Micro Bateria 3D pronta para integração on-chip em grande escala
O mundo está a mudar a cada hora. Todos os dias há inovações que transformam o ser humano, os seus vícios e a forma como sonha. A tecnologia é uma afirmação da existência da humanidade moderna e o homem está a sempre a dar passos maiores, mesmo que sejam microscópicas as novidades.
Agora, investigadores da Universidade de Illinois apresentaram uma micro bateria que pode revolucionar o mundo dos wearables.
Litografia holográfica 3D e fotolitografia 2D
Ao combinar litografia holográfica 3D e fotolitografia 2D, os investigadores da Universidade de Illinois, mostraram uma micro bateria 3D, de alto desempenho, adequada à utilização em grande escala nos chips dos dispositivos micro electrónicos.
Esta micro bateria 3D tem uma excepcional performance e a sua qualidade de escabilidade coloca-a na rota de importantes dispositivos que estarão a aparecer nos próximos anos.
Os micro dispositivos, como explica Paul Braun, professor de ciência e engenharia de materiais, em Illinois, recorrem a energia externa para alimentar a sua acção, o que torna a miniaturização do chip num problema quanto ao armazenamento de energia.
Os micro chips, micro controladores e outros componentes micro electrónicos, têm um problema comum: a alimentação, que é normalmente um "elemento" externo a eles. É aqui que a micro bateria 3D vai fazer toda a diferença.
Microbateria com apenas 10 µm
Esta bateria de íons de lítio de alto desempenho tem apenas 10 µm (0,01 mm) de espessura, capaz de gerar 0,5 mA, energia suficiente para abastecer um LED. Para tornar isso possível, os investigadores desenvolveram um método eficaz recorrendo a processos compatíveis com o desenvolvimento de micro electrónica que garante alto desempenho em baterias de lítio, esta nova técnica resulta da combinação, como já referimos, da Litografia holográfica 3D e fotoligrafia 2D.
Onde pode ser incluída a Micro Bateria 3D?
Segundo Paul Braun, investigador envolvido no projecto, a bateria miniaturizada poderá fazer parte de micro sensores e transmissores sem fios que existem em monitores e dispositivos portáteis em geral. Também, outro mercado muito interessante para esta tecnologia, e que vai aparecer em força no próximo ano, é o dos dispositivos médicos. Estes poderão ganhar uma autonomia considerável e abraçar muitas áreas que ainda hoje estão apenas acessíveis a dispositivos de grande porte.
Na verdade, esta inovação contribuiu para lançar ao mundo o computador mais pequeno do mundo. Imagine que este computador, totalmente autónomo, de nome Ello III, tem apenas 1 milímetro quadrado.
Considera que esta bateria poderá revolucionar o seu dia?
Este artigo tem mais de um ano
O mundo é tecno-dependente. Quem vive de e para a tecnologia… terá muito o que falar e viver.
já foi dependente da sobrevivência, da religião, da industria, e de muitas outras coisas, agora é a vez da tecnologia.
O homem é escravo de si próprio…. Na nossa busca incessante por mais, vai perdendo a sua própria humanidade….
Wrong. Está cada vez mais humano. Construir, evoluir, resolver problemas. Isso é humano. Nós estamos sempre dependentes de alguma coisa. Animais dependem da natureza. Humanos também. Mas depender-mos apenas do que nós construímos e melhoramos, isso sim é mais um passo para humanidade. Ou chegar à lua não é humano? Não é natural com certeza.
Acho que não percebes bem a imagem global do que se passa à tua volta.
Onde está a humanidade no médio oriente onde vários países foram arrasados por completo ou em África onde em alguns sítios não existem condições dignas dos seres humanos?
Em termos tecnológicos estás-te a referir à evolução tecnológica e capacidade bélica de certos países?
Evolução tecnológica não significa que a humanidade esteja mais evoluída. Antes pelo contrário, está mais entorpecida e anestesiada ao sofrimento alheio.
Mas cheio de vaidade.
Se o ser-humano fosse evoluído não existia fome, miséria, mortes e assassinatos ou guerras e teríamos um planeta limpo.
Evolução tecnológica neste caso significa avanço do consumo mas não significa evolução das pessoas, mas sim de um mero componente da sociedade.
Que como tudo terá o seu fim.
Destruir outras culturas porque não concordamos com é humano? é evoluir?
O nome “bacteria” assusta …
bactéria