Intel: Computadores portáteis com ecrãs dobráveis chegam já dentro de 2 anos
O ano de 2018 foi conquistado com a tecnologia de ecrãs dobráveis. As propostas estão a chegar ao mercado, tendo há várias prontas a serem comercializadas.
Claro que há muitas outras áreas onde podem ser usados e a Intel está a olhar para esses conceitos. A marca americana garante que em 2021 os primeiros portáteis com ecrãs dobráveis vão surgir.
Considerada como uma ideia de ficção científica há poucos anos, os ecrãs dobráveis são hoje uma realidade. Demoraram anos a chegar a uma forma de utilização viável, mas o mercado parece que já se rendeu à sua utilização.
Ecrãs dobráveis nos portáteis dentro de 2 anos
Depois de ter conquistado os smartphones, parece que a próxima área onde vão surgir pode estar a ser preparada. Esta é a ideia da Intel, que estará já a trabalhar neste ramo. A ideia dos seus responsáveis é conseguir ter no mercado propostas já dentro de 2 anos.
Esta informação surgiu diretamente de um responsável da marca, que revelou que a empresa estará agora a avaliar a possibilidade de utilização de ecrãs dobráveis em portáteis. Os contactos feitos com fabricantes como a LG Display, a BOE Technology Group, a Sharp e a Samsung Display começaram para avaliar esta tecnologia.
O responsável da Intel revelou que a marca está a procurar entender quais as propostas que mais vão interessar aos consumidores. Caso esta formula de sucesso seja encontrada, tanto a Intel como os seus parceiros vão acelerar o desenvolvimento destes produtos.
A Intel quer ter as primeiras propostas em 2021
Ainda assim, e fruto da complexidade da tecnologia, não se podem esperar para já qualquer propostas. Estas vão demorar pelo menos a conseguir estar maduras e capazes de chegar ao mercado. As primeiras experiências com ecrãs dobráveis não foram as mais positivas. A maturidade da tecnologia ainda está longe do desejado.
Há ainda a ter em conta o preço final destas propostas. As ofertas hoje são com valores longe do razoável e o mesmo deverá acontecer com os portáteis com ecrãs dobráveis. Resta à Intel e aos seus parceiros criarem tecnologias mais baratas e acessíveis a todos, pelo menos na área dos portáteis.
Este artigo tem mais de um ano
Se for que nem o Fold será ótimo pra quebrar a tela com uso constante e claro, diminuir o tempo de vida dos laptops para forçar a pessoa (vide. obsolescência programa) a comprar outro.
A indústria de computadores só tem a ganhar. Afinal, diferente do smartphones que geral troca de 2 em 2 anos (os doentes, claro), se o computador ficar “destruído” num período menor que este, facilitará para o ganho dessas empresas e os laptops/portáteis e computadores serão produtos tão lixosos quanto são os smartphones.
Só falta mesmo a MS cobrar mensalidades pra usar o Ruindows 10 pra atrapalhar ainda mais.
Não acho de grande utilidade ver Portáteis com ecrã dobrável,mas de todo.Smartphones ainda é naquela,por serem mais pequenos,agora Portáteis ?? Que ideia absurda.
A única vantagem são ecrãs OLED que permitem portáteis ainda mais finos e leves, em todo o caso o problema não são os ecrãs mas… a Intel/ Nvidia/AMD!
Estás empresas usam CPU/ GPU maioritariamente de 12/14nm e aquecem muitíssimo, o que não permite boa performance sem perder a bateria/ ventoinhas sempre a bombar. A Intel só lá para finais de 2020 terá CPU de 10nm com GPU minimamente decente para portáteis e em volume.
Um portátil com ecrã OLED e SoC ARM (estilo SD855 ou o novo A1x da Apple) é que seria interessante, leve, sem ventoinha, boa performance e muita bateria.
Um ecrã dobrável com CPU Intel é para estourar dinheiro para aquecer as pernas…
Pessoalmente prefiro que façam computadores com ecrãs com maior largura e especialmente com maior altura! Que ver fotografias na vertical nestes ecrãs horizontais é uma experiência de utilização bastante má!
Podes sempre rodar o ecrã 90 graus e ajustar o SO (Windows, MacOS, Linux) para funcionar na nova posição e ficas com o problema resolvido
Já fiz isso no passado, mas no dia a dia não dá jeito, até porque perco espaço horizontal.
Portáteis dobráveis… Boa ideia! É pena ainda não existirem… XD
Não perco a utilidade e o que acrescenta
Tbm se dizia o mesmo dos ipads antes de serem lancados…
Why.
Fantástico. A seguir vem os portáteis elásticos , você estica até ele rebentar.
Não percebo a utilidade e o que acrescenta?
Se ficar mais leve é boa ideia.