PplWare Mobile

Portugal já tem drone que combate incêndios! Veja-o em ação…

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pplware


  1. Rrrrrrr says:

    Mt bom para apagar as fogueiras depois de se fazer uns churrascos. Mt útil!

  2. Rrrrrrr says:

    30k… para este tipo de fogueiras… ok ok…

  3. Carlos Fernandes says:

    Porque não pó químico para fogo florestal?

  4. JMC says:

    Absolutamente ridículo. Só de quem nunca trabalhou num incêndio a sério.
    E depois haja muito dinheiro para engordar ainda mais estes predadores….

  5. Helder Pinto says:

    50 a 60 mil euros só para fazer a adaptação para ele mandar a água na horizontal em vez de ser na vertical ?!?!?!
    ó meus amigos… isso até eu não percebo nada de pichelaria vou ali ao Leroy Merlin e compro uma curva de 90 graus e uma ponta de tubo e está o assunto resolvido!!
    Isto é só ver quem mais mete dinheiro ao bolso!!!!

    • Paulo Oliveira says:

      Fds, realmente quer-me parecer que se isto é o melhor que temos de inovação e desenvolvimento em portugal, estamos bem f”#*dos…

  6. alex says:

    Deve ser para apagar fogueiras no cimo das arvores… Porque quando forem para os verdadeiros incêndios até as hélices derretem e lá vão 30K para o lume….

  7. Paulo Oliveira says:

    Não querendo desdenhar da inovação.. mas desde quando é que aquele drone com aquela mangueira (espero pelo menos que seja um protótipo à escala) teria chance de combater eficazmente um fogo florestal cujas temperaturas podem atingir facilmente nas suas imediações mais de 1000 graus celsius? É como tentar apagar uma lareira com uma bisnaga antes dela se derreter… Principalmente qd há formas mais baratas e eficientes de combater grandes chamas. Lembro-me assim de repente de bombas de gelo seco… Um recipente de 1 metro cúbico de gelo seco largado de um c130 quando entrasse em contacto com os temperaturas elevadas expandiria de forma explosiva mais de 800 vezes em volume removendo das chamas o oxigénio o tempo suficiente para enfraquecer o fogo dando oportunidade aos meias aéreos e bombeiros com meios convencionais de extinguirem as chamas restantes de forma mais rápida e eficiente… digo eu, que não percebo nada do assunto… convinha se calhar era usarem todos máscaras de oxigénio…

  8. Luís Rosa says:

    Aqui há mais um negócio!
    É mais fácil fazerem drones para deitar fogo do que para os apagarem!

  9. JMC says:

    “É preciso desenvolver uma agulheta horizontal [o drone, neste momento só consegue direcionar a água na vertical]. Talvez mais ano e meio e um valor de 50 a 60 mil euros seja o suficiente para fazer essa pequena adaptação, porque a base já está feita”

    A sério Sr. Jacinto…….. Isto só pode ser para o apanhados.

  10. Rui says:

    Esta demonstração é uma brincadeirinha…..eu, com a mangueira lá de casa, consigo apagar uma fogueira bem maior que essa sem gastar 20/30k….. anedótico.

  11. TugAzeiteiro says:

    25 a 30 mil euros por algo que podemos fazer em casa por 5mil euros…. E sim, há um bom par de anos atrás construir um octacoptero de raiz custava 3mil euros… Isto é uma anedota e mais uma forma de extorquir dinheiro ao contribuinte… tal como foi com os “drones” da GNR que estão todos encostados…..

  12. Bombeiro de serviço says:

    A mangueira está ligado ao drone.
    Para quem nunca estive em incêndios isto é para rir não dizer uma autentica merd@.

    Só a força do vento e calor provocado pelo incêndio mata o drone para não falar da mangueira da treta que era derretida.

  13. A.M. says:

    …A vêr se o Estado compra!!… como as golas anti-fumo!!!
    Ahhh…ahhh!!

  14. Tiago says:

    Fds, um drone para apagar fogueiras?

  15. Infinity says:

    Deve ser tão util como o drone que na demonstracao se tornou num submarino

  16. Grunho says:

    Quantos litros de água ou de retardante pode transportar o drone? Com alguma sorte consegue apagar 10 m2 fogueiras, ou nem isso. Era muito mais eficaz se transportasse uma arma automática. Não apaga incêndios mas apaga incendiários. E por cada um apagado são dezenas ou centenas de reacendimentos que se evitam.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.