PplWare Mobile

Mas afinal o que é um UltraPixel?


Entusiasta do software, tudo começou com uma programação de Basic no Spectrum 128K do irmão mais velho! Desde aí, nunca mais parei!

Destaques PPLWARE

  1. Leandro Grião says:

    Nenhum comparativo com o Nokia 920? :p Nenhum exemplo de foto?

  2. Sérgio 'Chinoman10' Rebelo says:

    E agora interrogo-me porque é que não vimos aqui um artigo (se calhar escapou-me) sobre a tecnologia dos PureView…
    Não só da fantástica camara do Lumia 920 que capta imagens na escuridão com uma nitidez ridícula (aspecto positivo) e a camara do Nokia 808 PureView (41Mpx, dos quais o resultado tbm pode ser 4, atravez de undersampling (ou será supersampling?… :X) mas também com uma qualidade fenomenal…

    Cumps,
    Sérgio.

  3. Balearic Soul says:

    Bem tentam apanhar a Nokia, mas não conseguem… 🙂

  4. Para quando um artigo sobre a linha xperia da sony?

  5. Andre L. says:

    Tenho um samsung Galaxy SII com 8Mp e um Nokia N86 tb com 8Mp e lente Lentes Carl Zeiss(as fotos e videos levam 15 a 0 se comparadas com o Galaxy talvez pq o nokia seja mais antigo mas fica o reparo).

    • Rodrigo Pedro says:

      Como já foi dito, o tamanho das imagens (MegaPixeis) não significam melhor qualidade. Quanto ao video, a mesma coisa… E o Nokia filma a VGA o SII Full HD, tás a fazer uma comparação entre um burro e um cavalo.

    • llcoolricha says:

      pois é.. pelos vistos megapixeis ainda confundem as pessoas passados tantos anos

      a questao e simples,megapixeis sao apenas uma dimensao
      , ja vi grandes desenhos a carvao em folhas tamanho A4
      e pessimos desenhos em paginas A3

      claro que se se fôr imprimida uma foto com 1.0Mpx para colocar num placar de publicidade junto a autoestrada, vai ficar uma bela porcaria se alguem for olhar para aquilo e perto

      a questao continua a ser aproveitada pelas marcas para vender novos modelos de cameras com sensores de maior resoluçao mas com fotos com qualidade identica

      e facil dizer “esta camera e superior, a antiga tinha 10Mpx e a nova tem 12Mpx”

      quando na realidade uma das maquinas mais antigas que tenho em casa (uma cybershot de 5Mpx com lente 1.8-4.0)
      ainda tira melhores fotos que muitas maquinas que comprei posteriormente de 8/10/16Mpx
      e que qualquer telemovel que ja experimentei, incluindo qq iPhone ou topo de gama Nokia

      sendo a unica desvantagem da maquina um ecra imbutido de resoluçao baixa comparativamente ao que se vende actualmente

  6. Tiago says:

    Já estive com o Nokia 808 e digo que prefiro a camera do meu xperia arc’s e consigo ter melhor qualidade nas fotos comparando com o Nokia

  7. Padiña says:

    Artigo esclarecedor e oportuno. Mas será que, no texto, se pode trocar obtiam por obtinham? De acordo com o site da Priberam (http://www.priberam.pt/DLPO/) essa será a melhor opção.

  8. João Ramiro says:

    Com 4 megapixel quero ver quanto zoom faz este equipamento..

    • Kekes says:

      Nenhum assim como a nenhum telemóvel faz… Zoom digital na minha opinião não interessa, e quase melhor esticar a imagem no computador.

      • João Ramiro says:

        o Nokia N93i, 808 PureView, entre outros fazem zoom óptico 😉

        • llcoolricha says:

          sim, poderão até ter zoom ótico, mas a que custo?
          como foi dito e bem a maior parte dos telemóveis tem uma abertura máxima de 2.8, usando zoom qual é a abertura?
          pois se for >4 ou 5 não vejo a utilidade da foto com ISO elevadíssimo para compensar a falta de luz que chega ao sensor, em

          • llcoolricha says:

            PS: mais megapixeis nao é propriamente um grande atalho para mais zoom, megapixeis e uma caracteristica do sensor, zoom otico é uma caracteristica da lente, zoom digital e uma caracteristica do software do processador

            a nao ser que estejas a ver as fotos num monitor com resoluçao insuficiente para o tamanho das fotos que estas a usar..

            pois 4megapixeis num ecra de um nokia 6600 (se é que o mesmo suporta abrir tal imagem), dará para fazer zoom varias dezenas de vezes LOL

  9. José Carlos Ferreira says:

    Depois deste artigo, é dar uma leitura ao da AnandTech (http://www.anandtech.com/show/6777/understanding-camera-optics-smartphone-camera-trends ) para melhor perceber todos os conceitos

  10. Kekes says:

    Apesar de tudo creio que a abordagem da Nokia e melhor. Mais pixeis, pode ter menos qualidade mas no final consegue óptimos resultados.

  11. Gonçalo says:

    Eu se quiser “extra” qualidade fotográfica, tiro com a minha maquina fotográfica…

    Qualquer 8Mpxl dos atuais smartphones tiras fotos excelentes para as funcionalidade que se quer delas…

    O resto… é conversa da treta…

    O que o consumidor quer é um SO estável, fiável, e fluido…
    O resto… são peanuts… não dão vantagens a ninguém, senão a nokia não estava como está, ou a Blackberry como está…

    Cumprimentos

    • Joji says:

      Nokia lumia têm um SO estável fiável e ultra fluído..
      Nokia voltou ao topo em telemóveis de qualidade..
      Já agora, os Samsung nunca me convenceram minimamente.. aquele aspecto de meterial reles..

  12. JMCS says:

    O ultrapixel é a contagem efectiva de pixels em vez de ser usada a contagem de sensores. Uma máquina chamada de 12 mega pixels é na verdade uma máquina de 3M. Porque conta 3 mega sensores de vermelho, 3 mega de verde, 3 mega de azul, e 3 mega de verde ou inframermelho para “encher” o quadrado. É uma aldrabice comercial que os fabricantes usam.

    • Eduardo says:

      onde é que foste buscar uma teoria dessas?
      Os megapixeis indicados pelas máquinas referem-se ao número máximo de pixeis da fotografia tirada, não há qualquer aldrabice, é fácil de comprovar pelo resultado.

  13. brent says:

    uma boa fotografia???a dslr sempre resolveu o problema!!!não serão compactas e telemóveis com promessas disto e daquilo a superar o produto final, se bem que tenham evoluído bastante.A melhor máquina que já usei foi uma dslr com 6MP!!!

    • David Ferreira says:

      eheh, uma DSLR é uma Dslr, agora para um utilizador comun, comprar uma sony de 150€ ou um telemovel com uma boa camera (galaxy s3, iphone 4s / 5 ou htc one s / x)

      os telemoveis teem mais utilidade 😛

  14. Power says:

    Bom artigo. Obrigado Pplware.

  15. Andre Castro says:

    A HTC indica um tamanho de pixel 2um ou seja a resoluçao de 8megapixels.

  16. Simão says:

    Em relação ao Ultra-pixel da HTC, presente no HTC One, sinceramente reconheço que de facto foi um pequeno avanço no desempenho fotográfico das câmaras para dispositivos móveis. Mas pelo que vi em diferentes analises, os resultados estão muito aquém do esperado. Fora o bom desempenho em condições de pouca luz, nada mais lhe consigo apontar de positivo. É fácilmente ultrapassado por qualquer adversário presente no mercado. Lembro que me estou a referir só à câmara, afinal é disso que trata o artigo. Alguns falaram aqui na Sony. Creio que em breve a Sony também terá uma palavra a dizer em relação aos Cameraphones. Parece que vem aí um tal de Sony Xperia i1 ‘Honami’. – “the smartphone is said to feature Sony’s G-lens and BIONZ image processing for its 1/2.3″ image sensor.” Conta à partida com 20mpx. Vamos ver o que sai daqui, está previsto ser anunciado em Setembro, e conta para além da câmara com outras características bastante aliciantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.