5G: Propostas somam 375,4 milhões de euros com novas regras em vigor
As propostas dos operadores no leilão 5G somaram hoje 375,4 milhões de euros, no 180.º dia de licitação principal. Os dados foram divulgados pela Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM).
De referir que este foi o primeiro dia do leilão 5G com novas regras que foram aprovadas pelo regulador nacional das comunicações.
5G - Estado com o dobro do valor do montante indicativo
Se o leilão tivesse terminado hoje, o Estado teria arrecadado 459,7 milhões de euros (incluindo a licitação dos novos entrantes de 84,3 milhões de euros), bastante acima do montante indicativo de 237,9 milhões de euros.
A faixa 3,6 GHz, com 40 lotes, é a única que tem sido alvo de ofertas – mais precisamente desde 05 de março -, com 220,9 milhões de euros, contra 216,8 milhões de euros na sessão anterior.
A licitação principal dura há mais de oito meses (arrancou em 14 de janeiro) e já desde o início de julho que tinha passado a haver 12 rondas, na sequência de outra alteração ao regulamento do leilão, também contestada pelos operadores, para acelerar o processo.
A licitação principal inclui os operadores Altice Portugal (MEO), Nos, Vodafone Portugal, Nowo (Másmovil) e também a Dense Air, e visa a atribuição de direitos de utilização de frequências nas faixas dos 700 MHz, 900 MHz, 2,1 GHz, 2,6 GHz e 3,6 GHz, depois de uma primeira fase exclusiva para novos entrantes.
De acordo com o Expansión, também a operadora romena Digi, que é um “dos grupos mais agressivos no mercado espanhol” em termos de concorrência, poderá estar na corrida às licenças de 5G em Portugal.
O processo tem sido bastante contestado pelas operadoras históricas, envolvendo processos judiciais, providências cautelares e queixas a Bruxelas, considerando que o regulamento tem medidas “ilegais” e “discriminatórias”, o que incentiva ao desinvestimento.
De referir que a ANACOM aprovou incrementos mínimos de 5% para acelerar leilão do 5G. De acordo com informações recentes, a Vodafone Portugal interpôs uma providência cautelar contra a entrada em vigor das novas regras do leilão 5G, considerando a eliminação de incrementos de 1% e 3% “ostensivamente ilegal”.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Boa!
Por este andar em 2035 ja teremos internet 5G em portugal!
Dizer o que ANACOM fez e’ leilao e’ um absurdo. A definicao legal em Portugal define-se:
– Quando um bem é colocado em leilão é definido o valor mínimo aceite e a data hora limite para serem apresentadas licitações.
Se for apresentada uma licitação nos últimos cinco minutos (do termo do leilão), então o período do termo do leilão é adiado por mais cinco minutos, sendo consecutivamente alargado o prazo enquanto se mantiverem vários interessados a apresentar propostas.
O leilão só é fechado depois da melhor proposta, se esta se mantiver durante 5 minutos. Desta forma consegue-se igualdade de oportunidade entre os interessados, mas também potencia-se a valorização dos bens em venda.
Mas como estamos na verdadeira tuga, andamos atrasar o 5G em Portugal durante mais de 9 meses – existem ilegalidades e processos a meio, Anacom diz aim alto la vamos fazer isto agora em condicoes agora, seguimos as regras mas vamos adicionar aqui um senao que se quiserem aumentar o preco por licitacao (banda) tem que ser de 5% fase a proposta anterios de um leilao intemporal e ilegal. O unico befinificiado sera o Estado.
Para nao falar daqui um outro ponto da obrigacao das existentes operadoras serem obrigadas a partilhar banda para meios comerciais com empresas estrangeiras sem custos manutencao/implementacao na rede Portuguesa.
So’ vejo red flags e uma grande probabilidade de um par deles a mamar uns tachos a custa das novas licencas e influencia estrangeira em Portugal, daqui uns anos sai um reportagem na TVI como manda a lei.
Acho que só estas a ver um lado da coisa!
Normalmente um Leilão (sem tempo para finalizar) só termina quando ninguém der nova ordem de licitação certo? não sei se é o caso mas se licitares 1€ a 1€ torna-se interminável…
Do you know, who, and why the last Nobel price in economics was for ?
Well, try to find, it’s all about this purpose.
The best way to implement a licitation.
Força ANACOM! Abaixo com as MEOS, Vodafones e NOSes! Acabou-se a mama. Os novos entrantes vão exercer uma enorme pressão sobre as operadoras históricas (mafiosas) e praticar preços agressivos como nunca antes visto em Portugal.
Muito mais preocupado com que o estado encaixe o máximo possível do que com a rápida implantação do 5G. E estou longe de ser comuna!
Sou só eu que está estranho o excesso de notícias sobre o 5G?
Tendo em conta que a minha teoria é que são as operadoras que estão a engonhar isto….
Tirem as vossas próprias conclusões
Digno de um país de terceiro mundo!
Vergonhoso. O ‘governo’ já está em saldos? Vendem o que é de todos ao preço da uva mijona.