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Este controlo simples da condução faz com que as pessoas conduzam com mais segurança

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Yamahia says:

    Se pensarmos na economia de combustível, a condução vai resultar sempre segura. Basicamente é não travar nem acelerar mais q o necessário. Não é muito complicado.

    • PeterJust says:

      O complicado é impor isso às pessoas e que elas desenvolvam hábitos no futuro

    • Realista says:

      Ter travagem regenerativa e não ter caixa ajuda ainda mais, do que conduzir como um reformado que vai às compras ao Pingo Doce só para ter talões de desconto na gota…

      • Yamahia says:

        Podes meter a regenerativa num sítio que eu cá sei:
        https://youtu.be/2oR6Zl8jXIE?si=xUIqd-ifad2fWSK5

        • Realista says:

          Obrigado, não tenho essas tendências do pessoal que venera a gota.

          Mas ainda bem que concordas que quem tem carro a combustão anda mais devagar…

          • Yamahia says:

            Estás enganado. Andar depressa não implica necessariamente maior gasto de combustível. Basta não travar mais que o necessário ou mesmo não travar.
            Onde gastas mais combustível é nas retomas de velocidade que seguem travagens bruscas.
            Onde colocas em causa a tua segurança e a dos outros é com travagens bruscas à lá Tesla phantom braking®.
            Por aqui já estou a ver que percebes disto à brava.

          • Realista says:

            “Andar depressa não implica necessariamente maior gasto de combustível.”

            Desculpa mas os dados mostram o contrário:

            https://afdc.energy.gov/data/10312

            “Basta não travar mais que o necessário ou mesmo não travar.”

            Por outras palavras: Não aceleras tanto porque se não precisas de travar quer dizer que foste mais devagar. A travagem é uma forma de corrigir a velocidade a mais, sem travagem significa que vais mais lento…

            HAHAHA Vai-me ao Pingo Doce.

          • Yamahia says:

            Experimenta fazer num Diesel
            Lis/Opo a 40 num caso e a 90 no outro a ver e depois vem cá novamente dizer qual a opção mais económica.

          • Realista says:

            Se a 40km/h gastares 3L/100km em 300km são 30Litros
            Se a 90km/h gastares 4L/100km em 300km são 40Litros

            Já numa Passat mágica que se gasta tanto a 20km/h como a 140km/h o consumo é sempre 3L/100km… e sem travar.

            Comparativo com diversos veículos a 70km/h(45mph) e a 120km/h:

            https://www.mpgforspeed.com/different_cars.png

          • Realista says:

            *errata:

            3L/100km em 300km são 9Litros
            4L/100km em 300km são 12Litros

          • Yamahia says:

            Estás a esquecer a travagem.
            E não vale a pena vires com patamares nos 120 q não era isso q estava em equação.
            Bem como uma coisa são velocidades constantes e outra bem diferente q é o que está na equação, são as constantes travagens e retomas de velocidade.
            Se fizeres media de 70 sempre a travar e a acelerar, podes ter a certeza que gastas mais q fazeres media de 120 a velocidades constantes. É isto que está em equação e que estás a tentar desviar o foco.

            Nem a 40 gastas 3, gastas mais. Nem a 90 gastas 4, gastas menos.
            A mais ou menos 87kmh constantes, um diesel faz menos de 3l/100.

          • Realista says:

            Aliás o Opel Zafira 1.9 CTDI o caso é o que mais gasta em termos proporcionais com a velocidade e o que apresenta o declive mais acentuado.

            Dos 75km/h para os 100km/h o consumo sobe dos 4.3L/100km (54mpg) para os 5.4L/100km (43mpg) e aos 120km/h o consumo é 6.7L/100km (35mpg) …

            Por outro lado um BWM 535 touring a 75km/h tem um consumo de 8.5L/100km (28mpg) e a 120km/h tem um consumo de 11L/100km (20mpg)

            Assim o Opel de 75km/h para 120km/h tem um aumento de 55% de consumo mas já um BMW tem só um aumento de 37%..

            Mas não te iludas, o BMW gasta mais em quantidade mas menos em proporção.

            Vai lá fazer compras ao Pingo Doce. HAHAHAHAHA

          • Realista says:

            “Bem como uma coisa são velocidades constantes e outra bem diferente q é o que está na equação, são as constantes travagens e retomas de velocidade.”

            Só estas a dar-me razão na questão da travem regenerativa… por isso é que os elétricos são eficientes em qualquer lado.

        • Dinis Domingos says:

          Nenhum dos acidentes que estão no vídeo foi provocado por uma travagem brusca. Acho que os defs dos condutores estavam desatentos…

    • Dinis Domingos says:

      Querem ver os acidentes a diminuir? Caixa preta em todos os carros e com excesso de velocidade os seguros não pagam… era vê-los todos a andar pianinho…
      E também a polícia fazer uma operação para acabar com as cartas da farinha amparo também não fazia mal…

  2. AlexS says:

    E continuam a não incluir a falta de atenção nas principais causas de acidentes…

  3. Klimane says:

    Mais um ponto na terra da liberdade onde tudo o que fazemos é escrutinado, medido, analisado e monitorizado. Ainda se acham livres os inocentes!?

    • SergioA says:

      Um chapeu de aluminio resolve o seu trauma.
      Melhor, acabe-se com a ciencia porque analisar dados, resolver problemas gracas a esses dados e inovar nao e consigo.
      Bora lancar o MTGA: Make Tuga Great Again. Pra facilitar

  4. PeterJust says:

    O Mini tinha um sistema parecido, mas na teoria era o contrário, quando fazíamos uma condução “desportiva” tinha um boneco que começava a apoiar e a fazer sons tipo UUIIIII e VRRRUUUM!!!

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