Apple adquire uma startup que transforma iPhones em terminais de pagamento
A Apple aposta desde há muitos anos em ter dentro do seu ecossistema tudo o que compõe a sua atividade. A ideia é remover terceiros da sua ação e isso vê-se ao nível do software, do hardware e serviços. Ora é precisamente aqui que a empresa quer acrescentar algo para tirar "outros" do meio. Isto é, o sistema de pagamentos Apple Pay é muito rentável, seguro e importante para a estratégia da empresa, mas tem no meio dispositivos, terminais de pagamento, a quem a Apple tem de pagar para usar. É aqui que entra a Mobeewave e o iPhone.
Segundo o que está agora a ser dado a conhecer, a empresa de Cupertino terá adquirido a startup pelo valor de 100 milhões de dólares, o que irá trazer uma inovação à operação de pagamentos.
Transformar um iPhone num terminal de pagamento
A empresa Mobeewave desenvolveu tecnologia para transformar iPhones em terminais de pagamento móvel. A gigante de Cupertino confirmou o acordo numa breve declaração onde falou na sua estratégia para esta aquisição.
A Apple compra empresas de tecnologia menores de tempos em tempos e geralmente não discutimos os nossos propósitos ou planos.
Referiu um porta-voz da Apple à Bloomberg. Apesar desta confirmação, a empresa referiu nada sobre o preço de aquisição.
Como funciona a tecnologia da Mobeewave?
A ideia parece simples e irá trazer ao ecossistema Apple mais usabilidade, na questão dos pagamentos. Assim, a Mobeewave irá permitir que uma empresa, no momento de cobrar um pagamento, use um iPhone para aceitar pagamentos com cartão de crédito recorrendo apenas a "um toque no telefone".
O que isso significa é que um comprador pode simplesmente tocar no seu cartão de crédito ou smartphone na parte de trás do smartphone para processar um pagamento. O sistema funciona através de uma aplicação da Mobeewave, bem como da tecnologia NFC.
A demonstração no site do Moobeewave mostra o processo em três passos:
- 1.º inserir o valor da transação;
- 2.º toque com o cartão do cliente na parte traseira do seu dispositivo;
- 3.º o pagamento é processado no seu dispositivo.
Existem várias maneiras pelas quais a empresa da maçã pode incorporar esta tecnologia no iPhone ou noutros produtos. Conforme facilmente se percebe, este recurso pode ser uma maneira de a Apple expandir a sua plataforma Apple Play. Além disso, pode entrar noutras áreas, como a área das plataformas de ponto de venda (nos EUA existe uma empresa forte, nesta área, a Square).
Potenciar a utilização do Apple Card
Não podemos esquecer que a Apple no passado ano fez um importante investimento. A empresa de Cupertino lançou o Apple Card. Assim, com a tecnologia da Mobeewave poderá integrar-se nesse ecossistema, incluindo a aplicação Apple Wallet.
As notícias da aquisição da Mobeewave vêm no seguimento das declarações de Tim Cook. Este falou sobre a estratégia da Apple para adquirir outras empresas. Num esforço para diferenciar a empresa da maçã de outras empresas de tecnologia, que compram potenciais concorrentes para aniquilar a concorrência, Cook enfatizou que a Apple adquire uma empresa para, eventualmente, implementar a sua tecnologia no iPhone.
Contudo, é de salientar que a Samsung fez uma parceria com a Mobeewave no ano passado para permitir que os seus telefones usassem a tecnologia.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Enfim… Sabes que há componentes dentro dos dispositos Apple das outras empresas que por acaso usam o Android? Ou é tudo copiado pela Apple?
Não percebo este tipo de fanatismos… É por isso que a Apple faz todas de 400€ sem Travão.. Queres ver agora que todos copiaram a roda pela Apple?
Conheces muita gente que mudou para o iPhone de 369 euros? Eu nao. Acredito que haja gente sim, mas falares pelos utilizadores Android no geral fica-te mal.
Homem, se conhecesses o Samsung pay, que paga em qualquer terminar multibanco mesmo sem contactless, usando uma tecnologia unica para simular a passagem de um cartão magnético ias perceber o que era inovação, e já tem anos. Infelizmente n está disponível em Portugal.
Ainda a Apple brincava aos QRCodes com a camera para as pessoas pagarem e ja ha anos se podia usar em muitas apps o NFC para pagar com um Android.
Nao estas tu farto de um SO que é super limitado no que toca aos outros que nao a Apple poderem inovar? Deve ser lindo ver os Androids de 100 paus a pagar com MBWay encostando o telemóvel e tu com algo de 800 euros teres de usar a camera para ler o QRCode, porque se não é app Apple não pode haver apps que tirem partido do telemóvel ao máximo.
Ja agora quem é que ainda usa Roms do xda, ou faz root? Isso so se for aquela gentinha que compra telemoveis de 200 euros e depois quer um desempenho wow. Já sao coisas do passado e é muito dificil uma custom Rom dar a estabilidade e funcionalidades que dá uma ROM. OEM de uma Huawei, Samsung, etc
Quando saires de 2014, volta ca a comentar sobre Androids, porque parece que ainda estás parado no tempo.
Existe o SLICK, o Mobokey entre outras apps.
E algum smartphone Android que dê 5 anos de actualizações principais do sistema operativo, existe?
De facto é uma pena que a Samsung não consiga levar a sua tecnologia ao mundo como a Apple tem vindo a levar, o Apple Pay é fantástico e mais serviços destes eram bem vindos, mas não parece que tenham força para isso.
No que toca ao NFC, sem dúvida que a Apple veio depois, até porque quem apostou inicialmente… apostou para quase nada. Agora sim, para o contactless faz jeito o NFC. Mas a Apple apostou desde há muito tempo no AirPlay e só agora deverá chegar ao Android. Mas ainda bem que estas tecnologias ficam disponíveis para todos. O importante é termos todos boas tecnologias disponíveis.
Depois só alguém limitado em conhecimento pode dizer que o iOS é limitado. Porque temos visto que é um sistema operativo moderno, deu passos concretos quando apostou na arquitetura 64 bits, quando apostou em cifrar totalmente os seu conteúdos, quando os outros diziam que não serviria para nada e… lá tiveram que se render às evidências.
Depois, a aparência do Android é ultrapassada, tem um aspeto de desenho animado, o que lhe traz pouca elegância, mas é um sistema poderoso, mas muito inseguro e muito muito fracionado. 80% dos utilizadores Android usam uma versão antiga, com recursos de fraca usabilidade.
Claro que é um sistema operativo que serve muitas pessoas, principalmente muita gente que usa smartphones baratos, de entrada e média gama.
Falas na gentinha de smartphones de 200 euros… são a maioria dos que usam Android. Por isso, respeita a sua opção.
A Apple tem levado um caminho que interessa à Google, porque a empresa tem ecossistema, o que a Google também quer ter, por isso tem pressionado a Samsung a usar as ferramentas Android e não andar a sobrepor essas ferramentas com aplicações Samsung, como é o caso do Samsung Pay.
Agora, a Huawei tem feito um caminho das pedras, tentar desvincular-sed da Google e isso pode ser um golpe duto para a Google e pode mostrar à Samsung que pode e deve apostar no seu Tizen.
Ninguém (das marcas) quer o Android, por isso todas queremos desenvolver o seu próprio sistema operativo… porque a Apple assim o tem. Todas desdenham a Apple 😉 o qu eé compreensível, basta ver o mercado gigante da Apple que lhe traz resultados financeiros incríveis desde há muitos anos.
Sim, Android é um sistema operativo fantástico, mas está longe de ser tão bom, seguro e completo como o iOS. Adoro usar os dois em diferentes cenários de trabalho e lazer.
Não sei o que é mais cómico, se o troll da internet ou se os que se dão ao trabalho de combater o troll porque ficaram aziados. Dêem mais vida ao troll, ele gosta 🙂
isso mesmo. Comprar empresas é inovação ao mais alto nível.
Ou seja, compram uma empresa que tem uma tecnologia superior e depois é uma “inovação”.
Tá certo… pena é que a maioria dos android de 100€ faz o mesmo há muito tempo.
Mais b o ts para gerar discussão infantil.
A Apple compra as empresas fica com a patente e depois vende ou acaba com a empresa. Assim é inovar mas para pior 😛
Sim, por exemplo, fez isso com a tecnologia FACE ID. Comprou as duas empresas israelitas e hoje detém essa tecnologia. Mas assim tem um sistema seu, totalmente vedado.
A Google comprou a Motorola para lhe ficar com as patentes mobile e evitar processos judiciais. Mas isso também a Apple o fez, a Samsung o fez e tantas outras o fazem 😉 é o mercado a rolar.
A Apple compra empresas para incorporar tecnologia nos seus produtos, não compra para depois vender as empresas ou patentes…
Lê o meu comentário como deve ser:
…FICA COM A PATENTE e depois vende ou acaba com a empresa.
continua a estar errado… A Apple não vende empresas… Se a Apple comprar uma empresa é para usar o talento dessa empresa nos seus próprios produtos.
Acho que é algo que já estaria iminente, se já dá para fazer pagamentos era uma questão de tempo até dar para receber, mas acho que isso já envolve outros atores que em nada tem a haver com sistemas operativos.
Neste caso concreto é possível porque a Apple tem o seu próprio cartão de crédito, o seu próprio “banco”, e processa todas as burocracias.
Isto ser possível não tem nada a ver com o que a Apple já ter um cartão de crédito, ou “banco” (algo que a Apple não tem para clientes).
É tecnologia para terminais de pagamento, é independente dum cartão ou banco.
Isto só tem interesse para lojas, ou poderá ser eventualmente útil numa implementação para transferência directa de dinheiro entre pessoas, um serviço semelhante ao que a Apple já faz com o iMessage nos Estados Unidos (independentemente do banco ou cartão associados)