SpaceX volta a testar a Starship! Acompanhe o voo que pode mudar as viagens espaciais
A SpaceX está numa corrida contra o tempo para ter a Starship pronta e a voar para o espaço. Este será um dos pilares das próximas viagens, rumo à Lua e a Marte. Hoje, e depois de 4 testes já realizados, a SpaceX irá tentar novamente colocar a Starship a voar e, principalmente, aterrar de forma especial. Acompanhe aqui o 5º teste e veja como a SpaceX consegue mostrar que a Starship está pronta.
Starship vai aterrar de forma única
Ainda que seja "apenas" mais um teste, este será um voo arriscado. Se tudo correr bem durante a descolagem e a separação dos dois estágios do foguetão, a SpaceX irá captar o booster Super Heavy de 70 metros de altura em pleno voo utilizando os braços da torre de lançamento.
Em vez de aterrar no Golfo do México, como no Voo 4, o Super Heavy planará até ao local de lançamento e acionará os seus motores para se posicionar junto à torre Mechazilla, que fechará os braços para o prender no ar. Esta manobra elimina a necessidade de adicionar enormes pernas de aterragem ao foguetão.
This is Official Starship Mechazilla Catch
Animation! 🔥🚀🤗
No earlier than this Sunday , the superheavy booster will attempt a landing and recovery using the
'chopstick/mechazilla' launch and catch tower arms. This approach will enable rapid reusability to further Spacex's… pic.twitter.com/fwCPd2RV8E— Ofelia (@OfeliaLamensky) October 11, 2024
O cronograma do novo teste da SpaceX
Cerca de 50 minutos antes da descolagem, terá sido iniciado o carregamento de metano e oxigénio líquido dos dois estágios do foguetão. Quando faltarem três minutos para a descolagem, tanto o foguetão como o booster estarão cheios. O deflector de chama começará a disparar água 10 segundos antes do Super Heavy ligar os seus motores.
O foguetão irá descolar dois segundos após a ignição dos 33 motores Raptor do booster Super Heavy. A nave Starship irá separar-se com a ignição do motor no minuto 2:41 do voo. O Super Heavy, por sua vez, planará em direção à zona de aterragem e ligará os seus motores aos 6:33 minutos.
Caso o diretor de voo dê OK para a manobra de captura, o booster chegará à torre de lançamento para a tentativa de captura ao minuto 6:56. Caso seja detetado algum problema no foguetão ou na torre de lançamento, o Super Heavy irá aterrar no Golfo do México, tal como no voo anterior.
Por sua vez, a Starship continuará a subir até desligar os motores às 8h27. A seguir, sobrevoará a Terra durante 40 minutos e entrará novamente no Oceano Índico para uma queda controlada. Uma hora e cinco minutos após a descolagem, estará na posição vertical e será ligado para simular uma aterragem.
Acompanhe o teste da Starship
Watch Starship's fifth flight test https://t.co/LVrCnTv797
— SpaceX (@SpaceX) October 12, 2024
Que espetáculo
Alguém que me explique como é que uma coisa tão pesada pode aterrar numa superfície Marciana que deve ser tudo menos exactamente plana , falta saber a consistência do terreno , e onde se a aterragem fosse feita como a de hoje teriam de existir torres preparadas para o efeito ? Nunca vi dinheiro tão mal gasto. Na pratica isto só pode servir para missões militares de transporte de material , na Terra.
O que aterrou hoje na torre chama-se Super Heavy Booster. Serve para colocar o 2º estágio (Starship) a uma altitude em que seja eficiente utilizar os motores do 2º estágio.
O Booster, nunca irá sair da Terra. Vai sempre voltar depois da separação entre os 60 a 80 KM de altitude.
Numa missão a Marte ou à Lua, é o 2º estágio a fazer a viagem e vai estar equipado com “pernas” para aterrar. E como são locais com muito menos gravidade que a Terra, não precisam do Booster para voltar a ser lançada.
E, como já foi possível perceber com os últimos dois lançamentos, a Starship está preparada para aterrar com precisão no local designado.
Se tiver mais alguma dúvida, pergunte.
A torre foi para apanhar o 1°. Estágio.
O 1° estágio não vai para Marte ou para a Lua.. Basicamente serve para transportar até à órbita da Terra a ship (2° estágio).
O impacto é mais abrangente; poderás ter a “” colonização “” do espaço a um custo muitíssimo inferior e reutilizável, a longo prazo menos poluente. Os países poderão substituir e fazer manutenções nos seus equipamentos de satélite a um custo não proibitivo. Isto é um grande boost para o “Espaço”.
O que aterrou na torre foi o superheavy que é o 1º estagio que serve para colocar a starship em orbita, o que vai aterrar em marte será a starship que poderá aterrar numa superfície mais consistente e terá Landing legs auto nivelantes
“Alguém que me explique como é que uma coisa tão pesada pode aterrar numa superfície Marciana que deve ser tudo menos exactamente plana”
Pernas flexíveis com motores.
A superfície marciana já está mais que explorada, sabem bem quais os locais onde podem pousar.
Sucesso total!!! Ó aves, vai ver 🙂
Hehe. Talvez tenha queimado as penas.
Absolutamente mindblowing o que acabou de acontecer
Incrível a parte do booster ir novamente para a torre, arrepiante no mínimo
Lool foi um falhanço completo!!! Alem de estarem mais de 2 anos atrasados no plano prometido pelo musk! Tem sido um desastre atras de outro… falhas e falhas… o booster hoje ter aterrado foi uma sorte!
Agora temos uma que não sabe que os falhanços fazem parte da tecnologia de ponta. Está-se a desbravar fronteiras do conhecimento.
Não percebes que tecnologia de ponta não se aprende na Universidade? a teoria raramente funciona na prática pois não consegue compreender e pesar todos os factores que contam, boa parte das vezes nem os conhece.
Que figura ridicula. Mas o mais importante: foi sorte no falhanço ou falhanço na sorte? kkkkk Não sei de onde vem tanta azia
Luisinha, vá lá varrer a cozinha porque disto não percebe nada. Nem quer perceber, pelos vistos.
Menciona aí outra empresa/entidade que faça o mesmo, nem a NASA…
Então o que falhou ?
Falhanço completo é o teu ressabiamento lol
São estas coisas que nos colocam no Século XXI. Infelizmente poucas.
Fdx estou aqui todo arrepiado, que emoção que senti parecia uma garoto novamente.
Quem adora tecnologia e espaço é de colocar um gaijo a se babar todo.
O pessoal anti Musk hoje está com uma diarreia…
Isto… 😀
Incrível e triste como foi necessário aparecer o Musk para pôr a ideia do foguetão reutilizável a mexer novamente!
Mesmo, é preciso aparecer um maluco para se fazer qualquer coisa neste planeta. Loool