Professor avisa que cérebros humanos podem ser invadidos se IA não for controlada
Conforme acompanhamos, a tecnologia associada à Inteligência Artificial (IA) tem conhecido uma evolução singular que, para muitos, pode até ser assustadora. Por isso, o autor do best-seller “Sapiens” avisa que os cérebros humanos poderão vir a ser invadidos se a tecnologia não for regulamentada.
A resposta ao problema estará na cooperação global.
Possivelmente, já se deve ter cruzado com títulos como “Sapiens”, um best-seller global, “Homo Deus”, ou “21 lições para o Século XXI”. Os livros são da autoria do professor israelita Yuval Noah Harari que, depois de ter vendido 35 milhões de exemplares, traduzidos em 65 línguas, tornou-se um autor de renome.
Para além do seu trabalho focado na História, na mente humana e na filosofia social, Yuval Noah Harari já havia expressado, antes, as suas preocupações relativamente à IA e à bioengenharia. Na sua opinião, estas áreas do saber poderiam constituir uma ameaça existencial para a humanidade e, por isso, devem ser vigiadas de perto.
Recentemente, numa entrevista ao 60 Minutes da CBS, Yuval Noah Harari avisou que, a menos que a IA seja globalmente regulamentada, os cérebros humanos poderão ser invadidos, futuramente.
Hackear um ser humano é conhecer essa pessoa melhor do que ela própria se conhece. E, com base nisso, manipulá-lo cada vez mais […] São dados sobre o que está a acontecer dentro do meu corpo. O que temos visto até agora são empresas e governos a recolher dados sobre onde vamos, quem encontramos, que filmes vemos. A fase seguinte é a vigilância a passar debaixo da nossa pele.
Advertiu Yuval Noah Harari relativamente à IA.
Yuval Noah Harari: IA como possível ameaça global
Durante a entrevista, Yuval Noah Harari falou sobre a forma como os dados globais são tratados e o local onde são armazenados. Afinal, o professor tem alertado os países para os possíveis efeitos nocivos da IA nas pessoas.
[…] O mundo está cada vez mais dividido em domínios de recolha de dados, de exploração de dados. Na Guerra Fria, tiveram a Cortina de Ferro. Agora, temos a Cortina de Silicon, que o mundo está cada vez mais dividido entre os EUA e a China, os dados vão para a Califórnia ou vão para Shenzhen, e para Xangai, e para Pequim?”
Questionou Yuval Noah Harari.
Segundo o professor, futuramente, podemos ser confrontados com uma drástica mudança na forma como vivemos, trabalhamos e fazemos escolhas. Isto, à medida que a tecnologia se envolve, cada vez mais, no quotidiano das pessoas.
A Netflix diz-nos o que devemos observar e a Amazon diz-nos o que devemos comprar. Eventualmente, dentro de 10 ou 20 ou 30 anos, tais algoritmos poderão também dizer-nos o que estudar na faculdade e onde trabalhar, e com quem casar, e até em quem votar!
Alertou Yuval Noah Harari na entrevista à CBS.
Para o professor, a solução do problema tem de ser encontrada através de cooperação global, na medida em que não é possível “regular o poder explosivo da IA a nível nacional”.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Mas e preciso, alguem vir dizer isto para se saber? E logico, claro como as aguas.
é o que vai acontecer, e logo vamos ver se são teorias de conspiração ou não!
Aqueles que dizem que são teorias da conspiração, vão chamar pela mama e pelo papa, mas já não haverá ninguem quem os acuda.
Os tribunais? Esqueçam, policia? Sure, robocops.
Logo logo daqui a uns anos, vamos ver se são ou não teorias da conspiração, eu aposto as minhas fichas.
Preparem-se.
Tudo é cíclico e nada é eterno. Dito isto, virá mas também irá. Os Bilderberg também eram teoria da conspiração, até o Estulin lhes tirar o véu. Agora até já site têm.
Não me parece que estas previsões venham a concretizar-se, porque:
Já estão a acontecer!
Oh Pplware. Mais teorias da constipação?
Não são teorias do Pplware. Repara que o programa 60 minutos debruça-se sobre um assunto muito interessante. Antes de atirares a pedra, vai ver a entrevista, é muito curiosa a forma de encarar o problema do não controlo da IA. Aliás, com o desenvolvimento de mais tecnologias e plataformas controladas pela IA, o ser humano tem de perceber que vai ser suplantado. O que poderá então ter como mecanismo de controlo de uma inteligência que ultrapassa a do ser humano?
A conversa a cada ano ficará muito mais recheada de exemplos vivos.
A prova está aí… Á vossa frente.
Covideiros tiveram o cérebro invadido, não conseguindo ter pensamento próprio lógico e científico. São uma manada…
Parece que o amigo só tem que se preocupar com o “A” porque do “I” você não tem nada.
Nada que chumbo quente a viajar a 800m/s nas direcções certas não resolva… vai ter é que se usar chumbo que f*de…
Um tin foil hat para isolar do wifi. Trabalham tanto com IA que começam a descobrir as semelhanças.
Se a ignorância pagasse imposto tavas desgraçado, olha lá… bem tinhas que ir rodar bolsinha numa esquina qualquer dessas cidades do “mundo livre”…
Muitas pessoas já se contentam com as sugestões do youtube, com as sugestões de amigos e páginas a seguir no Fb, etc. Já estão a ser influenciadas a um nível básico.
Existem pessoas a acreditar piamente em informações falsas. Isso sim, é preocupante.
O Elon Musk já conseguiu invadir vários cérebros.
Talvez possamos saltar para uma linha temporal onde não tenha havido ainda invasão. Mas para já esta linha ainda tem margem para ser esticada e não afecta muito quem vê de fora.
Excelentes os livros deste autor. Adorei lê los e recomendo a toda a gente
Estão à espera do quê? A coscuvilhice existe desde que existe o ser humano. Hoje em dia usa-se para se ganhar dinheiro e influenciar pessoas. Minas de ouro há muitas e esta é uma delas…