ADSE publicou lista de entidades abrangidas! Faça já download
Quer saber quais as entidades abrangidas pela ADSE? A lista foi publicada hoje e há várias novidades. De referir também que esta é a lista de entidades abrangidas pelo alargamento do subsistema de saúde da função pública aos trabalhadores com contrato individual de trabalho.
De fora ficam as entidades reguladoras e a maioria das empresas municipais.
Trabalhadores com contrato individual podem aderir à ADSE estão nos hospitais EPE
Já está disponível a lista de entidades de natureza jurídica pública abrangidas pelo alargamento aos contratos individuais de trabalho (CIT), nos termos do preconizado no n.º 10 do art.º 12.º do Decreto-Lei 4/2021, de 8 de janeiro.
Enquadram-se neste âmbito as entidades abrangidas pela aplicação da Lei Geral de Trabalho em Funções Públicas, as entidades públicas empresariais (regionais ou municipais), independentemente de serem do Estado, e desde que não tenham caráter industrial ou comercial e, ainda, as instituições de ensino superior públicas, independentemente da sua forma e natureza (n.º 3 do artº. 12º do referido Decreto).
Entre as entidades cujos trabalhadores com contrato individual podem aderir à ADSE estão os hospitais EPE (entidades públicas empresariais), centros hospitalares, administrações regionais de saúde, a Agência para a Modernização Administrativa, a Biblioteca Nacional de Portugal, a Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública (ESPAP), vários institutos públicos e algumas universidades.
Apesar de estarem incluídos os serviços municipalizados, a maioria das empresas municipais ficou de fora, bem como as entidades reguladoras como o Banco de Portugal, a Autoridade da Concorrência ou a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), entre outros, revela a Lusa.
O decreto-lei que prevê o alargamento da ADSE aos trabalhadores com contrato individual das entidades públicas entrou em vigor dia 09 de janeiro, tendo as inscrições arrancado em 18 de janeiro.
A lista pode ser obtida aqui.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Gostava de saber porque funcionários públicos vão ao privado para cuidados de saúde. Se somos iguais porque uns são mais iguais que outros.
Felizmente estamos num país onde cada pessoa tem o direito de tomar as suas próprias escolhas.
Se os funcionários públicos vão ao privado pagam o mesmo (ou até mais) do que aqueles que tem um seguro pela sua entidade patronal.
Lembrar que a ADSE não é simplesmente oferecida, é deduzido 3,5% dos rendimentos de cada funcionário público portanto ninguém é mais do que ninguém.
Então porque ADSE não é para todos ?
Experimenta fazer um seguro privado .
Porque pagam para isso? Ou tu achas que 40 paus por mês (se receberes 1400 brutos) é pouco?
Então porque não é para todos?
Sim, é pouco. Compara com seguro privado e o que recebes na adse.
Experimenta viver noutro países na Europa, para veres pouco que pagas.