Euro digital vai ser obrigatório a partir de 2029? Eis o que está em cima da mesa
Tem circulado nas redes sociais a ideia de que, dentro de poucos anos, todas as entidades serão forçadas a aceitar pagamentos em euro digital. A informação aproxima-se da realidade, mas há nuances a ter em conta.
Em que ponto está o projeto do euro digital
O euro digital ainda não é uma certeza absoluta. O projeto arrancou em outubro de 2020, quando o Banco Central Europeu (BCE) publicou um relatório a analisar a possível emissão de uma moeda digital pelo Eurosistema.
Nove meses depois, em julho de 2021, o Conselho do BCE decidiu formalmente lançar o projeto. Seguiu-se a fase de investigação, que decorreu entre outubro de 2021 e outubro de 2023, dedicada ao estudo de opções de conceção e modelos de distribuição.
Com base nas conclusões dessa fase, arrancou em novembro de 2023 a fase preparatória, que terminou em outubro de 2025.
Atualmente, o projeto encontra-se na fase de trabalho técnico e de processo legislativo. A expectativa é que o euro digital possa começar a ser emitido em 2029, mas isso só acontecerá se os legisladores da União Europeia aprovarem o regulamento, idealmente ainda em 2026.
Segundo a imprensa internacional, o Parlamento Europeu deverá formalizar a posição da comissão durante uma votação em sessão plenária, em Estrasburgo, no início de julho, sendo esse o próximo passo decisivo para o avanço (ou não) do projeto.
Vai ser obrigatório aceitar pagamentos com euro digital?
Quanto à questão da aceitação obrigatória, levantada pela SIC, a proposta de regulamento apresentada pela Comissão Europeia atribui ao euro digital o estatuto de curso legal.
Na prática, isto significa que, regra geral, as entidades seriam obrigadas a aceitá-lo como forma de pagamento.
No entanto, o próprio regulamento prevê um conjunto de exceções a essa obrigatoriedade. Ficam isentas as microempresas, a menos que já aceitem outros meios de pagamento digitais comparáveis, as pessoas singulares no exercício de uma atividade puramente pessoal, e as entidades sem fins lucrativos.
O documento justifica esta flexibilidade ao reconhecer que impor a aceitação a todos os beneficiários, sem distinção, poderia ser desproporcional.
Ou seja, a ideia de que o euro digital será obrigatório a partir de 2029 tem fundamento, mas o processo ainda não está fechado e, se avançar, estão previstas exceções.
Leia também:





















“Todos” criticam a china… Mas a europa está a ir pelo mesmo caminho… falta pouco para termos um “Sistema de Crédito Social” semelhante ao da china. As ferramentas já existem ou estão a ser criadas….
O que seria fantastico, ter um “sistema de credito social”, que como sabe, depende da provincia e da cidade e quem, o Portugal, já temos um Banco de Portugal que faz, no geral, o mesmo e que se extende ao resto do sistema bancário que, faz o que “bem lhe entende” até serem accionados.
Nota: a cidade de Rongcheng é um tier 5, onde se testou um “sistema de crédito social” mais “extremo”, por comparação seria “no máximo” uma cidade como Aveiro ou Figueira da Foz.
Eu acho é que depois de ficar a nu, a falta de valores e principios, criminalidade em massa, crime hediondo, trafico de escravos, e armas biológicas..
Epah, eu quero é ver isso tudo pelas costas, e quero é a minha identidade de volta.
O Escudo, e o cryptoescudo..
Não vai deixar saudades..
Já devia estar a entrar em funcionamento, pelo menos, faseado.
Um bom exemplo de quão lento as coisas passam do papel ao uso final, aqui na europa.
não se ponham a pau… um destes di nem água conseguem tirar da fonte sem pedir autorização ao “des”governo …
Vai existir muita gente que não vai gostar nada disto … sobretudo pessoal do mercado informal / paralelo …
paguem impostos como os restantes
Ainda se os impostos servissem para algo..
Só para encher os bolsos dos mesmos de sempre
Podem não servir para nada, mas o não pagamento dos impostos devidos pelos capitalistas serve só para fazer a restante população alombar com a parte deles. Eu por mim prefiro que sejam os capitalistas e as profissões liberais a pagar o que devem.
Ou seja, defendes que enquanto muitos fogem quem é ‘obrigado’ irá pagar mais para sustentar o sistema.
A limpeza das ruas deve ser feita pelo vento, policia, tribunais, hospitais, escolas, iluminação pública, isto é tudo de borla, certo?
Para os capitalistas sim, é de borla. E ainda recebem.
Até pagava,as num sistema mais justo. Não como este.
Essa é a desculpa balofa de quem não paga os impostos.
O Euro Digital vai ser implementado e, por incrível que pareça, a principal razão para a sua implementação não está relacionada com a facilidade de pagamentos ou as tendências das moedas digitais ou cripto. É uma questão de soberania, o sistema de pagamentos Europeu está inquinado de marcas que nada fazem em prole do seu desenvolvimento, muito pelo contrário, atualmente, apenas procuram retirar o máximo no mínimo tempo.
Falo das Marcas Visa, Mastercard e pares; marcas americanas que, sem nada contribuírem/investirem para o desenvolvimento ou melhoria do sistema, sorvem da UE milhares de milhões em comissões.
Lembrem-se que sempre que pagam existem um cartão associado e por cada transação que executam, um pedaço desse valor sai para os EUA (sem qualquer trabalho).
O Euro Digital vai permitir aliviar os comerciantes desse fardo, assim como os bancos do fardo de pesadas fees (que acabam por ser vocês a pagar nas anuidades e comissões).No final, acabamos todos (europeus) por beneficiar, direta ou indiretamente.
Nota: Na questão da soberania, imaginem que duas das marcas (Visa e Mastercard) decidiam suspender os seus sistemas de clearing para a Europa (ausência de pagamentos com cartão associado a essa marca) porque o presidente do seu país assim decidia.
Excelente medida.
Quem está preocupado com a privacidade, se calhar é melhor regressar ao século XX e nem sequer aceder a nada online.
Relativamente aos pagamentos até X valor, os comerciantes devem ser obrigados a aceitar o euro digital e o euro físico, é o cliente quem escolhe como pagar. Simples.
Vai ser bom a Europa ter uma alternativa viável ao Visa e Mastercard.
Agora a pergunta para o milhão. Irá continuar a ser possível usar dinheiro físico? Não creio que. Ainda para mais tanta gente a falar bem, mas quando perceber que é uma espécie de bitcoin do governo, perde o piu. Dinheiro programável, com possibilidade de aplicar data de expiração e etc. Vocês são tolos jovens.
Claro que vai ser possível utilizar dinheiro físico ou pensa que todos os seres humanos sabem mexer num smartphone? ou que o tem sequer ou que tem internet em casa ou no telemóvel?
Eu espero que sim, mas tanta moda à volta de cashless societies que não me fiava muito. Podemos ver a narrativa manipuladora a sair dos thinktanks como por exemplo do world economic forum. DYOR.
É para usar os dois. Existem as duas alternativas, mas obrigatórias (e bem). O cliente usa o que entender.
Oh Rui e toda a gente sabe usar um cartao de credito ou tem um? No entanto é preciso para inumeras compras, quem nao tem nao compra.
Há tanta mas tanta gente que não tem e ainda não morreu à fome.
Eu acho muito bem, eu raramente tenho dinheiro comigo, eu pessoalmente a muito que defendo que todos os comércios de porta aberta ao público devia ser obrigatório ter MB para manter portas abertas.
Pelo menos durante uns tempos as duas formas de pagamento deviam ser possíveis e lentamente ir acabando com o dinheiro físico.
Eu acho que deviamos ir mais longe (acho que esta é a ideia principal do Euro digital) e criar uma rede de pagamentos totalmente autónoma, sem estar pendurada no Mastercard ou Visa. Tal como o PIX no Brasil ou AliPay na China.
@Mr. Y, concordo, vejo muitos vídeos de viagens e uma das coisas mais mencionadas pelos turista na China, é praticamente não haver dinheiro físico a circular, até os vendedores de rua recebem os pagamentos por AliPay.
A SIBS é que poderá não gostar muito dessa ideia porque isso iria matar o MBWay 🙂
É evolução, os sistemas de pagamento tradicional têm os dias contados, dias que serão décadas, mas para lá caminhamos
A SIBS não se importa porque o MBWay se adapta e passa a suportar os pagamento com o Euro Digital da mesma forma que suporta os cartões e contas.
O problema é a dependência das marcas americanas, que amanhã se lembram de desligar a ficha e fica tudo encalacrado.
Dinheiro físico lá para 2035 deve passar a ser proibido.
Não é bitcoin do governo, é uma stablecoin da EU.
Não é programável mas possível de expirar, é dinheiro que existe numa blockchain em vez de num sistema bancário central, o teu dinheiro já é todo digital, não muda nada, só muda a auditabilidade e a rapidez de processamentos bancários, além de facilitar integrações com sistemas de pagamentos e até desenvolver novos meios de pagamentos não existentes hoje devido há complexidade dos sistemas de pagamentos actuais.
O que muda é mais tecnológico e o resultado pretendido é matar economias paralelas e dinheiro físico, ninguém no mundo tem como escapar, é só tempo até todo mundo ir no mesmo sentido
@Elisabete
Aparentemente, és a pessoa mais inteligente da sala. Esta canalha nova é completamente ingénua se acha que isto é inocente por parte da UE.
Muitos quando virem as suas poupanças a ir ao charco por causa de data de validade ou a serem obrigados a comprar o que eles acham que deves comprar, ou a ter que enfardar com uma vacina do COVID (ou outra vacina qualquer) sov pena de terem a conta bloqueada, até vão espernear…
… mas lá está: canalha jovem!!! Muitos princípios e ideais nobres, mas zero experiência de vida…
… se eles soubessem…
eu sou canalha velha mas consigo ver a léguas que és info excluído
Acho muito bem que se acabe com o dinheiro fisico, apenas digital…
O teu lider supremo gosta muito de atacar os pobres mas do salgado não diz nada. Vai demorar decadas para pagar os 23 mil milhões que roubou mas vive numa mansão, ele, alguns amigos e toda a familia, com todos os luxos e mais alguns, passa férias num iate de luxo e ainda enraba o ventura ao pequeno almoço. E quanto à multa de 280 milhões que foi perdoada aos bancos? O ventura continua calado como um rato, não lhe interessa, o que lhe interessa são desgraçados que recebem 130€, e tu, que não tens onde cair morto, estás de joelhos a mamar o suminho que ele te dá
Eu disse chega de dinheiro fisico, ninguem falou em partidos politicos. Adoro como dizes que nao tenho onde cair morto quando nem me conheces, isso é baseado em que? Tomara tu teres 10% do que eu tenho, ja tinhas dinheiro para investir em educacao e dizeres menos disparates!
As malas de dinheiro para comprar políticos também vão funcionar com euro digital?
Estava mais do que na hora de o governo fazer um simplex nos pagamentos. É dos grandes entraves à economia a imprevisibilidade que existe. Terminais digitais com todas as normas. Um é só dinheiro outro é só multibanco, outro não tem contactless. Como querem desenvolvimento a sério?
euro digital e cash. a resposta está encontrada. simples
O dinheiro devia de ser democratizado! ainda está muito nas mãos de um elite que acha que manda em nós.
Apesar da EU dizer que esta nova “moeda” é em tudo igual a versão física. Nada podia estar mais longe da verdade.
E se a ideia que esta migração vai ajudar no controlo da “fuga ao fisco” também é algo que está bastante longe da verdade.
Se forem ler a documentação oficial lá diz explicitamente que toda a “transferência” passa a precisar da autorização do Banco Central. O que lhes dá muito mais poderes do que aqueles que neste momento os governos de cada pais tem em. Eu pessoal sempre considerei que o excesso de concentração de poder é preocupante.
Qual é a diferença entre isto e uma transacção via app do banco, MBWay (ou similares), ou cartão de débito?
Ser uma alternativa a MasterCard ou VISA em alguns pagamentos
Nenhuma, a diferença é que desaparece o dinheiro físico, tal como acontece já na China.
Uma delas é não pagares taxas e ser aceite em toda a Europa, atualmente o MBWay só funciona em Portugal, se quiseres ser mais simplista é um MBway europeu.
MBWay actualmente funciona em Itália e Espanha, pelo menos para transferências. E está prevista expansão até ao final do ano.
https ://eco.sapo.pt/2026/04/16/transferencias-mbway-para-13-paises-europeus-vao-ser-possiveis-ate-final-do-ano/
Vá lá, já foi aprovado pela esquerda europeia, já era sem tempo, pode ser que assim essa malta já se comporte melhor e não roube tanto… acho que eles aprovaram isso no parlamento europeu sem saber o que estavam a aprovar, hehehehe, a china realmente está a anos luz de nós.
A china está a anos de nós, e ainda estará mais no futuro, porque as politicas de esquerda tiraram quase mil milhões da pobreza extrema. Mas já há malta que já diz que a china afinal não é socialista, que afinal é capitalista… pois é… a retórica tem de mudar para a propaganda ser eficaz
É um regime comuna, apenas adoptou o capitalismo para fazer crescer a sua dominância ditatorial.
Teve sorte porque se agarrou às oportunidades que a ganância e estupidez do ocidente lhes entregaram de mão beijada, replicou tudo, aprendeu durante décadas e agora são os reis e senhores.
Isso não impede que tenham de andar a reboque do ocidente em tudo o que seja inovação, basta ver o que está a acontecer com a destilação de modelos AI da Anthropic e da OpenAI, so a alibaba tem 25000 contas a debitar 28M de instruções por dia a tentar destilar os modelos opus, as restantes idem.
É vergonhoso o que a China sempre fez e continua a fazer com o roubo descarado de propriedade intelectual e o ocidente nunca faz nada em relação a isso, apenas permite, acha sequer que a China alguma vez vai jogar as regras do jogo.
So Aldrabões em que é que ficamos?
https://pplware.sapo.pt/informacao/apagao-banco-de-portugal-recomenda-que-tenha-dinheiro-em-casa/
https ://as-tuas-ajudas.pt/comunidade/dinheiro-fisico-em-casa
Em que ficamos.. sobre o quê? Os assuntos não têm nada a ver.
Não?
Se houver um apagão que em Abril de 2025 não tínhamos hipótese de levantar dinheiro/pagamentos posso estar confuso ou então não estou a compreender
Obrigado
Respondeste a ti próprio. Ter dinheiro de RESERVA para possiveis apagões não tem nada a ver com Euro digital. O artigo não está a indicar que o dinheiro físico vai acabar.
Obrigado
não ligues JS, a culpa é do pplware, um dia dizem que android é melhor, outro dia iOS, um dia é windows no outro é macOS, num devia é dinheiro fisico no outro é digital, num dia é banca tradicional no outro é revolut.. não dá para acompanhar, eu já desisti, agora passei a perguntar ao gemini o que ele recomendava
Isto do EuroDigital é uma ferramenta de controlo absoluto sobre as massas.
Falas mal dos fantásticos políticos tugas?
Conta bloqueada.
Agora vai para tribunal e daqui a 10 anos tens as contas de volta.
Até lá comes pedras…
Leram aqui primeiro pelo PorcoDoPunjab.
De início tal não sucederá para não assustar.
Depois de estar tudo habituado a isto e quase não haver dinheiro físico, está a armadilha montada.
Engoliram o isco, o anzol, a cana e até o pescador foi…
Lembrem-se dos camionistas no Canadá.
Já se esqueceram, não é?
PorcoDoPunjab não se esquece…