Tesla – Condutores arriscam a vida com o modo Piloto automático
Os carros da Tesla são icónicos veículos do futuro no presente. Eléctricos, com muita electrónica, com avançadas funcionalidades tecnológicas e, cada vez mais, com autonomias que em breve poderá levar um português de Bragança à ponta de Sagres.
Recentemente a Tesla incluiu mais uma funcionalidade que tem feito as delícias dos proprietários dos automóveis Tesla, o Piloto Automático. Contudo, como é uma funcionalidade ainda em desenvolvimento, a marca americana tem recomendado prudência na sua utilização... coisa que não tem acontecido e os exemplos estão à vista, no YouTube.
A Tesla colocou na última versão do software, a 7.0, do Tesla Model S e no Tesla Model X duas novas funcionalidades que estão a fazer história no mundo automóvel e não só. Depois de ter inovado nos seus motores eléctricos e nas baterias de armazenamento de energia, a empresa deu um passo em frente e colocou um dispositivo que lê a estrada e permite no verdadeiro termo da palavra uma condução sem mãos e sem pés.
Autosteer ou Piloto Automático
Esta é a funcionalidade que, embora ainda em versão beta, permite ao condutor tirar as mãos do volante e os pés dos pedais quando se desloca pelas estradas. Depois do condutor definir a velocidade cruzeiro, o carro analisa permanentemente a via de circulação e, graças aos seus sensores, "vê" se a via tem linhas, se há trânsito circundante e analisa uma mão cheia de parâmetros que permite ter total autonomia da condução.
Quando há falta de linhas delimitadoras da via, o carro avisa o condutor para este tomar o comando e colocar as mãos no volante e os pés dos pedais.
Auto Lane Chance ou mudança autónoma de faixa de rodagem
Mas as novidades não se ficam por aqui. A empresa está a testar mais "inteligência" nos seus carros. Colocou também na última versão, igualmente em modo beta, a funcionalidade que permite ao veículo mudar de faixa de rodagem assim que o condutor liga o pisca à esquerda ou à direita. O Tesla lê a estrada e muda de direcção em segurança.
Condutores arriscam na estrada
Nesta duas novidades a Tesla avisa que há riscos e que é da inteira responsabilidade do condutor activar e usar estas capacidades agora colocadas no software das viaturas. Mas estas novidades são de tal forma excitantes e inovadoras que os condutores simplesmente usam e esquecem as medidas de segurança, havendo já tantos vídeos no YouTube, que se tornou, para muitos, num must have.
Multas ao Piloto Automático?
As autoridades rodoviárias dos Estados Unidos (assim como na Europa e Ásia) ainda estão na "zona cinzenta" pois a legislação é um pouco omissa - embora já tivesse sido regulamentada nos Estados Unidos para casos genéricos - e o próprio conhecimento dos agentes face à tecnologia é escassa. As multas podem acontecer e há quem já tenha estado na berlinda.
Mas é certo que cada vez mais veremos manobras mais arriscadas e limites ultrapassados. A tecnologia, contudo, não pára de evoluir e em breve a Tesla prometeu já estas duas tecnologias com mais sensores, mais leitura do ambiente envolvente ao veículo, leitura dos sinais de trânsito entre muitas outras inovações.
Mas... para sua segurança, não tire as mãos do volante.
Este artigo tem mais de um ano
http://youtu.be/MrwxEX8qOxA
Agora perguntem ao CEO da marca se vai despedir os engenheiros que fizeram essa armadilha para irem para a Apple.
Afinal, qual é o cemitério?
Nesse vídeo, o auto-pilot está a desligar-se por não conseguir detectar as linhas da estrada, e dá os avisos necessários para isso.
Qualquer carro que não está sob controlo vai bater noutros carros. Se o Tesla desligou o piloto automático e avisou o condutor para tomar controlo do carro, é culpa do condutor.
O autopilot desligou-se 1 ou 2 segundos antes do carro que vinha em sentido contrário passar!
Mais meio segundo, e o homem tinha feito um embate frontal com 2 carros em movimento me sentido contrário!
Mesmo que fosse a 50 e o outro a 50, era um embate numa parede a 100 à hora!!!
Deslihou-se quando não detectou as linhas, tal como é suposto. Um embate frontal entre dois carros a 50 não corresponde à um embate numa parede a 100, informa-te antes de falar.
Se fosse um “iCar”, não dizias isso!
Software beta num carro? Ainda por cima para isto? Andam a gozar com quem?
Anda tu! Com software beta para conduzir!
Um icar também respeita as leis da fisica.
“Mesmo que fosse a 50 e o outro a 50, era um embate numa parede a 100 à hora!!!” Estou a ver que física não é o teu forte.
Ao menos sabe somar 50 + 50
tendo em conta que os utilizadores são avisados para terem prodencia cabe precisamente aos anormais terem essa responsabilidade….
Tu viste o vídeo?
Viste mesmo?
O “aviso” foi momentos antes do condutor meter mãos ao volante para evitar bater de frente com o outro carro!
Isto é completamente inadmissível! Uma questão de tempo até alguém morrer com a brincadeira, e ainda vão defender a marca!
Também acho inadmissível. É inadmissível os condutores usarem um auto-piloto, versão beta, numa estrada real. No entanto, embora a culpa seja do condutor, pois é ele quem decide em usar esta funcionalidade, a Tesla reparte a responsabilidade do que possa acontecer. De contrário, não tinha colocado esta funcionalidade nos carros de produção. Muito menos fazerem, tanto dos condutores deste carros, assim como de todos os outros elementos na estrada (transeuntes, outros carros) de cobaias em algo que tem de ser primeiro testado e depois certificado.
Acha que esta tecnologia é muito importante, tem que acontecer mas é preciso fazer as coisas com mais segurança.
Tu leste as recomendações/avisos da Tesla sobre o sistema? Leste mesmo?
Mete-te num Tesla, e ligar o autopilot!
Os passageiros do carro que vai em sentido contrário? Leram os avisos do Tesla!
Isto não é para andar a experimentar softwares, estamos a falar de vidas!
Vamos estabelecer a lei seca, porque há pessoas que bebem demasiado, acabar com os telemoveis porque também originam acidentes e… espera, acabamos com os carros porque estamos a falar de vidas, perdidas aos milhares diariamente.
Prim, não achas que estás a ser extremista no argumento só porque te dá jeito ? E então encontrar um ponto intermédio onde isto pode acontecer mas em segurança ? Não fará mais sentido ?
“We’re advising drivers to keep their hands on the wheel. You need to be ready to take the wheel at any time.”
“The system is not able to perform efficiently when lane markings are unclear and in heavy precipitation, admitted Musk”
“Se conduzir, não beba”
“Não utilize o telemovel enquanto conduz”.
As recomendações são claras, se o condutor não as cumpre, de quem é a culpa? O meio termo está em cumprir as recomendações e se então o sistema falhar, aí sim, culpa-se o sistema.
o que o pessoal te está a responder… sem tirar nem pôr..
essa tecnologia não é da tesla mas sim da boch o mercedes classe s também possui a mesma tecnologia, e sim é um bocado tosca.
Fontes? Patentes?
Vai lá buscar as patentes ò sabichão…
e olha para tua nformação a TESLA e a MERCEDES têm várias parcerias…
LOL, ai sim?
A Mercedes está a ANOS LUZ da Tesla ou da Google!
https://www.youtube.com/watch?v=RuVtpG_feWk
Lê:
“Tesla’s Autopilot ventures beyond the Mercedes-Benz S-class Intelligent Drive in three areas”
http://blog.caranddriver.com/elon-take-the-wheel-we-test-teslas-new-autopilot-feature/
Piloto automático em automóveis…hoje em dia é simplesmente absurdo!
Absurdo? Muitos acharam o mesmo quando se lembraram de colocar cintos de segurança nos veículos.
Os media andam a fazer alguma perseguição à Tesla ou é só impressão minha…? A última que li dava conta do relatório anual de satisfação do cliente, e agora este artigo!? A industria petrolífera anda mesmo a sentir-se ameaçada….. Pois eu digo, que saem é mais carro Tesla ou com tecnologia idêntica em termos de autonomia, já que o futuro será mesmo este! Agora coloquem é preços aceitáveis para a classe média..
É um alvo a abater. Os lobbies sentem-se ameaçados e tentam afundar a empresa. O Model S é apenas o automóvel mais seguro de sempre. Se eu tivesse um acidente preferia estar a bordo de um model S do que outro automóvel comercial.
Desculpa, mas o que consideras preços acessíveis? Queres preços acessíveis, vai para um Nissan Leaf ou parecido, em que te dá uma autonomia razoável pelo preço praticado.
Além do mais o topo de gama da Tesla, o P85 D Perfomance em Portugal, custa cerca de 80.000€ (+/-) mas está isento de IUC, têm garantia de bateria de 8 anos e não precisa de manutenção (pela info do representante). Portanto, se não temos possibilidades de comprar um classe E da Mercedes, ou BMW série 5 (comparativamente) também não temos dinheiro para comprar este tipo de viatura, porque eu também gostava de comprar um GT-R mas como não tenho possibilidades não digo à marca para o fazer mais barato.
O que é BOM têm o seu preço.
Já existem outras marcas com tecnologias parecidas.
Eu acho que este tipo de coisas tem de ser regulamentada e já, alem que não devia ser permitido usar software beta numa maquina que pode facilmente provocar mortes.
Responsabilidade acima de tudo.
O condutor e sempre o responsável pela condução. Quando apanhamos uma multa por excesso de velocidade não responsabilizamos as marcas por fazer motores a andar muito
Já ganhou
A Tesla provavelmente lançou esta versão beta no mercado para obter milhares de dado de “telemetria” a fim de optimizar o mesmo.