LoRaWAN: ISEL/FIT ajuda a bater recorde de distância
LoRaWAN é o nome dado ao protocolo que define a arquitetura do sistema bem como os parâmetros de comunicação usando a tecnologia LoRa. O protocolo LoRaWAN implementa os detalhes de funcionamento, segurança, qualidade do serviço, ajustes de potência visando maximizar a duração da bateria dos módulos e os tipos de aplicações tanto do lado do módulo quanto do servidor.
Recentemente, foi batido o recorde de distância usando o protocolo LoRaWAN... e teve a contribuição do ISEL/FIT.
O ISEL/FIT ajudou a bater o recorde de distância máxima usando o protocolo LoRaWAN e a rede The Things Network na qual o ISEL tem dois gateways instalados, um no ISEL e outro nas Torres das Amoreiras.
O gateway instalado na Torre das Amoreiras recebeu com sucesso uma comunicação de um balão metrológico lançado de Saragoça (Espanha), a uma distância de 741km, tudo isto com uma potência de transmissão apenas de 25mW.
Para a transmissão foi usada a banda livre ISM (Industrial, Wcientific and Medical) 868MHz. Para verem o mapa interativo basta que acedam aqui.
The Things Network - Rede para IoT que não usa 3G/4G nem Wi-Fi
A The Things Network é uma plataforma aberta com o objetivo de criar uma rede direcionada para o segmento do IoT.
Apesar do protocolo Wi-Fi ser usado na maioria dos dispositivos da Internet of Things, a The Things Network usa um protocolo designado de LoRaWAN (tecnologia criada e mantida pela LoRa Alliance) que permite que os dispositivos “comuniquem” entre si e com a Internet sem que tenham suporte para redes 3G/4G ou Wi-Fi.
A The Things Network foi das primeiras redes a usar esta nova tecnologia de longo alcance (na ordem dos 10 km) e de baixo consumo energético.
Comunidades em Portugal
Na The Things Network é possível criar comunidades, registar Gateways e dispositivos. Para verem as comunidades existentes em Portugal, podem aceder aqui. À data da escrita deste artigo, a The Things Network tem:
- 73082 membros
- 7519 gateways registados
- 138 comunidades
Saber mais aqui.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
E eu que quase não apanho wi-fi do andar de baixo….
Não sei qual é o espanto, a exacta mesma configuração já dava com IEEE 802.15.4. O feito aqui está no balão, pois a parte rádio não tem qualquer inovação. Estamos a falar de um pathloss à volta dos 140dB, pacífico.
Posto isto, não quero ser o velho do Restelo a falar mal dos “nossos” feitos, mas sendo agnóstico ao amor à bandeira, sejamos sérios, nada de novo foi feito. Além disso corremos o risco de ser alvo de chacota internacional com este “marco”.
Temos óptima investigação em Portugal, do melhor que se faz por neste mundo(incluindo na instituição indicada), não precisamos de recorrer a estas não notícias.
Protocolo LORAWAN apesar da pouca largura de banda, tem se mostrado muito eficiente, atrativo e vai ser muito utilizado no mercado de IOT.
Qual a marca do Gateway utilizado?