Atenção: começam hoje as matrículas para o próximo ano letivo
Depois das férias da Páscoa e com o início do terceiro período para muitos, dá-se início também às matrículas para o próximo ano letivo. As matrículas são realizadas online.
Matrículas começam hoje para alunos de Educação pré-escolar e 1.º ano de escolaridade
O Portal das Matrículas é um serviço do Ministério da Educação que permite efetuar pedidos de matrícula e renovação de matrícula com transferência de escola na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário em estabelecimentos de ensino públicos do Ministério da Educação, privados e IPSS ou equiparados.
A partir de hoje dá-se início às matrículas para os alunos de Educação pré-escolar e 1.º ano de escolaridade. As matrículas vão até 31 de maio.
Do 6.º ao 9.º anos e 11º ano, as matriculas são de 16 de junho a 27 de junho. Para o 2.º, 3.º, 4.º e 5.º Anos do Ensino Básico o período de matrículas é de 1 de julho a 11 de julho.
Alunos do 10.º e 12.º Anos – Período de Matrículas: 15 a 22 de julho.
Antes de iniciar o processo de matrícula a/o Encarregada/o de Educação deverá efetuar a sua autenticação no Portal das Matrículas. A autenticação poderá ser efetuada com recurso ao Cartão de Cidadão, Chave Móvel Digital ou credenciais de acesso aos sistemas da Autoridade Tributária.
Deve usar este Portal para:
- Matrícula, pela primeira vez, na educação Pré-Escolar e no 1.º ano do ensino básico;
- Renovar matrícula, na transição para o 5.º, 7.º, 10.º e 12.º anos;
- Renovar matrícula para os outros anos sempre que pretenda ou seja necessária:
- A mudança de estabelecimento de educação ou de ensino;
- A alteração de encarregado de educação;
- A mudança de curso ou de percurso formativo;
- A escolha de disciplinas.
Seria interessante saber o que aconteceria se nenhum encarregado de educação inscrevesse as crianças/ adolescentes nas escolas… que faria o Estado? Aceitava e arrumava a trouxa?
Sim, nunca tal aconteceria na actualidade, mas se acontecesse?
Até aos 18 anos é obrigatório inscrição numa escola publica ou particular, caso contrário os encarregados de educação vão receber a visitas das autoridades e serviços sociais.
Mas concordo com a ideia de acabar com as escolas 🙂 🙂 nas ferias escolares circula-se muito melhor nas nossas estradas e acabando com as escolas e professores também acabávamos com 60% das greves em Portugal 🙂 🙂
PS espero que compreendam que estou a brincar na parte de acabar com as escolas, na parte das ferias é uma realidade ferias da escola há muito menos transito nas estradas.
Por vezes há comentários em que não se percebe nada do que estão a querer dizer dados os erros ortográficos e gramaticais cometidos (será de os escreverem nos telemóveis?), outras vezes há comentários em que não se sabe se estão a citar ou a dar a sua opinião, há também comentários em que não se percebe se estão a ser irónicos ou sarcásticos ou se estão mesmo a dar a sua opinião… e por aí fora.
Aqui, no seu caso, foi para mim perfeitamente evidente que apenas fez de advogado do diabo para expor certas realidades.
E como sempre o portal das matrículas já está a dar problemas…