PplWare Mobile

Nem cartão, nem app. Em Pequim, o acesso ao metro está literalmente na palma da mão

                                    
                                

Imagem: Xinhua

Autor: Ana Sofia Neto


  1. maxim says:

    “de modo a proteger a privacidade dos passageiros” só pode ser uma piada. Se a privacidade é tão importante usava-se um passe sem foto nem nome. usar a palma da mão enquanto está a ser filmado pela máquina não me parece que seja privacidade. Gostei também da palavra ‘testar’. De resto parece ser cómodo

    • HDD is live says:

      Amigo, isto é o futuro, se não te agrada, vai viver para uma ilha deserta longe de tudo e de todos, o tempo dos cartões tem os dias contados, o futuro, passa por seres identificado logo por sistemas biométricos seja pela mão ou cara.

      • Profeta says:

        E achas esse futuro bonito ? Com estes sistemas tambem vem atras os abusos. Isso e certinho e direitinho.

        • Jose says:

          Mas não tenhamos dúvidas. Se já somos espiados, abusivamente, em todos os passos da nossa vida, com “isto”, deixaremos mesmo de ter uma vida como cidadãos,s eremos sim uma espécie de “robots” biológicos ao dispor do Estado! O único progresso que vejo nisto é o maior controlo sobre os cidadãos. Ui o que custa passar um cartão anónimo pelo leitor! Querem ver que no “futuro” que também irão “dar-nos” a comida já mastigada? E depois? Não teremos de ir ao WC, é que isso dá muito trabalho!

      • Jose says:

        Que raio de futuro! Fique você c om ele!

  2. Repara says:

    Com mais umas fechaduras assim, na porta do prédio onde se mora e no edifício do emprego, até podem deixar de ser necessárias as câmaras de vigilância com reconhecimento facial na rua. Ou mantêm-nas para ver as interações dos suspeitos (e sem ser suspeitos mas que podem vir a ser, e por isso é preciso vigiar todos).

  3. Ricardo Jesus says:

    Gostava que a realidade chinesa chegasse a portugal. Acabava se a palhacada da corrupcao instalada pelos democraticos da treta que so favorecem os amiguinhos do costume

  4. Rivaldo says:

    Isso que eu chamo de “dourar a pílula”.

  5. ervilhoid says:

    já ha muito que se via disto a circular pelos telegrams, estas e outras tecnologias.. a privacidade já morreu há muito

  6. Ze Albernaz says:

    com a provável ressalva de “apenas disponível para cidadãos chineses”

    • Jose says:

      Ainda bem, por que será? Esta tecnologia já há muito não passa de um leitor biométrico, mas os dados quem fica com eles e o que fazem com eles? Bota lá a mão e a maquineta “advinha” que você pagou, sem mais prova alguma? Pois.

  7. SANDOKAN 1513 says:

    E aqui pela zona de Lisboa é só vê-los a saltar por cima dos torniquetes quando não há vigia.É outro mundo,outra realidade…

  8. awake says:

    Há sempre os pos e contras neste tipo de assuntos, há inúmeras vantagens mas mais uma vez a maior vai para o governo…já no caso da pandemia foi o que foi, quem não se tinha vacinado nem de metro podia circular, quem participa em manifestações/greves deixa de ter acesso..etc

    A única vantagem para o povo é mesmo a praticidade…

    • Jose says:

      Ora, nem mais! Este é mais um passo enorme na direcção da sociedade orwelliana perfeita que o PCC tanto sonha: O controlo absoluto da população a cada segundo e em cada momento. Que pena têm eles não poderem ler pensamentos, mas lá chegarão, já foi lida algures, eles não irão perder tempo até copiar ou tentarem de algum modo obter a tecnologia!

  9. Burrinho says:

    «o sistema que Pequim está a testar utiliza várias tecnologias de encriptação, de modo a proteger a privacidade dos passageiros.»

    Deixei-me mesmo rir com esta, quase soltava uma gargalhada.
    Pois podem usar todas as encriptações e mais algumas ou até nenhuma pois o objectivo final era conseguido na mesma: vigiar e controlar a população a todo o momento, saber o que faz, por onde anda e a que horas… um espectáculo!

    Obviamente que o reconhecimento facial chinês se revelou insuficiente para tão gigantesca tarefa de controlar tamanha população.
    Não tarda nada esses dispositivos “muito convenientes” para pagamentos no metro se espalharão por todo o lado para as mais variadas “conveniências” que o povo muito agradecerá!

    É a distopia já aí ao virar da esquina e como até se vê em comentários há quem muito anseie, aqui mesmo no ocidente onde ainda se goza de liberdade, por tais sistemas tão “convenientes” para o cidadão que assim se livra, veja-se lá, de andar com mais um cartão ou bilhete ou ainda a chave do prédio a pesar-lhe no bolso… ainda lhe caíam as calças!!!

    Só faltará o cómodo cidadão em busca de “conveniência” querer adoptar o sistema para abrir também a porta de sua casa.
    Assim quando as autoridades, através do reconhecimento facial, detectarem que o cidadão se “esqueceu de passar a mão para pagar o metro” e forem a sua casa cobrar o respectivo “bilhete”, já nem precisarão de bater à porta… bastar-lhes-á também passar a palma da mão (que funcionará como chave mestra) pelo aparelho e eis que a porta magicamente se abrirá e o cidadão, boquiaberto, nem terá oportunidade de se levantar do seu sofázinho enquanto vê a sua novelazinha ou da sua cadeirinha enquanto come o seu jantarzinho ou da sua caminha enquanto dorme o seu sonozinho.
    Mas se, por acaso, o “esquecido” cidadão até tiver ido ver um filmezinho ao cinema… que não se admire de, subitamente ter uma lanterna a iluminar-lhe a cara e ver três ou quatro vultos por trás dessa lanterna a “pedir-lhe” para se levantar…

    Um sistema realmente de muitas potencialidades e tão cómodo que será para os cidadãos… e especialmente para autoridades sempre em busca do “melhor” para o povo!!!

  10. compro essa também says:

    Então agora a china é que é ? …

    Talvez será um tipo de esquizofrenia paralela ….

    De manha viva à china e de tarde abaixo a china …

    Pela noite viva à china …

    Que medo !

    • Jose says:

      É moda, e onde a China comunista está neste momento a ganhar a parada. A China olha muito bem pela propaganda em seu favor. Entre outros, basta ver para que servem os Institutos de Confúcio por esse mundo fora! Até a História já andam a manipular e com idiotas ao serviço desse país numa tentativa espúria de fazer valer factos e sem provas, mas que se dedicam de corpo e alma a desvalorizar tudo o que o Ocidente descobriu ou conquistou – conheço alguns pessoalmente, uns privilegiados tristes que andam em luta contra os seus avós! Não falta por aí quem se venda por 30 moedas.

  11. ramar says:

    Quando der para o torto é que me vou rir !!! todos muitos preocupados com a Inteligência Artificial que esquecem a Inteligência Natural !!!
    Claro que um dia destes lá terei que ‘voltar’ para a ilha se ainda estiver vivo.
    A Democracia é feita todos os dias mas reparem no que se passa na Russia ou na China ou nos EUA, privacidade na lei que privacidade que lei é Treta. E ainda por cima com ‘padrões’ que não são os ‘nossos’ Europeus.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.