Samsung poderá criar baterias que carregam em 12 minutos
As inovações que estão a ser criadas para as baterias prometem que dentro de alguns anos possamos ter uma duração muito maior e também um tamanho mais reduzido deste componente.
São várias as promessas nesta área e a Samsung anunciou agora outra descoberta que poderá diminuir drasticamente o tempo de carregamento. Ainda está numa fase muito inicial, mas promete revolucionar o mercado das baterias.
A novidade foi anunciada pela própria Samsung e dá conta de uma nova descoberta feita por investigadores do Samsung Advanced Institute of Technology (SAIT). Estes criaram um novo material, a que chamaram bola de grafeno (graphene ball), que garantem ser muito melhor que qualquer um dos atuais usados nas baterias.
As baterias vão conseguir ser carregadas num tempo muito inferior, sendo cerca de 5 vezes mais rápidas. Na prática, e segundo a Samsung, será possível criar uma bateria que carregará em apenas 12 minutos.
Ao mesmo tempo, e esta é outra característica fundamental, estas novas baterias vão conseguir ter cerca de 45% de mais capacidade. Isto permitirá ter baterias mais rápidas de carregar e com maior capacidade de carga, mantendo o mesmo volume.
A aplicação deste material foi feita em baterias de iões de lítio, mais precisamente o cátodo e no ânodo, tendo sido criada uma camada protetora que assim garante estas novas propriedades.
Já está bem identificada a utilização prática destas baterias, sendo lógica a sua aplicação em carros elétricos e áreas onde as baterias têm especificidades muito precisas. Claro que também vão estar presentes nos smartphones e outros dispositivos que usamos no nosso dia-a-dia.
É ainda muito cedo para saber se estas novas baterias vão vingar e chegar ao mercado. A Samsung acredita que sim e que muito em breve as vamos poder ver até porque as mudanças nos processos de produção são muito reduzidas.
Este artigo tem mais de um ano
Durar o dobro do tempo e com metade do tamanho e que era de valor
E depois rebentam.
Fundamentas isso ou assumimos que apenas estás apenas a falar à toa?
Ele está só a tentar ser engraçadinho. Ao invés disso, só mostrou alguma ignorância.
Mas serão explosivas ?
É que vindo da Samxung tudo é possível !
O problema da Samsung não foi propriamente a bateria, foram as carcaças demasiado apertadas que não deixaram espaço suficiente para a bateria expandir.
Impressionante como esta malta que segue blogs de tecnologia e nem um facto tão simples como esse conseguiram perceber. Não admira que haja tantas guerrinhas.
Gente que só lê títulos e se acha entendida no assunto 😉
Há anos que ouço essa conversa. Baterias minúsculas que carregam em segundos, bla bla bla… Novas descobertas e patentes. As baterias não têm mudado assim muito pelo que tenho visto!
+1
Finalmente as empresas começaram a investir na investigação de baterias com maior capacidade e com menor tempo de carga! O problema do sec. XXI é precisamente o armazenamento de energia para as diversas aplicações…
O problema do sec. XXI é que as grandes potências petrolíferas compram as patentes relativas a descobertas no campo das baterias por forma a que as mesmas não possam evoluir e tornarem-se um subsituto integral dos combustíveis fósseis.
Isto está muito para além das discussões Android vs Apple. Já estamos à tantos anos à espera que o milagroso Grafeno tenha alguma aplicação prática significativa…
Espero que depois deste tempo todo esta seja a primeira vez que se concretiza, porque todos os outros casos foram um desastre. Por uma razão ou por outra, até ao momento “o material mágico que ia mudar o mundo ” é uma montanha que pariu um rato! E bem precisavamos uma boa nova nesta àrea
É se Eu lhe dissesse que temos baterias que jamais necessitam serem carregadas na vida? Certamente que não acreditariam e iriam questionar o por que não temos disponibilidade destas no mercado então
A tecnologia tem 2 lados, igual uma moeda, um você vê, o outro você sabe que está lá, uma diferença, a que o mundo espalha, e a que eles mantêm sem contar. Deixo pra vocês pensarem nisso, Marca este post nos favoritos pois em 2020 teremos novidades 🙂
Carregam em 12 minutos, e no segundo seguinte, BOOOOOOMMMMMM!
🙂
Sempre e melhor que as baterias do iPhone 8 que demoram anos a carregar e pummm na mesma… 🙂
Também poderá não criar.
Mais importante do que terem um carregamento rápido é terem um descarregamento lento. E já agora que não explodam.
Esta notícia tem uns 5 ou 6 anos…
Ou mais. Isto e os ecrãs todos os dias tem um update.
Ecrãs? Eu estava a falar das baterias que mencionam no artigo…
São ambos os temas permanentemente atualizados e que todos os dias trazem novidades.
Mas esta notícia não adianta nada de novo às de 2011… Pelo menos eu não encontro diferenças. A mesma química, e as mesmas características…
Já as desvantagens continuam por ser conhecidas, mas pelos vistos deve haver ou não demorariam tantos anos a passar da teoria para a prática. Ou então enquanto as baterias de hoje venderem bem, não vão jogar este trunfo…