Poderá estar para breve bateria de hidrogénio no iPhone
A energia é o ponto fraco dos dispositivos electrónicos. O consumo é incremental mas as baterias têm acompanhado, de forma lenta, a evolução dos componentes e o aumento de funcionalidades que actualmente temos à disposição.
Agora, uma empresa britânica, a Intelligent Energy, reclama para si o mérito de ter desenvolvido uma bateria de hidrogénio que poderá alimentar um smartphone durante uma semana com uma só carga.
A empresa britânica de tecnologia apresentou um avanço significativo no que confere aos smartphones (entre outros componentes electrónicos) uma grande autonomia, algo sem paralelo. Segundo a Intelligent Energy, as suas baterias de células de hidrogénio poderão alimentar um smartphone durante uma semana só com uma carga.
iPhone com bateria que liberta vapor?
O protótipo apresentado recorreu a um iPhone 6 onde lhe foram instaladas duas unidades recarregáveis com a sua tecnologia patenteada. A tecnologia, como já se conhece há, pelo menos, 175 anos, produz energia quando se combina hidrogénio e oxigénio, produzindo somente pequenas quantidades de água e calor como resíduos.
Poderá o iPhone 7 vir equipado com estas baterias?
Acredita-se que a empresa estará a trabalhar em colaboração estreita com a Apple. A mesma empresa refere-se à sua tecnologia como sendo a única no mundo que incorpora um sistema de célula de combustível para o iPhone 6, sem qualquer alteração no tamanho ou forma do dispositivo.
As únicas diferenças cosméticas, em comparação com outros aparelhos, são as aberturas traseiras para que uma quantidade imperceptível de vapor de água possa escapar.
Os responsáveis da empresa acreditam que, pelo custo de alguns cêntimos, o negócio pode render mais de 400 mil milhões de euros por ano.
"Conseguimos fazer uma célula de combustível tão fina que pode ser ajustada ao chassis existente do iPhone, sem alterações e mantendo a bateria recarregável original"
...referiu o CEO da empresa Henri Winand.
Smartphones podem vir a ter uma nova porta
Nas células de combustível no protótipo do iPhone, o gás hidrogénio é abastecido através de uma tomada idêntica à porta jack de 3.5 mm que fora adaptada.
Sabe-se que, para o lançamento comercial, a empresa está a desenvolver uma invólucro descartável que será acoplado ao smartphone via a abertura na parte inferior dos smartphones. Este invólucro contém uma solução de hidrogénio que fornecerá energia suficiente para uma semana de utilização.
O que diz a Apple sobre o assunto?
Há rumores que dão conta de uma proximidade já comercial entre a Intelligent Energy e a Apple, para desenvolver uma nova bateria para os iPhones, contudo esta informação não recebeu eco de nenhuma das empresas.
Este artigo tem mais de um ano
“Hydrogen fuel cell” (célula combustível de hidrogéneo em tradução literal) é o nome da tecnologia.
Esta empresa, Intelligent Energy, também as produz para automóveis.
E a bateria recarregável no iPhone? Fica, alimentada pela “fuel cell” que dura uma semana.
Como “fuel cell” exterior já existe.
Se a “fuell cell”, dentro do iPhone, é recarregada com hidrogénio, como se faz nos isqueiros a gás, ou se são unidades descartáveis não sei.
http://www.forbes.com/sites/brookecrothers/2015/08/27/fuel-cells-from-the-toyota-mirai-to-apple-and-an-iphone-6/
e quanto custa recarregar? parece algo porreiro e era bom implementar em tudo 🙂
Pelo discurso da empresa, a recarga é barata (não há ainda um preço especifico) o que poderá dizer-nos que é viável a substituição das baterias actuais de qualquer smartphone. O que é aqui importante é saber que este segmento, o das baterias, afinal está a evoluir, pois tinha dado a entender (pelas acções concretas) que estava parado, estagnado.
Porreiro?…lol
Não sou contra a “inovação” da Apple,mas alem dos tlélélés serem um balúrdio,ainda tenho que gastar ainda mais para carregar…cruzes…é mesmo não saber gastar os cêntimos,que tem(sim…só tenho cêntimos..porque está crise…)
Ate parece que não pagam com as atuais baterias.
a eletricidade deve ser de borla
toquem-se.
Nice. A meu ver, foi dos componentes de smartphones e portáteis que sofreu menos evolução nos últimos anos..
Só compensa se o preço das cargas seja mais barato ou no máximo ao mesmo preço da energia gasta actualmente para carregar um smartphone numa semana.
Sinceramente duvido…
A empresa, Intelligent Energy, diz que o carregamento para uma semana terá o preço de um café.
Mas há aqui um pormenor – a empresa fala de um teste com um iPhone e fala da Apple também para chamar a atenção. Já se sabe que se mete Apple é notícia – embora não haja uma mentira porque é dado como certo que algum tipo de parceria com a Apple existe (se dissesse que o teste era num equipamento da Samsung a notícia ia parar à quarta página).
Mas a empresa também refere a importância da tecnologia fuel cell para equipamentos móveis em regiões onde não há electricidade – leia-se, vastas regiões da Índia. [Muitas empresas tecnológicas inglesas são/ou têm ligações à Índia e há com frequência esta segunda derivada]
Sabes, é o poder de dominar um rebanho.
Também não sei porque quando se fala em Android se fala em Samsung.
No universo Android há marcas, atualmente, muito melhores que a Samsung entre as quais se destacam: Motorola/Lenovo, Xiaomi, Huawei e LG, por exemplo.
Deve ser mais caro carregar todos os dias , para alem de viciarem e depois
ja tem de ser duas ou três vezes por dia e ainda os há que estão permanentemente
a carregar e o mais importante de tudo…
HAMBIENTE
helloooo!!!!!
Sou só ou, ou se essas baterias entrarem no mercado fujo delas? têm noção que o hidrogénio é altamente inflamável, uma simples avaria ou 1 curto-circuito (que ja tem acontecido em vários equipamentos apple entre outros) e que se 1 bateria de iões de litio faz estragos, imaginem 1 pilha de hidrogénio, tá a malta ao telefone, aquilo aquece demais e ficamos sem cabeça….. obrigado, mas prefiro carregador de isqueiro, baterias portateis com cabinho pra meter na mochila, ou carregar todos os dias, ou melhor… voltar aso nokia antigos que a bateria durava 1 semana e alguns até mais que isso.
só 1 opinião…. algo tem de mudar sim, mas hidrogénio não me parece…….
Ou então compras um Blackberry que tem bateria que dura 3 dias.
Por acaso, u BlackBerry é coisa que se ompre jovem?!?
Fique sabendo que não há melhor!
E um iPhone (dobrável) com Hidrogen Fuel Cell… havia de ser giro!
isso é tudo lixo eletrônico a beira da falência
Estava a pensar no mesmo, este pessoal está maluco, uma bateria de hidrogénio para usar num objeto pessoal.. Quando explodir vai a casa toda..
Aqui abaixo o Sr. Ramiro colocou 1 link que esclarece e muito aquilo que se fala no artigo, basicamente resumido, o que os tipos têm é 1 treta de 1 battery pack que se assemelha aos atuais, que tens de carregar com hidrogénio a custar 10$ por recarga, que te dura pra 1 semana enfiado no bixo, ou seja, mais caro, o mesmo tamanho e não venham com coisas, hidrogénio no bolso? como 1 user aqui disse num comentário, só quem não ouviu falar da bomda de hidrogénio é que acha que isto é boa ideia… existe 1 outro mais abaixo que diz que somo anti Apple, que se fosse em Android que era outra coisa!! nem android nem iphone nem backberry nem porra nenhuma! boa ideia sim é as pinhas bio-degradáveis que nunca chegaram ao mercado, custavam praí 1€, faziam 1 carregamento completo e podiam-se deitar ao lixo sem poluir, feitam em cartão com 1 ficha micro-usb, isso sim que seria 1 alternativa interessante para casos especificos de ter de fazer viagens longas e não poder carregar o tele em qualquer lado.
a minha opinião neste momento é que a ideia pode ser boa mas não agora, nesta época, tem de ser melhor desenvolvido.
assim como a sua escrita
temos doutor aqui…..
Um “especialista ” que afinal sabe mais que os tipos da Intelligent Energy!
😀
pensa bem nas quantidades
aquilo não e do tamanho das dos carros , dahhhh!!!!
O próprio Elon Musk diz que baterias de hidrogénio são uma palhaçada
https://www.youtube.com/watch?v=Y_e7rA4fBAo
esse também ja era assim que a apple entrar na industria auto
até ficam com calafrios
sempre ouvi dos carros a gas explodirem não sei quê
no entanto não vejo para ai carros a gas a explodirem.
Marco Nunes, apesar dos teus lapsos de escrita, concordo com a ideia que transmitisses. Para mim, o que tem que mudar em termos de baterias de smartphones é elas passarem, novamente, a serem amovíveis e que os utilizadores tenham carregadores externos e possam carregar baterias à vez ou, em alternativa, ter uma bateria extra com uma capa que encaixasse e que obrigasse assim o smartphone a ficar mais grosso. Essa bateria externa teria um conetor de encaixe que permitiria fornecer diretamente ao smartphone a energia nela contida. A bateria fixa seria desativada aos 20% de carga e entraria em ação a bateria externa ligada a uma segunda entrada de energia.
http://spectrum.ieee.org/energywise/energy/renewables/why-you-probably-dont-care-about-a-fuel-cell-iphone-that-can-run-for-a-week
Falava-se no grafeno, solução económica e com capacidades notáveis. Mas é preciso não esquecer que, como em outras áreas, há lobbies poderosos.
Cumps
Tem calma, as aplicações do Grafeno haverão de vir, mas entre a ciência e a engenharia vai um longo caminho. Até pode-se dar o caso da exequibilidade técnica só ser possível daqui a 100 anos, mas os primeiros passos estão dados e continuarão a ser dados.
eu espero sentado…
É… Deve ser do lobbie do hidrogeneo. Adoro estes pseudocientistas que se armam em experts. Ou es investigoador, e sabes do que falas, ou baixas o egocentrismos e partes do principio que talvez nao sabes do que estas a falar
Eu sempre achei que o Hidrogénio seria o futuro. Mas nos smartphones não estava a espera.
Boa noticia.
Hidrogénio ? …bonito…os ifans vão passar a ser terroristas em potencial por carregarem consigo pequenas bombas !
Tem senso 😉
lol
Boa cena para as empresas darem a tipica resposta, tem vestigios de humidade, garantia sem efeito!
Fui o único a pensar em “CaBuM!!!” !?
Não, ha muita gente a pensar nisso.. Só quem nunca ouviu falar em bomba de hidrogénio é que não pensa nisso.
eh pá, que exagero 🙂
quem é que nunca ouviu?
vamos entrar na era atómica para as baterias dos telemóveis. quando uma rebentar é para todos….
Não vamos
Já la estamos.
Já estou a ver os boss a sacar de aifones e a comentar, então pá o teu android não deita fumo? muito fraquinho
lol. Já ganhaste 😀
+1 (o meu deita mais fumo que o teu) looolol
+1
Essa empresa quer matar fazer “Mind Blowing” literalmente… Se as baterias normais ja fazem estragos, com hidrogenio será para rebentar a casa, sem dúvida…
tive de tirar a porta de casa para passar com a bateria
hehehehehehheheeh
Vai o pessoal começar a andar com mangueirinhas a sair do bolso estilo os aparelhos de ar condicionado para ir largando o vapor de água… e telmoveis chineses com as chaminês todas enfeitadas com dragões… e as calças molhadas com o pessoal a perguntar “eh pah fizeste xixi nas calças?!”… “ah e tal.. é meu telemovel a transpirar…”
🙂 🙂 🙂
lol
Telemóveis com chaminé? Não obrigado!
Para alguns comentaristas anti Apple!
Se este experimento fosse feito num Android, já era muito melhor que o iphone e os melhores do mundo, como o experimento foi feito num iphone, já é uma bomba de bolso! Eu acho que quem são os especialistas são os da Intelligent Energy! Será que eles ainda não pensaram nesse “pequeno” pormenor? Estou a ver que aqui comentam certas “personalidades” que percebem muito mais do que aqueles que trabalham na Intelligent Energy! Gostava de saber o que por aqui se sabe, que não saibam os tipos da Intelligent Energy! Alguém especialista pode dizer?
santa ignorância!
Prefiro carregar de 2 em 2 dias ou todos os dias, do que andar com latinhas em casa…
Bem sempre pensei nisto para carros, mas nunca me passou na cabeça para portáteis, muito menos para Smartphones. Eu acho que não é funcional, mas pode ser que esteja enganado.
Uma patente da Apple sobre fuel cell em “dispositivos electrónicos portáteis”.
Diz-se a que a Apple já trabalhou com a empresa inglesa Intelligent Energy no desenvolvimento das suas actuais baterias “terraced battery cell” (que se pode traduzir como bateria em camadas) e que, segundo a Apple, aumenta a capacidade de duração das baterias do Mac em 35%.
Que a Apple se interessa por baterias “fuel cell” interessa, como prova a patente (sabe-se lá se não também para o Apple Car), que tudo indica que a Intelligent Energy está na vanguarda dessa tecnologia, está. Quanto tempo há que esperar a tecnologia poder ser usada em “dispositivos electrónicos portáteis”? Há quem aponte para dois anos.
http://www.patentlyapple.com/patently-apple/2015/03/apple-granted-their-first-fuel-cell-patent.html
qual e a diferença
O meu nokia 106, dura uma semana, não sei qual é a novidade da noticia ;)…
esses também ja morreram como a blackberry
Isso significa que posso USAR o telemovel durante uma semana?!? ou a bateria nao passa de uma semana?
poupa-me
Ja ha muito que nao me ria com comentarios por aqui… Ouve-se falar vagamente da bomba de hidrogeneo, e prontos… Hidrogeneo passa a ser algo tipo uranio. Obviamente a tecnologia e perigo nada tem a haver. Ja agora, quem anda a fazer figura de urso por aqui, que faça um abaixo assinado para reduzir o grau de hidrogeneo na agua, nao va explodir um dia
Hehehe bem visto 😀
+10
Próxima inovação da Apple para os iPhones: um tubo de escape!!
já tem
Hahah e sabes o que ia acontecer depois? A Samsung ia copiar só adicionando o seu nome, a Xiaomi ia copiar sem tirar nem pôr, a Microsoft ia lançar uns em quadrado e a LG com curvatura 😀
Iria vender milhões e passava a standard.