Alibaba e os muitos milhões
Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM
Alibaba, além da famosa personagem da Disney, é uma enorme empresa privada multimilionária com base em Hangzhou, na China, e que se dedica a vários tipos de serviços, principalmente serviços de E-Commerce, onde podemos incluir, por exemplo, sites de Business-to-Business e serviços de Pagamentos On-line.
A Alibaba é uma empresa conhecida pelos seus períodos de silêncio, no entanto, 2014 mostra-se agitado para a gigante chinesa, sendo que este ano a empresa tem investido e comprado várias empresas tanto na China como no estrangeiro.
Alibaba conquistou a China e prepara-se para conquistar o resto do mundo!
Este ano de 2014 foi um ano muito importante para esta gigante chinesa. Devido à enorme quantidade de dinheiro despendida pela empresa, algumas pessoas do ramo já têm apelidado o ano de 2014 como o ano da Despedida de Solteiro de Alibaba.
A passos largos vamo-nos aproximando do final do ano, e este resumo que aqui mostramos, pretende dar a conhecer o que foi investido e os milhões gastos para consolidar uma posição da empresa chinesa até este momento. Ainda vamos ouvir falar muito dela em 2015!
1. FirstDibs
Começamos pelo primeiro investimento feito este ano pela gigante chinesa. Estávamos em Janeiro e consistiu no investimento de série C de 15 milhões de dólares para aquisição da empresa de e-commerce de luxo FirstDibs.
A empresa está sediada em Nova Iorque e dedica-se ao design de interiores, decoração e moda. Uma vez que grande parte dos negócios da FirstDibs é fora dos Estados Unidos e também porque o consumo de bens de luxo tem aumentado entre a população chinesa, a Alibaba pretende juntar esses dois ingredientes de forma a atender a esse crescimento mais rapidamente.
2. TutorGroup
O segundo investimento da gigante chinesa acontece logo no mês seguinte. Após o seu primeiro investimento em Janeiro, em Fevereiro, a Alibaba em conjunto com a Temasek Holdings e com a Qiming Venture Partners investe cerca de 100 milhões de dólares na empresa multinacional de educação On-line, TutorGroup.
Como foi dito anteriormente, esta é uma empresa de educação On-line, com ênfase na aprendizagem de línguas. A empresa está fixada em mais de 40 países e no seu conteúdo constam cerca de 40 000 horas de cursos, sendo os seus principais produtos o TutorABC, TutorABCJr e o TutorMing. Com os 100 milhões de dólares a empresa decidiu expandir a marca para a Ásia.
3. ChinaVision
ChinaVision é uma empresa de media que actua em várias áreas, desde produção conteúdos populares para a televisão chinesa, filmes, jornais e até mesmo jogos para dispositivos móveis.
E sim, foi este o terceiro investimento da Alibaba este ano. A empresa chinesa investiu cerca de 804 milhões de dólares tornando-se assim proprietária da maior parte da empresa sediada em Hong Kong.
Devido à competição com outras gigantes da Web chinesa na obtenção de conteúdo original, este ano a Alibaba tem feito algumas modificações no negócio, tanto nos conteúdos televisivos como também nos conteúdos cinematográficos.
4. ByeCity
Março chega e simultaneamente chega um novo investimento por parte da Alibaba.
Em conjunto com a CBC Capital foram investidos cerca de 20 milhões de dólares num financiamento série B na empresa ByeCity, que consiste num serviço de viagens especializado na obtenção de vistos para cidadãos chineses que pretendem fazer viagens para o exterior.
Com este investimento a Alibaba aumenta assim a sua oferta no negócio das viagens.
5. Tango
Os investimentos feitos pela Alibaba continuam a multiplicar-se, sendo agora a vez da aplicação de troca de mensagens Tango, empresa esta que está sediada nos EUA.
Alibaba liderou um investimento que rondou os 280 milhões de dólares no passado mês de Março, no entanto a estratégia da gigante chinesa para este investimento ainda é um enigma.
Vários rumores estão a circular relativamente a este investimento, onde são avançadas duas hipóteses. Sendo que as hipóteses são que, ou a Alibaba está a utilizar esta aplicação como uma plataforma de comércio móvel fora da China ou então está a utilizar esta aplicação para reforçar a sua própria aplicação de troca de mensagens, a Laiwang.
Este poderá ter sido um óptimo investimento uma vez que na última contagem feita, a aplicação Tango contava com 200 Milhões de utilizadores registados e 70 milhões de utilizadores activos mensalmente.
6. InTime Retail
Mesmo no final do mês de Março a gigante chinesa faz um novo investimento, que ronda os 692 milhões de dólares na empresa InTime Retail.
InTime Retail é uma empresa de venda de tijolos e argamassa, que neste momento está presente em cerca de 28 lojas e 8 centros comerciais em toda a China.
Este acordo permite ainda aos utilizadoras da Alabama’s Alipay fazerem pagamentos nestas superfícies através dos seus smartphones. Inicialmente a Alibaba adquiriu 9,9% da empresa, mas juntando esses 9,9% com as restantes obrigações que possui, a sua participação na InTime Retail ficará a rondar os 25%.
7. Lyft
Chegado o mês de Abril e há outro novo investimento, tendo este rondado os 250 milhões de dólares num investimento de série D. Este investimento foi feito na aplicação Lyft, uma espécie de gestão de boleias.
A Uber, empresa detentora desta aplicação e com sede na Califórnia pensa usar o dinheiro obtido por este investimento para alargar os seus horizontes, isto é, levar a aplicação Lyft além-fronteiras, no entanto, ainda não é explícito para onde serão alargados esses horizontes.
Esta poderá ser uma jogada da gigante chinesa para expandir internacionalmente a sua aplicação Kuaidi Dache.
8. Wasu Media
Neste mesmo mês de Abril surge um dos maiores investimentos por parte da Alibaba. A gigante chinesa investe cerca de 1,05 mil milhões de dólares na empresa Wasu Media.
No entanto, a maior parte deste investimento não partiu directamente da gigante chinesa, mas sim de Jack Ma juntamente com um conjunto de outros investidores.
Com este investimento a Alibaba terá novos argumentos para combater os seus concorrentes directos no que diz respeito a conteúdos de vídeos originais na Internet. Podendo estes conteúdos ser acedidos através de um qualquer navegador de Internet ou mesmo através de alguns modelos de televisores inteligentes.
9. Youku
O mercado dos media parece ser um dos mercados que mais interessa à Alibaba conquistar, tendo a empresa chinesa feito um investimento de cerca de 1,22 mil milhões de dólares no portal de streaming de vídeo Youku Tudou.
Este investimento teve o apoio da YunFeng Capital, empresa que pertence a Jack Ma. Youku é actualmente o maior site de streaming de vídeo presente na China.
Com este investimento as duas empresas passaram a trocar informações sobre os utilizadores de forma a seleccionarem melhor o seu público-alvo. As duas empresas estão ainda a trabalhar num serviço que permita a várias lojas que estejam presentes no Tmall e no Taobao colocarem anúncios nos vídeos do Youku.
10. Empresas de Logística
Já desde o ano passado que a Alibaba mantém parcerias com várias empresas de distribuição e logística em toda a China. Entretanto segundo o New York Times, a gigante chinesa este ano investiu cerca de 269 milhões de dólares nesse empreendimento conjunto, passando então a ser detentora de 48% desse mesmo empreendimento.
Segundo a Forbes, a Alibaba tem mais de 14 parceiros de logística que fornecem mil milhões de encomendas por ano em toda a China. Sendo uma delas a empresa estatal, China Post. Com os investimentos que está a fazer nesta área, a Alibaba pretende tornar realidade as entregas em 24 horas em toda a China.
Já em Dezembro do ano transacto, a gigante chinesa tinha investido cerca de 364 milhões de dólares na empresa chinesa fabricante de electrodomésticos Haier Eletronics, de forma a poder tirar proveito da sua ampla rede de armazéns e logística.
11. SingPost
No final de Maio a Alibaba volta a surpreender com um grande investimento, desta vez terá sido um investimento de cerca de 250 milhões de dólares no Serviço Nacional de Correios de Singapura.
Aquando deste investimento as duas empresas assinaram também um acordo que permitirá no futuro a criação de um empreendimento conjunto. Sendo que o objectivo da Alibaba é ampliar a sua cadeia de logística para o Sudoeste Asiático.
De encontro a este objectivo, já anteriormente a gigante chinesa tinha criado uma versão localizada do Taobao em que removia as barreiras linguísticas e as barreiras de transporte entre comerciantes chineses e os clientes de Singapura.
12. Guangzhou Evergrande
E como o futebol é o desporto rei em quase todo o mundo, a Alibaba investiu cerca de 192 milhões de dólares por 50% da participação na equipa de futebol Guangzhou Evergrande. A outra metade pertence à empresa chinesa de imóveis Evergrande.
Esta é uma das equipas mais bem-sucedidas do futebol chinês. Os pormenores deste negócio foram discutidos entre Jack Ma e Hui Ka Yan da Evergrande. Sendo confirmado o acordo via telefone 15 minutos após esse encontro.
13. UCWeb
Embora ainda não tenham sido lançados os números publicamente, a Alibaba e a UCWeb afirmaram ter concluído o que será a maior aquisição de um serviço de Internet na China.
Este negócio aconteceu em Junho deste mesmo ano. A gigante chinesa já detinha a maior parte da UCWeb mas com esta aquisição a Alibaba ficou a ser proprietária da totalidade da empresa.
Pouco antes deste negócio, as empresas divulgaram um novo motor de busca optimizado para dispositivos móveis. O principal produto da UCWeb é o UC Browser. O UC Browser é um navegador de Internet para dispositivos móveis, e conta com cerca de 500 milhões de utilizadores activos trimestralmente.
Sendo o navegador móvel mais popular em países como a Índia, Vietname, Indonésia, Rússia e EUA.
14. Autonavi
Aproximando-nos já do fim desta longa lista vamos então ver mais um dos mais recentes investimentos feitos pela Alibaba. Após a empresa ter comprado 28% da Autonavi durante o ano passado, em Julho passado a Alibaba decide comprar em definitivo a empresa por cerca de 294 milhões de dólares.
Autonavi é o quarto serviço de mapas mais popular na China, sendo mesmo a fonte que a Apple utiliza nos seus mapas.
Neste sector a Alibaba e a Autonavi irão tentar combater a pioneira Badu Maps e também a Tencent Maps, empresas que são concorrentes directas da gigante chinesa no ramo dos mapas digitais e da navegação.
15. Kabam
A empresa americana que desenvolve de jogos Kabam recebeu um investimento da Alibaba no final de Julho de cerca de 120 milhões de dólares.
O acordo consiste em distribuir jogos On-line e jogos para dispositivos móveis produzidos pela Kabam por toda a China, através do Taobao e do Laiwang. Esta é uma óptima oportunidade para a gigante chinesa se aproximar da rival Tencent no mercado dos jogos para dispositivos móveis e jogos On-line, uma vez que a presença da Alibaba neste tipo de serviços é quase inexistente.
Com isto, nos próximos três anos serão lançados 10 jogos pela Kabam através da Alibaba. Sendo que a empresa já possui 35 jogos com jogadores em mais de 150 países. [ver mais]
16. Entrada na Bolsa de Nova York
Não poderíamos deixar de referir dois aspectos que são fundamentais quando para trás referimos muitos milhões. O primeiro refere-se ao braço financeiro do Alibaba Group Holding que recebeu aprovação do Governo chinês para criar um banco privado.
O segundo e provavelmente um dos mais importante no que toca à visão global de mercado mundial foi a estreia do Alibaba, no passado mês de Setembro na bolsa de Nova York. A oferta pública inicial de acções (IPO) do Alibaba Group Holding atingiu o valor de 25 mil milhões de dólares, considerada a maior da história.
Assim, com a entrada no mais importante mercado bolsista mundial, a gigante chinesa está mais perto de alcançar o que, provavelmente, ambiciona, tornar-se dona e senhora do comércio online mundial e derrubar os seus principais concorrentes que, embora mais pequenos, controlam o comércio fora do espaço chinês. É um aviso à navegação, em breve o panorama das compras online vai ter outra cara!
Este artigo tem mais de um ano
Uma correcção
“Alibaba, além da famosa personagem da Disney”
A história de Ali Baba já era famosa antes da Disney existir. Creio até que nunca foi uma personagem da Disney, mas antes uma fonte de inspiração para uma dos filmes do Aladdin
A Uber é uma empresa rival da Lyft.
a Uber não é detentora da aplicação Lyft…
Ainda a Alibaba compra o Ebay. O Aliexpress tem muitas melhorias em relação ao Ebay.
E a mais antiga loja online do mundo, Amazon, que se cuide…
mandei vir um ecrã para o tablet desse site, vamos la ver se ele chega a casa
Ja mandei vir duzias de coisas desse site e ainda so tive uma situação em que não chegou. Pedi o reembolso e devolveram me o dinheiro. Quando ao reembolso é um sistema muito superior ao do Ebay ja que é logo automaticamente criado pelo alibaba por cada compra e mandam nos aviso quando o prazo esta a chegar ao fim se ainda nao tivermos acusado a recepcao do material. No ebay com o paypal tambem se pode pedir mas temos nos proprios que andar sempre a controlar os dias e podemos deixar passar o tempo dos 45 dias do paypal e ainda para mais os dias de reembolso no alibaba costumam sempre ser superiores. Eu nos ultimos tempos tenho preferido e muito comprar no alibaba em relacao ao ebay
Ja tive uma situação semelhante, bastou ligar para a paypal e confirmar que queremos devolver o dinheiro.
O problema é que no meu caso como vendedor, o dinheiro fica retido na conta paypal e mesmo que eu queira devolver no mesmo instante não me deixam.
Ligando para a ebay e para a paypal resolvi em 10 min a situação.
Deixei reclamação em ambos os lados, demasiada burocracia, eles querem comer as taxas de vender e transação e por isso empatam ali o dinheiro.
Estou em crer que vão simplificar esta politica, tanto o vendedor (eu) como o comprador tinhamos declarado querer resolver so nao tinhamos forma de.
Ligar para eles e resolvem na hora. Infelizmente não deveria ser preciso. Usei VOIP por isso nao paguei as chamadas mas qualquer outro fica tramado vai gastar em chamadas.
Vão se por finos agora com a concorrência.
Se não chegar eles devolvem-te o dinheiro sem stress!
Não esquecer que embora sediada na China…25% do capital desta empresa pertence ao Yahoo.Isto antes da entrada da empresa(Alibaba)em bolsa!!
“Alibaba” aliás Ali Babá não foi uma personagem criada pela Disney, foi um guião adaptado de uma das histórias do Livro das Mil e Uma Noites. É só uma curiosidade. 😉
Muito boa informação.
Obrigado por acrescentar valor, precisamos de mais como voce, isto para dizer mal é o que se ve mais, para acrescentar valor, há poucos que perdem tempo. Curioso é perderem tempo para dizer mal por dizer
Se aqui alguem disse mal, fui eu no comentario abaixo quando afirmei que o a autor da noticia não sabia o que seriam livros.
Não confunda exigência de qualidade e reposição da verdade com dizer mal ou denegrir.
Se alguma coisa este site tem, é qualidade naquilo que publica. E quando se comenta como o Abílio comentou só se acrescenta qualidade e exactidão ao que está escrito.
O que entendo como curioso é a aceitação de faltas de qualidade e de veracidade e o incomodo que causam as correcções feitas adequadamente. Curioso é também o alinhamento por baixo e a falta de exigência generalizada que por este país se vê.
Do que não precisamos (o país) é de pessoas que aceitem tudo como bom só porque dá trabalho procurar ser-se melhor.
E quanto ao site, que tomou a peito defender, ele é um dos melhores, senão o melhor em língua portuguesa e terei todo o prazer, sempre, em juntar comentários que possam torná-lo ainda melhor e mais exacto.
Ou seja exigindo mais qualidade!
São muito novos e não sabem o que são livros. Agora são só filmes, séries e publicações electrónicas.
O aliexpress supera em muito os rivais e as clientes apercebem-se disso. Já utilizo há anos como loja exclusiva para chinesices de valor menor a 20€, por isso, não me impressiona em nada esta notícia. Por exemplo, comprei um rato por 7€ que nas lojas, exactamente igual, custa 3x mais. Ainda com a vantagem de vir direitinho para casa…
É sem dúvida um exemplo perfeito do aproveitamento da globalização.
O problema destas lojas é a alfandega, pois mesmo que o valor entre na categoria de isento, vindos de lá , podem parar para controlo e é um mês só para comprovar e chegar a casa. Se tivessem uma aliexpress.co.uk a enviar de Inglaterra é que era…:-)
Pedro, isto vai mudar muito nos próximos anos (médio longo/prazo). Das duas uma: ou os Aliexpress’s deste mundo criam fullfilment centers espalhados para facilitar e reduzir os custos nas alfândegas, ou os governos facilitam as barreiras ao comércio mundial.
Afinal de contas só se poupa tempo, papelada, e todos ganhamos. Enquanto vamos bebendo umas colas com limão ao Sol…é esperar pra ver 😉
Concordo com o Filipe, o Aliexpress é o mais puro exemplo de globalização…no bom sentido. Basicamente é termos a China do outro lado da janela do nosso quarto, à distância de um clique. Parece que aquele futuro que às vezes nos passava pela imaginação em pequenos chegou mais cedo. E isto ainda é só o início provavelmente…
Conheço o site AliExpress, acho-o muito bom mas tenho receio de fazer compras por lá pois como vem da China é muito provavel que fiquem retidas na alfandega.
Alguém por acaso que já tenho feito compras neste site sabe como se processa? Vem directo da China? Tem delegação Europeia de modo a evitar ser taxado?
Agradeço desde já qualquer ajuda que me possa dar.
Cumprimentos a todos.
Pois esse é o problema mas de todas as lojas que não dentro do espaço EU. Aquilo vem tudo de China e “arredores”. Até a um valor de 36 euros com portes incluidos estão em principio isentos de taxas alfandegárias, mas podem parar na alfandega como qualquer produto pois é aleatório, mas menos aleatório quando o produto é grande e dá muita nas vistas e de onde vem. E parando aí, tens de apresentar comprovativos se não acreditaram nos valores que vem “facturados” ou se a informação for incompleta. E o tempo que demora…se parar é um mês na melhor das hipóteses.
Mas isso é um processo identico se comprares no Ebay e for enviado da China, Hong-Kong, Singapura,etc
Ou seja para mim, o maior problema é o tempo que demoram e depois os produtos que têm dentro das isenções não compensa, pois no ebay e semelhantes tem igual. Os que teoricamente compensariam depois com taxas alfandegárias, “chatices”, tempo de espera deixam de compensar, mesmo que haja casos que podem compensar, é só fazer as contas. E já para não falar que é preciso cuidado com as falsificações…
Mas para pequenos valores não há perigo algum.
Se for encomendas de pequeno volume e peso e o valor não exceda os 40€ em principio não há problema. Não podes é mandar vir 2 e relógios ou telemóveis ou whatever…
Tens que mandar vir 1 unidade de cada artigo que queira de cada vez, caso contrario fica ou pode ficar retido na alfândega…
Ficou a faltar o aliexpress. (corrijam-me se estiver enganado).
Já li aqui comentários acerca disto, e por experiencia propria, já comprei uma série de coisas de lá, e 5*. Barato e..bem.. bom o suficiente haha 😀
Este senhor vai tomar conta disto tudo.
http://www.scmp.com/business/china-business/article/1319523/chinese-firms-alibaba-xiaomi-lauded-budding-innovation
O Aliexpress é uma empresa do Alibaba. Digamos que o Alibaba é um site de vendas por “atacado” ou grosso maioritariamente, e o aliexpress é um site mais como o ebay ou amazon.
Primeira vez que comprei no Alibaba foi em 2004 e foi pedra (granito, mármore).
Mas este negocio é complicado, tudo o que envolve empresas chinesas nas bolas de valores fora da china é complicado, porque quem compra acções não comprou acções do Alibaba, isto porque o governo chines proibe que empresas ou privados estrangeiros comprem acções de sectores sensiíveis, incluindo o sector internet no geral. Por quem comprou acções, comprou acções de uma EIV, entidade de interesse variável de nome Alibaba Group Holding Limited (pplware teve cuidado com factos, fazem sempre o seu trabalho de casa) que faz parte do grupo Alibaba, porque o Governo chinês proíbe que qualquer entidade estrangeira possa controlar mais de 50% de empresas chinesas. AGHL é uma shell corporation sediada nas ilhas Caimão, que tem direitos a ter acesso parcial aos lucros da empresa mãe Aliababa. Para além da AGHL, o grupo tem outras 15 ou mais empresas “shell corporações” que visam angariar investimento estrangeiro para crescer de forma exponencial nos próximos tempos. O que complica isto tudo é que para reguladores chineses isto é uma empresa gerida por capital chines e para os reguladores fora da china isto é uma empresa gerida por capital estrangeiro, lol, o que poderá correr mal?? Se um dia o Partido Comunista altera a interpretação do EIV, o dinheiro todo estrangeiro desaparece. No final de contas, o regime é que manda.
A Alibaba não é bem uma concorrente do ebay, porque a maior parte dos negócios parece ser direcionado para distribuidores ou compradores em largas quantidades. No ebay a maior parte dos negócios parece ser direcionados para o cliente final. Pelo menos nas diversas compras que fiz cheguei a pesquisar no alibaba e nunca comprei lá porque a maior parte das coisas é para venda por grosso… o que não tem mal nenhum, apenas não é adequado para o cliente final, como eu naqueles casos em que pesquisei (e depois acabei mesmo por comprar mas no ebay).
Quanto à garantia do ebay eles inovaram recentemente e passaram de 45 dias de garantia de devolução do dinheiro para 30 dias! Por tanto menos 15 dias… é o que chamo melhorar a proteção do cliente final (http://pages.ebay.co.uk/ebay-money-back-guarantee/index.html) e ainda continuam a não mostrar a data limite para reclamação se o artigo não chegar, pelo que se pode dizer que o ebay tenta supostamente dar algumas garantias, mas deixa muito a desejar em termos reais… o que obviamente os beneficia, já que terão de devolver muito menos vezes dinheiro, porque as pessoas vão invariavelmente deixar passar datas em especial se fizerem muitas encomendas e não prestarem atenção aos supostos prazos de entrega.
O Aliexpress pertencente ao grupo Alibaba é o concorrente do Ebay.
Desconhecia esse, esse realmente já parece um concorrente ao ebay.
A garantia é que ainda é pior que o ebay… só se tem 15 dias para reclamar, e pelo que percebi daquela explicação (mal explicada para o meu gosto, se tiver entendido erradamente) é que depois de se comprar tem se 15 dias para reclamar se não se receber e tal… ora aquilo vêm da china e normalmente demora entre 12 e 30 ou mais dias, é praticamente impossível não ter de apresentar reclamação se quiser prevenir uma não entrega.
No ebay é até 30 dias depois do prazo prevista de entrega mas no Aliexpress é 15 dias depois de se ter pago (http://www.aliexpress.com/buyerprotection/index.html / http://www.aliexpress.com/buyerprotection/seller_guaranteed.html#3) a menos que esteja a entender erradamente em lado nenhum diz que é até 15 dias depois do suposto prazo de entrega, mas só mencionam depois do dia do pagamento… a menos que entreguem em qualquer parte do mundo entre 7 a 14 dias, não estou a ver como é que tal sistema pode ser útil na proteção do cliente… é um bocado “tem garantia até (supostamente) sair da loja”. Se é 15 dias depois do suposto prazo de entrega, em termos de garantia continua a ser pior que o eBay, se for depois da compra… é mesmo só para os desatentos pensarem que estão protegidos.
Correcção:o UC Browser é,não só,um excelente navegador para dispositivos móveis como é também um excelente browser para PC’s,com a sua versão para Windows:http://pc.uc.cn/ Façam o favor de verificarem.Já agora,excelente artigo,comendador.Um grande abraço. 🙂