“Ninguém se pode esconder”: SpaceX está a construir satélites espiões secretos para os EUA
A SpaceX está alegadamente a construir uma grande rede de satélites de espionagem para o National Reconnaissance Office (NRO), uma agência de inteligência dos EUA. A rede faz parte de um contrato de 1,8 mil milhões de dólares assinado pela SpaceX em 2021.
As fontes afirmaram que esta rede de satélites espiões aumentaria consideravelmente a capacidade dos EUA para detetar ameaças em qualquer parte do mundo.
O NRO fornece imagens de satélite confidenciais ao Pentágono e a outras agências de informação. Inclui pessoal da Força Espacial dos EUA e da CIA.
Em fevereiro, uma agência de informações desconhecida obteve um contrato com a Starshield de 1,8 mil milhões de dólares sem revelar os objetivos do programa.
De acordo com todos os relatos, os satélites funcionarão como um enxame na órbita baixa da Terra. O objetivo é também ser mais resistente a ataques de outras potências espaciais sofisticadas.
O NRO está a desenvolver o sistema de inteligência, vigilância e reconhecimento baseado no espaço mais capaz, diversificado e resiliente que o mundo já viu.
Disse um porta-voz à Reuters.
Os satélites podem localizar alvos terrestres e partilhar os dados com os serviços secretos e militares dos EUA. Esta caraterística poderia permitir ao governo dos EUA captar imagens contínuas de atividades terrestres em quase todo o mundo, o que poderia ser útil para os serviços secretos e as operações militares.
As fontes também afirmaram que cerca de uma dúzia de protótipos e outros satélites foram lançados nos foguetes Falcon 9 da SpaceX desde 2020. Uma base de dados do governo dos EUA de objetos em órbita indica que as missões da SpaceX lançaram satélites não reconhecidos, que duas fontes confirmam serem protótipos para a rede Starshield.
É importante notar que a rede Starshield é distinta da Starlink. A constelação de banda larga comercial em expansão da SpaceX tem cerca de 5500 satélites em órbita para oferecer acesso quase global à Internet a consumidores, empresas e agências governamentais.
"Ninguém se pode esconder"
O governo dos Estados Unidos valoriza a sua constelação secreta de satélites espiões como um dos meios mais importantes para monitorizar as atividades na Terra, devido à sua capacidade de fornecer uma cobertura constante, abrangente e rápida. As fontes também disseram à Reuters que os satélites espiões irão alojar sensores fornecidos por outra empresa.
Ninguém se pode esconder.
Disse uma das fontes sobre a potencial capacidade do sistema ao descrever o alcance da rede. A rede Starshield é o resultado da crescente competição entre os Estados Unidos e os seus rivais para estabelecer o domínio no espaço. A China está a planear construir as suas próprias redes de satélites.
Leia também:
E para quando gps nos android como nos jphone de apenas 1cm de accuracy com gps dentro de casas e shoppings?
Já não é preciso a CIA nem a NSA para nada. Os satélites do Musk fazem o serviço por eles.
“Ninguém se pode esconder” Há muito que sei isto, há muito !! E não ando enganado.
Eu sabia que o futuro seria um big brother global. Tenho desprezo disso. Android 15 obrigando a ficar ligado sempre com rastreamento mesmo desligado, e muito provavelmente ate por satelitte. Nenhuma empresa quer vender mais celular com bateria removivel, estranho. Isso me cheira a intervencao de governos
Portugal lançou a pouco tempo um micro satélite espião .
Pensava que a China é que era o problema
Lol e os Americanos a atirar areia para olhos com a história dos balões quando já tem a terra toda vigiada seja por satélites, seja pelo Windows, Smartphones e até pelos carros do Musk por isso os chineses não permitem que os Tesla entrem em certas regiões e locais oficiais do Governo…
Existe zonas no globo em que é impossível os satélites observarem algo, amazonas e uma das zonas
Felizmente a China tem aquele satélite em orbita que foi feito especialmente para limpar este tipo de coisas… Ah espera, Imperialistas e EU bons, todos os outros maus.
ve-se mesmo que e3s especialista no assunto. quanto a bons e maus, podes-te ir embora se achas que estas no lado errado. ja ias tarde
Por essa frase se vê de que és feito…
O que eu realmente acho é que não devia ser permitido satélites de um país, sobrevoarem outro sem autorização.
Por exemplo: os satélites da StarLink/StarShield que são americanos só deviam poder passar por cima de Portugal com autorização expressa do do nosso país.
Sem autorização poderem estar sujeitos a “um embate não programado”
(é claro que isto não é fácil de policiar… mas deveria ser assim! Era o correcto! Na minha ranhosa opinião, claro…)
Experimentem ir jantar com a secretária… É impossível não se saber isso no trabalho… Grande coisa…