PplWare Mobile

PPLWARE na CeBIT 2010 – Como ver 3D sem precisar de óculos!

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Ana Narciso


  1. a Friend® says:

    Interessante mas acho que ainda tem um caminho a percorrer.

    Por exemplo, um projecto feito por apenas UM universitário deixou-me bem mais cativado:

    https://www.youtube.com/watch?v=Jd3-eiid-Uw

    Já não é recente, mas vale sempre a pena ver 😉

    • Guilherme de Sousa says:

      nao conhecia esse projecto, mas realmente esta qualquer coisa!

      cumps

    • Tagus says:

      Pois, no entanto isso não é mais do que tracking, o que vai dar o mesmo que usar oculos!!
      No entanto isto de n usar oculos está ainda um pco longe de ser real. Já existe algumas coisas a serem desenvolvidas mas ainda está muito nas universidades. Sei do que falo porque estou a fazer uma tese neste âmbito. Decorem este nome… HOLOSCOPIA(mais conhecido como Integral image)!!! isto sim vai ser o futuro das televisões, no entanto ainda está em desenvolvimento mas a expectativa é enorme. Podem ter a sensação de profundidade sem qualquer tipo de dispositivos extras senão a televisão, contudo n é uma tv qualquer, tem quer ter um fabrico especial, baseado em matrizes de lentes de forma a dar ao utilizador/visualizador a possibilidade de ter várias vistas/perspectivas da cena.Qto aos motion sickness (enjoo) é algo que é um problema menor, visto já haver formas de eliminar tais problemas. O problema nesta técnica é outro, como a quantidade de informação existente numa imagem “3D” de modo a possibilitar N vistas.Como devem perceber qts mais vistas maior a informação e maior o CCD, etc, etc. Concluindo, o futuro é esta maravilha mas ainda está nos “laboratorios” das universidades. Sim pq alguém duvida que as maiores invenções vêm das universidades?? =D
      Viva o 3D!!! xD

    • ajbadboy says:

      É o gajo dos comandos da wii, este com os comandas da wii faz tudo! lol

    • a Friend® says:

      Esta tecnologia nem precisa de acessórios, porque o mesmo conceito com “head tracking” nem precisa de comandos da Wii 😀

      E acho bem mais interessante, tem é um “pequeno” senão, é limitado a uma pessoa só, ja que o efeito é criado por ilusão optica. Mas fica muito bom mesmo.

      Um “aparte”, ele com esta brincadeira já foi pescado pela Microsoft para fazer parte da equipa do projecto Natal.

    • Paulo39 says:

      Está brutal!

  2. Pirotas says:

    Ainda ontem falei com um amigo sobre a evolução das tecnologias de visualização 3D e o transtorno (pelo menos para mim) que é ter de usar uma par de óculos para poder tirar proveito e eis que aparece alguém que quer resolver o meu problema 😀

    Pelo que percebi, a Ana ainda não dá o seu aval a esta tecnologia mas o transístor não foi inventado num só dia…

    • Ana Narciso says:

      Sim, é verdade. Não é de um dia para o outro e já há anos que se anda a trabalhar nisto. Um dia acredito que chegue à qualidade de visualização utilizando óculos para o efeito. Esperemos para ver!

  3. Pedro A. says:

    Pensei que ias dizer que era com lentes de contacto 🙂
    Agora a sério, a Philips tinha uma gama de LCD’s com uma tecnologia igual/idêntica a esta. Uma vez vi ao vivo e o resultado deixava um pouco a desejar, apenas se estivéssemos colocados em determinados ângulos é que conseguíamos ter a noção de profundidade, e também era bastante cansativo ver aquelas imagens. Curiosamente a Philips fechou a divisão dos LCDs 3D no ano passado, no auge da crise financeira, alegando falta de viabilidade e agora de repente o 3D está na moda… Penso que este tipo de tecnologias seja o futuro, mas ainda tem um longo caminho a percorrer!

    • a Friend® says:

      Isto é muito negócio por trás também…

      3D antigamente (azul/vermelho) …
      Depois veio a moda do Dolby Surround, THX, Digital…etc….etc…
      Imax…
      Agora voltámos ao 3D (melhorado) …
      Também ao som 3D Stereo…

      Isto anda sempre numa instantância…

      3D, vingará mesmo de verdade quando os hologramas atingirem aquele “ponto” esperado… isso sim será o verdadeiro 3D…

      De resto até lá, isto são meros “amendoins” para a industria do cinema vender filmes “especiais” e a industria das televisões igualmente (que 3D exige uma TV “especial” de 120hz.. bla bla bla.. )

      Mas atenção… não é desvalorizar estes feitos todos, até porque é assim que se vai progredindo.. mas muitos são meros “Hypes” tecnológicos para amealhar mais uns quantos.

      TFT, Plasma, LCD, Plasma novamente, LCD LED, AMOLED, já se fala no SuperAMOLED.. enfim… andamos nisto, e é engraçado os anúncios. LCD para LED (cores mais vividas e não sei que… uma coisa fora do comum.. e de facto nota-se diferença.. depois aparece o SuperAMOLED e faz a mesma comparação com o LED… até parecem os mesmos anuncios e só mudam os nomes da tecnologia.

  4. BaronRojo says:

    Parece muito bom… mas carote (ou sou eu que sou pobre 🙂
    quando tiver mais barato penso nisso.

    Quem ainda tem os oculos do montro da lagoa negra levanta o braço o/

  5. João Fonseca says:

    A uns tempos vi uma televisão que fazia 3D numa exposição em Lisboa e não fiquei grande coisa fascinado é esquisito, porque se não ficarmos mesmo estáticos temos a sensação de que a imagem está sempre desfocada.
    Estou a dizer isto sem saber se esta já é melhor, mas para já para mim 3D só no cinema.

    Cumps

  6. Redin says:

    Já tive a oportunidade de ver uns protótipos que estiveram na feira da tecnologia da FIL no ano passado mas ainda deixa muito a desejar porque as lentículas que fazem com que as imagens direita e esquerda sejam direccionadas para os olhos, ainda eram grandes, não proporcionando a alta definição. Também a sensação de enjoo estava presente.
    A roda-viva que parece existir nas TVs concorrentes, já está a dar para obter um cheirinho sobre os esforços que se estão a fazer, para nos vir num futuro que não esta muito longínquo, a deliciar com esta nova tecnologia.
    Pelo menos, a TVCabo no canal 270 já esta a transmitir em 3D, mas os televisores actuais apenas conseguem descodificar com imagem side-by-side e mesmo assim cada uma delas esquerda e direita muito desproporcionais, porque o objectivo é fazer com que ambas as imagens nas tvs compatíveis, apareçam uma sobreposta sobre a outra e sincronizadas através de óculos shuter-glass.
    Apenas o conceito com óculos está acessível mas com o evoluir da tecnologia nunca se sabe o que nos reservará o futuro.
    Se alguém conseguir dirigir ambas as imagens para dois projectores equipados com filtros polarizados, poderá sem margens para duvidas utilizar os óculos que hoje se usam no cinema, desde que sejam projectados para um plano prateado e não branco, porque a cor base branca não redirecciona o efeito polarizado.
    Para mais informações sobre a tecnologia 3D vão aqui uns links bastante interessantes.

    Blog português do meu amigo Marco Veiga que parece ser o único a desenvolver conteúdos em 3D em Portugal:
    http://estereoscopia3d.wordpress.com/

    Vídeos em 3D do Youtube com possibilidade de escolha da técnica de visualização:
    https://www.youtube.com/user/3D

    Site inglês com um profissional/entusiasta americano que desenvolve e vende artigos para a tecnologia 3D actualmente com contacto quase permanente com o Marco Neiva:
    http://www.davidrubio3d.com/

    Outro site com técnicas de visualização em 3D:
    http://www.3dcompany.com/flash/contents2.html

    Site sobre informação de tecnologia 3D para computadores de vários fabricantes de hardware: http://www.guru3d.com/

    Espero que tirem o máximo proveito.
    Cumprimentos.

  7. bigkax says:

    Ainda ontem estive a pensar neste assunto e questionei-me o que seria melhor, TV 3d com óculos ou óculos de realidade virtual?

    A TV com óculos ainda está cara e fica sempre no mesmo sitio mas poder ser vista por um numero ilimitado(em teoria) de pessoas(mesmo sem óculos em 2D).

    Os óculos de realidade virtual são portáteis(pode-se usar em “todo o lado”), não incomodam as outras pessoas, cada pessoa pode ver o que quizer(tv, filmes, jogos, etc.), pode-se simular que se está numa sala se cinema, num concerto, etc.

    Não sei qual seria a melhor opção, ambos tem pontos positivos e negativos…

  8. Mariz says:

    Bgd pelo post.

  9. d05 says:

    Mais lixo certamente.

    Quem pode pode.
    Quem não pode…

    Eu só queria ver melhoras transmissões da tdt e na meo.
    E que todos os canais fossem HDTV.

    • Tagus says:

      Lixo? Não vejo onde está o lixo.
      A verdade é q no futuro proximo vais poder ver os filmes, series etc como se lá estivesses. A vista humana tem uma visão 3D, e tu actualmente vês tudo no computador em 2D, mesmo os jogos e cenários que todos vemos em 3D não passa de um 3D num mundo 2D, ou seja, onde a perspectiva é que leva o visualizador a ver 3D. Contudo não é de perto o 3D que o olho humano vê na vida real, pq falta a tão famosa sensação de profundidade. Faz todo o sentido que as imagens e videos tenham essa sensação de profundidade pq na verdade o olho humano tb o tem.

  10. ALL says:

    Infelizmente que nem todas as pessoas se podem dar ao luxo de poder ver a 3D… Bem mas parece-me ser uma maia valia p o comum dos mortais, apesar de a meu ver ser algo q ainda tem q amadurecer um bocado.

  11. dockme says:

    Gostava de ver a versão desktop a correr o beryl ou o compiz. Em 3D deve ser altamente!

  12. dockme says:

    Ainda não tive oportunidade para exprimentar MEO 3D. Alguém aqui sabe algo sobre isso? Vitor M. que tál uma thread sobre o MEO 3D?

  13. Silva Pacita says:

    a tecnologia é muito fixe mesmo… e aos 10.000 euros ainda incluir iva a 20%… ui…

  14. Redin says:

    Fui ver hoje à FNAC de Almada a exposição do primeiro TV a 3D do mercado nacional e fiquei perplexo com a qualidade fenomenal de um ecran de 43 polegadas da LG. Os óculos usados são os vulgares óculos de cinema (cinzentos e polarizados). Além de tornar barata a sua aquisição por esta facilidade, também o preço é bom, atendendo ao facto que no inicio da era “PLASMA” os preços vieram para as prateleiras acima dos 4.500 euros. Este tinha na FNAC um preço aceitável para a novidade. 2.500 euros.

    Depois de todos os comentários acima sobre os preços, quem é que não ficou de “boca aberta” LOL

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.