Thomas recuperou a sensibilidade e o movimento graças a implantes cerebrais e IA
Nem tudo é assustador ou suspeito, quando falamos de Inteligência Artificial (IA). Afinal, este paciente do qual lhe falamos hoje teve a sua sensibilidade e o seu movimento recuperados graças à tecnologia aplicada a implantes cerebrais.
Em 2020, um acidente de carro danificou, gravemente, as vértebras C4 e C5 de Keith Thomas, resultando na perda total da sensibilidade e do movimento dos membros abaixo do peito. Agora, a tecnologia poderá estar a contribuir para uma melhoria da sua qualidade de vida.
Uma equipa de investigadores do Feinstein Institutes for Medical Research, da Northwell Health, conseguiu desenvolver implantes cerebrais baseados em IA, permitindo que Thomas recuperasse, ainda que parcialmente, a sensibilidade e o movimento que havia perdido.
Os investigadores mapearam o cérebro de Thomas, durante vários meses, com recurso a ressonâncias magnéticas, por forma a identificar as partes específicas do cérebro responsáveis pelo movimento dos seus braços e pela sensação de toque nas suas mãos.
A informação que reuniram permitiu que uma equipa de cirurgiões realizasse uma operação, durante a qual foram implantados microchips no seu cérebro. Durante parte da operação, que durou cerca de 15 horas, Thomas esteve acordado e a dar feedback relativamente aos microchips.
A esses chips foi adicionada uma espécie de "porta", no topo da cabeça, permitindo a conexão a um computador. Este, por sua vez, estava a operar vários algoritmos de IA capazes de interpretar os pensamentos e de transformá-los em ações.
Esta "terapia dirigida pelos pensamentos", conforme apelidada pelos investigadores, possibilita que Thomas faça uma série de coisas. Por exemplo, se ele quiser mover a mão, os implantes cerebrais vão enviar sinais ao computador e este vai enviar a informação aos chips e elétrodos na medula espinal e nos músculos da mão, de modo a estimular o movimento.
Apesar de ter sido um sucesso e Thomas ter recuperado alguma sensibilidade e algum movimento dos braços, a evidência ainda é limitada e há dúvidas sobre o impacto deste método a longo prazo.
Ainda assim, os investigadores esperam que todos os pequenos passos possam ser significativos na vida de pessoas com alguma paralisia.
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: NBC Montana
Neste artigo: chips cerebrais, IA, implante cerebral
Muito bom.
Das incertezas expostas no artigo, fica a questão: com a Inteligência Artificial poderemos recuperar a Inteligência Natural? Ou só nos restará com a IA perder a IN?
A inteligência trabalha-se e a avaliar pelo comentário não a tens trabalhado da melhor forma.
Porque raio perdemos inteligência ao usar IA e como conseguiste quantificar isso?
Eu quantifico por ele, tu por ex nunca encontraste a tua e tiveste que aguardar pela chegada dos dispositivos inteligentes. Que mesmo assim não foram grande ajuda no teu caso porque é necessário de antemão ter uma ideia daquilo que se pretende deles. Achas que chegas lá ou vai um suissinho?
Isso não é quantificar. Um bom começo é procurares o significado da palavra. Boa prática para a vida até. Ter noção do que ouvimos/lemos e do que dizemos poupa-nos a uma série de mal entendidos muitas vezes com nós próprios.
Bem me parecia que te ia faltar um bocadinho assim e não chegavas lá. Claro que é quantificar…porque não estás sozinho. E o assustador é que sois cada vez mais. Queres números, é isso? Estatísticas? Mais assustador ainda é pensares que são os outros que têm problemas sérios por não serem bullies do teclado desequilibrados como tu que não reconhecem seus próprios desequilíbrios e se acham inteligentes. Um dos teus problemas foi precisamente esse, teres-te poupado a uma série de mal entendidos contigo próprio.
E ao contrário do Joaquim que pensa e achou por bem nem te passar cartão, já eu estou numa nice comigo próprio e não me importei em feedar o troll com um pouco de milho.
Não te enganes a ti próprio. O joaquim não passou cartão porque não tem fundamento absolutamente nenhum para o que diz, embora eu até possa entender que a afirmação faça sentido em alguns cenários muito específicos.
“Eu quantifico por ele, tu por ex nunca encontraste a tua e tiveste que aguardar pela chegada dos dispositivos inteligentes.”
Ou seja, quantas mais pessoas aparecerem a afirmar o que quer que seja mais verdade isso se torna? Devias dar umas férias ao neurónio.
@Hugo desisto, é que não apanhaste sequer uma. Todos aqui tiveram algo a dizer e disseram bem, excepto tu que sem nada para dizer tiveste que dizer algo. Tu e o cientista (que por vezes também pinga aqui) juntos inspiravam-me a fazer uma comédia muito mais hilariante que qualquer Bill e Ted ou Lloyd e Harry, para mais seria em português que nem Eddie e Manecas, tu usando um neural link e o cientista introduzindo linhas de código experimentais e dando enter nos programas que ias executar 😀
Argumenta o porquê da evolução da tecnologia, neste caso IA, fazer com que a inteligência das pessoas diminua e poupa-me à tua lenga lenga da treta. Não perguntei a tua opinião acerca de crises existenciais e como tal não quero nem saber das tuas divagações. Já estás a falar em comédias….agora pensa quão toni tens de ser, se achas que eu o sou por fazer uma pergunta direta ao comentário inicial e que pelos vistos respondes tão facilmente.
Chama-me o que quiseres mas foca-te no tema. É o mínimo….e estás a falhar redondamente.
Como já previa. A uns a sua inteligência natural é suficiente para fazer a evolução, também natural. Outros viverão atrás de quimeras, esperando a sua evolução.
Com jeitinho nem entendes o funcionamento do web service que permite que ao fazeres “responder” os outros leiam o que escreves e no entanto aqui estás, com alguma hipocrisia.
Fantástico. Uma 2 oportunidade. Que continue a evoluir a tecnologia neste campo.
Isto é simplesmente brutal!
Sem dúvida é enriquecedor ver a evolução dos tempos e como a tecnologia vem melhorar a vida do dia-a-dia do ser humano.
Para isto sim, mas…
Ficou assim devido a um acidente de mergulho (diving accident), não devido a um acidente de carro (driving accident).
Perdoem-me os mais sensíveis mas ou a IA o mete num regime de dieta ou opere a grua que o transfere da cama para a cadeira e viceversa senão vai haver outro alguém com lombalgia, hérnia discal ou outras complicações na coluna não tarda. Um dia de calor que derretesse todo aquele excesso para uma bidão é que era, muito creme de beleza (e outros produtos) dava para fazer com aquilo. Fora isso e o terem furado todo, a ideia/intenção era boa.
É suposto alguém ficar ofendido ou chocado com um comentário tão absurdo? Nós é que te perdoamos por seres assim.
Tetraplegia deve ser o menor dos problemas do Thomas. Já tu ofendes-te e chocas-te com pouco. Obesidade já é por acaso considerado o novo saudável? E por nós, foste tu mais quem que me perdoou? Hugo e as Bulliettes ofendidas?
Tivesses tu que transferir diariamente um Thomas com 120 ou mais kgs e logo vias em quanto tempo se destrói uma coluna, mas não deves conhecer fisioterapeutas.
Repito: O teu comentário não ofendeu ninguém. Foi apenas inútil e desnecessário.
Perdoo eu e todos os que nem se dão ao trabalho de perder tempo com tal estupidez.
Nunca tive de transferir um acamado diariamente mas conheço quem o tenha feito durante longos anos e continua de boa saúde. Precisas é de peso no lombo.
Disseste ser absurdo, não falaste em inútil e desnecessário. Isso foram e são por norma as tuas respostas. E pedi antecipadamente desculpa aos sensíveis não fosse aparecer algum penedo (azar, apareceste logo tu) que não sabe que existem gruas à venda em lojas ortopédicas para transferir pessoas (que não o possam fazer) da cama para cadeiras de rodas e viceversa. Chama-lhe guindaste se quiseres, porventura o nome talvez seja até outro. Talvez também não saibas que maioria dos locais onde se fazem lipo-aspirações, toda a gordura retirada segue para a indústria farmacêutica e/ou cosmética. Se calhar pensavas que era incenerada ou deitada fora, é isso? Ok, derreter ao sol foi a piada que imaginei logo os efeminados sensíveis não gostarem.
E quem conheces que o tenha feito durante longos anos, quanto pesava quem tinha que transferir? De todas as formas generalizei porque para tudo existem provavelmente excepções.
Volto a repetir: O teu comentário não ofende NINGUÉM e sim, perdoei-te logo no primeiro comentário.
Em relação ao resto é apenas offtopic. Gruas? Lipoaspiração? Foca-te rapaz. Lá por teres divagado logo no primeiro comentário isso não é indicador de que vás na direção certa.