Robô fratura dedo a criança durante uma competição de xadrez na Rússia
Os robôs são uma tecnologia com Inteligência Artificial que já fazem parte do nosso dia a dia, seja a aspirar as nossas casas, como auxiliares de algumas tarefas, na ajuda ao combate de algumas situações, nas empresas, nas competições desportivas, entre outros.
No entanto nem sempre tudo corre como deveria, e as últimas notícias indicam que recentemente um robô fraturou o dedo a uma criança durante uma competição de xadrez que decorria no Moscow Chess Open, na Rússia.
Robô fratura dedo a criança durante torneio
Infelizmente há sempre algumas histórias que gostaríamos que nunca acontecessem, e a de hoje é um exemplo disso mesmo. Tudo aconteceu durante o torneio Moscow Chess Open, na Rússia, que decorreu entre os dias 13 e 21 de julho, nomeadamente na liga juvenil da Federação de Xadrez de Moscovo. Uma criança de 7 anos, que competia no torneio, ficou com o dedo esmagado pelo robô contra o qual competia.
Mais especificamente, o robô tinha aparentemente terminado a jogada, quando a criança se prontificou a fazer a sua quando a situação aconteceu. No entanto, ou o robô ainda não tinha efetivamente terminado a sua jogada, ou interpretou mal a situação, movendo-se assim que a criança estava a jogar, acabando por causar uma fratura no dedo do pequeno jogador, tal como adianta a rede de notícias russa TASS, e indicado pelo PC Gamer.
O momento foi captado em vídeo e partilhado através do canal de notícias russo Baza no Telegram e também na rede social Twitter. A imagem abaixo mostra o momento em que a criança é ferida pelo robô.
All acquisition that advanced AI will destroy humanity is false. Not the powerful AI or breaching laws of robotics will destroy humanity, but engineers with both left hands :/
On video - a chess robot breaks a kid's finger at Moscow Chess Open today. pic.twitter.com/bIGIbHztar
— Pavel Osadchuk 👨💻💤 (@xakpc) July 21, 2022
Logo após o sucedido, as pessoas que se encontravam no local correram para ajudar a criança e tentam libertar a sua mão do robô. A criança conseguiu terminar os restantes dias do torneio, mas os seus pais têm agora tentado entrar em contacto com o promotor local como forma de apresentar queixa pelo sucedido.
De acordo com Sergey Lazarev, presidente da Federação de Xadrez de Moscovo "o robô partiu o dedo da criança - e isso é mau, claro. O robô foi alugado por nós, está exposto em muitos locais, há muito tempo, com especialistas. Aparentemente a criança fez uma jogada e depois é preciso dar tempo ao robô para responder, mas o menino apressou-se e o robô agarrou-o. Não temos nada a ver com o robô".
Este artigo tem mais de um ano
Foi o Putin o culpado!!
Não foi nada, foi o Trump
Está logo aí a aparecer o Terminator!!
+1
Que nada, a culpa é do Bolsonaro!
+1
GRANDE Bolsonaro segundo a cnntuga a culpa dos fogos na Europa e dele!
Grande Bolsonaro?
É preciso ser-se muito tapadinho e alienado para defender as ideias e o modus operandis desse ser narcisista, para não dizer pior.
Quer argumentar?!
Lula LADRAO, CORRUPTO e PRESO em varias instancias.
https://twitter.com/jairbolsonaro/status/1550986945492287490?t=PupDzqglCC2B7gpBsewtUA&s=09
Nem falei do Lula, nem sei porque vens com esse argumento.
A sério que preciso de argumentar? Só assim de repente:
– CPI da Covid
– Rachadinha com um tal de Queirós
– Dizer que as urnas são fraudáveis sem apresentar uma única prova
Todos os dias, ele vem com uma mentira nova. Se tu, sinceramente achas que ele tem perfil de presidente e não uma pessoa que só sabe destilar ódio, nem vale a pena insistir mais.
https://twitter.com/Carlao_Cabral/status/1551316353629421569?t=1ww67A07CT2EkhbljkIZ8Q&s=09
Eu acredito que te encontras nas duas primeiras!
Quem te disse que sou de esquerda? Só acho um absurdo o que o Bozo diz e pensa.
Chamar-me de ignorante e burro são os teus argumentos? Sobre o que eu escrevi nem uma palavra. Já vi que gostas da ala extrema direita e dos cidadãos de bem.
Nem vale a pena continuar a ‘discussão’ porque é totalmente off-topic e não se vai chegar a lado nenhum
+1
Um robot cuja função motora necessita de segurar uma peça de xadrez que pesa meia duzia de gramas ,
que alguém se esqueceu disso??
os engenheiros ou programadores deviam ser responsabilizados
Claramente o robot quis intencionalmente reduzir a sua concorrencia. Esta na hora de a guerra ser resolvida com robots, sao mais inteligentes que muitos que ai andam e com poder de fogo a serio. As guerras se fossem discutidas num combate unico do melhor guerreiro entre os 2 paises seria muito mais civilizado num estadio onde toda a gente assistia. Isso sim seria evoluir, os gregos ja faziam isto no tempo de achiles!
enquanto for só um dedo, está tudo bem…
O terminator já demonstrava que a coisa estaria difícil para os humanos. Era a AI a demonstrar que assim acaba a concorrência…
IA é um perigo. Estava a terminar a “ameaça” que sentiu. Penso que é altura criar algumas diretrizes obrigatórias para salvaguardar a raça humana, tipo como no filme “I Robot”.
Perigo é não entenderem que esta “falha” nada tem a ver com IA.
Jogo especial militar russo para as centenas de crianças ucranianas: XEQUE-MATE!
😉 Mau de perder…..
Fazem um braço de ferro que se pode mover em cima do tabuleiro de xadrez. Provavelmente nem sequer tem instalado um sensor para detectar a presença dos dedos de uma criança e o algoritmo de IA apenas efectua decisões com base no jogo em si e não se estende a outros domínios, e o culpado é o aparelho? Poderá um cego ser culpado por partir um vidro contra o qual esbarre? Não lhe dão inputs sensoriais que não sejam o reconhecimento das peças no tabuleiro, e ainda atribuem culpa à máquina? A única inteligência artificial que vejo aqui é a dos humanos que usaram o braço móvel como interface do algoritmo sem ter em conta a segurança das crianças, que em si são demasiado imprevisíveis nos seus comportamentos. Falha humana, e não da máquina. O HAL é que sabia: este tipo de acontecimento é um tributo aos erros humanos, diria ele…
O rapaz viu que iria perder a rainha… foi por isso que ia impedir o robot de a capturar.
O jovem, mesmo com o dedo partido, perdeu o jogo, porque tocou numa das suas peças, na vez do adversário jogar. Curiosamente, só encontrei essa informação no próprio site da associação internacional de xadrez. Na outras, essa informação é omitida…
Exactamente. Foi uma questão de temporização cega que o programa não conseguiu sequer antecipar. O puto quis fazer batota, e por acaso teve um enorme azar. Os adultos que instalaram um braço daqueles para ser utilizado ao pé de crianças também ignoraram todas as regras de segurança.
Há um vídeo no youtube.
O rapaz fez uma jogada (com a rainha). O robot viu a oportunidade para acabar com o jogo, ia remover a rainha e avançar o cavalo. O rapaz esticou a mão e ia tirar a rainha. É quando o robot o agarrou, o rapaz levantou-se e terá sido esse movimento que lhe partiu o dedo. O robot tem de pegar na peça e colocar na caixa, antes de mover a peça para o lugar. Ao ter tentado impedir a captura, o robot agarrou no que lhe apareceu à frente… o dedo que ia retirar a peça.
É que a notícia não refere que o jovem perdeu a partida, porque tocou na peça, na vez do robot jogar.
No vídeo parece-me um robot industrial, deveria ser usado um cobot (collaborative robot) que podem ser usados em relativa segurança juntamente com humanos. Agora usar um robot industrial numa apresentação destas dá nisto.
Mas isto na Mother Russia é hardcore