“1,5 milhões de euros por mês” extra para professores de informática
De acordo com as informações, o Ministério da Educação, Ciência e Inovação está a preparar mais medidas para valorizar a carreira docente e melhorar as condições de ensino. Segundo informações recentes, o Governo estima gastar até “1,5 milhões de euros por mês” com horas extra dos professores de informática.
Poderão ser abrangidos 3.750 professores de informática
A notícia está a ser avançada pelo jornal ECO que, segundo fonte oficial do Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI), esta medida poderá abranger 3.750 docentes.
De referir que o Governo apresentou recentemente uma proposta aos sindicatos de professores para que os docentes vejam reconhecidos os 6 anos, 6 meses e 23 dias de tempo de serviço congelado, ao longo da legislatura, cumprindo o Programa do Governo e o compromisso da coligação que venceu as eleições legislativas.
Segundo refere o jornal, ainda relativamente aos professores de informática, na semana passada, a tutela liderada por Fernando Alexandre indicou que os diretores das escolas públicas vão poder atribuir aos professores de informática até cinco horas extraordinárias semanais remuneradas.
O Ministério sublinha ainda que as mesmas “serão pagas à medida que as escolas façam a requisição das mesmas junto do Instituto de Gestão Financeira da Educação”. Não obstante, estima que “a utilização das horas totais disponíveis resultará num custo máximo de 1,5 milhões de euros por mês”.
Sou programador o que tenho de fazer para me candidatar a professor de informática?
Acredito que comece pela inscrição nos MA (Masoquistas Anónimos)
+1
7º, 8º e 9º anos, cada turma tem uma hora letiva por semana. Um professor de informática para ter o horário completo tem de ter 22 tempos letivos semanais o que significa 22 turmas semanais. Não consegue ter iso numa unica escola. Para ter o horario completo tem de andar a dar aulas em 3, 4 escolas. Passa o dia a viajar de escola para escola. Um suicídio. Logicamente ninguem quer dar aulas de informatica
Calado eras um poeta…
Comentário de alguém que não está no ensino ou então é novato e concorreu para dar aulas a 10 segundos da casa dos pais… enfim.
Há falta de professores de informática!!!
Concorre de Lisboa para baixo!!! E vais ver que arranjas 22h apenas numa escola!!! E facilmente te arranjam horas extras! PENSA antes de escreveres…
A receber quantos mil contos de Reis?
É que se arranjassem um emprego a sério talvez se dessem melhor
Uma amiga minha é professora (não de informática). Teve uma colocação em tempo parcial perto de casa (penso que umas 15 horas ou algo que o valha). Entre isso e um emprego num café ía aguentando o barco.
Entretanto foi colocada numa substituição, de 5 horas por semana, a 40 kms de casa. E não podia recusar porque se o fizesse ficava de fora dos concursos no ano seguinte ou por 2 anos.
Algo parecido acontece com as AECs, principalmente no 1º ciclo. As aulas são praticamente todas à mesma hora (15:30 ou 16:00 se bem me lembro) e os professores correm as escolas do agrupamento dando uma hora em cada escola por dia. Mas também há agrupamentos que trabalham melhor que outros, mas no caso das AECs, até serão as autarquias a gerir boa parte. Mas isso é outra baralhada. Nunca sabemos afinal o que é a “escola”. Entre ministério, câmara municipal, escola, agrupamento, direção, diretora de turma, associação de pais e outras entidades, passamos a vida sem saber afinal quem é quem e, acima de tudo, quem manda. Quando há problemas empurram uns para os outros.
Há muitas realidades e não estou a defender ninguém, até porque boa parte da culpa do estado do ensino (incluindo o aberrante sistema de colocações e contratações) é dos professoras e da FENPROF a dá-lhes jeito as coisas não estarem bem. Também as tabelas salariais e os tempos de “férias”, nem vale a pena falar disso (e sei bem do que estou a falar).
Agora também há oportunidades melhores. Tenho amigos que concorrem para os Açores e têm-se safado bem. No Algarve mais ou menos o mesmo.
Nem mais. Não conhecem a realidade do ensino (principalmente do tejo para baixo) e dppis sai asneira.
Há dias, vi um vídeo em que se dizia que os professores são malucos. E é verdade. Quem é que no seu perfeito juízo se mete numa sala com 25 ou mais teenagers que acham que a escola é só para passar o tempo?