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Pagaria 12 euros para entrar num supermercado inteligente? Aldi cria controvérsia

                                    
                                

Imagem: BBC

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Rodrigo says:

    Não gosto da ideia mas percebo em certas zonas existe grupos de putos que entrem em bando e depois armam confusão/roubos e como sabem o ser humano quando em manada faz algumas coisas parvas assim é uma forma de travar esses problemas.

  2. JoãoAlves says:

    Pior são as pessoas que aceitaram pagar o valor para entrar lá, eu bem que me vinha embora, é que era automático.

  3. Grunho says:

    É a fórmula certa para ficar com a loja às moscas.

  4. Lumia says:

    Basicamente esse serviço aplica-se a lojas sem “funcionários de caixa”

  5. Nuno Almeida says:

    É o mesmo numa bomba automática ou noutros serviços TPA automáticos.

  6. Fernando P says:

    No fundo estão a implementar um consumo mínimo de 12€, porque ninguém vai querer perder esse valor e vai comprar qualquer coisa.
    Enquanto existirem outros com entrada livre jamais entrarei num lugar desses.

    • Perdannof says:

      Quem vai a um supermercado desta dimensão fazer compras de valor inferior a10 libras… não estará apenas a passear? Não haverá melhores sítios para visitar em passeio?

      A questão nem está nas 10 libras que, aliás, se recuperam.
      Uma das questões está em saber se este tipo de supermercado self-service tem hipótese de se tornar a norma. Se cada um de nós estaria disposto e teria confiança em fazer compras num destes supermercados. Por um lado teríamos a garantia de que estaríamos rodeados apenas de pessoas que realmente foram fazer compras e que não teríamos de ir para filas para fazermos o pagamento, por outro teríamos de confiar num sistema de pagamento que nem todos compreendemos como funciona (nem todos somos gurus da tecnologia).
      Uma outra questão, mas por parte dos lojistas, está em saber se estes confiariam neste tipo de pagamento ou se julgariam estar sujeito a fraudes por parte de certos “clientes”.

      Para os resistentes a este tipo de pagamento (onde eu me incluo), felizmente, haverá sempre lojistas a preferirem um contacto mais pessoal com os clientes.

      • David Guerreiro says:

        Um caso que pode suceder, entras lá e não há o que procuras? Aqui em Portugal é muito fácil de acontecer pois não repõem stocks e é muito comum haver falta de produtos.

    • Manuel da Rocha says:

      O valor é devolvido, na saída. Se fizer, mais de 12, paga a diferença, se fizer menos, recebe troco. Uma das coisas que não gosto, é que passo o cartão (Débito/Crédito/telemóvel), sendo que cobram 12 euros, depois fica a operação pendente, até voltar a passar o cartão, onde não precisa de pin. Se um hacker aceder ao sistema, pode sacar 250 a 500 euros, de cada cliente, que só dará por isso, quando for pagar e vir 2 cobranças.

    • C says:

      Em pleno ano 2025 ainda se comenta sem ler a notícia. Parabéns meu caro

  7. GM says:

    Sabendo, à partida, que é um supermercado “inteligente”, nem sequer lá vou. A minha reflexão é: estes gajos são burros.

  8. BurroFuiEuQueEstudei says:

    Excelente para controlar os consumos. Assim só lá entro se souber que vou gastar no mínimo 12€ e com a lista compras.

  9. B@rão Vermelho says:

    Excelente ideia, para quem não gosta de esperar em filas de supermercado é uma boa opção, eu sou daqueles que vou sempre as caixas automáticas, porque sempre que vou as caixas “normais” está alguém a minha frente com 50 cartões multibanco e não têm dinheiro em nenhum mas experimenta todos e estou que tempos à espera ou outro clássico que acontece comigo é o papel do multibanco acabar, juro que 95% da vezes que vou as compras uma destas duas coisas acontece.

    • MLopes says:

      parabéns!
      para não esperares um pouco estás sempre a colaborar com a erosão de postos de trabalho.
      mas curioso, ainda esperas na mesma porque as caixas automáticas nem sempre estão livres…(varia com as horas mas isso aplica-se também às outras)

    • Manuel da Rocha says:

      Deixei de ir a caixas automáticas, quando acabaram com pagamentos, em numerário. 55 caixas automáticas, num supermercado, que 55 só aceitam pagamentos, com cartões e mbway.
      Não, obrigado. Pago em numerário e dou nif. Não vou dar 7800000 euros, aos bancos, a usar os meus cartões (pelos quais pago 20 euros, anuais), para, as lojas, pagarem 0,8% e 3700 euros, pelo POS, e 200 euros, mensais, pela internet.

    • Eu says:

      Sabes que nas caixas automáticas também se paga com cartão, certo?
      Sabes que também é preciso papel, certo?
      Não queiras fazer-te de superior só porque num supermercado vais à caixa automática.
      Há gente que espera nas filas, com muito mais dinheiro que tu.

    • pipi says:

      Ou então pessoas a contaremmoedinhas e cêntimos para pagarem e a gente fica ali á espera …outras vezes , deixam a caixa á espera enquanto vão levantar dinheiro ao multibanco….só uma vez valeu a pena esperar : foi quando uma brasileira atendeu o telefone e começou a descrever os serviços que fazia com os clientes….no fim cada vez que apanhava um produto do balcão da caixa , ficava com as mamas todas de fora sem soutien …valeu pelo espectáculo, de resto é uma seca

      • Eu says:

        Para tu veres e pensares o que é a vida de algumas pessoas.
        Ainda conseguiste uma satisfação, posteriormente, no teu recato, à custa da fila dos pobres.
        Ela mostrava e os teus olhos não descolavam, lol.

      • MLopes says:

        não percebi porque a nacionalidade da pessoa é relevante para explicar que ela “atendeu o telefone e começou a descrever os serviços que fazia com os clientes….no fim cada vez que apanhava um produto do balcão da caixa , ficava com as mamas todas de fora sem soutien”…(?)
        deve estar a escapar-me algo, só pode…ou isso ou a xenofobia envergonhada (mais ou menos conforme o caso) continua em grande em portugal

        • pipi says:

          Mas qual xenofobia ? A tipa era Brasileira , e pronto .Se fosse Chinesa ou Portuguesa também o tinha referido , mas ultimamente todas as situações mais bizarras que tenho assistido são sempre com Brasileiras . É que a cultura das favelas donde elas vêm deve ser muito especial , porque chegam cá e pensam que ainda estão lá . Como uma que não registou o bilhete do metro , estava a ser multada e começou a gritar que só lhe faziam aquilo porque era Brasileira ..e como estava cheia de razão pegou no guarda chuva e começou a bater no fiscal….era ela própria que gritava que era Brasileira , se tu lá estivesses dizias-lhe : que interessa a nacionalidade ? É a cultura das favelas a invadir o país e muitos Portugueses acham o máximo . Eu não . Isto não interessa para o caso , mas tu é que puxaste o assunto

    • Jaquim says:

      Pois a minha opinião e comportamento é o oposto, só em último caso uso esse tipo de pagamento. As máquinas que lhes comprem a mercadoria

  10. Carlos says:

    O neoliberalismo no seu esplendor! Eliminação de postos de trabalho maximizando os lucros…
    Quando não tenho alternativa, o controlador das caixas automáticas faz o trabalho que eu teria que fazer…

  11. Alberto says:

    Meus amigos, a teoria deles é simples se vais ao supermercado é para gastar dinheiro. Se queres ir para andar a ver os preços das coisas, esquece. Logo se pagares 12 euros, estão-te a OBRIGAR a comprar algo. Agora fica a pergunta no ar. E se alguém pagar os 12 euros, entrar mas não comprar nada? O valor vai ser restituído?

    • B@rão Vermelho says:

      Esta na noticia, sim devolvem os dinheiro pode é demorar alguns dias, podes entrar só para comprar uma garrafa de água ou outra coisa qualquer de baixo valor, não és obrigado a gastar as 10 libras, a questão que se levanta é mesmo essa, é pagares logo mas só te darem o “troco” passado alguns dias.
      Mas também já acontece aqui em Portugal, se pagares nas próprias bombas de gasolina, com visa é cobrado/retido um valor superior que depois é libertado, sei porque à dias fui por gasolina na mota 25€ e paguei na bomba, e passado minutos tive de consultar a aplicação do visa e vi que tinham “cobrado” 100€, voltei a bomba a pensar, queres ver que a pessoa que estava a traz de mim atestou ainda com o meu cartão, e o Srº da bomba é que explicou e realmente passado um dia estava tudo ok.

    • Manuel da Rocha says:

      O valor é devolvido.
      Normlamente, em 24 horas. Um exemplo, actual, é que ao ir a uma bomba, de combustível, self service, ao introduzir, o seu cartão de crédito (ou mbway), é feito um pedido, de autorização de pagamento, entre 50 a 200 euros. Se estiver a usar um cartão temporário, que não tenha 50 euros, vai ver a operação recusada, mesmo que só vá colocar 10 euros,de combustível. Na sua conta, fica o valor pendente, ao realizar, o abastecimento, será cobrado, o valor que gastou. Se for acima, o valor é cobrado, de imediato. Se for inferior, pode demorar 48 horas, a processar, podendo, até, pagar comissões, dependendo do seu cartão, de crédito. Você só vê esse pedido, se for consultar, o extracto, do cartão, antes da validação de pagamento.
      No caso do Débito, é feito um pedido de 1 euro. Quando faz, o abastecimento, essa operação, passa de 1 euro para o valor que você abasteceu, cobrando, de imediato.
      O mesmo se passa, em qualquer superfície comercial, ao realizar pagamento a crédito. O valor registado, fica pendente. Quando é feita, a cobrança, ou substitui o valor inicial ou adiciona uma segunda operação, deduzindo, o valor inicial.

  12. Alberto says:

    São inteligentes, são, mas estão a fazer dos clientes BURROS. Será?

  13. Figueiredo says:

    Por aqui os Portugueses ficam com uma ideia do tipo de sociedade e tirania que os liberais-globalistas pretendem impor.

    • Carlos says:

      Os portugueses nem se dão conta para onde estão a ser conduzidos, tal como se vê em comentários acima…

      • Grunho says:

        Os portugueses nem se dão conta dos partidos que defendem os interesses dos menos de 5% de cima e dos que defendem os dos 51% de baixo. E a maior parte deles nem sabe que pertence aos 51% de baixo. No dia em que souberem e começarem a votar pela classe social deles temos um sistema de partidos virado ao contrário. Um sistema de partidos a corresponder ao sistema de classes.

  14. MLopes says:

    no meio de tantos atropelos às liberdades individuais (é verdade que só acontecerão se as pessoas entrarem na loja), erosão de postos de trabalho, etc a preocupação é o reembolso demorar ou serem cobrados valores repetidos?!
    esta malta anda mesmo iludida…

  15. Moina says:

    Ainda há uns dias estava no Modelo das 5 caixas com colaborador, apenas 2 estavam em funcionamento e alotadas.
    Ao lado estavam as automáticas e estava uma colaboradora a incentivar os clientes para irem para as caixas automatica porque era mais rápido, lá foram alguns.
    Quando chegou a minha vez de ela se digirir para pedir para ir para a caixa automática eu respondi-lhe “Se a senhora abrir e for para uma das caixas manuais eu mudo de fila, caso contrário eu tenho tempo…” .
    Logo de seguida ouça uma voz a dizer “Enfiem pelo cu acima as caixas automáticas e abram mas é as caixas manuais sua burra…” e o pessoal que estava na fila começou às gargalhadas…

    • BurroFuiEuQueEstudei says:

      Que bonito, insultar a funcionária que não tem poder de decisão nenhum e provavelmente até está a ganhar o salário mínimo… Já agora, a funcionária é que é a burra mas vocês os inteligentes continuaram na fila…. face palm!

    • TogasPacho says:

      Colaborador? (neologismo esclavagista) Afinal, estava a colaborar ou a trabalhar? Quem está aqui a colaborar é o cliente, e de borla….

  16. Anung says:

    Extinção de postos de trabalho á custa da modernização e sustentabilidade. Esta é só mais uma após as caixas automáticas. Qualquer dia dependem a malta da peixaria e talho e colocam lá umas tábuas e facas para o cliente se servir!

    Eu faço a minha parte, nem os tabuleiros da comida dos centros comerciais levanto. Paguem a alguém poara o fazer.
    Eu até a reciclagem pago para a fazerem por mim para não me chatear com isso….

    • B@rão Vermelho says:

      Não deves ter viatura própria para não haver despedimentos de motoristas de transportes coletivos, e como tal como não tens transporte pessoal não tens via verde, nunca vais ter um VE para não despedirem os Srº das bombas de combustível não utilizas sapatilhas desportivas para não despedirem os sapateiros, e podia continuar aqui o dias todo a dar exemplos, a isto chama-se evolução quando a energia elétrica se generalizou os vendedores de carvão também passaram um mau bocado mas uma coisa entisica ao ser humano é a capacidade de se adaptar.
      Só para finalizar o meu ponto de vista, não “devias andar ” na internet a ler noticias pois assim estas a contribuir para o despedimento de jornalistas e ardinas. 🙂 🙂 🙂

    • TogasPacho says:

      Já começou… nalguns centros comerciais, já é o cliente que pesa, embala (fruta e pão por exemplo) e depois no fim ainda faz de caixa. O preço, obviamente que não reflecte esse trabalho.
      Da minha parte evito sempre o “selfservice” desde gasolineiras, portagens, supermercados, restaurantes (e sim, também não arrumo os tabuleiros), etc… mas tenho noção que é uma guerra perdida.

  17. Veritas says:

    Se os 12 euros são devolvidos, então não é pagar, mas sim deixar uma caução, uma pré autorização bancária.

    Sendo uma caução, não vejo mal nenhum.

    • Alberto says:

      Pois, então pergunta-se. Para quê?

    • Moina says:

      Pois, agora é caução e a seguir é o quê?
      Já pagamos para tudo e mais alguma coisa…
      Portanto, é necessária mão-de-obra, caso contrário iremos ver muitos a viver à base de subsidios.
      Depois querem que o governo baixe os impostos… então rendimento do trabalhinho contribui e muito para o nosso orçamento…
      Não é com o IRC que o estando ganha, mas sim com o IRS…

  18. há cada gajo says:

    É por isso que gosto cada vez mais do MErcadona : cheio de gente, pleno de caixas a funcionar, pessoas a trabalhar, resultado : não há filas de espera.

  19. TogasPacho says:

    Nem as caixas automáticas uso, quanto mais isso.
    O bom uso da tecnologia é positiva, mas isto é só parvo (para além de retirar empregos e confiança na marca).

  20. Joao Ptt says:

    Próximas inovações:

    – Cobrar pela entrada tipo bar/ discoteca, quer compre ou não, mesmo para ver terá de pagar. Dessa forma mesmo que não furte estará a compensar os furtos que outros irão cometer/ já cometeram.

    – Entrada só para membros, sei lá 200 euros anuais, não deduzíeis em compras. Se as pessoas acharem caro, aumentar para 1000 euros anuais para elevar o estatuto do estabelecimento a “para ricos” que assim mais gente já irá querer gastar esse dinheiro só para se achar gente importante. Se menos gente aderir, aumentar para 1500 euros anuais.

    Ficaram mais estas duas ideias “geniais”.

  21. LJ_ICE says:

    12 euros? Nunca!

    Os produtos já são caros! Chega de chular o cliente!

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