PplWare Mobile

Painéis Solares estão cada vez mais eficientes


Responsável pelo Pplware, fundou o projeto em 2005 depois de ter criado em 1993 um rascunho em papel de jornal, o que mais tarde se tornou num portal de tecnologia mundial. Da área de gestão, foi na informática que sempre fez carreira.

Destaques PPLWARE

  1. Nuno says:

    Este artigo para mim está no mínimo confuso. Afinal falamos de células fotovoltaicas ou energia solar concentrada? Da forma que fala o título, dá a entender que são fotovoltaicas mas no meio falam que afinal entra também heliostatos. Assim sendo é a junção de 2 tecnologias de produção de energia eléctrica por 2 métodos completamente diferentes. Desta forma não vejo aumento de eficiência das células fotovoltaicas, mas sim do sistema.

    • Vítor M. says:

      No título nãos descrimina, fala na evolução da eficiência dos painéis solares. Depois o texto mostra onde de facto está a evolução. Inclusive aponta para as entidades responsáveis por essa evolução e acrescenta números, relatos por essas entidades, do que eles entendem por evolução.

      Eu creio que não está confuso, mas…

      Contudo

      • Sharp says:

        acho que o problema são as fotos de painéis foto-voltaicos que colocaram que nos levam a pensar sempre que é essa tecnologia até chegarmos ao fim do artigo.

  2. JJ says:

    Esta tecnologia ainda tem muito para avançar, mas são boas noticias esta investigação.

  3. Paiva says:

    Na realidade as inovações estão a suceder-se de forma espectacular, e no campo da investigação, já começam a ser lançados projectos que combinam várias tecnologias. Começou a corrida mundial a este recurso natural (sol) e são quase diárias as inovações e evoluções em todas as áreas relacionadas.

  4. Alex says:

    Eu vejo painéis solares e espelhos para a focagem da radiação solar, nao acabam por ser dois sistemas diferentes?

    No nrel não encontrei a pagina do teste e a spectrolab tem uma celulas com a eficiência típica (acaba por ser a máxima possível) de 40% http://www.spectrolab.com/DataSheets/PV/CPV/C4MJ_40_Percent_Solar_Cell.pdf

  5. Curiosidade…Alguem sabe o valor real de instalar um painel solar numa moradia por exemplo para pelo menos aquecer agua por exemplo? n propriamente para alimentar a casa toda..

  6. David says:

    Uma dica pplware.

    Painéis Solares são utilizados para aquecer água (e não só), não para produzir electricidade 😉

    Deveriam alterar o título para não induzir a malta em erro!

    Bom artigo e boas notícias!

    • Telmo M. says:

      Painéis solares – foto-voltaicos
      Painéis solares – térmicos

      Estarei errado?

      • Ricardo says:

        Certo. E ainda tens os Painéis solares termodinâmicos.
        Acrescentar ao artigo que os testes em laboratório diferem muito de valores comerciais. A eficiência desce e muito. Mas é bom ver que a electricidade e as fontes renováveis estão a conquistar mercado e evoluir.

  7. Hugo says:

    a soitec fala em 46%…
    mas uma coisa é usar paineis solares pra aquecer agua e outra sao os paineis fotovoltaicos..e dentro destes ha varias versoes e tecnologias
    Mas o ideal era ter essas tecnologias/soluçoes acessiveis ao publico, pois pra ter um fotovoltaico com eficiencia com mais eficiencia se custar o dobro da concorrente que apenas é menos eficiente em 3 ou 4%, nao valerá a pena apostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.