ Vitor M., está-se a falar do crédito dado a informações, não de certezas absolutas!
            São várias fontes independentes, com credibilidade histórica e com contactos nos fornecedores de componentes, há vários meses a afirmar a adopção de ecrãs OLED no novo iPhone, quando outras fontes com contactos privilegiados na Apple não aparecem a duvidar dessa informação e até assumem como dado adquirido, e quando futuros acessórios, possíveis vidros do iPhone, esquemas, e software da Apple indicam um ecrã que não terá uma forma rectangular regular – OLED é muito mais fácil de adaptar estas formas. Não tem havido informação saída da cadeia de fornecedores a falar de ecrã IPS para o iPhone 8.
            Há muitas mais evidências a apontar para um ecrã OLED do que um ecrã IPS no iPhone 8, de modo que nesta altura é preciso mais do que deambulações para se equacionar que um ecrã IPS é mais provável.

            Tecnologia ProMotion só existe nos iPad Pro, é uma evidência, e se só existe nesse equipamento não é uma tecnologia obrigatória neste momento para um iPhone com ecrã OLED, pode ser adaptada mais tarde a ecrãs OLED.
            Os ecrãs dos iPads e os ecrãs dos iPhones têm diferenças. Por exemplo, não foi por o iPad Pro ter tido tecnologia True Tone “display” (há ano e meio) que a Apple usou a mesma tecnologia no iPhone.

          • Vítor M. says:

            Mas em relação a certos rumores, que em certos comentários criticaste por serem rumores, estás a dizer aquilo que te disse sobre a fiabilidade das informações saídas de forma não oficial.

            Sobre o ecrã do iPad… pode ser mais tarde. Mas não deve fazer sentido, como referi, ter um dispositivo em IPS e outro em OLED. Acredito que vá evoluir todo o ecossistema para OLED.

            Quanto às diferenças do iPad para iPhone no que toca à funcionalidades, claro, há diferenças porque são diferentes no conceito, mas há similaridades porque evoluíram lado a lado. Nada como recuar aos mais elementares gestos.

          • Bruno says:

            @ Vitor M., que tal um pouco de honestidade! Se antes te criticaram foi por introduzires rumores como factos, ou por dares credibilidade sem pensamento crítico, a rumores que se contradizem – acho que não são precisas grandes explicações sobre a incongruência da coisa!
            Aqui estão te a perguntar pela fonte de algo que dizes para perceber o nível de credibilidade da mesma, já que todas as evidências conhecidas até agora, que são várias ao longo de meses (não é um pequeno rumor), apontam no sentido oposto – ninguém falou em certezas!

            Se acreditas que vai evoluir para OLED, terá de haver um período em que haverá dispositivos com ecrã OLED e outros com IPS, já que a Apple tem mantido o fabrico dos modelos de iPhones durante mais do que 1 ano (idêntico nos iPad) para rentabilizar os modelos a preços mais baratos, de modo que o que não faz sentido é dizeres que acreditas nisso e ao mesmo tempo dizes:
            “Mas não deve fazer sentido, como referi, ter um dispositivo em IPS e outro em OLED.”

            Se admites que têm tecnologias diferentes, então porque carga de água usas o ProMotion (que não existe no iPhone) como argumento a impedir o OLED no iPhone 8?

          • Vítor M. says:

            Isso, sê honesto, até porque quando os rumores não são os teus, não têm pensamento crítico (treta, como sempre). Já anteriormente disse que era mais difícil apanhar um coxo!!! Mais uma vez que apanho estas trapalhadas para justificares as tuas trapalhadas. Se os rumores são usados por mim ou por outros… não servem, mas os que usas… a esses sim, estão bons. 🙂 enfim. Andas e desandas e lá cometes os mesmos erros.

            Quanto às tecnologias, parece que tenho de te dizer novamente que, sendo plataformas diferentes, sempre evoluíram lado a lado, até partilham muitas das suas funcionalidades basilares, por isso não faz sentido a Apple, pelo menos entendo que não na margem do rumor (aqueles que não servem para ti, mas que encontrarás um que sirva) agora haver para iPhone OLED e não haver para iPad. Podendo desta forma a Apple “migrar” as tecnologias ou pelo menos desenvolver outras mais eficazes sem prejuízo do seu ecossistema.

          • Bruno says:

            Mais desconversite aguda… Onde é que eu aqui estou a apresentar rumores como certezas? Ou onde é que estou a apresentar um pequeno rumor que vem duma pequena fonte de credibilidade dúbia e faço disso uma notícia para o público, defendendo como credível, ignorando as contradições dadas?

            Já vamos em plataformas? Mas onde é que eu antes falei em plataformas? Falei em ecrãs e na sua tecnologia, que tem diferenças entre iPhone e iPad e, não é por isso que deixam de funcionar como pretendido no iOS. Não há qualquer requisito tecnológico para que um e outro usem exactamente o mesmo tipo de ecrã imediatamente. Não é por o iPhone ter OLED que o ecrã do iPad deixa de funcionar por ser IPS!
            Já ficou demonstrado que a Apple não anda a migrar à pressa toda e qualquer tecnologia de ecrã entre iPhone e iPad.

          • Vítor M. says:

            Pois, agora já não fazes nada nem dizes nada nem te suportas em nada. Era previsível.

            “Já ficou demonstrado que a Apple não anda a migrar à pressa toda e qualquer tecnologia de ecrã entre iPhone e iPad.”

            Certo, pode ser, contudo, com a mesma pressa que mudará, segundo os rumores, no iPhone para OLED.

          • Bruno says:

            Serás que és capaz de responder às perguntas? Onde é que nestes comentários falei em plataformas ou o resto do que te pergunto? Será que os pontos de interrogação fazem confusão?

            Mesma pressa? Como é que introduzir um novo modelo de aparelho com OLED, mantendo outros aparelhos novos com IPS, implica a mesma pressa de mudar aos mesmo tempo vários aparelhos diferentes para OLED, deixando de usar IPS?

          • Vítor M. says:

            Estás a dar credibilidade sem pensamento crítico, a ideias que não fazem sentido porque é mera retórica de tua parte. Estás a andar à volta da mesa com um assunto que não sabes nada, que não tens qualquer informação oficial, credível, apenas estás a a levar a conversa, com esses pontos de interrogação sem sentido para aquilo que apelidas (lá está, é pela experiência estou a ver) de desconversite aguda.

            O assunto teve todas essas respostas bem lá atrás, não percas tempo a enrolar conversa.

            Os pontos (informações validadas sobre as tecnologias usadas no novo iPhone 8) sabidos oficialmente sabes quais são? Podes enumerar cada um deles?

          • Bruno says:

            É cómico falares em retórica quando escreves como se andasses a colar palavras num parágrafo, na esperança que alguém se iluda e pense que o conjunto faz uma frase com alguma ligação ao contexto – a coloquial areia para os olhos, instrumento de desconvercite.
            É tal a areia que até te atrapalha… primeiro dizes que as perguntas não fazem sentido, mas depois afirmas que já foram respondidas!! É uma arte saberes respostas para perguntas sem sentido, semelhante à arte das respostas invisíveis!

          • Vítor M. says:

            Não, foi mesmo para veres que só colocas palavras sem dares o devido recheio… e continuas… é que só usas mesmo a tal palavra que alguém já te tinha dito (por alguma razão) a tal desconvercite 😉 por algum motivo foi, verdade?

            Sim… já sei, as tuas fontes, os teus rumores são os correctos, os quer padecem de certezas e as tuas respostas são as insuspeitas. Sim está bem está. 😉 já sabemos.

          • Bruno says:

            @ Victor, é o motivo de eu estar perante alguém que quando não tem argumentos desconversa.
            Parece que é preciso repetir pela terceira ou quarta vez, em nenhum destes comentários apresentei informação de rumores como uma certeza!

          • Vítor M. says:

            Estás a começar a ficar mais congruente. Já dizes que que os teus argumentos são baseados em rumores. Já é um avanço. É que antes os teus argumentos eram baseados nos melhores rumores 😉 e os meus nos rumores que nem existiam. Já demos um passo em frente. Estás e melhorar.

            Vamos esperar, então, pelo lançamento…. até porque para já, são tudo rumores, verdade?

          • Bruno says:

            @ Victor, tens memória curta ou selectiva? Já é 3ª ou 4ª vez que digo que não estou a falar em certezas – a discussão é sobre a credibilidade das informações.
            Já agora, nesta discussão sobre o ecrã do iPhone, o que tu mencionaste nem sequer é um rumor, são divagações (algo que admites) de outras pessoas, não qualquer informação especial sobre o iPhone 8.

          • Vítor M. says:

            Não não, tanto não tenho que estás já alinhado com o que tenho dito desde sempre. Estamos a falar em rumores, agora estás realmente a falar corretamente. Antes é que estavas com a memória retorcida. Foco satisfeito de ver que estamos agora a falar do mesmo.

      • Belmiro says:

        Mas os ecrãs dos iPhone não são já “retina” (mas de muito baixa resolução em comparação à concorrência)?

        Ainda que sofram um upgrade não antevê nada mais que equiparar à concorrência

        • Vítor M. says:

          Eu acho que está mais que na hora da Apple apostar nos OLED, embora que num smartphone, naquilo que fazes em 90% do tempo que o usas, a tecnologia atual do iPhone e serve a 100% e nem notas qualquer diferença para os melhores ecrãs.

          Não é a ver um mail, a navegar na web, a ler o chat, a fotografar, a telefonar, a atualizar as redes sociais, a ver filmes na web que tiras proveito (nem mesmo nos jogos casuais).

          Tiras sim num bom jogo ou num bom filme que tenhas no teu dispositivo. Fora isso…. muito pouco mais.

      • Pllz says:

        retina nao e uma tecnologia. E um termo de marketing que nao tem nada a ver com alinhamento de pixeis nem matrizes nem nada de nada.

        • Vítor M. says:

          Retina Display is a brand name used by Apple for its IPS panel device screens. They have a higher pixel density than previous model screens. Apple has applied to register the term “Retina” as a trademark in regard to computers and mobile devices with the United States Patent and Trademark Office, Canadian Intellectual Property Office, and in Jamaica. On November 27, 2012 the US Patent and Trademark office approved Apple’s application and “Retina” is now a registered trademark for computer equipment.

          • Vlad says:

            Não sei qual a intenção da resposta, pois acabaste de confirmar o que o Pllz disse. E o termo Retina Display não é apenas usado pelos painéis IPS usados nos aparelhos da Apple. A Apple indica que o Apple Watch possui um “Retina Display” no entanto este é um OLED.

          • Vítor M. says:

            Se não sabes para que metes a colher? A resposta foi para lhe dizer que não se falou em tecnologia, apenas da designação. Ele falou em tecnologia, onde digo eu que é tecnologia? Que disparate que dizes…

      • Welldone says:

        ‘retina’? Queres dizer IPS Led da LG? É que retina não é tecnologia nenhuma.

        • Vítor M. says:

          Retina Display is a brand name used by Apple for its IPS panel device screens. They have a higher pixel density than previous model screens. Apple has applied to register the term “Retina” as a trademark in regard to computers and mobile devices with the United States Patent and Trademark Office, Canadian Intellectual Property Office, and in Jamaica. On November 27, 2012 the US Patent and Trademark office approved Apple’s application and “Retina” is now a registered trademark for computer equipment.

    • Bruno says:

      Em wearables (como o Watch) não necessita de ter a mesma qualidade de imagem (cores) dum OLED actual – a tecnologia já permite naturalmente uma grande densidade de pixeis, baixo consumo e boa visibilidade.
      O grande problema para um smartphone não será a fiabilidade ou qualidade de imagem mas sim custos e capacidade de produção, daí que não seja minimamente expectável um iPhone com um ecrã desses no curto prazo, por mais que algumas pessoas especulem. Mas será realista esperar o seu uso em algo como o Apple Watch no curto prazo.

    • badanas says:

      @Belmiro, OLED é mais barato e simples a nível tecnológico de se construir e com uma imagem sem rival, por isso penso que microLED nunca chegará a ver a luz do dia, porque tecnicamente é tudo inferior ao OLED.

  2. Joel Reis says:

    Inovação… Um smartphone de retalhos.

  3. Miguel Porto says:

    Fico mt contente pela LG. Mts vezes a verdadeira inovadora mas… quem tem dinheiro manda :/

  4. Just love technology in general says:

    Eh pah! Blasfemias. A Apple não compra nada a ninguém, alias, a Apple é que inventa tudo, manda é os outros fazerem (sarcasmo, claro, nem podia ser outra coisa, ou sarcasmo ou burrice mesmo). LOL

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.