Lanterna mágica – Venha conhecer o futuro da Internet
Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM
Como será que a Internet chegará a todos nós no futuro? Que novidades surgirão para que possamos ter Internet tal como temos ar para respirar?
Sim, porque cada vez mais o mundo precisa da Internet para "viver", quer isso traga consequências boas, quer seja nefasto para as relações entre seres humano. Há várias teorias de como será no futuro o viver intimamente com a Internet, mas o projecto Outernet é revelador dessa evolução e do que podemos esperar um dia.
O Projecto Outernet:
Neste momento está a decorrer uma campanha de angariação de fundos de forma a financiar a criação de uma "lanterna" que possa fornecer Internet de forma gratuita para qualquer local do mundo através de ondas de rádio. O objectivo inicial é conseguir dinheiro suficiente para garantir a transmissão de 2 MB por dia.
Como funciona esta "lanterna"?
Basicamente este dispositivo vai receber continuamente ondas de rádio transmitidas pela Outernet colocada no espaço, em satélites. Depois de receber essas ondas a lanterna transforma o sinal em ficheiros, quer sejam eles páginas Web, artigos de notícias, e-books, vídeos e até músicas.
Este dispositivo é capaz de receber e armazenar qualquer tipo de ficheiro digital na sua unidade de armazenamento interno. Sendo que para aceder a essa informação basta ligar o seu dispositivo móvel à lanterna via Wi-fi, necessitando apenas de um browser para visualizar toda a informação.
Posto isto, a Lanterna pode ser caracterizada como uma biblioteca portátil anónima que receberá constantemente dados gratuitos.
Quadro de Investimento
Vantagens da Lanterna
- Dados gratuitos para sempre. Inicialmente a Lanterna terá um limite de recepção que ronda os 2 MB por dia, no entanto, e dependendo do sucesso da campanha, poderá ser possível transmitir até 100,MB de informação por dia sem nunca ter de pagar por esses dados;
- Portabilidade. Este ainda é o protótipo mas o produto final terá o peso e o tamanho de uma lanterna tradicional;
- Alimentado por energia solar. Caso não tenha nenhuma fonte de energia por perto, basta utilizar a maior fonte de energia do universo, o sol. Desta forma poderá carregar a sua Lanterna através da energia solar;
- Dados a serem transmitidos são decididos pelo utilizador. Sendo que uma parte do conteúdo está reservada para actualizações e para conteúdo patrocinado;
- Pode receber vários tipo de sinais, quer sejam eles de diferentes satélites como de diferentes frequências;
- Se ligar a Lanterna a uma antena parabólica poderá ainda receber dados a uma velocidade muito superior, velocidade esta que ronda os 200 MB por dia, podendo este valor subir ainda mais;
- Permite a qualquer utilizador que tenha um smartphone, computador, tablet ou qualquer outro dispositivo com tecnologia Wi-fi interagir com o conteúdo da Lanterna.
Já imaginou em qualquer país deste mundo, livre, oprimido, devastado por uma catástrofe ambiental ou em guerra, haver acesso à Internet, à informação, livremente?
Basicamente este dispositivo é uma livraria que poderá fornecer qualquer tipo de "conteúdo digital" para qualquer pessoa onde quer que ela esteja, podendo mesmo esta tecnologia revolucionar a forma como é transmitida a Internet em todo o mundo.
Saiba mais sobre este fantástico projecto na página oficial do Outernet.
Este artigo tem mais de um ano
Se não me engano muito nas contas, 200 MB/dia é aprox. 0.00231 MB/seg que é aprox. 2.3 KB/s… aprox. 2355,2 B/s … aprox. 18.8 kbs. Este débito serve para quê? Para uma chamada VoIP com qualidade duvidosa?
Contas mal feitas, ninguém que use isto vai usar durante 24 houras seguidas.
Oops, só agora li o artigo, tens razão, é uma miséria, mas dá para comunicação por texto.
Para quem escreveu o artigo: era preferível meterem logo a largura de banda por segundo, ninguém usa essa métrica de MB/day.
Leste o artigo ao menos?
Tu não.
«[…] a maior fonte de energia do universo, o sol.»
Tanto quanto sei o sol não é a maior fonte de energia do universo. É, no entanto, a maior fonte de energia na nossa vizinhança.
Também reparei nisso. LOL
Até encontrarem outra fonte de energia superior ao sol (e utilizá-la, é importante referir), é sem dúvida a maior fonte de energia dos habitantes da terra!
Sem dúvida, mas referem “do universo”.
Meh, conteudos definidos por uma entidade ?
Não obrigado.
Pense… claro que nao era chegar ali, sem pagar nada e meteres para la sites e conteudos!
Quando muito pode pedir á organização que coloque la o seu conteudo!
Pois 🙂
Tinha visto a apresentação à uns dias.
Veja também e vai perceber onde quero chegar.
Alegam liberdade de informação, e logo a seguir: ah e tal, nós é que controlamos o que consegue ver.
Nice 🙂
Mas não estou a tirar o mérito do projecto, pelo contrário, a ideia dos painéis solares, tamanho do dispositivo, actuar como AP e possibilidade de carregar um dispositivo nosso está mt bem concebida.
Isto parece-me ser um incio de internet via satélite e um pré-fim de internet por GSM/fibra.
Excelente ideia, é claro que no início 2 MB não vão servir de nada.. mas tem de se começar por algum ponto de partida certo? Um dia mais tarde poderá chegar aos 200 MB/dia ou até uns anitos mais tarde 2 TB quem sabe? Se ninguém fizesse nada nem 0,2 MB iria haver. É claro que outros projectos irão concorrer com esta ideia, mas isso é bom, uns procuram sempre inovar mais do que outros e assim se faz o futuro 🙂 Abraços
Eu a pensar que era uma lanterna pequena para ler a noite. Fiquei desapontado 😐