Israel lança este mês os novos Táxis voadores
No passado dia 21 de Outubro chegaram ao presente duas personagens que fizeram história no passado. Doc Brown e Marty McFly viajaram até ao futuro, o nosso presente, onde teriam um mundo muito mais avançado, com skates que levitavam e carros que voavam. Mas de facto, tudo ainda não passa de filmes na cabeça de muitos.
Não obstante à intenção de o fazer e, sobretudo, à tecnologia que hoje já existe, o mundo tem visto projectos que podem um dia ser realidade, a tal realidade que o Regresso ao Futuro já apresentava. Vamos conhecer um desses projectos de veículos voadores para o dia-a-dia: skyTran.
Deve estar já a pensar que é mais um projecto que mostra a ideia mas que depois fica na gaveta até um dia! Pois está enganado, porque segundo a empresa por trás deste projecto, em declarações à CNN, a americana Skytran que tem activos da NASA, estamos perante um meio de transporte por levitação magnética que está há 5 anos em desenvolvimento. Agora já numa versão madura, será lançado como projecto-piloto perto do campus da empresa Israel Aerospace Industries (parceira da SkyTrans) em Tel Aviv no final de Outubro.
Como funciona o SkyTrans?
O sistema de transporte é feito através de um carril de alumínio. A levitar neste carril está um veículo que tem a capacidade para transportar 4 pessoas. Estes veículos serão colocados a seis metros sobre o nível das estradas.
A velocidade que os responsáveis referem como possível é de 241 quilómetros hora, contudo os engenheiros referem que para já o SkyTrans irá circular muito mais devagar.
O sistema utiliza a tecnologia de levitação magnética para mover os "carros". Noutras palavras, electroímans irão atrair para cima e impulsionar os carros para a frente. Este combinar de forças só por si torna o transporte muito eficiente, no que toca ao consumo de energia.
Qual é o preço do projecto?
SkyTran custa cerca de 8 milhões de dólares por km e os veículos custam entre 25.000 de dólares e 30.000 de dólares cada. Pode parecer um investimento alto, mas em termos comparativos, um sistema subterrâneo custará a Israel algo entre 100 milhões de dólares e 2 mil milhões de dólares por km, fora os custos ambientais.
Assim, a solução escolhida para retirar das cidades o caótico transito, é muito mais inovadora, mais amiga do ambiente e no total, muito mais barata.
O sistema pode ser montado em poucos dias e está já a ser pensado para outros países, como por exemplo servir a cidade de Paris, em França, para levar e trazer milhares de passageiros ao aeroporto Charles de Gaulle.
E como se chamam estes Táxis?
Certamente o estender da mão não irá funcionar, mas a empresa tem já em andamento a criação de aplicações móveis e serviços web que permitem uma interacção super simples com o serviço.
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Ah! Agora sim! O mcfly já chegou ao ano 2015 haha
Wait….. E quando houver alguma falha eléctrica? Os táxis desmancham-se no chão??
🙂 era uma ideia, mas não. Basicamente a ponteira de levitação está dentro de um carril em forma de U (com serifas), caso a energia falte, a ponteira fica pousada dentro do carril… não levita mas não cai.
Satu Oeiras 2
Com uma pequena/grande diferença, a velocidade, só por isso é que o SATU virou um fiasco….
O SATU foi um fiasco porque não chegou ao Cacém, conforme os projetos iniciais previam. Mas no futuro acredito que este sistema possa substituir a infraestrutura que esteja a “apodrecer” entre Paço de Arcos e o centro comercial Oeiras Parque, e quem sabe chegar mais longe com velocidades maiores…
A SATU era basicamente um elevador, impulsionado por cabos.
Não tinha nada de levitação magnética.
Mas deve ter custado o dobro, e enchido os bolsos de muitos.
Quando li o título, lembrei-me logo do filme O Quinto Elemento 😀
Também eu. Mas parece que ainda não é bem assim 🙂 .
O problema é a infraestrotura que é necessário construir…
Não estou a ver onde está o problema da infraestrutura , se os estudos apontam para mais barato que um sistema subterrâneo, logo estão preparados para implementar. Entre as duas possibilidades esta é muito mais rápida de pôr em pratica e olha que os Israelitas a construir o Subway são bem inovadores e pelos vistos em quase tudo. https://www.youtube.com/watch?v=qW9favPKsBU
Os próximos países a ter este projeto em pratica serão, a França e a Índia.
http://www.skytran.us/skytran/
Exacto para compensar o custo da infraestrutura e ter algum retorna demoraria bastantes anos, mas sem dúvida é uma ideia bastante interessante.
isto parece bom, mais confortável que autocarros ou metros, e em termos de combustível gastariam menos digo eu
Tem os mesmos defeitos de um comboio
É impressionante um país no meio daquela enxovia toda vir com uma coisa destas,é mesmo um caso a parte.
Eu não acho estranho uma empresa americana lançar algo revolucionário. É o que eles têm feito há décadas…
Perdoem o meu ceticismo, mas… se é para fazer uma coisa igual ao metropolitano (por se deslocar num trajeto previamente determinado), porquê limitá-la a 4 lugares?
E… o título não deveria ser táxis levitadores em vez de voadores, é porque estes veículos não se apoiam no ar para se deslocar, apenas flutuam por eletromagnetismo.
Só mais um detalhe, então isto não é o mesmo que o MAGLEV do Japão? mas em versão citadina claro.
Já temos isso em Oeiras há uns 15 anos 🙂
http://www.cm-oeiras.pt/amunicipal/Sustentabilidade/Transportes/SATUO/PublishingImages/CS001967.jpg
(claro que tecnologia envolvida é bastante diferente, só o conceito é o mesmo… e foi um floop)
espero que lá não haja taxistas e uberes à porrada com os “taxis voadores”
será que dá para meter isto na A5 antes que comecem as chuvas e filas intermináveis!? 🙂
isso é que era….
Já agora, não seria um taxi, mas sim um metro/comboio, uma vez que não é de porta-a-porta, mas sim de plataforma-a-plataforma.
A estrutura perto da estrada, vem um maluco de carro espetasse contra um pilar da estrutura e a seguir vem um skyTrans a 241 km/h está o caos montado!
Um túnel , vem um maluco de carro espetasse contra a parede, incendeia, e a seguir vem outros carros a 241 km/h e está o caos montado! qual a diferença??
Top! Finalmente alguma evolução nos meios de transporte..
Vão é acabar as perversidades do metro..
Isso não é um taxi voador. É um taxi pendurado.
Acho interessantíssimo!
A reportagem se refere a véiculos com cap. p 04 pessoas e deslocamento de milhares de pessoas, algo deve ser revisto! Aeroportos deslocam centenas de milhares de pessoas por dia.
Olha, imprecionante, esses véiculos só vieram ou seja foram feitas para discongestionar o tráfico nas horas da ponta. estão de parabéns.
Desculpem o comentário negativo: Não vejo vantagens significativas. É só uma tecnologia fixe que querem aproveitar para dar uma imagem futuristica e fazer dinheiro. Nada que esteja no verdadeiro futuro.
Um dia quem sabe poderá ser um complemento ao Metropolitano de Lisboa, por exemplo entre o Oriente e Loures, passando pelo Aeroporto, Campo Grande, Lumiar, Odivelas, Strada Outlet, Santo António dos Cavaleiros e o Ikea de Loures. 🙂 E pode ser que seja mais barato do que andar a reabilitar o Ramal da Lousã, que até ao momento não viu o metro nem o regresso do comboio, e possa percorrer o leito anteriormente ocupado pela linha.