Rússia: Novo avião de carga superpesado para substituir icónico Antonov An-124
O Antonov An-124 foi durante um longo período o maior avião do mundo. Posteriormente, este foi destronado pelo seu sucessor, o An-225. Esta aeronave foi projetada com o intuito de transportar o vaivém espacial soviético Buran. 37 anos depois, a Rússia tem em desenvolvimento o Slon (que em russo se traduz como Elefante), capaz de transportar uma carga útil de 180 toneladas.
Atualmente, a indústria aeronáutica enfrenta grandes desafios. Se por um lado a Boeing procura voos mais espaciais, a AirBus conquista espaço maior no mercado comercial. Os russos dão passos em vários mercados.
Slon será o maior avião do mundo
Segundo informações, o sucessor do An-225, o Slon, será capaz de transportar uma carga útil de 180 toneladas. Assim, tem capacidade de carregar mais 60 toneladas que o seu antecessor. Em termos de distância, este pode voar até sete mil quilómetros e a uma velocidade de 850 quilómetros por hora.
O Instituto Aerohidrodinâmico Central Zhukovsky (TsAG), o maior centro tecnológico da indústria aeroespacial russa, está a trabalhar no design do Slon. Nesse sentido, foi com o trabalho atual que a TsAG revelou um modelo metálico em escala.
Para os testes complementares de aerodinâmica, o modelo de 1,75 metros de envergadura e 120 quilos prestará o seu serviço durante os próximos meses. Serão também validadas as especificações técnicas de voo esperadas.
O que deu mais trabalho foi a asa, que se diferencia pela sua complexa forma espacial para garantir alto desempenho aerodinâmico nos modos de cruzeiro.
Explicou Andrei Sidorov, subdiretor do departamento tecnológico de produção experimental do TsAGI.
Várias aeronaves têm superado em capacidade o An-124 Ruslan desde a sua comercialização na década de 1980. Contudo, outro Antonov, o An-225 Mriya, que é uma versão ampliada do An-124, mantém-se como o maior dos aviões hoje em operação no mundo. Este foi o único a ter superado as 250 toneladas de transporte de carga.
Segundo se reportou no ano anterior, o substituto do Antonov, o Slon, foi incluído no programa estatal de armamentos para 2027. Desta forma, esta será a aeronave com a maior carga útil do mundo.
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: TsAGI
Fonte: TsAGI
Só uma nota: os Antonov, não são russos, mas ucranianos. Mais utilização destes aviões desde a manutenção à operação é cairaríssima. Só para dar um exemplo: cada vez que o An-225 voa, gasta mais de um milhão de euros apenas para se pôr a voar.
O que é da Russia é o novo, o Antonov tem “fabrico” repartido, embora a sua aparição seja Soviética/Ucraniana. Apesar disso, por trás do fabrico está a Antonov, ou Antonov Aeronautical Scientific/Technical Complex (Antonov ASTC) é uma empresa estatal ucraniana.
O novo An-124 é de fabrico russo.
Irmão Antonov é um projecto soviético, a Ucrânia era o pólo industrial soviético entretanto, não podes dizer que não é russa o projecto foi semplemente executado na Ucrânia porque era lá onde estavam as maiores da ricas Lara esse tipo de trabalho é como nós dia de hoje, não se faz nada sozinho, hoje em dia a Rússia quase o único país do mundo que projecta aviões sozinho
Têm que dar uma leitura ao artigo antes de o publicar, o título:
“Slon An-225 será o maior avião do mundo”
Tem absolutamente coisa nenhuma a ver com o que escreveram no resto do artigo, o An-124 é uma coisa, o An-225 é outra e o Slon é outra.
Que grande confusão vai neste artigo! Não sei se foi um problema de tradução ou total desconhecimento da matéria que tentam escrever…
Ponto 1
O Slon não está em produção, mas sim em desenvolvimento! Ainda nem ao túnel de vento foi!
Ponto 2
“Slon An-225 será o maior avião do mundo” ?!?!
O Slon é um modelo em desenvolvimento que se especula que terá o nome de IL-106, enquanto que o AN-225 Mriya é o maior cargueiro aéreo do mundo, que pertence à Antonov!
E não, o Slon não será o maior avião do mundo, pelo menos enquanto o AN-225 e o C5 Galaxy continuarem a voar.
Ponto 3
“Várias aeronaves têm superado em capacidade o An-124 Ruslan desde a sua comercialização na década de 1980”
Não foram várias, mas sim duas aeronaves o fizeram, sendo uma o AN-225 Mriya, que é basicamente um AN-124 alterado e ampliado para transportar o antigo vaivém Buran, e hoje é usado pela Antonov para alugar a clientes que precisem deste tipo de capacidade de carga. O outro foi o americano C5 Galaxy, que se encontra ainda hoje em uso na USAF, e é o cavalo de carga das forças armadas dos EUA.
Vamos por partes, porque o texto está simples de perceber.
Portanto, no desenvolvimento do texto diz o seguinte: “O Instituto Aerohidrodinâmico Central Zhukovsky (TsAG), o maior centro tecnológico da indústria aeroespacial russa, está a trabalhar no design do Slon.” De facto ele não está ainda em produção final, o que foi produzido foi sim a escala que entrou em testes. Ele está em desenvolvimento como refere o texto.
Sobre se este será ou não o maior, a empresa diz que este irá superar o An-124 Ruslan (ainda é o maior avião de carga, superado apenas pelo Antonov An-225 Mriya, que foi uma adaptação do An-124 Ruslan, para transportar o vaivém (se atualmente for mantida a sua atividade, de facto este avião fica atrás do seu irmão mais novo).
Como é dito, em tamanho o Lockheed C-5 Galaxy não excede o An-124 Ruslan e o An-225 Myria.
Vítor, não querendo ofender, acredito que no seu Português e no seu conhecimento dos factos, seja um texto fácil de entender. Contudo continua a ser um texto confuso e muito impreciso!
Mas só lê quem quer, e só se dá ao trabalho de esclarecer quem quer.
Eu sei que escrever com fundamento em factos, dá bastante trabalho de pesquisa, pois obriga a procurar e comparar várias fontes de informação.
Confuso? Não está nada confuso. Está fácil de ler.
Ainda bem que o João entende!
Já agora depois de ler o texto, sabe como se vai chamar a nova aeronave?
Porra, chama-se Slon, para já e vem substituir o velho Antonov que foi fabricado na ex-união soviética por um engenheiro russo, o senhor Antonov. Como diz no final e tb se depreende, mais um avião militar a caminho.
Concordo com Paulo, a informação é útil, a forma como o texto está estruturado, está uma confusão…
Quem não percebe do assunto pode dizer que fica esclarecido, quem já perceba uma coizita ou duas sobre isto diz o completo oposto.
Não é só escrever sobre material interessante, reler no final também ajuda e muito…
O AN-225 Mriya (sonho) é uma avião com 30 anos que é simplesmente o maior avião de asa fixa do mundo. (ponto final)! Em setembro de 2001, ele voou transportando uma carga de 253,86 toneladas a uma altitude máxima de dois quilómetros e a uma velocidade média de 763,2 km/h. A distância percorrida foi de mil quilómetros, aproximadamente. Foi projectado para conseguir elevar uma carga interna ou externa máxima de 300t com um peso total na descolagem das 640t! Logo o Slon ficará bem atrás desta máquina de 6 motores, pois o AN-225 é, simplesmente o maior avião em operação do mundo.
Eu sinceramente não percebo como o Slon pode ser o Maior Avião do Mundo se ainda há pouco tempo, conheci o STRATOLAUNCH. Se conhecem este Avião, com dois Corpos de Fuselagem tirados de 2 Boeing 747 e com uma Envergadura de apenas 117 metros,…. Não sei como o Slon consegue ser Maior que isto.
A Menos que este Avião não tenha Fabricação em Série. Contudo, já voou e teve resultados técnicos bem Sucedidos.
Não diz que é, dizem que vai ser.
O Stratolaunch é um projecto nado morto. Após a morte de Paul Allen o projecto foi descontinuado. Falando de aviões gigantes, o Hughes H4 Hercules, Spruce Goose “Ganso de Abeto” hidroavião projectado e construído por Howard Hughes, 1947, com 97,51 m de envergadura e 66,65 m de comprimento, continua a ser a segunda maior envergadura alar
“Segundo informações, o sucessor do An-225, o Slon, será capaz de transportar uma carga útil de 180 toneladas.”
O Slon vai ter uma capacidade de carga inferior à do An-225??
Alguém conhece o Airbus Beluga? Aquilo é que é bicho!
Besteira total, a Ucrânia era um Estado russo inclusive , o Oleg Antonov nasceu na Rússia, issa bobagem é o mesmo que dizer: “A Embraer não é brasileira, é paulista” ridículo comentário