Apple começa a vender AirPods Pro fabricados no Vietname
Há uma guerra tecnológica e política instalada entre os Estados Unidos e a China. Há cada vez mais um extremar de posições e os países parecem estar a usar empresas relevantes no mundo da tecnologia como peões neste tabuleiro de xadrez. Depois dos Estados Unidos desferir vários ataques e bloqueios à Huawei, ficou no ar que o alvo agora poderia ser a Apple, em terras de Xi Jinping.
Segundo informações, a China prepara-se para atualizar a sua lista de entidades não confiáveis onde entrará a Apple, mas não será a única norte-americana. A Apple não quer depender da China e já mexeu as suas peças.
Os Estados Unidos e a China praticamente todos os dias lançam acusações de parte a parte. Pelo meio estão empresas relevantes no mundo da tecnologia, estão a ser usadas como peões nas jogadas de tabuleiro político. Depois de praticamente um ano de bloqueio à Huawei, por parte dos americanos, a China poderá retaliar e castigar agora a empresa de Cupertino.
Apesar de a Apple ser uma grande empresa empregadora, sendo direta e indiretamente responsável por milhares de postos de trabalho, poderá sofrer algumas represálias. Nesse sentido, a gigante de Cupertino já se mexeu para deixar a dependência da China.
AirPods da Apple Assembled in Vietnam
Os AirPods são um produto de sucesso da empresa, revelando-se uma excelente fonte de lucro. Assim, a produção está novamente sob carris e a empresa precisa de produto. Os auscultadores já não são montados apenas na China, a Apple também está a virar-se para o Vietname para parar a dependência da China.
De acordo com as informações, as primeiras unidades AirPods Pro produzidas no Vietname chegaram aos clientes. Nestes pode ser lido "Designed by Apple in California. Assembled in Vietnam" na parte de trás da caixa de carregamento dos auscultadores sem fios.
O projeto de montagem dos AirPods no Vietname data de há um ano. A Apple tinha feito alguns testes no ano passado e os fornecedores procuraram dinheiro em dezembro para expandir a produção. Recentemente, o Nikkei anunciou que a produção em massa de AirPods no Vietname começou em março. Um fornecedor da empresa de Cupertino recebeu mesmo um passe das autoridades vietnamitas para os seus engenheiros viajarem para o país para gerir a produção durante este período de crise sanitária.
Mas o que muda para o utilizador Apple?
Nada. Na verdade, um produto montado no Vietname ou na China é completamente indiferente para o consumidor. De qualquer modo, é interessante verificar que a Apple está cada vez mais interessada no Vietname. Assim, os seus auscultadores AirPods Studio também devem ser montados no país, se quisermos acreditar nas fugas de informação.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Eu diria que são fabricados na China, depois são transportados para o Vietmane, como se tivessem sido feitos aí! São assim os meandros da economia e da política!
Não creio. Estamos a falar de fábricas de montagem, da Foxconn, Pegatron e Compal Electronics (iPads) que têm investido no Vietnam.
Se falares de componentes pode ser, de montagem não.
É como o iPhone made in India, montado também numa fábrica da Foxconn.
Tal como estão as coisas EUA-China convém à Apple diversificar.
https://asiatimes.com/2020/05/why-made-in-vietnam-wont-replace-made-in-china/
Já agora, sabem quantos mortos contou o Vietname devido à Covid-19? ZERO.
Caso não saiba já acontecia precisamente o contrario, por exemplo no textil, as empresas compram a china e a china manda produzir num país ainda com mão de obra mais barata. Então porque não ir directamente a esse país.
Porque se imagina a china pratica preços baixos para conseguir lucro, quanto vai pagar por essas importações que depois exporta.
Existe algo que muitas pessoas não sabem, muitas empresas na china desde a 2 anos andam a deslocar as suas produções para países com menos regulação como Índia e Vietname.
A China sendo o que é a nível de regulamentação, nos últimos anos anda a apertar mais existe nnn de documentários no YouTube sobre esta deslocações!
Não se admirem de verem mais empresas nestes países onde é tudo pior que a China…
Não só nesses países… A China está a mudar muita fábrica para África.. e aí a produção é mesmo baratinha baratinha.. Acho que o ocidente vai se enganar e não é pouco
quem tem visitado a Ásia, nos últimos anos vê a evolução dos países, o próprio Vietname tem crescido muito, na China há hoje em dia uma comunidade muito grande de classe média, que já consegue enviar os filhos para a escola, ora estas novas gerações já não vão quer trabalhar pelo prato de arroz, como tal a própria China está obrigado a procurar mão de obra mais barata.
Os Vietnamitas são excelentes trabalhadores, são talvez, os Asiáticos mais procurados no mercado trabalho internacional.
Fantástico… Que informação dramatica.
Como existem melhores e mais baratas opções no mercado esta noticia passa por ser basicamente irrelevante ao consumidor final.
Para iOS? Qual?
Hj em dia praticamente todos os acessorios sao compativeis com ios, eu tenho os airdots da xiaomi e funciona perfeitamente no iphone cheguei a experimentar os airpods e a qualidade de som realmente é melhor mas em tudo o resto nao acho, à parte de ter wireless charging mas como não uso, para mim os airpods não sao assim tao melhores para compensar o preço mas é a minha opiniao o melhor é experimentar
Não existe nada, aliás, tu a falar é sempre desinformação 🙂 sabes lá tu 🙂