Android for Work, o foco é a segurança dos dados das empresas
As fronteiras entre o trabalho e a vida pessoal estão cada vez mais esbatidas. Esta máxima aplica-se cada vez mais nos dispositivos móveis e nos equipamentos que usamos de forma indiscriminada nestes dois mundos e que por vezes se cruzam de forma não intencional.
Para separar estas duas realidades e aplicar medidas de restrição de acesso aos dados das empresas, a Google anunciou agora o lançamento do Android for Work.
Esta não é uma ideia nova no universo Android, tendo sido apresentada na última conferência I/O da Google.
Nessa altura ainda não havia nada de muito concreto para apresentar, mas a Google mostrou interesse em criar mecanismos que garantissem que a confidencialidade dos dados das empresas a que os funcionários têm acesso não se misturasse de forma directa com as aplicações que estes podem correr nos seus dispositivos pessoais.
O problema reflecte-se na facilidade com que hoje se permite que qualquer funcionário use os seus equipamentos pessoais para trabalho e que assim dão acesso a dados muitas vezes sensíveis em máquinas que não estão protegidas e com as políticas de segurança necessárias.
A proposta da Google surge agora na forma do Android for Work e que é um ecossistema que engloba aplicações, perfis de utilizador e até de políticas de segurança para garantir a máxima segurança dos dados e das informações das empresas, sempre que estes são acedidos em equipamentos fora da esfera das empresas.
Para implementar o Android for Works a Google vai assentar esta estrutura no sistema de perfis que o Android Lollipop já dá aos utilizadores deste sistema operativo.
Desta forma qualquer um pode usar o seu dispositivo pessoal Android nas funções que tem associadas no seu emprego, conseguindo separar de forma completa e segura o acesso aos dados.
Mas porque a ideia da Google não é limitar o Android for Works aos modelos mais recentes e ao seu sistema operativo mais recente, existe uma solução que pode ser usada quando os dispositivos correm Android versões menos recentes, desde o Ice Cream Sandwich até ao KitKat.
Para estas situações, e porque estas versões do Android não oferecem o sistema de perfis de forma nativa, a Google vai disponibilizar uma versão específica do Android for Work, dedicada a fornecer acesso seguro ao mail, calendário, contactos, documentos, navegação e aplicações de trabalho, sempre com a aprovação da equipa de gestão da empresa.
Esta equipa terá a responsabilidade de definir as políticas de segurança a serem aplicadas em cada uma das aplicações, marcando de forma clara quais os recursos a que cada uma pode aceder. É ainda sua responsabilidade definir quais as aplicações a serem usadas, e que são instaladas na versão "Android for Work" do Google Play, e quais os limites de cada uma.
Para dar uma massa crítica e permitir uma melhor integração deste novo ecossistema, a Google aliou-se a um conjunto de empresa, cada uma dedicada a uma área específica.
Assim temos a Citrix, SAP, BlackBerry e outras na vertente da gestão, a Samsung, HTC e Motorola na vertente dos dispositivos e a Box, Adobe e Salesforce na vertente de criação de aplicações para estes sistemas. Claro que a Google, com as suas diferentes ofertas tem também uma posição em cada uma destas vertentes.
Com a chegada do Android for Works a Google prepara-se para entrar no mundo empresarial de forma muito mais séria, marcando uma divisão clara entre a utilização pessoal e profissional dos equipamentos Android, ao mesmo tempo que dá ferramentas às empresas para gerirem de forma muito mais controlada os dispositivos que se ligam às suas estruturas de dados e que acedem à sua informação.
Esta é uma área onde existem já outros concorrentes de peso, e que têm já soluções bem implementadas, como é o caso da Microsoft.
Existem ainda outras empresas, como a Apple e IBM, que começam agora a definir a sua posição neste mercado empresarial e que querem também a sua quota de mercado.
A vantagem da Google é grande, muito por causa da elevada propagação do Android, quer no mundo empresarial quer na escolha que os utilizadores fazem para os seus equipamentos de dia-a-dia.
O Android for Works garante agora que estes dois mundos se podem cruzar de forma livre e descomprometida em qualquer equipamento que use o sistema operativo móvel da Google.
Este artigo tem mais de um ano
acham que para universidade um ipad air 2 sera uma boa compra ou um surface pro 3 é melhor? Tenho uma stylus bluetooth e quero escrever, mas sei que na microsoft so ha o onenote…e n sei se chegara.
surface 3 é um computador com func pad… no surface 3 podes correr VMs e tudo o que correr num PC no pad nao…
e já agora, o one note é fantastico.
Na MS não tens só o OneNote. Pesquisa melhor.
no ipad ha varias apps para notes e com dropbox, onedrive sincronizacao. o ipad esta sempre pronto, n existe encerrar e a bateria dura mto mais. o surface tem ventoinha e aquece e n tem apps tipo facebook messenger, hangouts, maps da google.
surface pro 3 sem dúvida alguma…
Segurança de dados não é com Google! Ela preocupase é com procurar e procurar por dados de toda gente!
Português, também não é muito a tua praia…..
+1
Português e conhecimento de tech.
Está a vista o seu conhecimento… LOL
Seria mais interessante tentar corrigir sem ofender, mas é fácil criticar! Enfim..
@ Pedro Simoes
‘A vantagem da Google é grande, muito por causa da elevada propagação do Android, quer no mundo empresarial quer na escolha que os utilizadores fazem para os seus equipamentos de dia-a-dia.’
O android tem uma elevada propagação no mundo fora das empresas mas no mundo empresarial a vantagem vai toda para a Apple que já detém 73% desse mercado e parece que não estará a diminuir pelo contrario!
https://media.good.com/documents/mobility-index-report-q4-2014.pdf
“Existem ainda outras empresas, como a Apple e IBM, que começam agora a definir a sua posição neste mercado empresarial e que querem também a sua quota de mercado.”
A Apple/iPhone já tem uma presença forte no mercado empresarial, não é de agora ou da parceria com a IBM!
“A vantagem da Google é grande, muito por causa da elevada propagação do Android, quer no mundo empresarial …”
A propagação no mundo empresarial não é grande nem dá vantagem à Google. O que a Google está a fazer é tapar alguns dos buracos no seu sistema para não ficar muito atrás do que os outros já oferecem há algum tempo.
Confirma-se. Apple 75%, Android 23%.
http://www.idownloadblog.com/2015/02/26/good-technology-enterprise-activations-q42014/
Duvidas !? Nem é preciso pensar mto!
Android for works, garante a maxima segurança. O que significa que os androids normais não são seguros. E ate podem ser seguros mas a informação vai toda para a Google, loool. Sempre a rastrear o utilizador do android.