PplWare Mobile

Alerta: Estão a ser realizados telefonemas falsos em nome da Microsoft


Pedro Pinto

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Spoky says:

    Isso já acontece a bastante tempo! Já não é de agora. Claro que só cai nisso quem quer, mas algum dia a Microsoft ia ligar para vocês sem vocês terem pedido suporte oficial no proprio website? Alem disso, é muito estranho ligarem-te da Microsoft do nada e sem sequer tu teres aquilo que eles afirmam que tens.

    Só cai nisso quem quer, mais uma vez. Não é mentira nenhuma. Só uma pessoa desinformada, é que cai numa conversa fiada, para já quem atende uma chamada falsa da Microsoft, entende logo duas coisas.

    1. Não sabem dar paleio, ou seja não sabem articular bem as palavras nem muito menos dar conversa nem dar argumentos válidos que façam uma pessoa acreditar.

    2. O que dizem, quase nem sentido tem. Enganam-se e a voz esta bem alterada como se tivessem “nervosos, cansados” a falarem.

    Tal como disse, só ingenuos é que caiem nisto. Quem cai nisto, cai em qualquer esquema de Phishing e roubos de OLX e Facebook…

    Só não entendo, o porque das operadoras não bloquearem o numero na rede deles, tantas queixas. Tantas noticias e nada! A ANACOM entre outras entidades deviam mandar bloquear o numero deles (mesmo que mudem) deviam bloquear as ligações deles e por o numero numa blacklist em ultimo recurso (bloquear chamadas vindas de X pais)

    • Jorge says:

      ‘mas algum dia a Microsoft ia ligar para vocês sem vocês terem pedido suporte oficial no proprio website?’ sim pode acontecer para te oferecer outro tipo de serviços, para além dos que já tens. Já me aconteceu mais do que uma vez.

      • Spoky says:

        Se já te aconteceu, é porque andas a por o teu numero de telemovel em foruns ou aparece numa pesquisa de algum motor de busca, a mim e a várias pessoas (conhecidos meus) nunca lhes aconteceu tal coisa.

        Se isso aconteceu contigo é porque fizeste alguma coisa que não devias, o quê não sei.

        • Jorge says:

          O que me aconteceu foi ser contactado pela MS e não por alguém que se faz passar por ela. Ao contratar serviços da Microsoft claro que lhes dei o meu número. O meu espanto foi no sentido que dizes que a MS jamais entra em contacto com os clientes. Tudo depende do cliente. No caso de particulares talvez seja pouco provável, agora empresas com relações comerciais já não é improvável

  2. Migueldias says:

    Nada de novo a anos que isto acontece!

  3. Flavius says:

    Hehe, quando te liga a Microsoft sem pedires nada, e somente por te fazer umas perguntas de “Marketing” , de seguida te pedem um e-mail, para te enviarem um “Questionário” (de resposta obrigatória 🙂 ).
    O questionário diz respeito, a todos os softwares Microsoft que a empresa tem (nem se chateiam com pessoas individuais, perca de tempo sem grande retorno).
    Não pedem para instalar nenhum software ou utilitário ou seja o que for.
    (Por experiência própria profissional)

    Por isso, hehehe, só cai mesmo quem quiser.

  4. Lisbon lover says:

    Há quase três dias que estão a falar neste assunto… Só agora se lembraram de fazer uma peça?

  5. Miguel Sousa says:

    Não é só a Microsoft.
    Já recebi uma chamada que tinha um número de uma rede móvel portuguesa, onde a pessoa mal sabia falar português e dizia que era de um banco português e que precisavam do meu email, “porque sofremos um ataque informático e temos de actualizar toda a base de dados e os seus dados foram perdidos”. Depois disso, já com coisas em inglês e numa língua que não conheço, disseram-me para descarregar uma app do Itunes que era a forma de salvar a minha conta.

  6. iDespairing says:

    Quase todos os dias recebo tanto no escritório ou no numero fixo privado este tipo de chamadas não solicitadas. Ou deixo ir para mensagem ou a minha resposta é simples se sabem o numero de telefone devem saber a morada ou email que mandem a treta por escrito. Que depois analiso. Mas infelizmente
    existe um numero impressionante de pessoas que caem nestes esquemas.

    • Spoky says:

      Se o numero for identificável, convem apertar a quem fornece o serviço de telefone e mandar bloquear o número ou pelo menos bloquear chamadas anonímas (numeros privados) e ai a coisa resolve-se, uma grande parte delas ligam em numeros privados.

  7. Caetano says:

    Se este tipo de fraude existe e persiste é porque há quem infelizmente caia nela por falta de informação ou simplesmente por não ter defesas perante algumas técnicas de engenharia social. Por isso, e à luz do teor de alguns comentários que aqui foram produzidos, seria bem mais positivo partilhar esta publicação do que simplesmente aproveitarmos para mostrar que somos pessoas superiormente informadas 😉

  8. Tiago says:

    Hmm se roubassem ficheiros… Um txt com nome dados bancárias com um script por baixo… Uma máquina virtual… Um toturial do Pplware… São só ideas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.