ANACOM impõe à MEO descida no preço dos circuitos para ilhas
A ANACOM impôs à MEO uma redução de 72,8% no preço dos circuitos alugados Ethernet (com capacidade até 10 Gbps) entre o Continente e as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira (circuitos CAM) e entre várias ilhas de cada região (circuitos inter-ilhas), suportados em cabos submarinos que são propriedade deste operador.
A medida decidida pela Anacom é final e deverá ser aplicada no espaço de 30 dias. A redução dos preços agora decidida segue-se a outra, da ordem dos 50%, decidida em Julho do ano passado. No total, a descida de preços determinada pela ANACOM nas suas duas decisões atingiu os 86%, no espaço de apenas um ano.
Com estas medidas, a ANACOM quer melhorar as condições de concorrência no mercado, com benefício para os operadores que necessitam de alugar essa infraestrutura para desenvolver a sua atividade e para os consumidores em geral, que poderão passar a usufruir de maior diversidade de oferta.
Os problemas concorrenciais identificados pela análise levada a cabo pela ANACOM decorrem, nomeadamente, da prática de preços de aluguer dos circuitos excessivamente superiores aos custos.
Com o crescimento das ofertas de banda larga, o aumento da velocidade da Internet e das ofertas em pacote tem-se verificado um aumento da procura de capacidade nos referidos cabos submarinos por parte dos operadores concorrentes da MEO que fornecem serviços nas regiões Autónomas.
Os custos com os circuitos CAM e inter-ilhas têm um peso elevado na estrutura de custos desses operadores e, por isso, o aumento do tráfego para as regiões autónomas, por forma a dar resposta ao aumento da procura, conduz a um aumento dos custos operacionais dos operadores. Esta circunstância pode levar a uma subida dos preços retalhistas, efeito que se pretende evitar com estas medidas.
A descida de preços agora imposta foi decidida na sequência da conclusão da análise ao mercado de acesso grossista de elevada qualidade num local fixo (mercado 4), que foi notificada à Comissão Europeia, não tendo suscitado reservas.
Este artigo tem mais de um ano
Oxala que venha a Vodafone Fibra, nas Ilhas a melhor operadora é a MEO Fibra quer em Móvel como Internet Fixa.
Eu tambem estou a resar pel odia em que a vodafone venha para ca, tou em lisboa a estudar e quando estou la a internet nao tem comparacao possivel, metade do preco, dobro da internet (se a da Nos fosse sempre estavel nos 100mbs) e a estabilidade e incomparavel, visto que la a net foi uma vez abaixo em 6 mesas e so durante uns minutos, enquanto que ca na Nos se nao for 1 vez por dia abaixo durante meia hora, nao vai menos que isso…
rezar*, meses*
Acho muito bem, mesmo sendo continental….
Será suficiente para a Vodafone (não móvel) chegar às ilhas?
E será suficiente para a Internet NOS deixar de funcionar com sistema de prioridades?
A vodafone chegará às ilhas se a PT (MEO) aceitar um acordo, semelhante ao que tem no continente, de partilha de linhas FTTH( fiber to the home), desde que isto aconteça, sim, haverá fibra VDF nas ilhas!!!
MEO não tem de aceitar nada, é uma imposição da ANACOM e para quem não sabe o cabo foi pago com 80% de fundos do governo ou seja, do povo!!!
E sim Vodafone finalmente vai levar a sua fibra para as ilhas e rebentar com o MEO e NOS.
Não é que não tenhas razão mas……. uma vez que a PT foi vendida TODO o seu património e activos são da MESMA, logo, a ANACOM não deveria fazer imposições desta forma. Imagina teres uma empresa e investires (não interessa o quanto) e depois vem a ANACOM impor que baixes o preço, achas correcto a tua concorrência ter esta vantagem? Então a ANACOM não devia estar a “nivelar” a concorrência para todos?
o estado na altura financiou o cabo a pt sem qualquer contra partida e a pt durante estes anos fez o que quis. a culpa foi do estado nunca devia ter dado o cabo a pt
Pelo que li, entendo que a imposição é para a ligação Continente-Madeira. A Vodafone/NOS apenas pretende fazer chegar o sinal aos arquipélagos. Após isso terá que montar toda a rede nas ilhas. O problema é mesmo fazer chegar o sinal, só e apenas. Não vejo que volte a existir nova partilha de rede, visto a que existe atualmente só criar problemas aos clientes, pois as operadoras continuam a não se entender e quem se lixa é o mexilhão…
O cabo não foi dado, foi vendido. Estão a esquecer dos custos de manutenção, um cabo submarino não é uma fibra que se passa entre dois postes da EDP. Os outros operadores são uns coitados, mas investimento a sério no país é para os outros. Só para terminar a Vodafone é a terceira maior operadora do mundo, só perde para duas asiáticas!! São tão pobrezinhos que tem de alugar um cabo submarino a preço de saldo???
A cobrar preços milionários por megabit puro, não há concorrência que resista, além de que o columbus 3 e as ligações inter-ilhas foram financiados pela UE e o estado.
Eu sou da Ilha da Madeira e tenho 200Mbps de download e 100Mbps de upload por aqui a MEO é a melhor e a NOS só faz TS aqui nas ilhas.
“a NOS só faz TS aqui nas ilhas.” Só aí nas ilhas,”Ricardo Marques” ?? Se viesse aqui para o continente olhe que diria o mesmo. NOS “vade retro”,como dizia o outro !! Deus nos livre !! A Vodafone em velocidade de internet dá 10-0 à NOS !! Quem dera que a Vodafone chegue depressa às ilhas da Madeira e dos Açores,pois vocês não são menos do que nós,era só o que faltava.Um abraço. 🙂
Mas porqe raio eles tem de ter desconto de 50% a mais do que aqueles do continente ???
Lê melhor a notícia.
Porque a MEO cobra mais de 1000% do que a Cogent, que é a que fornece ligação ao Backbone da internet europeia a todos os operadores Portugueses.
Aprende a ler. E mesmo que fosse 50% de desconto que tinhas que ficar tão indignado? O facto de se estar numa região autónoma tem custos que não tens no continente,nomeadamente preços de bens essenciais.
Le a notícia em vez de mandar postas de pescada
Finalmente! Espero que seja desta que a vdf venha fazer concorrencia no mercado regional!
Mudo de operadora sem pensar 2x…
Vodafone vem para a Madeira.
+1 A ver se muda de operadora. 🙁
Pena é que na minha zona só adsl 🙁 e mesmo assim são 20MB download…. que por vezes passa a 0mb…
Mas acho muito bem, porque o cabo foi pago(GRANDE fatia) com dinheiro do zé povinho.
Não sei se a Vodafone a vir para cá, será à “boleia” da PT e da fibra, já me disseram que efetivamente virá, sem precisarem datas, e como o farão. O que era preciso saber, é porque é que ainda não “conseguiu” ao fim de tantos anos na Madeira ….
A MEO acabou de lançar internet a 1GB a clientes residenciais…
Muitas vezes fala-se sem saber….. O mais engraçado meus senhores, é que enquanto existia GOLDEN SHARE na PT, a ANACOM nem abria o bico.(Óbvio…com os tachos que o governo e PT lhes davam até eu calava-me). Agora como é 100% privada e Francesa, caem em cima tipo abutres. Para aqueles que não sabem, a manutenção de sistemas submarinos é extremamente cara e delicada e isto sai dos bolsos da operadora que o gere. Sou da opinião que se devia baixar os preços mas não desta forma, porque se pensarmos bem acabamos por não criar concorrência leal!!
Pois…realmente é caro, mas as contas foram feitas e pelos vistos a PT pede mais 86% do que deveria. Não me surpreende, vindo da empresa que vem. Já á cerca de 13 anos que a PT tem vários tipos de cliente: o português de 1ª, de 2ª, de 3ª e por aí adiante. Pagam todos valores diferentes com o mesmo serviço. O que me admira é o numero de clientes continuar a ser enorme e a relutância em mudarem de operadora se manter. Já dizia o outro…”Felizes os ignorantes”
Só para quem não sabe, está-se a falar do cabo ultramarino que existe do continente para as ilhas!!!
A Vodafone é tão pobrezinha que tem de alugar um cabo submarino a preço de saldo…. Terceiro maior operador mundial, quantos trabalhadores diretos tem??? Chegar a um país e fazer concorrência assim como é fácil!