Apple enfrenta sério processo: AirTag foi usado em “múltiplos assassinatos”
Os AirTag da Apple provocaram burburinho no mercado, tendo os consumidores gostado e aderido à proposta. Contudo, a empresa de Cupertino está perante um complexo processo, por ter criado "uma das tecnologias mais perigosas e assustadoras usadas por stalkers".
Em dezembro, mais de três dezenas de vítimas de perseguição por AirTags aderiram a uma ação coletiva. A reclamação foi, entretanto, alterada e, em junho deste ano, as vítimas afirmaram que os AirTag se tornaram "uma das tecnologias mais perigosas e assustadoras usadas por stalkers". Isto, devido à facilidade de acesso, bem como ao baixo custo para fornecer a localização de um indivíduo em tempo real.
Inicialmente, segundo a Ars Technica, as vítimas estariam preocupadas com a negligência da Apple, por não encontrar uma solução para um risco de segurança muito real. Conforme alega a denúncia, a Apple não terá feito o suficiente para mitigar os danos.
Um dos queixosos do processo original era a mãe de um homem morto pela namorada, após esta ter utilizado um AirTag para seguir a sua localização: "seguiu-o até um bar e atropelou-o com o carro, matando-o no local". A queixa alega que este é um dos "múltiplos assassinatos" auxiliados pelo dispositivo. /box]
A acusação realça que "as consequências têm sido tão graves quanto possível: ocorreram vários homicídios em que o assassino utilizou um AirTag para seguir a vítima".
Esta "perseguição por AirTags pode levar à ruína financeira, já que as vítimas arcam com custos significativos, como contratar mecânicos para desmontar os seus carros e localizar AirTags, ou mudando repetidamente de casa".
Além disso, os queixosos alegam que a perseguição por AirTags também pode terminar em violência, incluindo assassinato, e recordaram que o problema é provavelmente maior do que se imagina, porque a perseguição é historicamente subnotificada.
A denúncia contra a Apple alega que "ocorreram vários assassinatos nos quais o assassino usou um AirTag para rastrear a vítima".
Apesar de a empresa de Cupertino ter fortificado os recursos de segurança, nomeadamente notificações quando um AirTag é detetado nas proximidades, os queixosos alegam que os AirTag continuam a ser uma grande preocupação de segurança.
A Apple tem até ao dia 27 deste mês para responder.
Este artigo tem mais de um ano
Já se sabia que mais dia menos dia os processos iriam aparecer, a Apple ainda tentou colocar um aviso da proximidade e o aviso sonoro mas é ineficiente pois como sabemos podemos desabilitar com facilidade esse aviso sonoro.
Acho que passa por diminuir o tempo até que a pessoa seja informada que está a ser seguida e talvez até informar a quem pertence a Tag seja pelo numero (últimos 3 números de telefone)
Hehehe…é trágico , mas parece que todos os fabricantes de facas. Vão ser processados , por as facas terem sido usadas em vários esfaqueamentos..o mundo do está doido
Precisamente, e os fabricantes de smartphones vão para a cadeia por cumplicidade no tráfico de droga.
Acho piada que se queixam dos Airtag como uma forma de levar a crimes, mas se olham para as coisas desta forma, então os fabricantes de facas, armas e objetos/veiculos usados para matar alguém não deveriam também ser processados?
Além de que existem outras N formas de rastrear pessoas alem do Airtag mas não se vê ninguem a processar essas empresas que as fabricam.
Exacto a culpa é da apple porque a malta mata outras pessoas com facas e pistolas!
Agora a culpa é da Apple?
Uma pessoa mata outra com uma faca, vamos processar a empresa que fez a faca?
Processo única e exclusivamente pra chupar guita as empresas.
Se o telemóvel que o Airtag se liga para comunicar a posição é meu, porque raio a Apple não há-de ser culpada? Se metem o telemóvel a comunicar todos os airtags nas imediações. Pelo menos devia pedir-me autorização se quero comunicar a localização do airtag.
– onde leste que o comportamento é esse? isto é que identifica o airtag como sendo teu?
– Nunca me interessei saber qual o protocolo de comunicação dos airtag’s… tendo em conta o teu comentário, será algo parecido com o bluetooth?
No entanto sem qq tipo de emparelhamento autorizado não espero que a primeira identificação identifique o airtag como sendo o do “Manel”…
Ainda no ponto da suposição, pq não fui atrás da história que é aqui relatada na noticia, a ideia que dá é que a autora do crime terá ela colocado um airtag “dela” no local onde pretendia para poder seguir a outra pessoa, posso estar enganado, mas é o que me faz mais sentido com o conhecimento que tenho da matéria!!!!
WTF !!???!!!
Só mesmo no país dos “tolos” para aceitarem processos destes!!!!
– pq não colocam um processo na fabricante do carro que a homicida utilizou para atropelar o namorado??
– pq não colocam um processo no fabricanete da faca que o homicida utilizaou para degolar a mulher?!!!
– pq não colocam um processo na empresa que fez os lençois que por sua vez foram usados para enforcar o tio da prima da mulher do vizinho?!!!
Nunca vi a Smith & Wesson ir a tribunal por uma arma deles ter sido usada num assasinato ♂️
Dass!!! Tá tudo maluco!!??! Por esta lógica, uma empresa que fabrique armas nos EUA, onde é legal o acesso, quase indiscriminado, a armas de fogo está também a por-se a jeito para serem processados por fabricarem a “arma” que o maluquinho usou para massacrar n pessoas na escola “C+S, vê se aprendes” do Wisconsin…eu não uso air tags, mas acredito que o seu uso, pela maioria das pessoas, é para o efeito que se propõe. Agora se alguém decide colocar aquilo na mala de alguém e depois vai ao encontro da pessoa e lhe dá um tiro, não é a mesma coisa que eu comprar um GSM GPS tracker e fazer o mesmo?
Se o telemóvel a que o Airtag se liga é o meu e a sua localização é comunicada para a rede pelo meu telemóvel, porque raio a Apple não há-de ser culpada?
Ao menos mudam isso e colocam a questão a perguntar se quero comunicar a localização? Não, fazem tudo, usam meus dados, meu telemóvel, minha rede, para comunicar os Airtags. Parece que se esquecem que os airtags precisam de telemóveis por perto para dar a sua localização.
Vamos deixar de evoluir pk ha uma minoria que vai usar as coisas com más intenções.
É fechar já a internet pk não faltam crimes online.
E acabar com os carros pk matam muita gente.
Eu já sabia que isto ia acontecer!!
Lógicas do caraças… Então se alguém matar em grande quantidade com uma faca, vão proibir a venda de facas?!
Enfim..
AS comparações das Airtags com as facas ou armas de fogo são descabidas tendo em conta o que está no artigo “negligência da Apple, por não encontrar uma solução para um risco de segurança muito real”.
O objetivo da lâmina de uma faca é cortar se minimizas o risco de segurança ao tornar a faca romba destróis a utilidade da mesma, o mesmo se pode referir às armas de fogo o objectivo é provocar dano e esse não pode ser minimizado mas as armas têm à mesma outros mecanismos de segurança.
As Airtags têm um objetivo permitir o tracking de objectos, quando chegaram ao mercado não tinham mecanismos de segurança como a própria Apple foi obrigada a admitir quando lançou o update para alertar um utilizador se uma Airtag desconhecida estivesse a segui-lo entre outros mecanismos, a implantação destes mecanismos de segurança não afetou o objetivo original da Airtag por isso não é a mesma situação que uma faca ou arma de fogo.
Portanto aqui coloca-se a questão se a Apple foi negligente ao lançar o produto sem contemplar os riscos, se por exemplo alguém dentro da Apple alguém alertou os superiores para os riscos e por questões de tempo ou para priorizar desenvolvimento noutras áreas o assunto foi ignorado, eu não ficaria surpreendido que um júri responsabiliza-se a empresa.
Já existiam produtos idênticos, em função e tamanho, antes da Apple lançar o airtag e independentemente disso a Apple não tem qualquer culpa no mau uso que alguém faz do seu produto. Cristalino como água de nascente.
Existiam, vê a Chipolo, o problema é que na Apple o software está embutido no Sistema Operativo e comunica airtags mesmo que não sejam teus, usando o teu telemóvel, a tua rede, etc. Sem tu teres conhecimento e sem necessitar da tua autorização.
Se minimizas o risco de segurança ao tornar o Airtag incapaz de fazer tracking, destróis a utilidade do mesmo. Tal e qual como o teu exemplo das facas.
A questão é que as alterações que a Apple fez e foram várias – apple.com/newsroom/2022/02/an-update-on-airtag-and-unwanted-tracking/ não alteraram a funcionalidade das Airtag como dispositivo de tracking…
Se alterassem a funcionalidade das Airtag destruíam a utilidade das mesmas.
Não foi precisamente esse o teu argumento contra a analogia das facas? Tu decide-te, não podes ter sol na eira e chuva no nabal.
É a mesma situação, se um criminoso te rouba algo a que colocaste air tag deve avisar o criminoso?
É exatamente assim que as Airtags estão a funcionar…
Não percebeste…
Cada um é livre de pensar da forma que bem entende… Mas estás a querer dizer que compras facas rombas? Eu não compro têm de ser bem afiadas e quando deixam de cortar de forma correta levo-as aí afiador para ficarem ainda mais meticulosas na sua arte de cortar… e achas que é por causa disso que ando pelas ruas atrás de pessoas para as atacar?!!!!!
No entanto já sei s que e por acaso algum dia isso acontecer, já informei a minha mãe para meter a zwilling em tribunal por ser negligente em me vender uma faca que não era romba e se deixava afiar e por essa razão é que “vim a fazer esse ataque”
Enfim mentalidades!!!!
Pensava que só na terra dos Americanos as havia, mas afinal há outros!!!!
Estupidez completa. Como se não existissem outros localizadores iguais de outras marcas e como se os fabricantes desses localizadores (apple incluída) sejam os culpados do mau uso que algumas pessoas lhes dão.
Se um marido localizar a mulher num motel com outro gajo, através da partilha de localização dos telemóveis, (fácil dele ativar sem ela sequer saber), e depois a matar, a culpa é do fabricante do telemóvel que disponibilizou essa função? Ou é da google, devido ao software o permitir? Ou é da empresa que construiu o GPS que está em órbita e permitiu essa localização?
Enfim…
os teslas estao a filmar sempre o que se passa , se alguem riscar o carro a tesla é culpada ? o bandido vai pedir indemnização ?