Altice Portugal já passou mais de 100.000 km de fibra óptica desde 2018
A Altice Portugal é uma das empresas que mais tem apostado em infraestruturas de comunicação no nosso país. Destaque para o facto de ser a empresa privada que mais investe em I&D em Portugal.
Segundo informações da empresa, desde 2018 já foram passados mais de 100 mil km de fibra ótica no continente e ilhas.
Ao longo de 22 meses, a Comissão Executiva da Altice Portugal percorreu mais de 16 mil quilómetros, passando por todas as Regiões do País.
Segundo o comunicado enviado ao Pplware, a empresa já instalou mais 100.000 km de fibra óptica desde 2018. Cada km de cabo contém, em média 47 fibras. Esta é a aposta na discriminação positiva do território e na igualdade de oportunidades no acesso à conectividade de nova geração.
Considerando apenas o ano de 2019, esta estratégia de proximidade já resultou num investimento superior a 500 Milhões de euros.
Atualmente, 4,9 milhões de casas já se encontram com cobertura de fibra ótica de última geração. O objetivo passa por atingir 5,3 milhões até 2020. Estes valores são inequívocos e espelham de forma clara o compromisso da Altice com Portugal. De relembrar que a estratégia é: manter Portugal no topo da inovação e da tecnologia de última geração.
A vossa região já tem fibra ótica?
Este artigo tem mais de um ano
a fibra passa a 500 metros da minha residência. a vizinhança ja insistiu. mas nada até agora. ja estao a prometer à 2 anos, mas até agora nada. última data prevista e abril de 2020. vamos ver
+1
só caca puxam os cabos de fibra para meia dúzia de priveligiados…….. aqui na minha aldeia colocaram um pdo para 4 clientes, os outros têm que continuar com a treta do satélite! Mas o importante são as estatisticas!
Eu vivo no centro de Lisboa e não tenho fibra lol
Eu vivo na Madeira a meio das bananeiras e tenho fibra… No speed test da Google dá na boa 500mbps
Confirmo,zona castelo são jorge sem fibra,o ADSL já não é suficiente,felizmente a 4G substitui.
Que vai interessar fibra… Se nem o backbone internacional conseguem suportar em condições. Não digo que fibra não seja importante, pelo contrário, mas era bom que com a expansão, melhorassem o backbone.
Melhorar o cabo central é mais fácil que andar a espalhar fibra por todos os buracos.
Por vezes é só trocar o equipamento por novo que suporte maior capacidade através de novas técnicas de transmissão, outras vezes é esticar cabo com fartura para ligar a outros pontos de acesso Internacionais… acho que há algum tempo tiveram mesmo de colocar um cabo novo por causa de um grande evento desportivo ou lá o que foi, que já tinham a capacidade Internacional no limite e não tinha outra alternativa se não esticar cabo novo… mas não é uma opção que gostem muito porque é muito caro.
Pode é dar-se o caso de já terem novamente a capacidade no limite com tanta gente ligada por fibra… mas não sei se será o caso ou não.
Eu ainda ontem verifiquei a ocupação da rede internacional cprm e estava a 94%, coisa que nunca vi na página de estatísticas deles. E também pelo simples facto de que há dados que precisam de ir e voltar a Espanha (como o caso da xervers.pt), só porque não fazem peering no Gigapix ou peering a nível nacional, ou seja, a concorrência fica a ganhar.
Boa! Só um pequeno detalhe, por cada metro de Cabo com N fibras, eles contam como N metros. Ou seja, o valor real em Cabo é para aí 8 a 10 vezes menos eheh.
Se isso for verdade então são apenas +/- 2127 km? Se a média for de 47 fibras como diz o artigo. E não os 100.000 km?
Interessante… será daquelas situações em que cada um faz as contas como quer…
… um pouco como as estatísticas, se uma estatística diz que 10% dos acidentes rodoviários envolvem pessoas embriagadas então isso quer dizer que se está mais seguro estando embriagado, já que só provocam 10% dos acidentes? Alguém a ver a estatísitca pode decidir interpretar dessa maneira.
Basta perceber que em média teriam de montar 274km/dia! Impossível :).
140km/dia na verdade. Mas ainda assim n me parece exequível.
Aqui no concelho de Óbidos mais própriamente na freguesia de vau estão as três operadoras ativas é escolher na minha rua estão tres PD a 10 metros da minha casa a Vodafone, Nos e Altice é á escolha do freguês.
Em Lisboa, no Bairro da Encarnação, freguesia dos Olivais, não há fibra… a 1 Km do aeroporto!!!!!
Foram precisos 7 anos para melhoramentos na infra-estrutura na minha zona de residência, agora tenho 500Mbs, claro que não contesto de momento, mas contestei durante muito tempo passei de 2mb e constantes avarias. Resido numa aldeia no distrito de Santarém, Conselho de Tomar, freguesia de Casais.
Estamos praticamente em 2022 e, em pleno centro de Lisboa, no Castelo São Jorge, continuamos sem rede fibra – vivemos com ADSL. E pagamos dos IMI mais caros dos bairros de Lisboa, pelas “infra-estruturais” que temos – sem transportes públicos depois das 21:30 ; sem espaços verdes, com ruas e passeios esburacado a onde é impossível andar e com acessos ao bairro vedados e infernalizados pela EMEL . A realidade de um dos bairros histórico de lisboa ….