ANACOM: MEO vai ser obrigada a reduzir preços da TDT
Nos últimos tempos a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) tem vindo a mostrar que está muito ativa e atenta a tudo o que se passa no segmento das comunicações. Depois do pontapé de saída no 5G e de identificar as mudanças necessárias ao nível do TDT, a autoridade emitiu agora um parecer que obriga a operadora MEO a reduzir preços da TDT.
A ANACOM determinou que a MEO deve realizar uma redução de 15,16% dos preços anuais por Mbps que cobra aos operadores de televisão (RTP, SIC e TVI) pela prestação do serviço de televisão digital terrestre (TDT). O sentido provável de decisão agora aprovado pelo regulador será submetido a audiência prévia e consulta pública durante 30 dias úteis.
De acordo com a análise levada a cabo pela ANACOM, as conclusões mostram que os preços atualmente em vigor, acordados entre a MEO e os operadores de televisão, não cumprem um dos princípios introduzidos pela Lei n.º 33/2016, de 24 de agosto, pois ultrapassam o limite do preço apresentado na proposta que venceu o concurso público para atribuição da licença para o Mux A (885,1 mil euros por ano e por Mbps). Por esta razão, o preço atualmente em vigor por Mbps deve ser reduzido em 15,16%, no sentido de cumprir aquele princípio previsto na lei.
Num evento que aconteceu recentemente, a Altice mostrou estar "muito preocupada" com a decisão da Anacom, que pretende mudar em 2019 a frequência usada nas transmissões da Televisão Digital Terrestre (TDT). De acordo com a Altice, esta mudança pode prejudicar utilizadores menos informados.
Este sentido provável de decisão da ANACOM vai ser agora submetido a audiência prévia e a consulta pública durante 30 dias úteis, decorrendo até 17 de agosto de 2018.
Este artigo tem mais de um ano
O novo presidente da ANACOM anda a fazer um excelente trabalho. Mas há também questões relacionadas com os direitos do consumidor de telecomunicações para as quais deveria olhar, começando por exigir um exame de caráter/psicológico prévio a todos os que queiram exercer a profissão de vendedor destas empresas de telecomunicações.
meo ou altice srs. pplware sapo?
MEO.
Que foi alterada para altice.
Não.
MEO é uma empresa do grupo ALTICE.
devia era exigir preços mais baixos dos pacotes aos ISP’s e baixar mais ainda aqueles que nem sequer tem um serviço decente e pagam tanto ou mais por aqueles que tem, isso é que era…
Ora nem mais.
Na minha rua só existe ADSL da MEO (e vivo no litoral). Sei por vizinhos, que o serviço é um lixo a preço de ouro.
Eu poderia também ser cliente, mas pagar para ser mal servido, prefiro não ter. Quando preciso, vou à junta de freguesia e uso a internet deles (e minha também). E TV não quero, porque só tem canais de lixo, os bons pagam-se à parte. Telefone, só para o meu gato dormir em cima dele. Deve ter muita gata a ligar-lhe 🙂 🙂 🙂
Boa Tarde,
Esta mudança de frequência o que implica para o consumidor final?
Daniel
Segundo a anacom, será somente sintonizar um novo canal, com o equipamento actual…
Em vez do canal 56, deverão escolher um canal mais baixo, para afastar dos 800MHz.
Melhoria na captação do sinal da TDT , pois pode permitir o aumento do sinal transmitido , mas como estamos em Portugal esperamos para ver .
Melhoria?? Não deves estar em Portugal!! Caso não saibas basta teres um carro a passar a porta ou um moto-serra a trabalhar perto e a melhoria vai pro caraças 🙂
E estou a usar o canal 56 e o canal 49.
“mas como estamos em Portugal esperamos para ver”
Sabe ler ?
O que não faz sentido é as estações nacionais “RTP,SIC,TVI” não terem o seu próprio MUX , tal como acontecia na era analógica cada estação tinha o seu próprio canal radio elétrico .
“Altice mostrou estar “muito preocupada” com a decisão da Anacom, que pretende mudar em 2019 a frequência usada nas transmissões da Televisão Digital Terrestre (TDT). De acordo com a Altice, esta mudança pode prejudicar utilizadores menos informados.”
Isto é falsa preocupação , é simplesmente uma propaganda negativa em relação a TDT a altice e afins interessa a TDT acabar .
A RTP,SIC,TVI são os que devem ser responsabilizados pela informação desta alteração , tal como acontecia na era da TV analógica quando havia alterações nos emissores .
https://www.youtube.com/watch?v=O8krx-5rbqU
Uma coisa que não percebo é..
Porque é que quando se tratou de iniciar a TDT, a ANACOM não tratou juntamente com as estações de televisão a construção e manutenção das antenas! Deixou uma operadora que tem interesses próprios tomar conta disso.. E diz estar preocupada! Só se for para fazer menos contractos com eles… 🙂
Porque as estações nacionais “RTP,SIC,TVI” não se interessaram , em construir as suas próprias redes “TDT” , e nem se quer mostraram interesse na TDT , e alem disso foi um governo em conjunto com a ANACOM decidiu atribuir elaboração e manutenção da TDT a PT ” MEO/Altice” , naquela altura o serviço MEO estava nos seus primórdios .
A preocupação da MEO/Altice prende-se também com as box TDT vendidas pela antiga PortugalTelecom hoje Altice Portugal que estão bloqueadas ao canal 56, não sintonizando de forma automatica e algumas mesmo manual nenhum outro canal, havendo assim direito a muitas reclamações.
Os mesmo se passa com as BOXS da TDT complementar , ou seja o acesso via satélite algo ilegal , onde é impedido aquém adquirir o kit de aceder aos canais em sinal aberto via satélite .
A MEO quer da ilusão para ver televisão têm que pagar a eles seja o estado ou os cidadãos , no meu ver o acesso a tv gratuita nacional por satélite não devia estar ligada a MEO .
onde digo a”algo ilegal” quero dizer aquilo que a MEO faz é ilegal .
E quem é que paga os direitos de uso e transmissão por satélite?
Existe varias soluções para disponibilizar os canais nacionais gratuitos via satélite fora do serviços MEO satélite , quem paga os interessados ou seja as estações nacionais “RTP.SIC,TVI” , como agora estão a pagar a MEO/Altice pelo serviço complementar .
Como a RTP também paga pela transmissão do seus canais internacionais RTP internacional”Europa,America,Asia” , RTP Africa , RTP 3 ” versão internacional ”
Existe varias maneiras de negociar com operadores de telecomunicações para que todos saem a ganhar e a poupar , com um serviço gratuito de TV via satélite , existe exemplos na Europa disso .
Freesat, tivusat , etc…
E porque o serviço complementar da TDT tem que ser exclusivo da MEO ?
Tanta gente em Portugal sem dinheiro para poder pagar televisão por cabo,forçada a ter TDT e o serviço é uma miséria,uma vergonha !! Um serviço com meia dúzia de canais.Com meia dúzia de canais,mas que é isso ?? Mas voltámos à década de 90 do século passado,onde só tinhamos a RTP1,a RTP2,a SIC e a TVI ?? Já passaram mais de 20 anos,caramba !! Quando me lembro que aqui ao lado,na vizinha Espanha,há regiões como a Galiza,por exemplo,que tem dezenas e dezenas de canais de televisão e rádios na TDT eu até fico tolo.É incrível !! Isto é insuportável !! Há que fazer alguma coisa para essas pessoas terem,no mínimo,uma dúzia de canais.No mínimo,e era muito justo.Parece que ainda estamos na idade da pedra aqui em Portugal.Como é possível ??
Em Espanha 80% não paga para ver televisão acede a TV através da TDT , em Portugal é o inverso mais 80% paga a um operador de telecomunicações para ver TV .
E amigo ninguém foi forçado a ter a TDT é a evolução das coisas foi assim na Europa toda , e a TDT não um serviço , miguem ” o utilizador” paga para ter a TDT .
Eu fico tolo com os comentários leio sobre a TDT , grande parte nem sabe o que é a rede TDT , uns dos grandes problemas em Portugal da TDT , em pensarem que a TDT é só para os pobrezinhos , velhinhos , esse é o problema , na Europa a TDT é para todos e como é para todos , os mais carenciados e idosos saem a ganhar .
Quero aqui deichar bem claro que a política da ANACOMserve os interesses das companhias fornecedoras de serviços como a Meu Vodafone Nos etc.Como é possível estarmos amarrados a um contrato de 24 meses e fazerem contratos por via comunicação telefônica pregunte que faz ANACOM??????
Contratos a distância estão previstos e legislados na legislação em vigor, não é a ANACOM que manda na lei nacional
Parece-me que a ANACOM está no bom caminho . Depois de anos a comer com as empresas prestadoras de serviço, começamos a ver luz no fim do túnel. Vem talvez 10 anos atrasada, mas ainda assim espero que seja para continuar e mostrar a essas empresas que o dinheiro não é apenas para o monte, e também para respeitarem os clientes.
Vivemos no país onde os nossos deputados se preocupam sobretudo com os seus previlegios daí a vergonhosa TDT e a vigarice crónica dos detentores do poder áudio visual, a sugeira do acordo ortográfico, a justiça que iliba criminosos por causa de uma vírgula e porque os legisladores têm interesses duvidosos.
Eu estranho que ainda há pessoas idóneas que votam e que têm o descaramento de dizer que acreditam nos políticos!!!
TDT? Vivo perto da fronteira com Espanha…os canais portugueses…ui…mas os espanhois saão execlentes..ao todo apanho 25/28 canais de muito boa qualidade e programação.
A TDT é o melhor negócio que a MEO podia ter arranjado. Controla quem não paga par aos levar a pagar. Serviço abaixo do mínimo indispensável e assim ganham do estado e dos clientes a mais que somaram. Em Espanha TDT chega para o mero mortal que cada vez menos vê TV, cá continuamos com 5 canais e meio porque assim o é conveniente para a MEO. Admira-me seriamente como é que este tema não é mais explorado e visto como escândalo.
Vivo no litoral. MEO nem ADSL há, funciona a rede 3g e mal. NOS->Satélite + 4g fraco, Vodafone =0 ; TDT antenas novas tudo aos quadrados, com amplificador tudo o que é motas, carros interfere. Paga-se taxas na fatura edp e falam em gratuito? Não há nada gratuito! Para ver alguma TV tenho que ter box satélite porque TDT é de perder a paciencia. Internet fixa não há, e os serviços 4g tem horas que não chegam a 0,5mb de velocidade, sim MEIO MEGA. Enquanto na cidade se queixam de 100 megas e pagam muito menos! Vivo a 22km da Figueira-da-Foz, a 15km de Cantanhede, a 13km de Montemor-o-Velho e a 8km da PRAIA! quando veio a TDT muitos idosos aqui simplesmente deixaram de ter TV! porque não funciona! Gastaram dezenas de euros em antenas novas, receptores, amplificadores, tvs novas porque muitos instaladores se aproveitaram da falta de informação; outros deixaram-se convencer que tinham que instalar serviços satélite. Portugal é Lisboa e Porto e mal!