Mas afinal o que é um UltraPixel?
Com o lançamento do novo HTC One, pudemos assistir à apresentação de mais um smartphone topo de gama. Apesar de todas as tecnologias e hardware que o dispositivo revelou, houve um entre todos que mais se destacou, a câmera com UltraPixel.
Mas afinal o que é isso do UltraPixel? Uma tecnologia inovadora que melhora substancialmente a qualidade das fotos ou apenas um mero conceito de marketing que chama a atenção?
Quando apareceram os primeiros conceitos – ultrapixel, entenda-se – de uma tecnologia RBG com um sensor de três camadas, ao estilo do Foveon 3X, tudo não passou de um logro. A verdade é que a tecnologia tinha os 4 MegaPixel mas não passava disso mesmo, apenas com melhorias «extra» que se obtiam com outras melhorias para além dos Megapixel anunciados.
A verdade é que os megapixels são nada mais que apenas uma das características técnicas da câmera, que não definem de todo a qualidade final da imagem. É tão ou mais importante a qualidade da lente, a sua luminosidade, o processador, a qualidade dos fotodíodos e a tecnologia de fabrico.
Mas no caso da HTC, a origem da elaboração deste artigo, a marca de Taiwan decidiu rumar por outro caminho. Assim, os Ultrapixels com a chancela HTC apostam em 2 características essenciais:
- Por um lado, um fotodíodo (píxel reduzido à sua unidade mínima) mas de tamanho maior do que o habitual - 2 mícron (µm), quase o dobro dos ditos «normais» (com uma superfície 3 vezes maior). Isto proporciona à partida uma superfície maior captura de luz e, portanto, explora melhor a luz disponível em qualquer situação, gerando menos ruído. A própria marca revela que os seus UltraPixel captam até mais 300% de luz. O tamanho total do sensor é 1/3 de polegada, considerado como um valor standart num smartphone, incluindo ainda um processador de imagem dedicado, o HTC ImageChip. Com a utilização de fotodíodos de maiores dimensões, por lógica, irão encaixar menos na mesma superfície e, portanto, oferece uma resolução de 4 MegaPixel – correspondente a 2688×1520 pixels.
- Por outro lado, a HTC opta por uma lente de alta qualidade com um brilho máximo de F/2.0. Comparativamente com outros, o normal de uma lente é o F/2.8. Assim, o sensor recebe mais luz da cena e, portanto, apresenta um desempenho melhor (em ruído e cor) até mesmo com pouca luz, como por exemplo dentro de casa.
Como complemento, o HTC One acrescentou um sistema avançado de estabilização óptica de imagem que utiliza dois eixos de informação em giroscópio para compensar qualquer trepidação do telefone.
Ora toda esta panóplia de questões técnicas, melhorias e aproveitamentos de tecnologias já existentes, levam-nos a pensar que é possível uma câmera digital de 4 MegaPixel oferecer uma qualidade desconcertante.
No caso da HTC, conseguiu «vender» um conceito de UltraPixel com a melhoria de tecnologias já existentes, mostrando, pelo menos para já, à sua concorrência uma qualidade bastante superior, com apenas 4 MegaPixel. Um pouco de imaginação e uma combinação perfeita levam a todo um conceito que parece funcionar.
Resta aguardar e ver quem se segue, ou que smartphone se segue na luta dos UltraPixel?
Este artigo tem mais de um ano
Nenhum comparativo com o Nokia 920? :p Nenhum exemplo de foto?
Quando o HTC sair podes comparar neste site:
http://www.gsmarena.com/piccmp.php3
cumps
o iPhone e samsung Galaxy s3 tão muito a frente, não é ter camera que interessa
Mas , aqui ninguem falou que a camara é tudo que interessa, nem se está a fazer um doelo entre HTC one, Galaxy 3 e iphone.
looool, que o iphone ta a frente ninguem duvida, mas um samsung á frente de um htc??? deves andar a fumar daquela droga coreana toda tola, loool
Miguel eu tenho o Htc one X e o Galaxy S3….e posso dizer-te uma coisa
HTC Win:
Body
Design
UI
LOSE for Samsung
Processor
Development Support
Sound Quality
Pictures
Battery
Wifi Power
Video Call
Camera lens protection
Tens aqui, mas ainda é muito cedo para dizer qual o melhor só com uma foto http://wmpoweruser.com/more-htc-one-vs-nokia-lumia-920-pictures/
E agora interrogo-me porque é que não vimos aqui um artigo (se calhar escapou-me) sobre a tecnologia dos PureView…
Não só da fantástica camara do Lumia 920 que capta imagens na escuridão com uma nitidez ridícula (aspecto positivo) e a camara do Nokia 808 PureView (41Mpx, dos quais o resultado tbm pode ser 4, atravez de undersampling (ou será supersampling?… :X) mas também com uma qualidade fenomenal…
Cumps,
Sérgio.
aposto que uma DSLR de 10Mpx tira fotos ridiculamente melhores do que um cameraphone de 41Mpx LOL
“nokia, we sell big numbers for people packing small d**ks”
Pois enganas-te… Já vi um comparativo entre a tecnologia PureView e uma Canon E60… E escusado será dizer que o PureView mostrou estar em pé de igualdade(se não mesmo superioridade) com uma DSLR.
*EOS 60D
Bem tentam apanhar a Nokia, mas não conseguem… 🙂
fanboy, ja agora a nokia que tu conheces te ja mudou muito, ja nao é lider de mercado como foi em tempos
É mais a Nokia a tentar acompanhar a concorrência fanboy
Azia! Cof Cof
Bom artigo. Obrigado
Para quando um artigo sobre a linha xperia da sony?
Tenho um samsung Galaxy SII com 8Mp e um Nokia N86 tb com 8Mp e lente Lentes Carl Zeiss(as fotos e videos levam 15 a 0 se comparadas com o Galaxy talvez pq o nokia seja mais antigo mas fica o reparo).
Como já foi dito, o tamanho das imagens (MegaPixeis) não significam melhor qualidade. Quanto ao video, a mesma coisa… E o Nokia filma a VGA o SII Full HD, tás a fazer uma comparação entre um burro e um cavalo.
pois é.. pelos vistos megapixeis ainda confundem as pessoas passados tantos anos
a questao e simples,megapixeis sao apenas uma dimensao
, ja vi grandes desenhos a carvao em folhas tamanho A4
e pessimos desenhos em paginas A3
claro que se se fôr imprimida uma foto com 1.0Mpx para colocar num placar de publicidade junto a autoestrada, vai ficar uma bela porcaria se alguem for olhar para aquilo e perto
a questao continua a ser aproveitada pelas marcas para vender novos modelos de cameras com sensores de maior resoluçao mas com fotos com qualidade identica
e facil dizer “esta camera e superior, a antiga tinha 10Mpx e a nova tem 12Mpx”
quando na realidade uma das maquinas mais antigas que tenho em casa (uma cybershot de 5Mpx com lente 1.8-4.0)
ainda tira melhores fotos que muitas maquinas que comprei posteriormente de 8/10/16Mpx
e que qualquer telemovel que ja experimentei, incluindo qq iPhone ou topo de gama Nokia
sendo a unica desvantagem da maquina um ecra imbutido de resoluçao baixa comparativamente ao que se vende actualmente
Já estive com o Nokia 808 e digo que prefiro a camera do meu xperia arc’s e consigo ter melhor qualidade nas fotos comparando com o Nokia
Artigo esclarecedor e oportuno. Mas será que, no texto, se pode trocar obtiam por obtinham? De acordo com o site da Priberam (http://www.priberam.pt/DLPO/) essa será a melhor opção.
Com 4 megapixel quero ver quanto zoom faz este equipamento..
Nenhum assim como a nenhum telemóvel faz… Zoom digital na minha opinião não interessa, e quase melhor esticar a imagem no computador.
o Nokia N93i, 808 PureView, entre outros fazem zoom óptico 😉
sim, poderão até ter zoom ótico, mas a que custo?
como foi dito e bem a maior parte dos telemóveis tem uma abertura máxima de 2.8, usando zoom qual é a abertura?
pois se for >4 ou 5 não vejo a utilidade da foto com ISO elevadíssimo para compensar a falta de luz que chega ao sensor, em
PS: mais megapixeis nao é propriamente um grande atalho para mais zoom, megapixeis e uma caracteristica do sensor, zoom otico é uma caracteristica da lente, zoom digital e uma caracteristica do software do processador
a nao ser que estejas a ver as fotos num monitor com resoluçao insuficiente para o tamanho das fotos que estas a usar..
pois 4megapixeis num ecra de um nokia 6600 (se é que o mesmo suporta abrir tal imagem), dará para fazer zoom varias dezenas de vezes LOL
Depois deste artigo, é dar uma leitura ao da AnandTech (http://www.anandtech.com/show/6777/understanding-camera-optics-smartphone-camera-trends ) para melhor perceber todos os conceitos
Apesar de tudo creio que a abordagem da Nokia e melhor. Mais pixeis, pode ter menos qualidade mas no final consegue óptimos resultados.
Eu se quiser “extra” qualidade fotográfica, tiro com a minha maquina fotográfica…
Qualquer 8Mpxl dos atuais smartphones tiras fotos excelentes para as funcionalidade que se quer delas…
O resto… é conversa da treta…
O que o consumidor quer é um SO estável, fiável, e fluido…
O resto… são peanuts… não dão vantagens a ninguém, senão a nokia não estava como está, ou a Blackberry como está…
Cumprimentos
Nokia lumia têm um SO estável fiável e ultra fluído..
Nokia voltou ao topo em telemóveis de qualidade..
Já agora, os Samsung nunca me convenceram minimamente.. aquele aspecto de meterial reles..
O ultrapixel é a contagem efectiva de pixels em vez de ser usada a contagem de sensores. Uma máquina chamada de 12 mega pixels é na verdade uma máquina de 3M. Porque conta 3 mega sensores de vermelho, 3 mega de verde, 3 mega de azul, e 3 mega de verde ou inframermelho para “encher” o quadrado. É uma aldrabice comercial que os fabricantes usam.
onde é que foste buscar uma teoria dessas?
Os megapixeis indicados pelas máquinas referem-se ao número máximo de pixeis da fotografia tirada, não há qualquer aldrabice, é fácil de comprovar pelo resultado.
uma boa fotografia???a dslr sempre resolveu o problema!!!não serão compactas e telemóveis com promessas disto e daquilo a superar o produto final, se bem que tenham evoluído bastante.A melhor máquina que já usei foi uma dslr com 6MP!!!
eheh, uma DSLR é uma Dslr, agora para um utilizador comun, comprar uma sony de 150€ ou um telemovel com uma boa camera (galaxy s3, iphone 4s / 5 ou htc one s / x)
os telemoveis teem mais utilidade 😛
Bom artigo. Obrigado Pplware.
A HTC indica um tamanho de pixel 2um ou seja a resoluçao de 8megapixels.
Em relação ao Ultra-pixel da HTC, presente no HTC One, sinceramente reconheço que de facto foi um pequeno avanço no desempenho fotográfico das câmaras para dispositivos móveis. Mas pelo que vi em diferentes analises, os resultados estão muito aquém do esperado. Fora o bom desempenho em condições de pouca luz, nada mais lhe consigo apontar de positivo. É fácilmente ultrapassado por qualquer adversário presente no mercado. Lembro que me estou a referir só à câmara, afinal é disso que trata o artigo. Alguns falaram aqui na Sony. Creio que em breve a Sony também terá uma palavra a dizer em relação aos Cameraphones. Parece que vem aí um tal de Sony Xperia i1 ‘Honami’. – “the smartphone is said to feature Sony’s G-lens and BIONZ image processing for its 1/2.3″ image sensor.” Conta à partida com 20mpx. Vamos ver o que sai daqui, está previsto ser anunciado em Setembro, e conta para além da câmara com outras características bastante aliciantes.