E se o seu smartphone fosse a chave do seu próximo carro?
Cada vez mais os smartphopnes estão presentes nos nossos dias. São ferramentas essenciais em que confiamos para guardarem os nossos dados e para nos darem informações essenciais.
Um novo passo pode estar prestes a ser dado, adicionando uma nova função ao smartphone. Em breve estes podem ser usados para abrir e fechar os nossos carros, graças à apresentação de um novo standard.
Muitas marcas têm já criadas soluções para controlar os seus carros através de sistemas remotos, preferencialmente via smartphone, garantindo aos utilizadores soluções de maior simplicidade e controlo.
Se estas são úteis e agradam aos utilizadores, a verdade é que são dispersas e não obedecem a qualquer padrão ou norma, impedindo a necessária integração e utilização transversal de funcionalidades entre os sistemas.
Para eliminar este problema, a Car Connectivity Consortium, um grupo de 70 marcas automóveis e de gigantes de tecnologia, apresentou agora o que poderá ser o futuro standard para os sistema de controlo de automóveis através de sistemas móveis.
Este standard será a base de uma especificação para a criação de uma chave digital que conseguirá destrancar as portas dos carros e também colocá-los em funcionamento, independentemente da marca do carro ou do smartphone usado.
Para isso serão usados protocolos NFC ou Bluetooth Low Energy para permitir o acesso aos veículos sempre que o utilizador estiver próximo deste, tanto de forma manual como automática.
O novo standard vai ainda permitir que as marcas da indústria automóvel consigam soluções com padrões definidos e que funcionam em qualquer equipamento de qualquer marca.
Para os utilizadores será também a forma de terem a possibilidade de gerirem centralmente os acessos aos seus veículos, criando as chaves digitais necessárias para, por exemplo, emprestar um carro de forma temporária.
O Car Connectivity Consortium tem já em curso os trabalhos para a criação de uma segunda versão deste standard, que deverá ser apresentado já em 2019. Esta nova versão terá novos componentes de segurança que vão garantir uma maior proteção da comunicação entre os smartphones e os carros.
Este é apenas o primeiro passo naquela que será a direção a ser tomada pelas marcas no futuro próximo. Estas vão agora trabalhar nas suas soluções e apresentá-las ao mercado, com a certeza de terem a abertura necessária para serem transversais a toda indústria.
Este artigo tem mais de um ano
ja vi isso no carro da bmw, mas depois de ver uns videos de carhacking e etc, que dois caras roubaram a bmw de um morador na Inglaterra, eu nao creio que sera uma grande ajuda, enquanto nao melhorarem a comunicaçao ou sei la porem algo mais confiavel, os videos estao no youtube.
Roubam em Portugal bmws todos os dias, e as chaves são normais
“Roubam em Portugal bmws todos os dias…”. Duvido que isso seja verdade.
É verdade sim. Carros de alta gama (mercedes, volvo, bmw, grupo VW etc) sao roubados todos os dias. Há grupos da europa de leste e russia que sao expert nestas coisas e vendem aparelhos que conseguem autenticar e abrir os carros, desbloquear a ignicao e roubar os carros como se fossem os donos a conduzir. Logo de alguma maneira reprogramam o carro e fazem sair do país, sejam completos, sejam em peças…
Para mim não dá…
Muitas vezes tenho de pedir à minha mulher para me atirar as chaves dos carros através da varanda, porque tenho alguns a estorvar em frente ao carro que eu quero usar…
Atirar um telemóvel a partir da varanda, para em 75% das vezes acertar no chão… 😀
Continuo a preferir as tradicionais chaves … já tive um Renault em que a chave era um cartão, aquilo passava a vida a escangalhar-se e era um stress porque depois o carro não reconhecia o chip…
Isso é ASSUSTADOR!
Arranjem é forma de usar hidrogénio como combustível…
Elétrico bem melhor e menos poluente. Não vamos regredir por favor.
Deves pensar que toda a energia é produzida de forma limpa…
Trabalho numa central de produção de energia termoelétrica e DIARIAMENTE são TONELADAS de CO2, NOX, Cinza, Areia , etc etc etc libertados para o ambiente…
A energia que produzimos na central é colocada na rede, portanto é para ser consumida por todos nós…
Não és Santo… Só não vês os teus pecados… 😀
Se não me engano em Portugal as centrais queimam gás natural
As previsões dizem que o gás natural acabará na década de 2030 por isso a partir daí não haverá opção será energia 100% limpa em Portugal. O mesmo acontecerá no resto do mundo mais cedo ou mais tarde.
Para queimar hidrogênio é preciso água o que gera um enorme problema ambiental. Se todos os carros do mundo usassem hidrogênio duvido que o nível da água do mar estivesse onde está hoje é por isso a biosfera estaria arrasada. Para além disso a queima de hidrogénio origina vapor de água que é libertado na atmosfera o que causaria o caos climático
Onde eu trabalho queima-se biomassa ( resíduos florestais ) há quase 20 anos…
Em Portugal há várias centrais de produção de energia a queimar resíduos florestais
E ainda há as centrais que queimam carvão, com a de Pego e de Sines
A produção das centrais de Pego e Sines, nos primeiros 10 meses do ano 2017, representou cerca de 28% do consumo no mercado português
Quem usa eléctricos não é Santo… só não vê os pecados… 😀
– Fiquei sem bateria no telemóvel…
– Empresto-te o meu para ligares.
– Não, eu preciso é de entrar no carro.
Há cada nerdice…
Ainda se a noticia fosse: Carros abrem com impressão digital ou retina, mantendo também uma chave adicional, seria interessante. Nao precisava de um… Telemóvel… Para abrir o carro… Maneira de pensar à primeira revolução industrial…
Isso é muito bonito mas se ficas sem bateria do carro já não abres a porta…
E para além de blindarem a bateria para te obrigarem a ires à marca, ficas sem conseguires substituir a bateria do carro no momento.
Como se a bateria de um carro tivesse que ser carregado diariamente.
pedro, estás a ver a coisa de maneira errada: tal como podes pagar com o tlm, se podes abrir com ele melhor, porque está sempre “à mao”. Isso nao evita que leves dinheiro e as “chaves” do carro em formato cartao na carteira, mas em vez de teres que tirar a carteira e procurar os cartoes, basta aproximar o tlm (se quiseres! nao acredito que te “obriguem” a abrir só com o telemóvel).
Há uns bons anos reclamavam de usar o comando somente para o carro. No meu caso o meu comando é a chave, apesar de dentro levar uma chave de emergencia. Nunca me aconteceu ficar sem baterias no comando, no entanto há alternativa; no caso do tlm podes levar o cartao na carteira, se falhar o tlm podes usar o cartao de emergência;
Então, mas Belmiro, no caso do Pedro ele refere impressão digital ou retina… Parece-me algo ainda “mais à mão” do que o Telemóvel, que o podemos pousar em qualquer lado.
É isso. Existindo já essa tenologia eliminava-se o equipamento do meio. Pensando em sequência, retina desbloqueia telemóvel, telemóvel desbloqueia carro… Vê-se logo o que está a mais que poderia ser eliminado.
Um telemóvel com comando nao passa de um comando que da para fazer chamadas, e ver uns conteudos. É que há coisas que fazem pouco sentido. Chegou-se ao ponto de eu poder acrescentar qualquer extra a um telemóvel, desde que funcione com a bateria, e chamar-lhe inovação.
Se a um iphone lhe acrescentar um compartimento que dá para encher de protetor solar, vou-lhe chamar “iphone proteção total”.
Se a um android lhe acrescentar um compartimento para colocarr açucar vou-lhe vende-lo como “Sugardroid a sua companhia ao café”. Peço desculpa, mas já deu para perceber que eu olho para a tecnologia como servindo o propósito de aumentar as skills do ser humano e nao o de as substituir, porque a natureza é fantástica, aquilo que o Ser não usa é desperdício e a evolução tratará de o eliminar.
Manuel, por impressão digital é ainda mais fácil clonar dum copo ; retina não dá porque muda com os anos.
Eu vejo algo como o telemóvel muito mais fácil de roubar do que propriamente clonar a minha impressão digital.
Não, nem obrigado!
“São ferramentas essenciais em que confiamos”, fala por ti Pedro… 😉
Nem pensar
Só se o carro tiver do lado de fora um carregador sem fios embutido na chapa. Em caso de bateria em baixo, pousas o telemóvel uns minutos até carregar e quando o telemóvel voltar acima, entras normalmente.
Em relação à segurança acho eu estamos seguros. O HomeKit da Apple nunca teve problemas de segurança.
A nao ser que mores numa caravana ninguem te leva a casa em caso de falha de segurança .
Um dia alguém roubava-me o telemóvel e como bónus ainda me levava o carro…
Não porque para abrir o carro tens que desbloquear o telemóvel, e sem pin ou impressão digital não o fazes. Ainda deves viver na época dos 3210…
Os meus telemóveis não têm PIN activo e nem a impressão digital
Têm essas funções, mas acho uma seca passar a vida a meter PIN´s ou códigos. A impressão digital não partilho num smartphone. Basta o controle de todos os passos que dou no dia-a-dia…
Se me roubarem os telemóveis, paciência. Problema meu…
Se não me engano em Portugal as centrais queimam gás natural
As previsões dizem que o gás natural acabará na década de 2030 por isso a partir daí não haverá opção será energia 100% limpa em Portugal. O mesmo acontecerá no resto do mundo mais cedo ou mais tarde.
Para queimar hidrogênio é preciso água o que gera um enorme problema ambiental. Se todos os carros do mundo usassem hidrogênio duvido que o nível da água do mar estivesse onde está hoje é por isso a biosfera estaria arrasada. Para além disso a queima de hidrogénio origina vapor de água que é libertado na atmosfera o que causaria o caos climático
Péssima ideia!!!
Parece ser bom até ao dia em que tens de mudar de tlm!!
Voltas a instalar a APP do veículo, introduzes credenciais e está pronto a funcionar novamente…
Não me parece um problema.
Se venderes o carro, vais rasgar as credenciais… 😀
Se comprares um usado “a um lelo”, sujeitas-te … 😀
Se eventualmente isso acontecer, terás de efetuar a cedência de propriedade, visto que as chaves do carro são o telemóvel.
Depois, como em todos os carros que já têm esta tecnologia, a informação de quem pode aceder e quem não pode, fica registada no computador de bordo do carro. Tens de solicitar emparelhamento com o equipamento que vai adicionar à app.
Portanto, tens sempre a possibilidade de revogar acesso de outros equipamentos, para não falar de que a chave/cartão como atualmente os conhecemos vai sempre existir, como acontece atualmente, onde os carros têm sempre uma alternativa para o carro ligar em caso de falha da chave eletrónica.
Não obrigado!
Do próximo carro? Tenho isso à cerca de 2 anos no meu carro, implementado e desenvolvido por mim. Funciona a partir de uma app para Android e permite abrir e ligar o carro por Bluebooth e NFC. Estou a terminar a implementação por 4G com as mesmas funcionalidade de arranque e desbloqueio que Bluetooth e NFC, mais a recepção automática de fotografias, caso se detete algum movimento estranho dentro do veiculo ou alguém o ponha a trabalhar sem a minha autorização. Neste caso exige ter sempre um serviço de dados ativo no veiculo que atualmente está a ser alimentado por uma bateria carregada por energia solar.