Portugal já tem drone que combate incêndios! Veja-o em ação…
Os drones são equipamentos que podem ser usados nos mais diversos cenários. Os difíceis acessos em alguns terrenos, fazem destes equipamentos uma boa solução. Hoje, na Lous, foi apresentado um drone que combate incêndios com uma mangueira de um autotanque.
O Projeto de desenvolvimento de um Sistema de Agulheta Portante tem como finalidade o a criação de um sistema inovador de Agulheta Auto Portante. Com este sistema, será possível lançar água sobre uma típica frente de chamas que caracteriza um incêndio florestal. Tem, então, em vista, a proteção e segurança dos combatentes, evitando assim a sua exposição direta às frentes de chamas.
Será através do acoplamento de um aparelho multi-rotor “DRONE” que o movimento e o posicionamento do SAP será controlado. Algo que irá elevar e sustentar uma linha de água alimentada por um veículo de combate a incêndios, aproveitando assim o impulso vertical do jato.
Face ao tipo de equipamento, os drones têm algumas limitações de operação em incêndios rurais, por causa do declive e até da própria vegetação.
Jacinto Oliveira, da empresa Jacinto que liderou o consórcio, referiu à Lusa que...
É preciso desenvolver uma agulheta horizontal [o drone, neste momento só consegue direcionar a água na vertical]. Talvez mais ano e meio e um valor de 50 a 60 mil euros seja o suficiente para fazer essa pequena adaptação, porque a base já está feita
O sistema poderá custar cerca de 25 a 30 mil euros quando chegar ao mercado. O projeto teve uma pequena demonstração no Aeródromo Municipal da Lousã, onde o drone consegui extinguir um pequeno incêndio.
--
Um agradecimento ao Prof. André Sá pela partilha do video
Este artigo tem mais de um ano
Mt bom para apagar as fogueiras depois de se fazer uns churrascos. Mt útil!
30k… para este tipo de fogueiras… ok ok…
Porque não pó químico para fogo florestal?
Proibidos porque alegadamente penetram nos lençóis freáticos.
Absolutamente ridículo. Só de quem nunca trabalhou num incêndio a sério.
E depois haja muito dinheiro para engordar ainda mais estes predadores….
50 a 60 mil euros só para fazer a adaptação para ele mandar a água na horizontal em vez de ser na vertical ?!?!?!
ó meus amigos… isso até eu não percebo nada de pichelaria vou ali ao Leroy Merlin e compro uma curva de 90 graus e uma ponta de tubo e está o assunto resolvido!!
Isto é só ver quem mais mete dinheiro ao bolso!!!!
Fds, realmente quer-me parecer que se isto é o melhor que temos de inovação e desenvolvimento em portugal, estamos bem f”#*dos…
Deve ser para apagar fogueiras no cimo das arvores… Porque quando forem para os verdadeiros incêndios até as hélices derretem e lá vão 30K para o lume….
Não querendo desdenhar da inovação.. mas desde quando é que aquele drone com aquela mangueira (espero pelo menos que seja um protótipo à escala) teria chance de combater eficazmente um fogo florestal cujas temperaturas podem atingir facilmente nas suas imediações mais de 1000 graus celsius? É como tentar apagar uma lareira com uma bisnaga antes dela se derreter… Principalmente qd há formas mais baratas e eficientes de combater grandes chamas. Lembro-me assim de repente de bombas de gelo seco… Um recipente de 1 metro cúbico de gelo seco largado de um c130 quando entrasse em contacto com os temperaturas elevadas expandiria de forma explosiva mais de 800 vezes em volume removendo das chamas o oxigénio o tempo suficiente para enfraquecer o fogo dando oportunidade aos meias aéreos e bombeiros com meios convencionais de extinguirem as chamas restantes de forma mais rápida e eficiente… digo eu, que não percebo nada do assunto… convinha se calhar era usarem todos máscaras de oxigénio…
Aqui há mais um negócio!
É mais fácil fazerem drones para deitar fogo do que para os apagarem!
“É preciso desenvolver uma agulheta horizontal [o drone, neste momento só consegue direcionar a água na vertical]. Talvez mais ano e meio e um valor de 50 a 60 mil euros seja o suficiente para fazer essa pequena adaptação, porque a base já está feita”
A sério Sr. Jacinto…….. Isto só pode ser para o apanhados.
Esta demonstração é uma brincadeirinha…..eu, com a mangueira lá de casa, consigo apagar uma fogueira bem maior que essa sem gastar 20/30k….. anedótico.
25 a 30 mil euros por algo que podemos fazer em casa por 5mil euros…. E sim, há um bom par de anos atrás construir um octacoptero de raiz custava 3mil euros… Isto é uma anedota e mais uma forma de extorquir dinheiro ao contribuinte… tal como foi com os “drones” da GNR que estão todos encostados…..
A mangueira está ligado ao drone.
Para quem nunca estive em incêndios isto é para rir não dizer uma autentica merd@.
Só a força do vento e calor provocado pelo incêndio mata o drone para não falar da mangueira da treta que era derretida.
…A vêr se o Estado compra!!… como as golas anti-fumo!!!
Ahhh…ahhh!!
Fds, um drone para apagar fogueiras?
Deve ser tão util como o drone que na demonstracao se tornou num submarino
Quantos litros de água ou de retardante pode transportar o drone? Com alguma sorte consegue apagar 10 m2 fogueiras, ou nem isso. Era muito mais eficaz se transportasse uma arma automática. Não apaga incêndios mas apaga incendiários. E por cada um apagado são dezenas ou centenas de reacendimentos que se evitam.