Acidentalmente, cientistas convertem CO2 em combustível
Sem saber bem como, cientistas descobriram o processo de transformar directamente dióxido de carbono em etanol. Isto quer dizer que transformaram poluição em combustível.
Provavelmente ainda não percebemos o impacto mas, se pensarmos bem, ao conseguir converter o dióxido de carbono atmosférico em combustível - e fazê-lo em escala industrial -, estes cientistas poderão estar, literalmente, a mudar o mundo.
No passado mês de Setembro, o planeta atingiu os mais altos níveis de CO2 atmosférico em 4 milhões de anos. Estes níveis são permanentes, significa isto este níveis não serão capazes de cair para valores seguros!
Cientistas do Departamento de Energia do Laboratório Nacional de Oak Ridge, nos Estados Unidos, descobriram, de forma acidental, o que poderá ser a fórmula "mágica" para transformar CO2 numa fonte de combustível. Esta descoberta mudará o mundo em muitos aspectos financeiros directos mas ajudará a abrandar um pouco a poluição.
Nós descobrimos por acaso este material. Estávamos a tentar estudar o primeiro passo de uma reacção, quando percebemos que o catalisador estava a fazer toda a reacção por conta própria.
Revelou Adam Rondinone, membro da equipa de investigação
A Descoberta
Rondinone e os seus colegas de investigação fizeram um catalisador utilizando carvão, cobre e nitrogénio. Este catalisador, de 50 a 80 nanómetros de altura, foi submetido a uma tensão eléctrica de apenas 1,2 volts e converteu uma solução de CO2 dissolvido na água em etanol, com um rendimento de 63%.
Este resultado foi surpreendente por duas razões: primeiro, porque efectivamente conseguiu-se inverter o processo de combustão usando uma quantidade muito modesta de energia eléctrica e, segundo, porque foi capaz de fazer a conversão simultaneamente, atingindo um rendimento relativamente elevado de etanol.
Esta descoberta foi feita no âmbito de um teste para obter um outro resultado, um produto químico significativamente menos desejável, o metanol.
Este tipo de reacção electroquímica resulta, geralmente, numa mistura de vários produtos diferentes em pequenas quantidades, como metano, etileno e monóxido de carbono, sendo que nenhum deles tem uma procura significativa. Em vez disso, a equipa acabou com enormes quantidades de etanol, que pode ser usado como combustível, directo.
Perseguindo um sonho
Esta não é a primeira tentativa de converter CO2 em algo que pode ser realmente usado. Investigadores de todo o mundo procuram formas de transformar o CO2 em substâncias como metanol e combustível de hidrocarboneto.
Contudo, todos estes métodos, embora promissores, geram um produto final que o mundo actual já não necessita. Claro, podemos ajustar os nossos carros e centrais de energia para usar combustível de hidrocarboneto, se ele for barato e eficiente o suficiente, mas ainda estamos longe dessa realidade. O etanol, por outro lado, tem já uma procura grande.
Os investigadores explicam que foram capazes de alcançar tais rendimentos elevados porque a nanoestrutura do catalisador é fácil de manipular e ajustar para obter os resultados desejados.
Ao usar materiais comuns, mas organizando-os com nanotecnologia, descobrimos como limitar as reacções colaterais e acabar com a única coisa que queremos
Referiu Rondinone.
Produção à escala industrial
Uma vez que o catalisador é feito a partir de materiais de baixo custo e pode operar à temperatura ambiente com requisitos eléctricos modestos, é provável que a tecnologia possa ser aumentada para uma escala de utilização ao nível industrial.
Agora resta-nos esperar que a ideia vingue, passe para o lado prático e tenha uma continuidade rentável.
Este artigo tem mais de um ano
Tudo muito giro, mas daqui a umas semanas logo aparece outra noticia a dizer que os resultados afinal não foram os esperados e a mesma tecnologia não tem futuro.
Só mesmo quando o petróleo acabar é que conseguiremos dar um salto tecnologico digno desse nome, dado os poderes intituidos á volta desse produto ( petróleo)
Espero sinceramente estar enganado.
Tesla… SpaceX 😉
O mesmo as pessoas diziam do carvão antes da segunda guerra mundial. O petróleo é a fonte de energia primordial por uma simples razão: é a mais eficiente. Eficiência medida no preço de exploração e conversão da fonte de energia por kwatt.
Até agora só houve duas fontes de energia a terem mais eficiência que o petróleo: petróleo e gás de xisto, por um breve periodo no início da década, por causa da subida dos preços do barril de petróleo. Desde então os preços do petróleo reduziram devido à “ameaça” de uma energia mais eficiente, e o preço tem de continuar a baixar devido aos avanços tecnológicos na exploração destas fontes de energia.
Sim, as energias derivadas do xisto não são “renováveis” nem “verdes”, mas há-de chegar o dia em que essas vão ser mais eficientes que o petróleo.
Basicamente os gajos dos hidrocarbonetos não vão gostar de perder lucros. E o Petróleo já era para ter acabado à 1 século, portanto mais uma descoberta para a gaveta
Sem contar que não à consenso quanto à origem do mesmo … http://www.fciencias.com/2012/03/31/o-petroleo-nao-e-de-origem-fossil-e-inesgotavel/
Muito interessante esse link, desconhecida esta teoria, e agora acredito.
Acredita em tudo que está escrito… ingenuidade. É que nem se quer vão ver os comentários mais a baixo. parece que ainda andam na idade média.
Berrio tens alguma coisa contra a utilização do “há” de haver!
Já existem processos para converter CO2 em combustíveis há uns anos. A questão é até que ponto é que vale a pena implementá-los
Porque a verdade é que precisas de fornecer mais energia do que aquela que é libertada pela combustão do combustível que obténs!
Acho que a ideia é poder usar isto como forma de armazenar energia obtida de fontes renováveis em períodos em que não há consumo suficiente.
Que não é o caso desta descoberta acidental. Foi gasta energia eléctrica em valores desprezíveis e o resultado foi um combustível com um potencial de rendimento de 63%.
No caso de investigação dirigida à melhoria desta performance acidental pode trazer resultados que sejam viáveis do ponto de vista do consumo e do comércio deste tipo de produção de energia.
As leis da termodinâmica não permitem o que estás a pensar. Eles não estão a gastar menos energia eléctrica do que a energia total que se obtém a partir da combustão do etanol.
Os 63% de eficiência Farádica já dão uma indicação de que à perdas de energia no processo, como seria de esperar.
Se fosse como o nosso caro amigo Marco Pinto disse seria maravilhoso. Bastava meter um catalisador destes num veículo e utilizava-se o etanol na CI, que era transformado em CO2, e de novo reposto a etanol no veiculo para autonomias gigantescas 😀
Seria bom. Mas, como o bartolomeu disse, não é possível que tal aconteça.
Milk ..Shakaste com esse texto 🙂
+1
Infelizmente quem “manda” no Mundo não vai deixar. Vai haver mortes … se é que me entendem.
Não…as próximas guerras vão dever se à falta de água doce no Mundo.
Ainda bem… água doce engorda. Melhor beber água salgada dessalinizada. E há muita nesses oceanos! 😉
ver filmes e ler artigos de activistas inuteis da nessas ideias. Ha muita agua nos oceanos que da para transformar em agua potavel. so nunca foi feito em grande escala porque ainda nao houve necessidade para tal
Muitas ilhas sem água potável já fazem tal. 😉 Veja cabo verde! 😉
Há uns anos também diziam que havia muito petróleo…
não ler artigos científicos e não ver filmes dá em ideias erradas. não é por uma questão de necessidade que não se desmineraliza, é por uma questão de custo!
e quando há problemas de dinheiro é bem provável que hajam guerras e o acesso a um recurso escasso e mais barato do que as alternativas (a água doce) significa dinheiro.
aliás, como disse Paul Valéry, “A guerra é um massacre entre pessoas que não se conhecem para proveito de pessoas que se conhecem mas não se massacram.” e esse proveito é, invariavelmente, dinheiro, acrescento eu
―
Berrio, Isso vai ser depois, porque antes disso as economias em todo o lado vão colapsar, pois, assentam em paradigmas e valores errados… Se entretanto as mentalidades mudarem, mas, quem tem fé no ser humano??? Só no limiar da sua destruição é que as mentalidades, podem, eventualmente mudar. Veremos…
“o processo de combustão usou uma quantidade muito modesta de energia eléctrica”
Esta descrição não faz sentido, e há outras frases muito confusas
De certa maneira, é como se a reação de combustão do Etanol ( CH3CH2OH + 3O2 – – 3 H2O + 2 CO2 + calor) fosse reversível.
Acho que os gajos precisam da tua ajuda. Kkkkkkk
http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/slct.201601169/full
Teoricamente, podes reverter uma reação irreversível, se aplicares a energia necessária para esse efeito.
Poder chegar aos reagentes a partir dum produto não significa que a reacção é reversível, usualmente isso envolve outras reacções com passos intermédios diferentes.
Não irá substituir o petróleo. Existe tecnologia para substituir o petróleo desde a década de 70 do século passado. Evolução nesse sentido? Nenhuma
Hidrogénio, solar, álcool, etc….
Desde do tempo do antigo egipto, mas shhhh não digas nada, ainda o povo acorda e começa a revolução dos escravos e lá se vai os luxos da elite, deixa andar em slow burn que a escravatura tem que durar mais uns quantos seculos ou até a elite fugir para marte.
“Acidentalmente”
Já agora uma pequena correcção: ” a uma corrente eléctrica de apenas 1,2 volts” deve-se ler ” a uma tensão eléctrica de apenas 1,2 volts”. Volt é a medida de tensão eléctrica, e Ampére é a medida de corrente eléctrica.
Obrigado Jonas. Está corrigido.
Mas eu entenderia que “a uma corrente eléctrica fornecida por uma tensão de apenas 1,2 volts”, sem estar dimensionando o valor em A.
Não?!
Vão-nos vender a nossa propria poluição, vamos pagar quantas vezes por queimar o mesmo pedaço de energia? ideias que acidentalmente parecem muito capitalistas logo será um processo completamente sem travão até provocar uma nova era do gelo, os ricos agora vão-nos congelar!
uiiiiiiiiiii isto não vai longe…..esperem mais uns dias e tudo vai ser negado, afinal a coisa não era tão magnifica como parecia, outros valores se vão levantar
É pena que as grandes Empresas do petróleo vão fazer com que isso desapareça.
Esqueçam isso tudo. A industria automóvel vai acabar os motores de combustão interna, mais cedo ou mais tarde. Alias, segundo um artigo aqui publicado, a Alemanha está elaborar uma lei que prevê o fim dos motores de combustão interna até ao ano 2030 e que será alargada a sua industria automóvel a toda a União Europeia
https://pplware.sapo.pt/informacao/alemanha-eliminar-combustao-interna-2030/
Isto pode servir para outras coisas para além de combustível para carros. Pode ser uma maneira mais eficiente e/ou económica de armazenar energia de fontes renováveis, em vez de baterias.
Para todos so existe uma energia realmente amiga do ambiente que e a energia solar que nao acaba ja.
Acaba quando chove LOL (kidding)
… acaba à noite …
“Sem saber bem como,”, entao a ciência nao é uma coisa exacta ?
Para mim é só mais um passo rumo ao futuro, outrios virao, a panaceia era descobrirem o MOTO-CONTINU-O, que é assim uma espécie de pedra filosofal para a malta das energias.
Dito de outro modo,descobrirem algo que gerasse tao ou mais energia do que aquela que consome para efectuar trabalho, de modo ininterrupto e infindável.
Isso sim seria algo de novo, mas este é apenas um passo, talvez importante, mas falta muito caminho pela frente.
Eu pessoalmente, aposto no hidrogénio, acho que é o caminho, com o solar ou algo do género a complementar.
Nos entretantos, virá a politica, o dinheiro, a ganancia, e mais uma serie de obstáculos.
Eu acredito que algo vai aparecer, quando ? nao sei mas gostava de ainda por cá andar e desfrutar do mesmo.
…ou mortos nos próximos meses! 😉
…ou mortos nos próximos meses! 😉
Uma correção importante: CO2 não é poluição. Faz parte do sistema, como o oxigénio. Sem CO2 não havia vida na terra.
Não é esse o conceito de poluição
Equilíbrio Hugo, até dinheiro demais faz mal!
Eu não percebo porque tanta euforia se a combustão do etanol também gera CO2!